[Susto] Queima de 1 fuzivel quase gerou superaquecimento...

yurimedau

Novato
Bom dia amigos.
Ontem fiz uma curta viagem ( 160 km ) até então tudo normalmente quando derrepente o A/C parou de gelar, achei estranho, desliguei o ar e segui viagem.. madia de 100km/h e temperatura certinha nos 90°.
Chegando na cidade peguei um poquinho de transito, e percebi que o ponteiro da temperatura chegou nos 95° e ja fui me assustando, e derrepende ele saltou dos 95° para os 105° , dai imediantamente encostei o carro e desliguei. Abri o motor e vi que estava normal, com agua no reservatório e sem vazamentos.
Então percebi que a ventuinha não estava ligada e resolvi olhar os fuziveis na caixa lateral do painel, nada queimado.
Resolvi olhar aquela caixinha que vai sobre a bateria ,e pra minha surpresa o 3° fuzivel de 30A estava derretido e derreteu uma parte de sua base.
Imediatamente retirei o fuzivel queimado e conectei um novo, a ventuinha ligou imediatamente e a temperarura voltou normal aos 90° e o Ar condicionado voltou a gelar.
Conclusão, o 3° fuzivel da caixa da bateria protege o compressor do A/C e comanda as ventuinhas, portanto se alguem sentir que o ar não esta gelando ou que o carro não liga a ventuinha, verifique os fuziveis, pois em alguma falha pode trazer danos feios.
Espero ter ajudado.
Abraços
 

yurimedau

Novato
Lembrando que:
O fuzivel não derreteu por curto circuito em ambas as partes, derreteu por estar com um mal contato com o terminal de encaixe do mesmo, gerando mal contato e consequentemente derretimento do mesmo ( isso é comum em som automotivo )

Dica, sempre que possivel, retire o recoloque os fuziveis nos seus encaixes, isso alem de verificar um possivel fuzivel desencaixado, tambem retira alguma particula que se aculuma entre os contatos ( zinabre ).
Abraços
 

RafaPR

Consultor Técnico
Não é mal contato. O mal contato acontece pq os terminais aquecem muito (por algum outro motivo) e vão começando a entortar.

Posso estar enganado, mas to chegando a conclusão que o culpado desse fusível derreter é a ventoinha do AC.

Abra o capô e verifique se a ventoinha grande (é a do AC) tá meio pesada. Se tiver, pode trocar. Meu A3 vivia enchendo o saco nesse fusível, depois de um tempo a ventoinha entregou os pontos.

Na realidade esse fusível é o calcanhar de aquiles do A3/Golf, é muito comum ele dar problema. Só que eu notei que nos mais novos (andei vendo vários 2005/2006) ele sempre tá perfeito, o que só reforça minha teoria de que com o tempo a ventoinha vai pesando e o fusível começa a sobre-aquecer...

Sei lá, é uma hipótese né...
 

House

Fundador do A3Clube
RafaPR disse:
Não é mal contato. O mal contato acontece pq os terminais aquecem muito (por algum outro motivo) e vão começando a entortar.

Posso estar enganado, mas to chegando a conclusão que o culpado desse fusível derreter é a ventoinha do AC.

Abra o capô e verifique se a ventoinha grande (é a do AC) tá meio pesada. Se tiver, pode trocar. Meu A3 vivia enchendo o saco nesse fusível, depois de um tempo a ventoinha entregou os pontos.

Na realidade esse fusível é o calcanhar de aquiles do A3/Golf, é muito comum ele dar problema. Só que eu notei que nos mais novos (andei vendo vários 2005/2006) ele sempre tá perfeito, o que só reforça minha teoria de que com o tempo a ventoinha vai pesando e o fusível começa a sobre-aquecer...

Sei lá, é uma hipótese né...

Discordo, o meu 2001 ja deu esse problema e eu pude ver que existe realmente um mal contato na base dos fusíveis e minha ventoinha esta ok!
 

gian180T

Membro
meu isso e uma coisa que eu gostei do A3 .. no astra a temp variava, no 307 tbm, no siena a mesma coisa ... no Audi nada .. em 10 mim no max bateu 90º e ali fica ...


ja vou ver esse danado do fusivel !!!
 

Northon

Membro
é que o termometro do painel tem uma tolerancia pra nao ficar variando por qquer besteira, de 80 a 100 graus ele marca 90 cravado, 101 ele marca 101 mesmo...
caso queira aferir qual a temp certa veja no climatronic, aperta recirculador e saida pra cima junto, vai no 49 c e lá vera a temp digitalmente
 
Desculpe-me reabrir esse tópico, mas estou com um problema parecido:

Troquei a ventoinha maior do AC pois a antiga morreu, comprei o carro com esse problema sem saber. Fui na casa das ventoinhas, aconselhado pelo meu mecânico, e comprei uma recondicionada, que segundo o mecânico, nunca deu problema na oficina dele.
Aí começam os problemas depois de 1 semana por aí o ar parou de funcionar, pesquisei e descobri desse fusível em cima da bateria, levei na auto elétrica que trocou, no mesmo dia queimou novamente, troquei e de tarde novamente queimou. Na verdade nem queimar é, ele chega a derreter.

Bem, como o carro chegou a aquecer sem as ventoinhas ontem, sumiu toda água do reservatório, hoje pela manha coloquei de novo. Após isso levei pra trocar o fusível e segundo o eletricista podia ser a ventoinha que estava pesada. Fui a loja de novo, lá testaram com um fio deles para ver se aquecia o mesmo, significando que a ventoinha estava "pesando" realmente, não aqueceu e disseram que estava normal a ventoinha. Disseram que se quisesse, trocariam só que com o custo de 50 reais de mão de obra...

Agora fica a deixa, por que o maldito do fusível não para de queimar, será que é a ventoinha mesmo? Será que é algo no encaixe que deu uma derretida? Será que tem alguma coisa a ver com fusível de má qualidade? O que faço pra verificar? É normal a água sumir após o carro aquecer mesmo?

Aguardo a resposta ansiosamente, estou desanimando do carro, que já está me dando muitos gastos, vazamentos que não param, já troquei inúmeras mangueiras, junta da tampa de válvulas, flanges de água de todos os tipos. Se até o final desse mês não acertar o carro irei passar pra frente, mesmo perdendo muito dinheiro e andar de celta, clio, algum carro popular mesmo.
 
A, e um dos fusíveis, daqueles grandes do lado, de metal, também está queimado: o segundo da direita pra esquerda, aonde encontro e o que ele faz?
 
Topo