Scan no veículo por 80 reais, está caro?

AlissonA3T

Administrator
Nessa discussão ai sobre que ninguem trabalha de graça... ninguem reclama do mecanico COBRAR pelo serviço, mas EXPLORAR o cliente pelo serviço prestado é diferente... O diagnostico quem faz é o computador, o mecanico so vai ter trabalho de encaixar o plugin no carro. Ele pode cobrar pelo serviço claro, mas não explorar, explorar e cobrar são coisas totalmente diferentes uma da outra.

paulobeto

Membro
Jordaum disse:
PB, entendo seu ponto de vista, e concordo com ele, afinal nem relógio trabalha de graça.

Mas discordo completamente do seu exemplo, pois temos que analisar o contexto, e que no caso, passar scanner não é a atividade fim da oficina.

Acho que me expressei mal no primeiro post, vou tentar reformular.

Eu não concordo com o atendimento de certas oficinas, que o cliente chega e fala q ta com um problema tal, ai o cara vira e fala que pra "analisar" tem q passar o scaner, e só isso custo X, tendo ou não problema. (aqui em BH tem muita oficina assim)

Isso é o fim da picada. Utilizando seu exemplo, é o mesmo q vc chegar no médico falando que as vezes vc sente tontura, e ele falar que pra dar o diagnostico tem que medir sua pressão, e só para colocar o aparelho no seu braço e dar algumas bombadinhas custa X, mesmo que venha com isso descobrir que seu problema não é pressão baixa.

Como vc bem lembrou, o scaner é uma ferramenta de diagnostico, ela sozinha não serve pra absolutamente nada, então o mecânico tem q se lembrar que para fazer o orçamento correto do serviço a ser realizado no carro, obrigatoriamente ele tem que passar o scaner "DE GRAÇA" para ajuda-lo no diagnostico do problema, e ai sim, passar o orçamento do seu serviço de reparo do problema.

Se ao passar o scaner não acusar nada, e o problema persistir (como ocorre qndo o sensor de temperatura esta com problema), ele vai cobrar pelo que? Se nem mesmo a ferramenta teve utilidade no diagnostico?

Não conheço nenhum mecânico honesto que cobra pra passar o scaner. Pois geralmente sabem que a fidelização do cliente já começa ali. Se vc chega na oficina e fala q ta com tal problema, o cara se dispõe a "examinar", e pra isso precisa do scaner, não tem sentido cobrar, pois se realmente tem um problema no carro, ele sabe que este serviço que ele esta prestando (que na verdade faz parte do orçamento), ele vai recuperar ganhando o cliente e efetuando o conserto do carro.

Quero deixar bem claro que não estou me referindo a pessoas que chegam na oficina com o único e exclusivo objetivo de passar o scaner no carro, pois neste caso não se trata de um "orçamento", mas somente uma prestação de serviço, devendo, neste caso ser cobrado tal serviço.

Como deixou bem claro o amigo que criou o tópico: "Quero fazer o scan para achar o problema do meu carro.." Então se a oficina tivesse um pouco de bom senso e tino comercial, faria o "orçamento" de graça, como realmente tem que ser. E não cobrar R$80,00 pra usar uma ferramenta que ira ajudar ele, o "mecânico", e não o cliente. Uma vez que o objetivo do cliente não é apenas saber qual o problema do carro, mas sim resolvê-lo.

[]s,

é que Brasileiro é na maioria tudo folgado e tinha entendido que o intuito era apenas passar o scanner.

Todos que vão chipar na Nascar tem o carro avaliado pelo scanner antes de qq coisa e se acusar um unico erro eles não fazem o chip porem orientam o cliente em como resolver (caso o cliente queira lá mesmo eles mesmo resolvem todos os erros mas leva 1 a 2 dias) e apenas apos isso chipam. Claro que nessa situação o scanner não é cobrado.

Seu exemplo tb num foi dos melhores hein ;-) pois nao esqueça que o médico que vc comenta não poder cobrar para medir pressão já te cobrou antecipado apenas para sentar cadeira da sala dele, seja em dinheiro ou via plano médico senão nem atendido vc seria portanto a pressão medida já foi paga e num foi cortesia não. De graça só o SUS.

gmoura disse:
Queria muito comprar um aparelho desses mas só uso Mac, será que tem pra Mac?

Faz o bootcamp e instala o windows ai para quando precisar de programas e coisas que só tem no windows...

e o exemplo do médico foi ruim mesmo, o médico cobra como o rapaz disse, só para entrar na sala dele e fazer a consulta ja é cobrado, se for convenio através dele e se for particular pode botar uns R$100 só para dizer oi ao médico.

Acho que o mecânico que cobra scanner não está pensando no futuro e no proprio bolso, sendo que mecânico a pessoa se gostar vai levar la para o resto da vida e ainda indicar os amigos e parentes, ai vai de cada um, por isso que tem oficinas lotadas e oficinas vazias.

gabrielm

Novato
isso mesmo pessoal. aqui, como eu disse, cobram 50,00. sei disse pois uma vez fui numa oficina e pedi pra passar o scanner..ja de cara me falaram que custava 50. depois que o mecanico passou o scanner perguntou se eu ia fazer o serviço la com eles, pois ia precisar agendar...dae beleza, agendei uma data e "nao" me cobraram pelo scanner. digo nao entre aspas pois depois eu paguei a m.o entao deveria estar incluido tudo junto...

senao eu ia pagar apenas pra saber qual erro tava dando no scanner...

Jordaum

Aro 99
Pessoal, vcs estão levando o exemplo ao pé da letra.. kkkk

A intenção foi diferenciar apenas "a ferramenta", que é meio, para "o diagnóstico", que é fim.

Como disse, apenas quis usar o mesmo exemplo do PB, mas tudo bem, dou outro e proponho um teste: Vá em uma farmácia e pergunte quanto cobram pra medir sua pressão.

[]s,

paulobeto

Membro
ahhh .. Farmacias estão proibidas de medir pressão de acordo com a nova resolução da Anvisa...isso é sério! então tu tem que pagar para medir nos consultórios médicos.. ou ... comprar um aparelhinho digital de medir pressão .. que nem eu ... nada como ter 03 médicos na familia, fora 2 Farmacêuticos ....hehehe

mas voltando ao tema:

Jordaum... nós tamu te enchendo o saco! sorry! desculpa zoar o tópico...
kkkkkk... sorry mano rsrsrs

Jordaum

Aro 99
PB,

Realmente a medição da pressão arterial pelas farmácias ficou proibida por muitos anos, mas parece que já foi regulamentada pela ANVISA, não?

18/08/2009
A medição de pressão arterial, da taxa de glicose e a aplicação de injeções vão voltar a ser feitas nas farmácias de todo o país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, as novas regras para estabelecimentos farmacêuticos, que preveem uma série de medidas.

Não acho que estamos desvirtuando o tópico não, pois a pergunta do tópico é de resposta bem subjetiva, assim estamos apenas debatendo o assunto e demonstrando nossos ponto de vista. :)

[]s,

ninjakyok

Novato
Concordo que se esse serviço fosse de graça, a oficina iria lotar só de pessoas querendo "checar" seu veículo, mas pensando por outro lado, muitos iria pensar "já estou aqui mesmo" e iria fazer o serviço na oficina...

Pessoal, não consegui passar na oficina hoje, irei passar amanhã, caso retorne algum erro no Scan e eu efetue o serviço lá, eles não irão cobrar o Scan, caso contrário, terei que pagar R$ 80 reais. Melhorou né? :uhuu:

O que dá raiva é que quando eu vou mostrar o problema para alguém o carro fica normal, parece que eu to mentindo. :doido:

gabrielm

Novato
dae ninja...esses problemas intermitentes são os piores...

depois que passar o vag pede pra imprimir os erros ou tenta copiar e depois mostra aqui pra gente ver o log...

lexupdate

Membro
Realmente é uma discussão interessante...quem presta um serviço pode cobrar por hora ou pelo serviço como um todo. Particularmente, não gosto dessa opção "por hora". "Por hora" o cara pode ficar valorizando o serviço pra ganhar mais, existe um conflito de interesses.
Mais plausível é cobrar para resolver o problema, concordo com o jordaum. Isso é bom pro cliente, porque estimula a conclusão do serviço e a gente sabe qto vai gastar.
Entaum, se vc chegar na oficina e o seu problema for passar o scanner, por 80 reais o seu problema será resolvido, acho que poderia ser um pouco menos, mesmo assim tá no preço.
Mas se o seu problema for algum sintoma no carro que vc possa explicar, não acho justo cobrar para passar o scanner, sabe pq? Pq o scanner nessa caso é uma ferramenta do mecanico! Ele facilita o trabalho do mecanico, inclusive deveria ser mais barato passando o scanner, não acham? hehehe
abraço a todos!

paulobeto

Membro
Jordaum disse:
PB,

Realmente a medição da pressão arterial pelas farmácias ficou proibida por muitos anos, mas parece que já foi regulamentada pela ANVISA, não?

18/08/2009
A medição de pressão arterial, da taxa de glicose e a aplicação de injeções vão voltar a ser feitas nas farmácias de todo o país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, as novas regras para estabelecimentos farmacêuticos, que preveem uma série de medidas.

Não acho que estamos desvirtuando o tópico não, pois a pergunta do tópico é de resposta bem subjetiva, assim estamos apenas debatendo o assunto e demonstrando nossos ponto de vista. :)

[]s,

deixa pra lá ... mas essa determinação da Anvisa é antiga.

Detalhe: a RDC 44/2009 PERMITE aferir Pressão arterial e glicemia capilar em farmacias e drogarias. Alem da temperatura corporal (febre). Até então era proibido. O estado de SP havia uma lei que permitia, mas por ser estadual era engolida pela lei federal e perdia a validade; na pratica ficou a criterio das VISAS locais que através de "acordos de cavalheiros permitira ou não", contudo a rigor não era permitido. Mas com a edição da RDC 44/2009 a pratica ficou permitida em definitivo (ou pelo menos por enquanto) em todo territorio nacional a não se em casos da Anvisa local não permitir.

Detalhe: a RDC 44/2009 PERMITE aferir Pressão arterial e glicemia capilar em farmacias e drogarias. Alem da temperatura corporal (febre).

A ANVISA de São Bernardo do Campo (onde eu PB moro) proibe todos esses procedimentos e foi com base nisso que eu disse.

De qq maneira o papo foi bom...hehehe

Tenho parente direto farmacêutico por isso eu disse isso ... mas valeu pelo papo.