Sensor MAP - Ajuda Com a Gambiarra

gian180T

Membro
Boa noite Galera ..

Seguinte, quando comprei meu a3 2002 180T(app) Manual, o sensor map estava preso por uma cinta plástica próximo ao farol .. segundo o ex-dono(trabalha na Audi) era para a central identificar que o ar estava mais quente e refrigerar melhor o ar que entrava no motor ...

Poren fiquei em duvida, mas não fui atraz ... e ontem ao desmontar o parachoques. Vi que tinha o Map plugado amarrado e um map no intercooler(desplugado) e tirei ele fora e vi que os 2 são diferentes ... as 21:00 eu posto uma foto dos 2.

E ai no que isso pode estar influenciando no meu carro .. a pricipio ele esta normal ...

O que eu sei que ele tem é que os “Manés” da audi aumentaram a pressão da turba atraves da westgate. E a minha turba hoje ta “gritando “ um pouco !!

RafaPR

Consultor Técnico
Tem certeza que ele trabalha na Audi? Rapá, isso é gambiarra da BRABA!

Sensor MAP é pra medir a pressão na admissão do motor, é através dele que a injeção sabe quanto de pressão a turbina ta enchendo, ou se tem vácuo na admissão.

Como ele fez gambiarra na wastegate, certamente ele tirou o sensor MAP pra injeção não entrar no modo de emergência, já que a injeção do 180cv faz isso caso ela perceba que não está conseguindo controlar a pressão dentro dos parâmetros normais!

Resolva isso o quanto antes, pois eu nem imagino o que a injeção deve tar fazendo no acerto de mistura do seu carro, visto que pra ela o motor tá andando "aspirado" (pois o sensor tá sem leitura).

Agora quanto à explicação dele do sensor MAP, isso realmente é de assustar. Não dá pra acreditar que ele trabalha na Audi!

Primeiro que o sensor MAP, como já expliquei acima, não tem NADA a ver com temperatura. Segundo que o motor não tem absolutamente nenhum jeito de resfriar mais ou menos o ar que é admitido. Sinistro!! :fool:

gian180T

Membro
Ele trabalha na area de vendas ...

entao se eu botar o sensor no lugar e plugar ... o carro entra em proteção ... e pra mim voltar a pressao dele .. como devo proceder ???

o carro anda liso .. tá mais forte que um 180 normal .. pois meu amigo tem um golf 180 e é bem mais fraco .. de 3ª eu ja abri uns 4 carros dele ...

e os 2 sao diferentes ... vou colocar o que estava lá e ver no que vai dar ...

gian180T

Membro
á só uma coisa ... quando dou um Race ou em viagem, se der umas esticadas de 3ª ou 4ª mais que 3 x ou as vezes na 1ª vez mesmo ... ele simplismete "Morre", nao sinto mais a turbina empurrando. nem barulho nem pressão. ai paro o carro desligo e re-ligo e ele volta ao normal ...

overspeed

Comerciante
o MAP no 180 serve apenas pro controle do PID de pressão, se plugar o que tem no intercooler ele vaiimediatamente perceber que a pressão esta acima do limite e corta como proteção do motor, se deixar o desligado e piar, ele demora um tempo até perceber que a pressão não acompanha a meta estabelecida, ai entende que o MAP esta com defeito e tbm entra em emergência.

Gambi e das boas porque desta forma correções qdo vc tem entrada de pressão não são efetuadas pois o sistema é gerenciado por torque , nos ME7 o unico jeito de fazer certo é mudando o arquivo na central...

gian180T

Membro
então over, como voltar a pressão? é ali na turba mesmo neh ... find semana vou estar com o carro montado e vou testar

pq se eu colocar a map no lugar vai entrar em proteção na Hora...

overspeed

Comerciante
se for pra ser técnico é dificil... mas pra ficar mais ou menos, vc deixa ela mais ou menos na metade da regulagem (no meio da haste), desliga a N75 (solta o plug) deve encher no máximo uns 0,4~0,5Bar...ai religa e veja a pressão que vem... ai em Blumenau acho que da algo na casa dos 0,8 caindo pra 0,6Bar (mais ou menos é claro, depende de pressão e temperatura)

gian180T

Membro
Hoje Fui la na Audi perguntar quem fez a gambiarra ... ele me disse que era pra voltar 5 voltas completas que ficaria Igual antes ....

Over ... onde fica a N75 ?

Desculpe o monte de pergunta ..

overspeed

Comerciante
Uai, entaum faz isso...volta 5 voltas e anda com o MAP ligado, se num entrar em emergencia ta certo...a central trabalha com PID< metas de vazão de ar, se num tiver certo, mas tiver perto ela aos poucos vai trazendo pro valor programado...

gian180T

Membro
Então.

Quinta feira a noite .. coloquei o farol do lado do motorista ... conectei a map correta e fui dar uma volta ... o carro não entra em proteção. Porem ele fica “xoxo”, não tem aquela pegada forte que tinha, coisa de uns 30% a menos de potencia ..

Voltei pra casa e conectei a outra map fora do lugar e fui dar uma volta .. pronto . voltou a potencia de antes .. forte !! ai fui testar .. parei o carro. Fiz 0-200 (esticando até prox corte, 3ª cortou a 180) voltei a 120. fiz 2 curvas .. colei 180. voltei a 100.. entrei na BR e colei 180 ( dessa vez, fui dos 100 até 140 de 3ª e até 180 de 4ª) e pow o carro fica manco. Deu aquele negocio de a turbina não empurrar mais .. ( acho eu que entrou em proteção ) Parei. Desliguei , liguei e pronto ,,, funcionando denovo ...

E ai o que pode ser. O que mais pode fazer o carro entrar em proteção alem do map ... HELPPPP

Obs. Ainda não voltei as 5 voltas. Está como eu peguei !!

gian180T

Membro
Over

minha turba está "gritando" um pouquinho ( estão ja com danos devido a pressão. certo ?).

vou comprar uma map ZERO
e tbm quero comprar uma turbina PlugandPlay que me de alguns cv a mais ( k04?) ? quais as opções ?
á e que eu nao tenha que mecher em nada. Velas, bomba, bicos !!!

na ECS tem uma N75 Racing ? o que muda ? vale a pena ?

á depois o acerto do carro com uma Turba "maior" vc faz neh ?

Isso eu vou fazer depois de Julho !!

Desculpe o monte de perguntas!

grato desde já !!

overspeed

Comerciante
gian180T disse:
Over

minha turba está "gritando" um pouquinho ( estão ja com danos devido a pressão. certo ?).

vou comprar uma map ZERO
e tbm quero comprar uma turbina PlugandPlay que me de alguns cv a mais ( k04?) ? quais as opções ?
á e que eu nao tenha que mecher em nada. Velas, bomba, bicos !!!

na ECS tem uma N75 Racing ? o que muda ? vale a pena ?

á depois o acerto do carro com uma Turba "maior" vc faz neh ?

Isso eu vou fazer depois de Julho !!

Desculpe o monte de perguntas!

grato desde já !!

se num for algum vazamento ja deve ta pegando na carcaça, ai pra quebrar de vez e te deixar na mão é rapidinho...

unica que é plug and play são as baseadas nas K04-01 mesmo... tem um topico do Madmax sobre uma com rotor 50mm essa deve ser legal...

Se for um 150 é obrigatorio trocar o dosador, se for um 180 eu recomendo fortemente tbm pra tirar o maximo que a turbina permite.

MAP vai trocar porque ?..ta queimado ?

N75R esquece ela deixa a pressão oscilar... num é legal e com o remap num precisa disso.

Faço o acerto sim... mas preciso do carro ou ir até o carro...

Boa noite over ..tenho uma 180 tip...fiz escape completo....bomba 8 bar. Bicos 42 o carro está no álcool segundo um amigo Aki da cidade fez remap stag 1........o carro cai muito a pressão e engorda absurdo em alta. Já verifiquei pressurização. Troquei n75 pela Mac 3 vias e está do mesmo jeito poderia ser o map?