Tensor Da Corrente Do Comando

cross182

Novato
Opa Pessoal

Ontem, em uma manutenção pré viagem de Carnaval (pow tds nos merecemos neh! hehe) fiz uma descoberta um pouco chata que está me preocupando.

Ao retirar o acabanto plastico do carro, pra da uma olhada nas velas e nos cabos, descobri um conector desligado. o conector fica do lado direito do bloco do motor, proximo ao suspiro do oleo. Depois de algumas análises e pesquisa descobri que se tratava do Tensionador da corrente de comando, que, acredito eu, faz com que a mesma varie de acordo com a resposta do acelerador. Resolvi conectar e sair com o carro para estrada para ver o que ia dar. No "teste" o carro rendeu surpreendentemente melhor, tanto em arrancada, quanto retomada e velocidade final. Fiquei feliz e deixei o conector ligado. Mas após algumas voltas comecei a escutar uma leve rajada em baixa, mas nao em marcha lenta e sim na baixa logo após subir o giro. Entao, com receio resolvi desligar. Entao eu pergunto... esse tensor, ele desgasta? Será que tem concerto ou é só troca mesmo? Tem algum problema deixa-lo ligado, ou rodar com ele desligado? Bom. por hora é isso. Peço ajuda ae! Abraço!
 

AS555N

Membro de Honra
Isso que vc tá falando é o VVT (Variable Valve Timming), mais conhecido nos Corolas VVTI, ele muda o ângulo do comando de admissão de acordo com o regime de uso, na verdade ele foi instalado pra um melhor controle de emissão de poluentes, com esse atuador desligado pode ser que sua injeção esteja em modo de emergência, ele é acionado hidraulicamente usando a pressão do óleo do motor, deixa ele ligado e passa o Vag-Com pra ver se tem ou acusa o defeito, pode ser por isso que desligaram mas é aquela coisa, se tem com certeza deve ter uma "função" e não pode ficar desligado.
[]`s
Renato
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Como o Renato disse tá explicadinho, esse tensor não deve ser desligado .. pelo relato acredito q seu esteja apresentando defeito já que esse barulho é intermitente, ligue ele a noite e pela manha ligue o carro e me diga se fez algum barulho e como foi esse barulho. No mais pode ser que as "castanhas" (peça que fica sob a corrente de comando) que é um tipo de plastico, pode ter desgastado o que ocasiona o barulho e pode ser trocado, pode ser que a eletrovalvula (o terminal que vc ligou o chicote) pode esta avariado também, mas para saber certo só testando a eletrovalvula e desmonatando o tensor para avaliar as "castanhas".
 

Alvaro

Novato
roxo disse:
Meu caro,

Como o Renato disse tá explicadinho, esse tensor não deve ser desligado .. pelo relato acredito q seu esteja apresentando defeito já que esse barulho é intermitente, ligue ele a noite e pela manha ligue o carro e me diga se fez algum barulho e como foi esse barulho. No mais pode ser que as "castanhas" (peça que fica sob a corrente de comando) que é um tipo de plastico, pode ter desgastado o que ocasiona o barulho e pode ser trocado, pode ser que a eletrovalvula (o terminal que vc ligou o chicote) pode esta avariado também, mas para saber certo só testando a eletrovalvula e desmonatando o tensor para avaliar as "castanhas".

Você sabe com faço para retirar o tensor? Tenho que tirar os comandos fora?
 
As sapatas que gastam com o tempo são essas:http://produto.mercadolivre.com.br/...apatas-do-tensor-da-corrente-do-audi-e-vw-_JM

O tensor completo é esse aqui (não tenho certeza se o part number é o mesmo do seu carro):http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217030762-tensor-corrente-comando-passat-audi-a4-_JM

o negocio é abrir a tampa de valvula com cuidado pra nao estragar muito a junta e avaliar as sapatas (dependendo das condições pode-se usar a mesma junta de novo por alguns dias ate a chegada da nova peça, depois quando fizer o reparo coloca uma junta novo de qualidade)...se as mesmas estiverem gastas sorte sua, pq tem como trocar so as sapatas que nao são tão caras..como vc pode ver no link acima...mais se elas estiverem boas pode ser mesmo problema na eletrovalvula como disse nosso amigo Roxo..nesse caso vc tem que trocar a peça inteira que não é nada barato...outra coisa é quem vai fazer o conserto..pq em qqr dos casos vai ter que tirar o tensionador fora do carro..oq não é serviço pra qqr mecanico...já que tem que desmontar bastante coisa no comando de valvulas..oq nao é tão simples..(desmontar é simples o problema é montar direito e sincronizado) ..não sei onde vc mora..mais se for em cidade grande com certeza vc acha mecanico especializado.

boa sorte!
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Bem, até agora todos os comentarios estão perfect .. no mais a retirada desse tensor é meio complicado .. mas nada impossivél ... o meu tá fazendo esse barulho e o carro ja tá começando a não querer pegar legal .... ja to no planejamento de um pra colocar no lugar ... ai a galera ganha um Diy de presente !!!!!
 

Alan74

Membro
Pessoal, retomando o tópico, meu carro faz barulho no tensor SOMENTE NA PARTIDA quando frio faz (nem sempre) e quente, se você deixar o carro parado por uns 30 min, faz o barulho mais forte. Alguém já teve o problema ? porque eu não sei se devo trocar o tensor ou a bomba de óleo. Ouvi comentários de que possa ser a bomba. Tirei a tampa de válvulas e aquele reparo está bom .
 

xande

Novato
fala galera ontem o meu parecia q ia travar o motor de tanto q batia, levei ate o mecanico e ele me disse q o filtro da bomba de oleo estava praticamente entupido, ele fez o serviço e acabou o barulho.
 

suidx

Novato
fala ai pessoal, estou com um problema meu carro quando esta frio nao faz nenhum barulho, mais quando ele esquenta e ele passa a fazer um barulho horrivel quando passa dos 3mil giros o motor, meu mecanico falou que eh corrente de comando eu queria saber se eh o sensor, ou as castanhas pois eu coloquei tudo novo em menos de um ano... (peças paralelas)
alguem pode me ajudar
 

BrunoWolek

Novato
Bom dia pessoal.

Estou "reavivando" o tópico, pois terei que comprar esse tensor da corrente de comando.

Minha dúvida é a seguinte: Possuo um A3 2002 1.8 20v Aspirado e pesquisando percebi que existem 2 modelos desse tensor, COM e SEM SENSOR.
Preciso saber qual é o tensor correto ou o partnumber correto pro modelo e ano do meu carro para que eu possa fazer o pedido de fora.

OBS: não retirarei ainda o cabeçote pois comprei a junta nova e antes de trocar o bendito tensor começou a fazer barulho na partida a frio, portanto vou pedir o tensor de fora e esperar uns 60 dias pra chegar e fazer todo o serviço de uma só vez!
 
Fala galera tenho um problema nessa peça eu acho, ouçam o barulho nesse vídeo de 15 segundos na primeira partida do dia.

https://www.youtube.com/watch?v=WHw0tEGvbMU&


a luz do óleo ta acendendo sera que esse tensor por ser hidráulico pode ocasionar isso? ps: foi medida a pressão da bomba e esta normal! quando estou andando com o carro entre 30 e 40 km/h e tiro o pé do acelerador faz esse barulho do vídeo mais fraco e por menos tempo, assim como quando acelero entre 10 e 20 km/h, forte abraço a todos.
 
Andre-rocha disse:
Fala galera tenho um problema nessa peça eu acho, ouçam o barulho nesse vídeo de 15 segundos na primeira partida do dia.

https://www.youtube.com/watch?v=WHw0tEGvbMU&


a luz do óleo ta acendendo sera que esse tensor por ser hidráulico pode ocasionar isso? ps: foi medida a pressão da bomba e esta normal! quando estou andando com o carro entre 30 e 40 km/h e tiro o pé do acelerador faz esse barulho do vídeo mais fraco e por menos tempo, assim como quando acelero entre 10 e 20 km/h, forte abraço a todos.
Transmissão automática 5 marchas ... Certeza auê vem do motor o barulho ... Tem vazamento de fluido não ????

Qual ano do Passat ?
 

ALBERTOLIMA

Membro
Bruno 20v Asp disse:
Bom dia pessoal.

Estou "reavivando" o tópico, pois terei que comprar esse tensor da corrente de comando.

Minha dúvida é a seguinte: Possuo um A3 2002 1.8 20v Aspirado e pesquisando percebi que existem 2 modelos desse tensor, COM e SEM SENSOR.
Preciso saber qual é o tensor correto ou o partnumber correto pro modelo e ano do meu carro para que eu possa fazer o pedido de fora.

OBS: não retirarei ainda o cabeçote pois comprei a junta nova e antes de trocar o bendito tensor começou a fazer barulho na partida a frio, portanto vou pedir o tensor de fora e esperar uns 60 dias pra chegar e fazer todo o serviço de uma só vez!
O seu é com sensor amigo, igual o meu!!

Não precisa tira o cabeçote para troca-lo, somente retirar a tampa de valvulas, e quando for trocar, compre a junta nova da tampa de valvulas e a junta do tensor da corrente de comando também! ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598732347-jogo-de-junta-para-tensor-de-corrente-audi-a3a4a6a8-e-tt-_JM )

segue o tensor original http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-594682862-tensor-corrente-comando-audi-a3a4ttpassatgolf-com-sensor-_JM


Achei esse no ebay, so resta saber se é realmente original!!
http://www.ebay.com/itm/Timing-Chain-Tensioner-Kit-For-AUDI-A3-A4-A6-TT-VW-Jetta-Golf-Passat-Beetle-1-8T-/321279579545?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item4acdc15599&vxp=mtr
 
então galera realmente o problema é no tensor, o mecanico ouviu utilizando um aparelho parecido com de medico e vem bem da parte de tras do cabeçote aonde fica esse tensor.
 

BrunoWolek

Novato
Alberto Lima disse:
O seu é com sensor amigo, igual o meu!!

Não precisa tira o cabeçote para troca-lo, somente retirar a tampa de valvulas, e quando for trocar, compre a junta nova da tampa de valvulas e a junta do tensor da corrente de comando também! ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598732347-jogo-de-junta-para-tensor-de-corrente-audi-a3a4a6a8-e-tt-_JM )

segue o tensor original http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-594682862-tensor-corrente-comando-audi-a3a4ttpassatgolf-com-sensor-_JM


Achei esse no ebay, so resta saber se é realmente original!!
http://www.ebay.com/itm/Timing-Chain-Tensioner-Kit-For-AUDI-A3-A4-A6-TT-VW-Jetta-Golf-Passat-Beetle-1-8T-/321279579545?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item4acdc15599&vxp=mtr
Então, comprei de fora e vou aguardar chegar. Comprei a junta, o tensor, a corrente e a junta do tensor. O kit logo. Tudo OEM menos a junta da tampa da válvulas
 

lipe_aoe2

Novato
O meu carro quando peguei na fazia baraulho, foi eu troca a junta da tampa de válvula começo o barulho.
O barulho so faz na partida frio, e quando esquenta ele faz quando vc acelera de leve nos primeiros 1500 RPM... se eu senta o pé ele não faz...
Dizem q pode ter entupido a peneira do tensor,.... devido a cola q passei...
Mas minha duvida é... para ter acesso a essa peneira é preciso desmonta o tensor?
 

Tang

Membro
Marcos Lorenzzoni disse:
Afinal teria algum problema ou não de andar com o sensor desligado???Sendo que quando deligo ele o barulho para!!!

O Sensor e esta variação só são utilizados quando o motor está frio, ele muda os angulos do comando para que o motor chegue à temperatura de funcionamento mais rapidamente.

Problema vc somente terá se quebrar a corrente de comando ou terá barulho se as sapatas do tensor estiverem demasiadamente gastas, fora isso o sensor em si poderia ficar desligado sem prejuízo direto ao funcionamento do motor.

O tensor não muda em nada o funcionamento do carro, é um "luxo" que criaram para reduzir um pouco as emissões com o motor frio, especialmente em países de clima frio, o que não é o caso do Brasil.

Abs
 
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