Temperatura

Serious

Novato
sobre a ventoinha menor e maior pra mim é igual o que o Júnior disse... AC ligado , arma as duas mesmo com motor frio.

Agora pequena liga antes num funcionamento normal 90º, e a grande depois 97º( isto é , raríssimos casos). Não sei se é correto , mas é isso que acontece no meu a3.

Cara, nao sei se é 98 meu carro , mas meu painel nao mente a tempetura, ele sobe grau a grau
e nao fica enganando a 90º qd esta a 60 , 70 , 80, ele fica exatamente em 60 , 70 , 80.

Não sei se foi alguma regulagem com vagcom, mas olhando no digital do arcondicionado e painel , fica exatamente igual

alguem tem um audi 97/98 pra testar e confirmar isso tambem?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Acho que deve mudar com o ano Serious, pq esse comportamento de "mentir" a temperatura é bem comum nos painéis de VW/Audi.
 

A3Branco

A3 Maníaco
caras a minha menor foi p o saco... e foi por acaso q descobri...
fui limpar aquele setor ainda a pouco (aqui ta um calor daqueles) e vi que a menor ta travada...
Ainda bem q vi... nem sei ha quanto tempo ta assim pq o marcador da temperatura nunca marcou acima de 90, mesmo com o carro parado com ar ligado (sempre deixo a patroa dentro quando vou resolver algo rapido).

Mas vou tentar "consertar" mas pelo q vi o menor tá "travado" e não sei se tem conserto.
Abcs
 

edblfi

Membro
O meu na cidade ela trava em 90 gráus, porém na estrada a temperatura praticamente fica zerada... T o disconfiado do sensor de temperatura que fica do lado da termostática. Seria ele ?????
 

chedid

Administrador
Carlinho disse:
Sensor de temperatura zuado mesmo, verifica ele...

lembrando sensor de temperatra é duplo, ele tem dois fios que informam os dados do painel e dois que informam para central
 

Serious

Novato
Ohhh pessoal,
resolvi meu marcador de combustivel do painel não mentiroso, transformei ele num mentiroso de novo!
rsrsrs

Fui na VELOMAST empresa aqui da região de conserto de paineis(www.velomast.com.br), o cara engatou o cabo no painel , sem mentira , mas nao deu 15min na velomast o cara tirou a programacao que estava mostrando grau a grau e colocou na maneira original, rsrs mentindo pra mim em 90º quando esta em 70, 100, etc...

Nem sabia que isto era possível, mas é, foi com o VAGTACHO na minha frente com estes olhos que a terra hão de comer.
Só não consegui pegar os códigos , deve ter em algum site fórum gringo, se alguém quiser procurar, existe a opção.

Flw, abraços
 

roxo

Moderador
Meu Caros,

Tava viajando .. ai resolvi colocar a temperatura pelo climatronic ... bem ela vai subindo até 90 graus e estanca ali ... ja no marcados o ponteiro vai a 90 também mas no decorrer da vaiajem ele baixa pra 80 e até 70 graus .. quando pego uma subida ele volta pra 90 .... mas no climaronic sempre tava nos 90 nem a mais nem a menos .. o que pode ser ...?
 

A3Branco

A3 Maníaco
Olha só essa
um dia desses falei q meu nao passa dos 90.. na verdade era pq a ventoinha menor travada e eu nem sabia... descobri fazendo uma limpeza nela.
no dias antes de chegar a nova o bichinho esquentou tanto que chegou nos 100...
agora com a ventoinha nova, naquele calor da tarde, ar ligado, ele fica em 80... a noite na estrada ela ate baix mais... é normal???
 

Northon

Membro
n pode baixar nunca de 90º no painel pois po mesmo tem um "filtro" que, de 80 a 100 graus, ele marca sempre 90

pra saber a temp real, vá no climatronic e aperte botão de recirculação do ar + saída pra cima, selecione o 49C e aperte o botao de recirculação de ar
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Será que é o sensor de temperatura da agua ???? se for eu tava procurando o correto para o meu A3 que é o 059 919 501.

Não achei o original, com esse part number, na crestana ... será que rola um MTE ????
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Bem .. tava vendo aqui que o bendito sensor de temperatura pode influenciar e muito no rendientos dos argolas .... acredito que o meu esteja bichado .. uma vez que ele baixa no painel a temperatura - sai dos 90 e cai quando estou em movimento - porém no climatronic se mantem os 90.. fiz minhas viajens de 500km e observei isso ...

Tava procurando o bendito ...

Crestana tem o original part number 078.919.501.C ou o 059 919 501A (substituto) por R$80,00.
Tem o da MTE 4018 que tem gente pagando R$ 25,00

Aqui na minha city num tem nenhum dos dois gostaria da ajuda da galera quem pode me conseguir .. e também opiniõs sobre o da MTE .. será que vale a pena .. tenho uma MAF deles e até agora tá rolando tranquilo ....
 

roxo

Moderador
Meus caros

Aproveitando .. achei essa maravilha no Golf Club... que serve como base nos nossos trabalhos ... :cool: :cool:

Créditos ao membro Grauppe do FGC..

Coloquei algumas edições em vermelho

Troquei o dito sensor no meu e resolvi fazer um DYN.

Sintomas:

- O carro demora a pegar quando está com o motor frio.
- Na primeira partida, com o motor frio, o carro pega e morre em seguida. (não confundir com problemas no imobilizador)

Verificação:

Existem 2 tipos de sensores, veículos mais velhos (produção até 2001, não tenho certeza) utilizam sensores curtos com o conector quadrado (original VW na cor azul), e os veículos posteriores usam sensores compridos com conector oval (original VW na cor verde), dê uma verificada antes de comprar o seu.

sensor.jpg

Há um jeito fácil de verificar se há realmente problemas com o sensor, medindo a resistência do mesmo com a ajuda de um multímetro. Sensores mais antigos (AZUL), medem-se os bornes 1 e 3, já os mais recentes (VERDE), os bornes 3 e 4. No meu caso, o sensor novo estava medindo 1800 ohms a uma temperatura de 30ºC, e o velho estava medindo só 1040 ohms. Abaixo a tabela com as respectivas resistências:

IMG_2991.jpg

Diferença bem grande, a temperatura que a UC (unidade de controle) lia no sensor velho era de aproximadamente 45º-50ºC, quando o correto seria 30ºC (quase 20ºC de diferença entre um e outro) tornando a temperatura ar-combustível pobre (+ar e -combustível), dificultando o motor pegar em dias ainda mais frios.

Pior é que parece uma coisa a toa, cuja a função é de somente dar a temperatura da água do motor, mas esse sensor faz parte do sistema de ignição e influencia DIRETAMENTE o desempenho dele, sendo recomendada a troca do mesmo assim que possível, caso houver defeito.

Preços:

No meu caso, (2.0 8v ano 99) na concessionária o valor gira em torno de R$ 154,00 a R$ 169,00, nº peça 078 919 501 B ou 357 919 501 A (só o sensor), e no varejo encontrei por R$ 25,00 ( :blink: ), da MTE-Thomson com nº peça 4034, o mesmo servindo pra Gol, Parati, Saveiro, Golf, Passat, Inca e Toledo (Kit completo, com clip e borracha de vedação).

S072.jpg


Procedimento:

- Primeiro de tudo, espere o motor esfriar e chegar a temperatura ambiente, evitando assim acidentes com queimaduras, seja pelo contato com a água ou partes do motor.

- Com o motor frio, abra a tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento (tampa azul), pra equalizarmos a pressão do sistema, fechando-a logo em seguida. Isso vai ajudar no mínimo desperdício de água possível (algumas gotas apenas) quando trocarmos o sensor.

- Retire o Plug do sensor.

S071.jpg


- Retire o "clip" que mantém o sensor preso, se ele não sair na mão, utilize com cuidado uma chave de fenda.

- Retire o sensor, verificando se a borracha de vedação está no sensor, caso contrário, retire-a do local.

S078.jpg


- Coloque o novo sensor, já com a borracha de vedação nele (e de preferência tb nova). (para facilitar o encaixe do novo sensor utilize um pouco de vaselina)

- Recoloque o clip, prendendo bem o sensor.

S075.jpg


- Reconecte o plug no conector.

Agora é só verificar se há algum vazamento e completar o nivél do fluido. Ligue o carro e verifique novamente se não há vazamentos. Pronto, o problema já deve estar resolvido.

S079.jpg


É incrível, mas depois de quase 3 anos com o carro, foi a primeira vez que senti o cheiro característico do catalisador funcionando corretamente. :thumbup:


:eek:k: :eek:k: :eek:k:
 
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