Ronco: escapamento ou filtro?

athellam

Membro
Fala galera,
Estou na busca por um ronquinho mais legal pro meu a3. Ja vi alguns topicos falando sobre isso aqui mas n foram mto conclusivos.
Gostaria de saber de vcs o que voces dariam preferencia? As opcoes sao as seguintes e variam de 100 a 600

Filtro simota CAI (aquele que o filtro fica entre 2 tubulacoes e a admissao fica na frente no mesmo lugar do oem) mas minhas duvidas sao:
Nao sei sobre o poder de filtracao, nao sei se perde torque, se puxa um pouco de ar quente pq nao tem aquela caixa coletora do oem. O vendedor disse que aumenta o som igual um conico

Trocar abafador intermediario por um cano reto:
Conversei com um mecanico e eles fazem com flanges e me garantiu q n fica barulhos metalicos, mas me disse que a maioria que substitui por um cano reto volta depois e coloca um abafador esportivo no lugar pq fica mt barulhento.

Trocar abafador traseiro por um esportivo com ponteiras maiores:
Ele disse que nesses carros turbo a galera tem trocado o intermediario, que nao sabia me falar se ia ficar o q eu queria.

Acho que vou no abaf. Esportivo no intermediario mesmo, alguem q colocou tem um video ou algo assim? Pq os q vi aqui eram com cano reto ou esportivo no intermediario e reto no final..

Mas minha duvida q queria que sanasse era:
Trocar o abafador intermediario por um esportivo fod o torque igual qdo troca um downpip sem chip?

Abracos
 
DOWNPIPE... esse é o segredo. no 8P meu encorpou bem o ronco e ficou simplesmente perfeito. Ja usei filtro conico intake completo e to com inbox agora, nem se compara

tenho só medo de fazer 3pol o resto do escape deixando 1 abafador só, de ficar mto alto, pq no momento ta perfeito
 

JulioRJ

Membro
rapaz o ronco de filtro de um ap 1.6 fica muito melhor do que os 1.8 20v... experimenta desmontar a tampa da caixa e acelerar... o ronco de cima é uma porcaria... faz somente o escape..

filtro é mais pra quem realmente mexeu no motor/turbina ou nao quer ficar trocando filtro toda hora como e o caso do inbox
 

athellam

Membro
Mas o meu e um spb 2.0 tfsi 2011
Usava um injen em um civic si e era mt bom, mas acredito que por causa do vtec o barulho ficava perfeito..
N sei como e um filtro esportivo nos audis, n conheco ngm aqui em bh q tem um a3 pra troca uma ideia a
 
o sportback com filtro mal faz barulho....

downpipe é o primeiro passo, alem de ganhar potencia vc ganha som grave e os peidos na troca de macha
 

DrekTo

Novato
fcapitanucci disse:
o sportback com filtro mal faz barulho....

downpipe é o primeiro passo, alem de ganhar potencia vc ganha som grave e os peidos na troca de macha
Man.. discordo... sao 2 barulhos distintos, mas cm intake faz um barulho muito gostoso... ouve a turbina, o alivio... ja com filtro inbox nao faz... fica igual cm.filtro.oem...
Ja o dp ja encorpa o ronco e faz gritar bem... principalmente sem catalisador...
 
sim com intake faz um som lindo diferente, MAS, em puxada forte aquela porra apita....e da raiva de ouvir o assobio quando ta enchendo
 

athellam

Membro
Entendii!
Mas ouvi falando ai que colocar o downpipe de 3" sem chip acaba perdendo torque.. E meu carro eh de cidade entao o mais importante e torque msm raramente to em alta..
Trocando abafador intermediario oem por esportivo da um ronco bom? Perde torque tb?

Valeuu abracos
 
Nao senti perda de torque fazendo downpipe e sim colocando intake completo.
fiz o remap so depois de 2 meses. Sem nenhuma luz sem nada
 

guiguigui

Membro
Depende o que você tem em mente. Se quer ronco "grosso" ou agudo, escape. Se quer ouvir o assobio e o alívio, filtro!

Se você tirar o intermediário, vai ficar alto, um absurdo, nas trocas de marcha dá um tiro! Meu amigo tem um sportback igual ao seu e tirou o intermediário, ouve-se a quadras de distância, mas não aguenta 5 minutos numa viagem na BR.

Para você ter uma ideia segue um vídeo que fiz na época com o meu só com filtro, sem escape. O mais é um pouco mais forte pois é um s3 e tá preparado, mas no seu vai dar pra ouvir parecido também. O bom do filtro é quando enche a turbina e ele começa a dar aquelas chicotadas (olha no meu vídeo bem no começo quando giro começa a subir dá pra ouvir as chicotadas).

Precisa por o volume alto pra ouvir bem:

https://www.youtube.com/watch?v=ZA6xdAFkGks
 

athellam

Membro
Entendii, eh tem tipo uma chicotada mesmo, mas parece que os filtros nesses carros n fazem tanto grave msm..
Mas guiguigui vc acha q fica absurdo assim mesmo com abafador esportivo no intermediario?

Eu queria mesmo um ronco que vi em uma m3 hahaha sei q e meio foda a comparacao mas era um som mais agudo lindo parecia um pouco formula 1, e parado quase nao fazia.. Nao queria aqueles gravezao q fica empipocando parecendo harley davidson.. Eh possivel ou so trocado escape inteiro?

N faco a minima ideia da diferenca de som entre só downpipe e só abafador esportivo..
 
M3 é motor completamente diferente. Tipo harley x moto speed

Ali sao 8cil, fora coletor e o restante do escape

Downpipe vai engrossar o ronco com baixa ressonancia. Vai peidar na troca de marchas
 

guiguigui

Membro
Pra você conseguir ronco um pouco mais agude tem que ser cano reto no meio, sem abafador intermediário e no final um esportivo.

Eu quis dizer do ronco alto tirando o intermediário e deixando sem abafador ali. Isso que meu amigo fez.

Mas mesmo você tirando o do meio e colocando esportivo no final não vai se aproximar da m3, como Fabrício disse ali é outra história, cilindros, coletor, escape...
 

athellam

Membro
Entendi haha, impossivel mesmo se aproximar, esses v8 tt da bmw sao cabuloso demais..
Conversei com o mecanico la ele disse pra eu colocar um abafador esportivo alpha no lugar do intermediario oem.. Falou que ia ficar bom.. Iai boto fe total no mecanico??
Tenho medo so de colocar abafador esportivo no lugar gastar 300 pila e n mudar nda ou perder potencia/torque
 

jrcueto

Novato
Cara da uma olhada no meu, tá sem o abafador intermediário e está com cano de inox 2,5" no lugar.. Eu acho tranquilo o ronco se vc andar devagar e quando vc acelera o bixo grita mesmo, dá pra ouvir de longe!
https://www.youtube.com/watch?v=GjRvhIZOcPc
 

DrekTo

Novato
fcapitanucci disse:
sim com intake faz um som lindo diferente, MAS, em puxada forte aquela porra apita....e da raiva de ouvir o assobio quando ta enchendo
Rsss... eu ja acho aquele assobiozinho da turbina delicioso...
O meu a partir de 1500, tanto faz se em D, S ou manual faz... vc consegue ouvir a turbina girando e pressurizando...
 

tlucasbr

Membro
Pessoal, buscando uma dica de quem ja utiliza dp aftermarket e remapeou... Hoje em dia estou preferindo silêncio no cockpit, então minha escolha de downpipe vai levar isto em consideração.

Meu spb vai ser no maximo stg1 com dp e filtro inbox (e os perifericos de melhoria, que entendo ser bobinas, velas, tubos de pressurização). A pergunta é... apenas downpipe com hiflow cat, aumenta a ressonância consideravelmente, ou vai de boas?

Abraços
 

Bruno_mgá

Novato
tlucasbr disse:
Pessoal, buscando uma dica de quem ja utiliza dp aftermarket e remapeou... Hoje em dia estou preferindo silêncio no cockpit, então minha escolha de downpipe vai levar isto em consideração.

Meu spb vai ser no maximo stg1 com dp e filtro inbox (e os perifericos de melhoria, que entendo ser bobinas, velas, tubos de pressurização). A pergunta é... apenas downpipe com hiflow cat, aumenta a ressonância consideravelmente, ou vai de boas?

Abraços
Coloquei DP 3 sem catalisador no meu e na minha opinião o ronco muda pouco. Na garagem do prédio, pela manha logo ao ligar o carro ele fica um com um ronco um pouco mais alto, porém depois quase não se nota a diferença.

@[member="athellam"] e ai o que acabou fazendo? Cheguei a tirar o abafador intermediário uma vez mas não gostei. No meu caso para viajar ficou uma merd*! ressonância insuportável. Estou pensando em retirar o intermediário e colocar um esportivo no lugar, porém gostaria de um review de algum amigo antes.
 

athellam

Membro
fala @[member="Bruno_mgá"] foi mal a demora fiquei um tempo sem entrar no fórum..
então já tem uns 3 meses que coloquei um esportivo de pobre no intermediário, nada de marca..
achei legal apesar de com os vidros fechados e som desligado , entre 2000 e 3000 rpm dá uma ressonância horrível..
mas pra final de semana eh mt bom, da um pipoco abafado na passada de 1ª pra 2ª, vira outro carro..
mas pra viagem deve ser ruim mesmo, a maior distancia que fiz com ele direto foi 60km e no final já tava enjoado..

engraçado que o barulho aumenta conforme o carro esquenta , e se vc andar acelerando o barulho aumenta mais ainda mesmo andando devagar depois..
também tive a impressão de que aumentou muito o desempenho em alta.. não fiz o teste antes, mas sem o abafador consegui andar junto com audi tt 2015 e ate mais um poco que 130 aspirada.. achei que ficou meio manco só entre 850 e 1800rpm, depois fica a mesma coisa ..

conclusão: eu não colocaria cano reto no lugar do abafador intermediário pq a ressonância já e ruim com esportivo, imagino sem nada, imagino que deve ficar com barulho de celta tb..
abraços
 
Topo