Troca da agua do radiador

Alex

Novato
pessoal, olha só:
no manual do meu audi 150T fala que nunca deve ser trocada...
mas como esta com 30k km , fiquei com medo e liguei em varios lugares e ate na concessionaria...
e tbm andei pesquisando qual o melhor..
e encontrei esse:
RADIEX MCT PLUS... liguei no 0800 deles e convbersei com o tecnico que me recomendou usar esse...
alguem de vcs ja trocou o sistema de arrefecimento ?

RafaPR

Consultor Técnico
Teoricamente a troca deve ser feita a cada 5 anos, que é mais ou menos o prazo de validade da maioria dos fluídos de radiador.

Se você for trocar não faça a bobagem de colocar esses fluídos vagabundos que tem por aí.

Fluído pro A3 deve atender no mínimo a especificação G12 da VW/Audi e eu recomendaria comprar o G12 da própria VW nas concessionárias, ou então utilizar de alguma outra marca boa como Motul, Havoline etc.

Ou se o fluído da RADIEX atender a essa norma, aí dá pra usar tbm!

Carlinho

Consultor Técnico
Eu troquei do meu A3 quando comprei e coloquei o G12 mesmo, comprei na concessionária mesmo, e não foi mto caro não...

defacer

Membro
Carlinho disse:
Eu troquei do meu A3 quando comprei e coloquei o G12 mesmo, comprei na concessionária mesmo, e não foi mto caro não...

Liguei na disbrave agora e o cara me falou que custa R$ 72,00 o litro :doido:

chedid

Administrador
carinho mesmo lembrando que teremos que comrpar 3 litros (se for 2,5)... QUANDO DEVE CUSTAR UM DE BOA MARCA?

defacer

Membro
A proporção é 40% de aditivo e 60% de água, o que daria 2.4lts de aditivo, levando em consideração que a capacidade do motor é de 6lts.

chedid

Administrador
É, mas mesmo assim tem que comprar 3 litros, exceto se venderem frascos de aditivo com meio litro

defacer

Membro
Liguei para um amigo há pouco e ele me passou a seguinte "receita":

- Drenar toda a água do motor para retirar as impurezas em suspensão;
- Recolocar a água e adicionar Bardhal RadClean;
- Rodar uma semana;
- Drenar toda a água novamente e proceder com a limpeza normal;
- Recolocar as mangueiras;
- Adicionar água desmineralizada e 2.4lts de Paraflu orgânico

Disse que faz isso no carro dele e nunca teve problemas.

RafaPR

Consultor Técnico
Teoricamente qualquer um que atenda à especificação G12 da VW, pelo fato dos motores terem cabeçote de alumínio!

Alex

Novato
mas olhem seus manuais, na pagina de troca do liquido de arrefecimento, ... no meu pelo menos fala pra nunca trocar e se baixar o nivel so preencher com g12, e agora?

RafaPR

Consultor Técnico
É isso mesmo...

o problema é que a não ser que o carro seja seu desde 0km, não tem como vc saber que tipo de enjambre já foi feito no sistema de arrefecimento e que fluído foi utilizado.

Especialmente porque é muito normal romper aquele Y de plástico que passa atrás do motor do A3 e ter que trocar a água quando vai trocar essa peça.

No geral uma boa medida pra saber se vale a pena trocar ou não é visualmente: se a água do teu carro tiver marrom e muito "barrenta", limpe todo sistema e coloque G12 na proporção correta. Se a água tiver limpinha é só completar mesmo...

defacer

Membro
Pensei em fazer a limpeza de forma a prevenir qualquer problema, tendo em vista que adquiri o carro há pouco mais de 3 meses. A água do meu carro não está barrenta nem marrom. O carro não apresenta nenhum problema de aquecimento.

chedid

Administrador
rafapr disse:
É isso mesmo...

o problema é que a não ser que o carro seja seu desde 0km, não tem como vc saber que tipo de enjambre já foi feito no sistema de arrefecimento e que fluído foi utilizado.

Especialmente porque é muito normal romper aquele Y de plástico que passa atrás do motor do A3 e ter que trocar a água quando vai trocar essa peça.

No geral uma boa medida pra saber se vale a pena trocar ou não é visualmente: se a água do teu carro tiver marrom e muito "barrenta", limpe todo sistema e coloque G12 na proporção correta. Se a água tiver limpinha é só completar mesmo...

alguem sabe onde encontro este y de plástico? to querendo trocar ele antes quebre? existe de metal? sabe o part number dele?

Jordaum

Aro 99
Chedid, o Claudio da Só Audi vende o de metal. Acho que R$50,00 (tem muito tempo que comprei). Da uma ligada pra ele: (31) 7811-3882 Fala que é indicação minha aqui do club e chora um descontinho.. ehhe

[]s,