ANDREISON BATISTA FAUSTINO
Membro
O meu já troquei válvula termostática cebolão no a/c marca no máximo 95 graus e o ponteiro do painel passa bastante dos 90 graus será que é o sensor de temperatura q está com problema?
Evandro,_Evandro_ disse:Pessoal o meu carro no painel ele não marca mais que 65~70, quando chega em 70 ja aciona a ventoinha, mas um dia estragou os fusiveis das ventoinhas e elas nao acionaram, entao o carro chegou a 80 graus e ferveu, saltou agua por tudo !!! O que pode ser q meu carro não fica nos 90 graus?? nunca testei monitorar pelo A/C a temperatura!! qual é o codigo para olhar??
Olá amigo! Conseguiu resolver? O meu esta assim tmb, depois que a ventoinha grande travou e saiu uma fumaça de dentro dela, troquei a ventoinha porem elas só armam em 78 graus, tanto no painel como no climatronic._Evandro_ disse:Obrigado, vou monitoras!!
Causa do consumo provavelmente não e sensor de temperatura. Pode ser MAF ou sonda lambda. so com Vag conectado para dar certeza.senhores, moro numa cidade muito quente, o tiptronic por ex batia 110 graus no transito pesado, motor apesar do painel marcar 90 sem duvida tava acima dos 100 tbm, coloquei um cebolão de 78 graus e melhorou muito, porém desde antes de fazer essa troca meu carro não faz mais que 6 km/l nem a pau, uso velas iridium e gasolina comum (com podium e aditivada faz menos), o sensor temperatura é mte, se eu colocar o sensor vdo original + cebolão de 78 graus irei ter uma melhora no consumo? /
obs: prefiro manter o cebolão baixo e consumo maior pq certamente diminui o desgaste, carro feito pro clima europeu...
senhores, moro numa cidade muito quente, o tiptronic por ex batia 110 graus no transito pesado, motor apesar do painel marcar 90 sem duvida tava acima dos 100 tbm, coloquei um cebolão de 78 graus e melhorou muito, porém desde antes de fazer essa troca meu carro não faz mais que 6 km/l nem a pau, uso velas iridium e gasolina comum (com podium e aditivada faz menos), o sensor temperatura é mte, se eu colocar o sensor vdo original + cebolão de 78 graus irei ter uma melhora no consumo? /
obs: prefiro manter o cebolão baixo e consumo maior pq certamente diminui o desgaste, carro feito pro clima europeu...
coloquei ambos novos boschCausa do consumo provavelmente não e sensor de temperatura. Pode ser MAF ou sonda lambda. so com Vag conectado para dar certeza.
Vou fazer esse teste depois no meu.Meu caro,
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Em relação que liga quem .. vamos lá: O interruptor termico do radiador (cebolão) é responsável pelo envio do sinal, conforme a temperatura do liquido de arrefecimento, para acionamento dos eletroventiladores (ventoinhas). O acionamento dos eletroventiladores respeitam 2 estágios, que são regulados pela ECU do ar condicionado, sim .. não fique supreso, que é aquela caixa preta que todo mundo chama de relé da ventoinha ...
Se os eletroventiladores não são acionados o problema pode ser o "cebolão" ou o "relá da ventoinha" ou os 2 ... uma forma de saber é vc tirar o conector do "cebolão" ligar o pino 02 em conjunto com o pino 01 ( vai acionar o 1 estagio) e o pino 02 com o pino 03 (vai acionar o 02 estagio) caso isso aconteça, troque o bendito "cebolão" pelo referenciado ao seu veículo ... nunca faça armengues. Caso não acione os eletroventiladores, considere verificar o "relé das ventoinhas".
O acionamento dos estágios obedecem a essa regras, temperaturas no "cebolão" ( essas são do meu Aspirado 1.8)
O que os senhores tem que ter em mente é: O motor dos argolas e linha VW trabalham com temperatura em 90 graus, seja aqui no Brasil como lá na Conchichina ... por isso que existe componentes como a termostática, sensores, eletroventiladores para que o motor fique nessa temperatura ...
- Temperaturas de comutação:
1º estagio
On: 92...97 °C
Off: 84...91 °C- 2º estagio
On: 99...105 °C
Off: 91...98 °C
O resto é conversa de "Mexanico pela porco"