Tamanho de roda muda muito o desempenho do carro?

alexhorie

Novato
Alex, tenho uma aparelho que mede o desempenho do carro. Fiz o teste com gasolina podium e todos os casos, quando tinha roda aro 15 e depois quando coloquei as 17. Seguem os testes.

Configurações nas puxadas:
Branco: Roda 225/45 R17, Unichip, Gasolina Podium.
Vermelho: Roda original 205/60 R15, Unichip, Gasolina Podium.
Verde: Roda original 205/60 R15, SEM Unichip, Gasolina Podium.

Uploaded with ImageShack.us

O carro perde com roda maior sim, mas nada de absurdo. Lógico que quanto maior a rodae o peso dela, maior a perda.

Abraço

Ae, muito Legal esse grafico que vc passou heim! a perda é coisa minima pelo que eu vi, quem usa o carro so de vez em quando nem senti muita diferença eu imagino.
Valeu!

Piro

Novato
Piro,

A informação do Pedro não está errada não. Na física existe uma variável chamada momento torsor que varia em função do braço e também da massa movimentada pela força, por consequência se a roda for mais pesada, ainda que o raio seja o mesmo, parte maior do torque será consumida para tirar o carro da inércia por causa do maior peso na extremidade do eixo. É um pouco complicado entender, mas pense assim... Não se trata de simplesmente 10 quilos a mais apoiados no eixo e sim 10 quilos a mais que tem de ser girados por ele.

Trocando em míudos, parte do torque é perdido para movimentar a maior massa, isto é sensível principalmente em arrancadas e retomadas.

Há quem diga que um quilo na extremidade do eixo é equivalente a dez quilos em massa no interior do veículo, fissurados em track-day costumam começar o alívio de peso sempre pelas rodas.

Posso dizer também que sinto esse efeito na prática...

Pra mim o peso da roda influencia sim, mas o grande problema é o raio e o diametro, mesmo pq pelo menos as rodas do s3 sao pesadas demais!!! demais!!! Mas que eu saiba nao chega a acrescentar tdo isso de peso...

mtu interessante isso eu tenho um turbo 180 com as 16'' original dele queri botar umas 17 até agora não fiz isso pq tenho medo de perde arrancada e tb pelo custo acredito que tenho que meche na suspensão pra ficar 100%

MarceloA3T

Membro
Pra mim o peso da roda influencia sim, mas o grande problema é o raio e o diametro, mesmo pq pelo menos as rodas do s3 sao pesadas demais!!! demais!!! Mas que eu saiba nao chega a acrescentar tdo isso de peso...

Muda sim hein Piro... acompanho o Golf clube e lá tem uma galera que anda em track day. Rodas leves fazem uma grande diferença em retomadas de velocidade e arrancadas partindo da inercia. Claro que o diametro tb influencia nisso. E para piorar se aumentar o diametro consequentemente alonga se as marchas. E pro A3 e Golf 1.8T que ja tem um cambio longo, piora muito nas arrancadas e retomadas de velocidade, e principalmente nas saídas de curvas.

Mais considerando por exemplo uma roda 17 do S3 OEM que pesam 14 kg cada e outro S3 com rodas pesando 7 kg cada, a diferença em arrancadas e retomadas vai ser muito perceptivel

Na tabela que o Kikohonda postou com comparativos e o Alex achou pouco a diferença.
Foram 0,7 décimos no 0 a 100 e quase meio segundo nos 200 metros !!
Isso ai ja dá uma carreta de vantagem em uma arrancada !! Uns 15 ou 20 metros de distancia em apenas 200 metros

madmax

Membro
Outra coisa que o peso das rodas influenciam e muito é nas mudanças de direção, que o carro fica bem mais ágil com rodas mais leves, e o calculo esta correto, a cada 1kg aliviado na rodas se equivale a aliviadar 10kg de massa do carro.
SObre a tabela do Kikohonda a diferença foi grande sim, entre rodas 15" e 17", pois praticamente original na podium com as rodas 15" andou igual o com unichip com rodas 17"

alexhorie

Novato
Muda sim hein Piro... acompanho o Golf clube e lá tem uma galera que anda em track day. Rodas leves fazem uma grande diferença em retomadas de velocidade e arrancadas partindo da inercia. Claro que o diametro tb influencia nisso. E para piorar se aumentar o diametro consequentemente alonga se as marchas. E pro A3 e Golf 1.8T que ja tem um cambio longo, piora muito nas arrancadas e retomadas de velocidade, e principalmente nas saídas de curvas.

Mais considerando por exemplo uma roda 17 do S3 OEM que pesam 14 kg cada e outro S3 com rodas pesando 7 kg cada, a diferença em arrancadas e retomadas vai ser muito perceptivel

Na tabela que o Kikohonda postou com comparativos e o Alex achou pouco a diferença.
Foram 0,7 décimos no 0 a 100 e quase meio segundo nos 200 metros !!
Isso ai ja dá uma carreta de vantagem em uma arrancada !! Uns 15 ou 20 metros de distancia em apenas 200 metros

Achei pouco por que não uso o carro para competir nem nada, so para andar de vez em quando.
Agora se o carro fosse para competir e tal, ai qualquer segundo seria muito importante.