Sensor de Marca de Referência (G4) e Sensor de Rotação (G28)

Ruiz

Administrador
Pessoal, segue abaixo um manual de detecção de erros para os dois sensores em questão.

Código de Erro: 16705 P0321
Descrição: Problemas no Sensor de Rotação no Distribuidor de Ignição

Possíveis Sintomas:
Motor desliga
Motor não liga
Velocímetro Inoperante
Luz espia da vela de incandescência (K29) pisca (para motores a diesel)

Causas Prováveis
Sensor de Rotação (RPM) (G28) com mal contato
Sensor de Rotação (RPM) (G28) inoperante

Possíveis Soluções
Verifique o Sensor de Velocidade do Motor (RPM) (G28)

Informações Adicionais
O Sensor de Rotação (RPM) também é usado como um sensor de referência para a posição do virabrequim e está correlato ao Sensor de Posição do Comando de Válulas, Banco 1 (G40) e Sensor de Posição do Comando de Válulas, Banco 2 (G163) (um sensor para cada par de cilindros).
Quando encontrado nos seguintes carros: VW Golf, Jetta ou New Beetle, todos do ano de 2004 equipados com motores 1.9l TDI-PD (BEW), verifique os comunicados TSB (Technical Service Bulletin) número 97-05-03 ou 97-05-04, que recomendam a atualização de firmware da ECU e a instalação de um ponto secundário de aterramento. Essa recomendação é valida se a versão do firmware for menor que 6328; a versão atual do firmware deve ser 7000 ou superior.


Código de Erro: 16706 P0322
Descrição: Circuito do Sensor de Rotação no Distribuidor de Ignição: sem sinal
e
Código de Erro: 16706/P0322/000802
Descrição: Sensor de Rotação (RPM) (G28): sem sinal

Possíveis Sintomas:
Motor desliga
Motor não liga
Velocímetro Inoperante
Luz espia da vela de incandescência (K29) pisca (para motores a diesel)

Causas Prováveis
Sensor de Rotação (RPM) (G28) com mal contato
Sensor de Rotação (RPM) (G28) inoperante/queimado

Possíveis Soluções
Verifique o Sensor de Rotação (RPM) (G28)

Informações Adicionais
O Sensor de Rotação (RPM) (G28) também é usado como um sensor de referência para a posição do virabrequim.



Sensor de Marca de Referência (G4) e Sensor de Rotação (RPM) (G28)

Ambos os sensores são idênticos em termos de projeto e estão instalados em um suporte comum no lado esquerdo do motor, junto ao volante de inércia.
O Sensor de Marca de Referência detecta a presença de um pino de aço, prensado na parte traseira (62° BTDC (antes do ponto morto superior) do cilindro de número 1). Um pulso de voltagem alternada é gerado, de acordo com o princípio de indução, uma vez a cada ciclo do virabrequim.
O Sensor de Rotação lê os 135 dentes do volante de inércia. Nesse caso, 135 pulsos de voltagem alternada são induzidos a cada ciclo do virabrequim.

g3g28sensors.jpg


Utilização do Sinal
O sistema de controle Motronic se orienta de acordo com a posição angular instantânea do virabrequim e também a velocidade atual do motor (RPM), com base na marca de referência e no sinal da velocidade do motor.

Funcionamento em caso de falha
O motor não pode ser ligado caso um dos sensores falhe.
Entretanto, se o Sensor de Marca de Referência falhar enquanto o motor estiver funcionando, o motor continua funcionando utilizando o sinal de TDC do cilindro, calculado internamente quando o motor foi ligado.
Para o sinal de velocidade do motor, não há paleativo ou substituto.
 

lorddidio

Novato
Boa noite, tenho um audi A3, hoje do nada estava na pista e ele perdeu a potencia parecia que estava no neutro parei o carro no acostamento desliguei e liguei ele voltou ao normal, aconteceu duas vezes, minha duvida é sera que pode ser o sensor de velocidade que esta com defeito ai quando ele esta em X mil giros se perde mudando para o neutro?
 
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