Temperatura

RafaPR

Consultor Técnico
Galera, preciso de uma ajudinha.

Qual a temperatura correta pras ventoinhas acionarem no A3?

Meu carro hoje começou a marcar mais de 90º no painel, aí fiquei meio preocupado.

Conferi no motor, o fusível da ventoinha/AC tá OK, válvula termostática aparentemente tá OK tb, pois a mangueira superior do radiador tá esquentando e com pressão.

Pensei que pudesse ter quebrado o rotor da bomba de água, mas soltei a mangueirinha pequena do reservatório e a água ta circulando normalmente também.

Porém, eu notei que as ventoinhas só estão acionando por volta dos 120ºC (olhando a marcação pelo esquema do ar digital), e elas já acionam de cara na velocidade mais alta.

Não tenho certeza, mas as ventoinhas do A3 tem dois estágios de velocidade, não? Ela não deveria acionar um primeiro estágio antes já?
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
é, elas tem 2 estagios sim, um mais fraco e outro mais forte.
Rafa, troca a valvula termostatica.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Pow, tu nem leu meu post hein? :grin:

Não tem como ser termostática, pois a água está circulando.

a questão é elétrica, não tá acionando o primeiro estágio da ventoinha.

To suspeitando de falha em algum sensor, quem controla a ventoinha é o cebolão do radiador ou o sensor que vai na mangueira atrás do cabeçote?

Uma coisa curiosa, fiquei monitorando novamente pela leitura do AC e quando a leitura bate 121ºC as ventoinhas ligam no segundo estágio e aí ficam ligadas direto. Achei interessante que com o carro parado o marcador do painel começou a voltar para o centro (90ºC) e a leitura no ar digital continuou cravada em 121ºC com as ventoinhas sempre ligadas.

Parece que é o sensor ou relé que controla as ventoinhas que foi pro pau...alguém já viu algo parecido ?
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
malz lek..hehehehehhe
pow ai eu acho q o Jordaum vai saber te dizer pq ele ja chegou a trocar a ventuinha...manda MP pra ele.

abrassssssssss
 

Jordaum

Aro 99
Vou saber ajudar não... :(

A ventuinha foi trocada, mas estava armando normalmente..

Nem imagino o que possa ser, pois está pulando o estágio I e indo direto pro estágio II.. Ai complica, pois pra funcionar o stg II é sinal que mecanicamente ta tudo funcionando, realmente deve ser algum sensor que aciona o stg I..

boa sorte!

[]s,
Jordão
 

House

Fundador do A3Clube
seu a/c ta funcionando? se nao tiver é simples....vai nakeles tres fusiveis em cima da bateria tira eles da uma limpada nos contatos e boa!!
 

RafaPR

Consultor Técnico
a/c funciona sim, aquele fusível já me encheu bastante o saco e foi a primeira coisa que olhei. Testei tudo, o compressor do A/C arma e gela normalmente...

na real se esse fusível tivesse fudido, acho que a ventoinha nem ligaria no 2º estágio!
 

Serious

Novato
cara , a agua circula independente do bloco estar fechado ou aberto pela termostática,

Vai na termostática que não é tao longe

Meu carro ja chegou a 130, pensei que fosse um monte de coisas
o 1o estagio pra mim liga por 92º

e a agua circulava na mangueira de retorno no tanque de agua , era soh termostática demorava pra abrir.

Compensação no meu antigo peugeot 206 1.6 8v, era a merda da bomba d´gua sem vazão suficiente , penei uns 4 meses sem solução , ate que mandei trocar por descargo de consciência e resolveu imediatamente.
 

chedid

Administrador
o meu carro faz bem isso, se deixo ele ligado na garangem na lenta por mais de 10 minutos ele chega a 120 graus e ai liga a ventuinha.... num sei se outra num está ligada e ai entra em ação o segundo estágio.... contudo, meu carro tá com quase 100 mil/km e é preparado, já pedi um kit correia dentada, esticador de corerreia, rolamento, bomba dágua e termostatato que vende lá no EUA saiu 800,00 reais entregues na mão.... de qualquer forma vou mandar limpar o radiador todo e o resto sistema, e depois coloco os aditivos para proteger.... tudo isso vai me custar uns 1200,00 mas sai barato se pensar na dor de cabeça que um sistema destes der zebra (arrefecimento ou correia dentada)
 

RafaPR

Consultor Técnico
Serious disse:
cara , a agua circula independente do bloco estar fechado ou aberto pela termostática,

Vai na termostática que não é tao longe

Meu carro ja chegou a 130, pensei que fosse um monte de coisas
o 1o estagio pra mim liga por 92º

e a agua circulava na mangueira de retorno no tanque de agua , era soh termostática demorava pra abrir.

Compensação no meu antigo peugeot 206 1.6 8v, era a merda da bomba d´gua sem vazão suficiente , penei uns 4 meses sem solução , ate que mandei trocar por descargo de consciência e resolveu imediatamente.

Sim, você tem razão. Eu comentei da água estar circulando p/ descartar a bomba d'água estragada, a termostática teoricamente dá pra ver pela temperatura das mangueiras.

Peguei da oficina hoje: válvula termostática travada, cebolinha do radiador c/ defeito e o primeiro estágio da ventoinha grande tava com problema tbm. Um cacete de coisas hein? E o Júnior não estava errado! :grin:

Resolvemos a cebolinha e termostática, só com a ventoinha pequena acionando no primeiro estágio ele já firmou nos 90º denovo, porém agora vou correr atrás de uma ventoinha grande nova...achei no ML por R$ 250, achei bom o preço!

Na realidade, o primeiro estágio chega a acionar a ventoinha grande no carro de vocês? Até fiquei em dúvida, porque ficou normalíssima a temperatura.
 

Serious

Novato
Como estraga estas cebolinhas em qualquer carro , não só audi, incrível.
tem gente que chama de batatinha da temperatura do radiador.

Este negocio das ventoinhas o ruim é que todo mundo, um dia, vai passar pela situação dela estragar, e pra achar outra.. o cara tem que bater perna, nova entao, nem pensar. Q saco isso. Tem uns caras que consertam alternadores e motores de arranque, geralmente eles tambem recondicionam estes motores elétricos de ventoinhas, da uma olhada. O traca troca escova, bobina, sensor, lubrifica tudo fica novo o motorzinho.

Mas ficamos feliz por voce ter conseguido cara, isso ae, flw!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Serious, pra minha surpresa achei nova da Behr (marca original) por R$ 300 no mercado livre.

Mas ainda não sei se realmente deveria ou não acionar a ventoinha grande no primeiro estágio!

Todavia, ela foi testada fora do carro e realmente tá com "osmar" no primeiro estágio do motor grande...
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
entao pérai

:palmas: Obrigado!

hahahahahahahaha
cara, a termostatica deu pau, ela estragou a cebolinha do teu radiador e dai vc chegou a esse problema brouw.

E olha, minha ventoinha grande so arma quando o carro ta muito quente, quando liga o ar....fora isso so a pequena q arma
 

Serious

Novato
eu dei uma olhada e fecha com o que o Júnior falou.
A minha ventoinha grande só arma com o carro muito quente mesmo, geralmente só a pequena.

Mas o carro fica entre 70 a 90 graus, mais pra 90 na cidade , estrada da uma baixada.
Agora não sei mais se isto é o correto,

Como geralmente é pra voces o estagio das ventoinhas?

...ah, e ligando o ar condicionado, liga automaticamente as 2 ventoinhas.

alguem?
 

chedid

Administrador
o bom é vc ver pelo scaner... é bem diferente do painel, acho que é a programação dele. o meu quando o carro a 78 graus maraca no painel 90 graus, quando tá 100 graus, marca 90 no painel... só quando muda muito tipo 110grais que o painel muda....
 

RafaPR

Consultor Técnico
O painel de 80º até 110º fica travado nos 90º, isso é normal. No caso do Audi dá pra ver a temperatura real pelo esquema do AC.

Serious, então acho que a minha baleou o primeiro estágio mesmo, pq ligando o AC tb só aciona a pequena...:(


Júnior, eu já acho que foi o contrário. Acho que pifou a cebolinha, aí provavelmente aqueceu demais e travou a termostática, porque não faz muito sentido ela travar de uma hora pra outra!
 

chedid

Administrador
ele trava de velha, podia já ter travado antes.... e ai depois quando dá zebra em uma coisa o resto vai junto
 

RafaPR

Consultor Técnico
Galerinha, alguma boa alma confirma pra mim o funcionamento das ventoinhas no carro!

Usei o meu essa semana inteira e a temperatura está perfeitamente estável, mesmo pegando trânsito com calor e sol quente.

A questão quem e deixa intrigado ainda é que normalmente só a pequena está acionando, mesmo quando eu ligo o A/C só liga a pequena.

Será que é isso mesmo? Pois senão vou comprar uma nova no ML, mas como o preço é salgado (R$ 300 mangos) quero ter absoluta certeza antes de sair comprando, pois o funcionamento do carro está certinho!
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
se ligar o a/c as duas TEM q armar!
bota no frio maximo e na velocidade maxima de ventilaçao e vai ver isso.
 
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