Tava conversando com um amigo sobre isso e resolvi escrever um topico pois uma coisa puxou a outra e cheguei a algumas constatações que vão fazer muita gente ficar e cabelo em pé...
Até 2000 a nossa gasolina tinha 20% em volume de alcool, passou a 25%, voltou a 22 e a partir de Abril agora retornou a 25%.
Ai temos uma condição engraçada...
A3 150 usa o mesmo bico e arquivo no mundo todo... como o AFR da nossa gasolina é de 13,5 a 13,2 acaba forçando a ECU a fazer uma correção em torno de 5 a 6% (dentro que é considerado normal pela fabrica que seria 10%)
A3 180 usa o mesmo arquivo e apenas no Brasil um bico que é cerca de 10% maior para corrigir essa questão ai da mudança de combustivel (creio eu, é um palpite)
Assim, quem tem um 150 é bom ficar de olho em como fica a mistura agora com 25% de alcool, quem tem 180 pode ficar mais despreocupado (mas todo dono de carro mexido sempre é aconselhado a acompanhar a mistura de tempos em tempos pra ver filtro, bomba, etc)
Por outro lado...
qdo lançado o A3 150 usava uma turbina K03-011 e o A3 180 usava uma K03-026 (uma pequena evolução sobre a 011), posteriormente em 2000 as turbinas foram substituídas por modelos de melhor eficiência e os A3 e Golf 150 passaram a usar K03-053 (uma turbina bem melhor) O A3 passou a usar fora do Brasil K03-052 a mesma usada nos Golf 180 (e bem melhor do que a K03-026 exclusivas dos A3 180 manuais).
Nessa época fora do Brasil a mesma injeção ME7 tanto nos 150 quanto nos 180, unificando as turbinas (K03-053, K03-052 e posteriormente K03-058) intercoolers (por isso os 150 tem um MAP no intercooler mesmo não tendo nenhum chicote ligado nele) e bicos injetores para os de 217g/s usados nos 180.
No Brasil , e ai a história fica esquisita, os A3 180 manuais continuaram a usar K03-026 (por isso os ganhos de potencia são menores que os dos Golf 180 e A3 180 tiptronic e mesmo com bicos maiores não tiram mais do que uns 205cv mesmo com escape, filtro, etc..
tenho reparado que os A3 e Golfs 150 acima de 2002 (pode ser antes) tem tirado potências perto dos 220cv com chip, filtro, escape e coisa e tal... provavelmente tenham passado a usar K03-05X... ja os A3 180 ainda usam as K03-026
Nao é algo esquisito ?
Até 2000 a nossa gasolina tinha 20% em volume de alcool, passou a 25%, voltou a 22 e a partir de Abril agora retornou a 25%.
Ai temos uma condição engraçada...
A3 150 usa o mesmo bico e arquivo no mundo todo... como o AFR da nossa gasolina é de 13,5 a 13,2 acaba forçando a ECU a fazer uma correção em torno de 5 a 6% (dentro que é considerado normal pela fabrica que seria 10%)
A3 180 usa o mesmo arquivo e apenas no Brasil um bico que é cerca de 10% maior para corrigir essa questão ai da mudança de combustivel (creio eu, é um palpite)
Assim, quem tem um 150 é bom ficar de olho em como fica a mistura agora com 25% de alcool, quem tem 180 pode ficar mais despreocupado (mas todo dono de carro mexido sempre é aconselhado a acompanhar a mistura de tempos em tempos pra ver filtro, bomba, etc)
Por outro lado...
qdo lançado o A3 150 usava uma turbina K03-011 e o A3 180 usava uma K03-026 (uma pequena evolução sobre a 011), posteriormente em 2000 as turbinas foram substituídas por modelos de melhor eficiência e os A3 e Golf 150 passaram a usar K03-053 (uma turbina bem melhor) O A3 passou a usar fora do Brasil K03-052 a mesma usada nos Golf 180 (e bem melhor do que a K03-026 exclusivas dos A3 180 manuais).
Nessa época fora do Brasil a mesma injeção ME7 tanto nos 150 quanto nos 180, unificando as turbinas (K03-053, K03-052 e posteriormente K03-058) intercoolers (por isso os 150 tem um MAP no intercooler mesmo não tendo nenhum chicote ligado nele) e bicos injetores para os de 217g/s usados nos 180.
No Brasil , e ai a história fica esquisita, os A3 180 manuais continuaram a usar K03-026 (por isso os ganhos de potencia são menores que os dos Golf 180 e A3 180 tiptronic e mesmo com bicos maiores não tiram mais do que uns 205cv mesmo com escape, filtro, etc..
tenho reparado que os A3 e Golfs 150 acima de 2002 (pode ser antes) tem tirado potências perto dos 220cv com chip, filtro, escape e coisa e tal... provavelmente tenham passado a usar K03-05X... ja os A3 180 ainda usam as K03-026
Nao é algo esquisito ?