Salvação pro futuro: GNV + turbo

carlos_aap

Novato
Boa tarde galera,

Lendo algumas apostilas pela internet afora me deparei com um assunto muito interessante que é o uso de turbo em um carro GNV. Sempre escuto o pessoal dizendo que o carro com GNV perde a força e tal. Achei MUITO interessante, ainda mais agora que a gasolina está quase chegando nos R$4,00 o litro. Vou colocar aqui o pedaço que li e achei bem interessante;

"Pouca gente sabe, mas o gás natural é um combustível mais "esportivo" que o álcool. Tem o equivalente a 132 octanas, contra 91 da gasolina e 105 do derivado da cana. Outra característica do GNV favorável ao alto desempenho está na sua resistência à detonação: é possível usar taxas de compressão de 15:1, contra 12,5:1 do álcool e 9:1 da gasolina. Hoje, o GNV faz o carro andar menos que os demais por causa de uma terceira característica: ele é um gás e, ao se expandir, rouba muito espaço na câmara de combustão. Sem lugar para o ar, é como se o motor ficasse menor.
Com um turbo, a coisa muda de figura. Além de empurrar mais ar para dentro dos cilindros, o compressor ainda abre espaço nas câmaras de combustão ao condensar significativamente o próprio GNV. O ganho de potência estimado pela Bosch é de 50%, usando a turbina com 1 bar de pressão - uma taxa conservadora, para esse combustível. Se num motor aspirado de 100 cavalos a potência cai para 90 com o GNV, ao adotar a sobrealimentação podemos chegar a apetitosos 150 cavalos. Segundo o gerente de desenvolvimento da Bosch, Sidney de Oliveira, o consumo deve até diminuir 10% em relação GNV aspirado: "O motor acaba ficando mais adequado às características do gás natural. Quando bem usado, o turbocompressor deixa o carro mais econômico. Em modelos pequenos da Europa, tem sido assim"

Comentem aí o que acham...

merotti

Membro
Se a montadora fazer um carro movido a gás, digo que já saia de fábrica com ele, concordo que possa ser eficiente. Agora pegar um carro de injeção direta de combustível e adaptar um kit GNV é errado, na minha opinião. Penso que se alguém quer consumo de combustível não deve comprar um jetta ou um a3 e colocar GNV, e sim comprar esses novos motores de três cilindros 1.0. Essa é a minha opinião.

Assino embaixo do que o Merotti disse... Além do mais, pensando pelo lado da sustentabilidade, o GNV NÃO É sustentável! Ele vem de uma fonte não renovável... Sem contar que ele é até mais "sujo" do que a gasolina... Para mim não existe combustível melhor que o etanol atualmente (falando em ciclo Otto)... Vem de fontes renováveis, tem octanagem elevada e é mais limpo