teor de alcool na gasolina x preparação x turbinas

overspeed

Comerciante
Tava conversando com um amigo sobre isso e resolvi escrever um topico pois uma coisa puxou a outra e cheguei a algumas constatações que vão fazer muita gente ficar e cabelo em pé...

Até 2000 a nossa gasolina tinha 20% em volume de alcool, passou a 25%, voltou a 22 e a partir de Abril agora retornou a 25%.

Ai temos uma condição engraçada...

A3 150 usa o mesmo bico e arquivo no mundo todo... como o AFR da nossa gasolina é de 13,5 a 13,2 acaba forçando a ECU a fazer uma correção em torno de 5 a 6% (dentro que é considerado normal pela fabrica que seria 10%)

A3 180 usa o mesmo arquivo e apenas no Brasil um bico que é cerca de 10% maior para corrigir essa questão ai da mudança de combustivel (creio eu, é um palpite)

Assim, quem tem um 150 é bom ficar de olho em como fica a mistura agora com 25% de alcool, quem tem 180 pode ficar mais despreocupado (mas todo dono de carro mexido sempre é aconselhado a acompanhar a mistura de tempos em tempos pra ver filtro, bomba, etc)

Por outro lado...

qdo lançado o A3 150 usava uma turbina K03-011 e o A3 180 usava uma K03-026 (uma pequena evolução sobre a 011), posteriormente em 2000 as turbinas foram substituídas por modelos de melhor eficiência e os A3 e Golf 150 passaram a usar K03-053 (uma turbina bem melhor) O A3 passou a usar fora do Brasil K03-052 a mesma usada nos Golf 180 (e bem melhor do que a K03-026 exclusivas dos A3 180 manuais).

Nessa época fora do Brasil a mesma injeção ME7 tanto nos 150 quanto nos 180, unificando as turbinas (K03-053, K03-052 e posteriormente K03-058) intercoolers (por isso os 150 tem um MAP no intercooler mesmo não tendo nenhum chicote ligado nele) e bicos injetores para os de 217g/s usados nos 180.

No Brasil , e ai a história fica esquisita, os A3 180 manuais continuaram a usar K03-026 (por isso os ganhos de potencia são menores que os dos Golf 180 e A3 180 tiptronic e mesmo com bicos maiores não tiram mais do que uns 205cv mesmo com escape, filtro, etc..

tenho reparado que os A3 e Golfs 150 acima de 2002 (pode ser antes) tem tirado potências perto dos 220cv com chip, filtro, escape e coisa e tal... provavelmente tenham passado a usar K03-05X... ja os A3 180 ainda usam as K03-026

Nao é algo esquisito ?

Cfacioli

Membros VIP
Esquisito, é. Só que eu não entendi quase nada kkkkkkk

Resumo: O 150 a partir de 2002 provavelmente tem uma turbina um pouco melhor que o 180 manual?

DouglasM

Novato
Esquisito é a parada da Gasolina ..
Eu percebi que meu carro não está rodando liso na estrada, estava de comum .
Será que o aumento do alcool na gasolina influenciou ?
Se eu pisar de uma vez só sem reduzir nem nada a 110 ele não responde na hora, ele demora um pouco e abre tipo um 2º estágio .

Abs !

Thomas

Administrator
caraio.....

tem essa parada também..

é muita informação @overspeed..... mas resumidamente, é aquilo que o Facioli disse?!?!

Eu já estou puto com essa mistura de alcool na gasolina.
Digo porque o preço continua o mesmo e agente ta colocando mais alcool dentro de nossos carros... sacanagem das brabas!!!

Meu carro, estranhamente ta se comportando diferente depois que enchi o tanque dessa ultima vez.. perdeu rendimento e ta " engasgando" quando piso de uma vez.... mas claro, não sei se tem relação.. vou mudar de posto e zerar o tanque... as vezes é combustivel ruim..... ( estou torcendo pra isso.. rs..)

Bom topico meu caro! com certeza vale a pena observarmos!

Abração

overspeed

Comerciante
Esquisito é a parada da Gasolina ..
Eu percebi que meu carro não está rodando liso na estrada, estava de comum .
Será que o aumento do alcool na gasolina influenciou ?
Se eu pisar de uma vez só sem reduzir nem nada a 110 ele não responde na hora, ele demora um pouco e abre tipo um 2º estágio .

Abs !

Passou o VAG ? tem algum erro ?

Esquisito, é. Só que eu não entendi quase nada kkkkkkk

Resumo: O 150 a partir de 2002 provavelmente tem uma turbina um pouco melhor que o 180 manual?

resumo:

Golf 180 tem com certeza a melhor turbina original (K03-052) e bicos de 28,5lbs
A3 180 Manual tem com certeza uma turbina das "ruins" (K03-026) em todos os anos, mas usa bicos de 32lbs (os melhores)
A3 180 Tiptronic tem com certeza a melhor turbina (K03-052) e bicos de 28,5lbs

Já A3 / Golf 150 após 2002 TALVEZ tenham tbm as melhores turbinas (K03-053) mas tem bicos de apenas 25,8lbs
antes de 2002 com certeza usam K03-011 e rendem bem menos...

tenho visto Golf e A3 150 tirarem muito mais do que o esperado com as "leticias" da vida (mais que os A3 180 manuais)...ficando inclusive no limite do que os bicos teoricamente alimentam (por isso o alerta pra olhar se estão alimentando agora com 25% de alcool)

overspeed

Comerciante
To pensando em pegar um VAG dedicado tbm assim num dependo do laptop e é mais rapido pra ligar e ver as coisas...

Se mais alguem quiser posso ver com meu fornecedor se ele faz um preço melhor...

DouglasM

Novato

Cfacioli

Membros VIP
@overspeed

Vc eh o GURU do nosso clube! Excelente post!!!

Enviado de meu GT-S7562L usando o Tapatalk 2

overspeed

Comerciante
Bom, é preciso conferir se REALMENTE os 150 usam K03-05X a partir de 2002 (quem tiver só olhar na etiqueta azul que fica no turbo)...se realmente for isso o limite da turbina é bem maior do que os bicos alimentam com 25% de alcool... tipo deve dar pra chegar perto dos 230~235cv usando-se os bicos do 180.

e a todos fica a dica de olhar como anda a mistura agora que estamos com 25% de alcool na mistura...

overspeed

Comerciante
Acabei de receber uma foto de um A3 150 2006, INFELIZMENTE usa K03-011... ou seja tudo o que falei acima de ter turbina melhor ja foi por água abaixo kkkkk

De toda forma estou ainda pesquisando mais a fundo o assunto...se tiver mais informações eu passo.

Infelizmente pois fora do Brasil tanto os A3 150 qto os 180 adotaram a K03-052 que é muito superior...

madmax

Membro
Referentes aos A3 180cv manuais, todos saíram no Brasil vieram com a k03-026, pois eu tenho o primeiro 180cv manual que saiu, o 2000/2000 e o ultimo que saiu o 2006/2006, e os dois usam original a k03-026. Sobre os 150cv precismos pesquisar se os últimos golfs sport saíram com a k03-052, pois já que a injeção dos 180cv são diferentes dos A3 180cv pode ser que os 150cv também sejam diferentes.
Over você não acha que os 150cv estão rendendo mais por causa do cabeçote, já que eles tem mais fluxo do que os 180cv?

overspeed

Comerciante
Isso... A3 180 manual eu já entreguei os pontos, exceto os tiptronic num vi NENHUM que não seja K03-026

A3 150 2006 - o Jordão acabou de me mandar uma foto e a dele é uma K03-011

TALVEZ Golf sport use K03-053...mas sinceramente to achando que não é o caso.

Qto ao cabeçote, pode ser que sim, pode ser que não... pelo menos fora do Brasil dizem que large port só tem vantagens acima dos 400cv, mas é aquela coisa...forum, seja brasileiro ou americano ou europeu é feito de pessoas que escrevem...seja verdade ou não, as vezes o cara escreve uma meia verdade (porque ele interpretou errado ou algo atrapalhou) e ela se propaga e vira uma verdade universal que ninguem contesta.

O carro do guilherudi teve 206whp contra 201whp do Cfaciolli sendo que o primeiro tem porting, fluxo e comandos do aspro (dão pelo menos uns 10% a mais de potencia pelo que se fala la fora tbm) mas sem escape e filtro (que tem no Cfaciolli).

Cfacioli

Membros VIP
O carro do guilherudi teve 206whp contra 201whp do Cfaciolli sendo que o primeiro tem porting, fluxo e comandos do aspro (dão pelo menos uns 10% a mais de potencia pelo que se fala la fora tbm) mas sem escape e filtro (que tem no Cfaciolli).

Isso ai...

O @guilhermeudi ainda tinha uma torcidinha na wastegate e algum trato no overbooster... acho q o guilherme explica direito.

Enviado de meu GT-S7562L usando o Tapatalk 2

Jordaum

Aro 99
A3 150 2006 - o Jordão acabou de me mandar uma foto e a dele é uma K03-011

Pow, acabei com a esperança da galera dos 150cv.. ehehhe

Over, seria uma boa já fazer o chip com um percentual de etanol fixo, tipo uns 30 a 50%, e sempre que for abastecer obedecer essa proporção, assim quando a gasolina voltar a ter os 20% agente coloca mais 5% de etanol por conta..

Será que o consumo e o desempenho fica bom?

Pq o etanol tem muitas vantagens, mas tem duas grandes desvantagens: 1- ter que usar partida a frio, 2- baixa autonomia.

[]s,
Jordão