Track Day Londrina - Autódromo Ayrton Senna

Bruno_mgá

Novato
Domingo 9:30 da matina um amigo me convidou para ir participar do Track Day que haveria em Londrina. Bom, como gosto disso mais que doce, em 10 min já decidi que ia!. Sai correndo atrás de capacete, completei o tanque com 25 litros de Pódium, calibrei os pneus e parti para Londrina.

Esse Track aparentemente foi um evento meio ´´exclusivo`` ou com pouca divulgação, onde 90% dos carros eram de Maringá e tudo carrões (Porsche´s, R8, Camaro etc etc). Meu amigo (que tem um SI Vermelho) soube na noite de sábado por um acaso também.

Foi a primeira vez que coloquei o A3 na pista. Curti demais! Até que enfim os Paddle-Shifts mostraram para que servem. Apesar da minha pouca experiência em autódromo acho que acabei andando legal. Um pena que comecei a andar melhor nas ultimas voltas e o combustível já estava no fim, então tive de parar. Estava com dificuldades nas curvas de alta. Achei o Ayrton Senna mais difícil / perigoso de andar do que Cascavel. Em Londrina há duas curvas bem abertas que lá na ponta vinha a ´´fisgada``, então eu chegava próximo de 185 / 200km/h e tinha que reduzir para 65 / 70 em uma e na casa de 100 / 110km/h na outra, e logicamente eu achava meio tenso frear assim, mas, mirava uma linha reta e sentava a bota no freio

Enfim, dava para eu melhorar em vários aspectos. No final devido ao calor insuportável passei a andar com o Ar Cond. ligado. Fui também com o Esp / Controle de tração ON e em algumas saídas de curva mais violentas senti que ele dava uma amarrada, PORÉM, o controle de tração do Audi parece ser bem ´´permissível`` nas curvas mais em baixa o carro cantava até o estepe e ele não entrava em ação. Já nas de alta velocidade senti que o carro dava uma corrigida e segurada.

É gostoso, mas é uma brincadeira cara. Meus pneus (Michelin novinhoss) deram uma lixada boa. O dianteiro direito (que sofria em 70% das curvas) deu uma ´´escamada``. Os freio do Audi se mostraram bem dimensionados, usei a dica de um amigo mais experiente de dar uma ´´patada violenta`` na hora das frenagens e assim não senti perca de performance por superaquecimento.. Porém, quando parava para esfriar o trem fumaceava tudo. O consumo ficou na casa de 3,2km/L, era 1 litro por volta kkkk...

PS: Os organizadores do evento querem realizar mais 8 ainda este ano. Sendo o próximo track day em Londrina agora dia 13 de Abril

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merotti

Membro
O escapamento é giba né? Eu vi esse carro o dia em que fui na css comprar uma peça pra minha viatura. Ele estava estacionado em um cantinho la kkkkkk
 

Bruno_mgá

Novato
Pessoal, ontem dia 13 de Abril aconteceu outro track day em Londrina. O evento começou as 8:30 e foi até as 16h. O tempo estava nublado, com previsão de muita chuva e isso afastou muita gente (que tem medo de água). Participaram somente 11 carros. .

Tempos:

Como fui em um casamento no sábado, cheguei as 13h. Enquanto eu fazia a inscrição, um dos participantes (com um Astra), nas primeiras voltas, acelerou demais na reta oposta, passou reto na curva e deu nos pneus. O carro estragou quase nada (parachoque dianteiro, basicamente), mas a organização da prova se assustou. Resolveram colocar uns cones e fazer mais uma ´´Chicane`` (ou seja, um ´´S``), no meio da reta oposta para matar a velocidade ali, e já havia outra perto do ´´mergulho``. Matou a graça do track, e em 4 / 5 voltas todo mundo parou para reclamar (da Chicane no meio da reta). Retiraram essa e deixaram a do mergulho, porém BEM mais travada do que a do track passado. Desta vez tinha de reduzir a uns 40km/h, a ponto de engatar 2a. No anterior, fazia na casa de 60km/h ou mais.

Meus Tempos:

Fui pensando em aperfeiçoar a tocada. No ultimo track andei ´´de qualquer jeito``, sem estudar a pista, sem pegar dicas com instrutor nem nada. Fazia umas frenagens doidas onde o carro balançava todo.. enfim... Nessa vez, fui com mais calma, sem afobamento, com técnica, estudei a pista em alguns vídeos on-board no youtube. Estudei os pontos de frenagem e tudo mais...

Enfim, com a pista sem a chicane da reta oposta, voltei concentrado na 7a. volta, onde na 9a. virei 1:41,538. Parei nos Boxes e pedi para o instrutor e piloto profissional (acho que da copa marcas) pilotasse meu carro para eu observar no carona. Aprendi algumas coisas e fiquei feliz pois aparentemente minha tocada estava bem próxima da dele. Com ele no comando, conseguimos dar uma volta rápida, a 13a, em 1:41.938, nas outras 3 pegamos carros demais na frente.

Voltei esperei os freios esfriarem, e quando faltavam poucos minutos para o final do track, fui para a pista novamente. Ficou só eu e a BMW 130i andando. Na minha volta 20, derrubaram um dos cones da chicane e assim, dava para fazer um pouco mais rápido, assim, eu e a Bmw conseguimos ganhar 3 segundos por volta. Eu baixei da casa de 1:41 para 1:38.349 e a 130i baixou da casa de 1:36 para 1:34.349

Em resumo, fiquei feliz pra caralho! Sou extremamente cabaço no troço, nunca tive nenhum instrução, mas acho que os Gran Turismo ajudaram e estou pegando o jeito kkkkkk..

Curiosidade:

Convidei um amigo que tem um Audi A3 1.4 Turbo modelo novo (2013/2014). Originalmente esse carro ´´tem`` só 122cv. Ele reprogramou via Piggy-Back, e deve ter aproximadamente 165cv. Ele pediu para eu tocar e ver que tempo o carro dele fazia. Mesmo estando com as rodas originais 16 e pneus ´´bolachão`` achei uma delícia de andar. Muito legal sentir a evolução de plataforma, suspensão e direção de uma geração de carro para a outra. A direção dele é mais direta que a minha, a suspensão totalmente original era perfeita. O que matava o carro era só os pneus que ´´dobravam`` na curva. Curti demais! Da até para pensar em um futuroooo Up, no A3 180cv.

Ainda Andei com o ESP ON. Não tenho muita segurança em desligar ainda. O doido da Bmw 130i (que dizem ser piloto de kart) anda com tudo desligado. Ele estava fazendo umas curvas de lado coisa linda de ver! O piá pilota demais!

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Vídeo, do piloto andando no carro. acho que essa foi a volta 14 ou 15.

http://youtu.be/HcOnPhBNaV0

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Toyota FT86 da Argentina
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MarceloA3T

Membro
Pow Parabéns pelo que deu pra perceber depois de vc analisar bem a pista e frenagens melhorou bem o seu tempo em relação ao TD anterior. Sem as chincanes vai cair o tempo.

Fez um tempo legal, andou na frente de WRX, Civic Si, Evo X

Quanto ao ESP e ASR acredito que desligando tudo, e após vc estar dominando seu carro e essa pista seu tempo vai melhorar... com o ESP ligado nas frenagens e saida de curva ele "acha" que vc está perdendo o controle do carro e tenta manter a trajetoria em segurança, desacelerando alguma roda, mandando ou tirando potencia de uma roda e enviando para a outra.

Vi que os pilotos da Fullpower Lap reclamam bastante dos carros que não há possibilidade de desligar esses controles....e dizem que atrapalha bastante para uma tocada mais agressiva tentando baixar os tempos.
 
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