jansensamir2012
Novato
Pessoal, procurei algo semelhante e não encontrei...tava lendo e achei muito interessante este método de calcular se caberá ou não a roda...
Espero ajudar de alguma forma.
Segue...
RETIRADO: http://www.dkc.com.br/beta/diy-cabe-ou-nao-cabe/
[DIY] Rodas Largas – Cabe ou não cabe?
Publicado em 13 de março de 2013, por admin - Postado em DKC6
Com rodas largas se tornando mais comuns aqui no Brasil essa dúvida aparece mais e mais no Facebook, fóruns e afins. Agora, você sabe verificar se uma roda entraria em seu carro? Se ela ficaria muito para fora ou para dentro do paralamas? Vamos aqui, dar uma pequena ajuda para quem quer montar algo diferente e fora do comum, mas tem aquele receio…
Começando pelo básico; informações contidas nas rodas que irão te ajudar. Aro e largura da roda (em polegadas) e offset (ou et) em milímetros.
Ok, isso ainda não ajudou em nada né? Então bora começar de fato nossa ajuda.
Off-set (ET) Eis aqui nosso vilão. Tão (ou mais) importante do que a largura de fato, geralmente esquecido na hora da compra da roda, o offset é uma importante informação e sendo bem analisada, pode trazer resultados BEM inesperados para seu projeto.
Offset ou ET (conhecido universalmente), é a distância entre a face de assentamento (local que entra em contado direto com o cubo) e o meio da Tala (que é a largura da roda).
Existe 3 tipos de offset:
1- Offset ZERO: A face da roda está exatamente no meio da tala.
2 – Offset POSITIVO: A face da roda esta mais para o lado de fora da tala. Jogando a roda para DENTRO.
3 – Offset NEGATIVO: A face da roda esta mais pra o lado de dentro da tala. Jogando a roda para FORA.
Fazendo a medição de uma forma simples:
Exemplificando (Um pouco de matemática)
Agora o mais importante…VAI CABER????
O Jean Isotton diz:
Quando eu estava montando meu carro, muitos duvidaram que não iria caber tala 10 na saveiro, eu firmei que daria e me chamaram de louco e que estava jogando dinheiro fora.. Pois bem vou mostrar qual método eu utilizei para ver se caberia ou não as rodas. Passo a passo!
1° passo: O melhor modo de fazer essa medição é com o carro ainda em sua altura original, se isso não for mais possível então utilizando o macaco tente deixar uns 4 dedos de pneu/paralama.
2° passo: Com uma trena em mãos e o carro em um local plano com um espaço adequado entre pneu/paralama, apoie o início da trena na haste do amortecedor (haste que eu digo é logo abaixo do prato). Alguns veículos não possuem prato na traseira, então utilize o corpo do amortecedor (ou a peça mais próxima da roda, aquela que supostamente uma roda mais larga encostaria primeiro) para apoiar o início da trena. (Dê preferência utilizando a parte mais “grossa” do amortecedor, para se trabalhar com uma margem e evitar transtornos, se necessário retire a roda). Com a ponta da trena apoiada no local correto, veja a distância marcada até a parte interna do paralama.
Exemplo: A marcação apontou 25 cm do amortecedor até o paralama, +/- 9,8 polegadas! Ao ver um número grande você vai se animar e pensar: “UOUUUU!! QUASE CABE TALA 10!!!” Mas não é tão simples.. Para evitar transtornos, deixe sempre uma folga de 2pol do amortecedor até a parte interna da caixa de roda para o conjunto traseiro de um carro com eixo rígido..Ou seja de 9.8 polegadas já estamos falando de 7,8 polegadas (usáveis). Para a dianteira com uma suspensão tipo MacPherson você consegue diminuir essa margem pois a roda montada e a torre acompanham o curso da suspensão, MAS leve em conta que na dianteira as rodas esterçam e podem pegar nas caixas.
Massssssss “Qual a folga que devemos por entre a roda e a parte interna do paralama?”
Jean Responde: “Depende da sua vontade!”
Seguindo o exemplo, vamos supor que o proprietário do veículo decidiu optar por tala 8, mantendo as 2 polegadas de folga na parte interna.. Isso não quer dizer que toda roda tala 8 vai entrar no seu querido veículo, isso só indica as dimensões máximas de largura que seu carro consegue utilizar… Agora para saber qual offset essa roda tala 8 precisa ter para caber no seu carro, vamos medir novamente, agora obrigatoriamente sem a roda..
3° passo: (MEDINDO OFFSET IDEAL). Com o veículo sem a roda e com auxílio de uma régua vamos descobrir que offsets seu carro suporta.. Coloque a régua rente ao cubo, (como se a régua fosse a face da roda), e tire a medida entre a régua e o amortecedor, como mostra no desenho abaixo.
Exemplo!! Vamos supor que a medida deu 12,7 cm (127mm), ou 5 polegadas, quer dizer que se a roda TALA 8 em questão possuir um offset positivo de 30, a roda vai raspar no amortecedor..PORQUE: Lembre-se, o offset é dado a partir do 0! Ou seja, se a roda é tala 8, seu centro está a no minimo 102 mm de cada extremidade da roda.. Se a roda possui offset positivo de 30, quer dizer que a face da roda esta mais próxima do lado de fora. Mas voltando aos números, 102mm (meio da tala) + 30mm (offset) da um total de 132mm.. Quer dizer que ao colocar a roda no carro, 132 mm dos 204mm totais vão ficar mais para dentro do que para fora.
ENTENDERAM? Então se meu carro só tem 127 mm de folga (entre o cubo e o amortecedor) e a roda entra 132mm, quer dizer que 5 mm (meio centímetro) vai pegar no amortecedor.
Ajudinha digital - WillTheyFit.com
Neste site você consegue simular como ficará a roda desejada em relação à original, mas POR FAVOR, NÃO leve em conta a imagem da suspensão que é mostrada no site, aquilo é um ponto de referências apenas. Não condiz com a realidade, já que o site é algo universal e sabemos que cada marca/modelo de carro tem suas particularidades.
[background=rgb(246, 246, 122)]LEMBRE-SE[/background]
- Este DIY é uma das MUITAS maneiras de se calcular a possibilidade de instalação de uma roda em um carro. Cada carro tem suas particularidades, por tanto, este explicativo foi elaborado de uma forma generalizada e universal.
- Cuidado com as medidas dos pneus, nossa ajuda foi focada nas rodas, não se esqueça de levar em consideração o pneu montado na roda, qual a largura da roda em relação ao pneu? O pneu vai ultrapassar a largura total da roda? Vai ser inferior à largura da roda (stretch)?
- Todas as medidas utilizadas nas explicações NÃO devem ser levadas em conta para uma medição de fato.
- Esse post está LONGE de ser um guia sobre o assunto. Mas esperamos que ele seja o empurrão que falta para todos que querem ter algo diferente, de fato, tenham.
Está ainda com dúvidas? Quer passar a sua experiência ou tem alguma dica importante sobre o assunto?
Temos um tópico especial em nosso fórum só para essa discussão, cola lá!
Espero ajudar de alguma forma.
Segue...
RETIRADO: http://www.dkc.com.br/beta/diy-cabe-ou-nao-cabe/
[DIY] Rodas Largas – Cabe ou não cabe?
Publicado em 13 de março de 2013, por admin - Postado em DKC6

Com rodas largas se tornando mais comuns aqui no Brasil essa dúvida aparece mais e mais no Facebook, fóruns e afins. Agora, você sabe verificar se uma roda entraria em seu carro? Se ela ficaria muito para fora ou para dentro do paralamas? Vamos aqui, dar uma pequena ajuda para quem quer montar algo diferente e fora do comum, mas tem aquele receio…
Começando pelo básico; informações contidas nas rodas que irão te ajudar. Aro e largura da roda (em polegadas) e offset (ou et) em milímetros.

Ok, isso ainda não ajudou em nada né? Então bora começar de fato nossa ajuda.
Off-set (ET) Eis aqui nosso vilão. Tão (ou mais) importante do que a largura de fato, geralmente esquecido na hora da compra da roda, o offset é uma importante informação e sendo bem analisada, pode trazer resultados BEM inesperados para seu projeto.
Offset ou ET (conhecido universalmente), é a distância entre a face de assentamento (local que entra em contado direto com o cubo) e o meio da Tala (que é a largura da roda).
Existe 3 tipos de offset:

1- Offset ZERO: A face da roda está exatamente no meio da tala.
2 – Offset POSITIVO: A face da roda esta mais para o lado de fora da tala. Jogando a roda para DENTRO.
3 – Offset NEGATIVO: A face da roda esta mais pra o lado de dentro da tala. Jogando a roda para FORA.
Fazendo a medição de uma forma simples:

Exemplificando (Um pouco de matemática)
Agora o mais importante…VAI CABER????
O Jean Isotton diz:
Quando eu estava montando meu carro, muitos duvidaram que não iria caber tala 10 na saveiro, eu firmei que daria e me chamaram de louco e que estava jogando dinheiro fora.. Pois bem vou mostrar qual método eu utilizei para ver se caberia ou não as rodas. Passo a passo!
1° passo: O melhor modo de fazer essa medição é com o carro ainda em sua altura original, se isso não for mais possível então utilizando o macaco tente deixar uns 4 dedos de pneu/paralama.
2° passo: Com uma trena em mãos e o carro em um local plano com um espaço adequado entre pneu/paralama, apoie o início da trena na haste do amortecedor (haste que eu digo é logo abaixo do prato). Alguns veículos não possuem prato na traseira, então utilize o corpo do amortecedor (ou a peça mais próxima da roda, aquela que supostamente uma roda mais larga encostaria primeiro) para apoiar o início da trena. (Dê preferência utilizando a parte mais “grossa” do amortecedor, para se trabalhar com uma margem e evitar transtornos, se necessário retire a roda). Com a ponta da trena apoiada no local correto, veja a distância marcada até a parte interna do paralama.
Exemplo: A marcação apontou 25 cm do amortecedor até o paralama, +/- 9,8 polegadas! Ao ver um número grande você vai se animar e pensar: “UOUUUU!! QUASE CABE TALA 10!!!” Mas não é tão simples.. Para evitar transtornos, deixe sempre uma folga de 2pol do amortecedor até a parte interna da caixa de roda para o conjunto traseiro de um carro com eixo rígido..Ou seja de 9.8 polegadas já estamos falando de 7,8 polegadas (usáveis). Para a dianteira com uma suspensão tipo MacPherson você consegue diminuir essa margem pois a roda montada e a torre acompanham o curso da suspensão, MAS leve em conta que na dianteira as rodas esterçam e podem pegar nas caixas.
Massssssss “Qual a folga que devemos por entre a roda e a parte interna do paralama?”
Jean Responde: “Depende da sua vontade!”
Seguindo o exemplo, vamos supor que o proprietário do veículo decidiu optar por tala 8, mantendo as 2 polegadas de folga na parte interna.. Isso não quer dizer que toda roda tala 8 vai entrar no seu querido veículo, isso só indica as dimensões máximas de largura que seu carro consegue utilizar… Agora para saber qual offset essa roda tala 8 precisa ter para caber no seu carro, vamos medir novamente, agora obrigatoriamente sem a roda..
3° passo: (MEDINDO OFFSET IDEAL). Com o veículo sem a roda e com auxílio de uma régua vamos descobrir que offsets seu carro suporta.. Coloque a régua rente ao cubo, (como se a régua fosse a face da roda), e tire a medida entre a régua e o amortecedor, como mostra no desenho abaixo.

Exemplo!! Vamos supor que a medida deu 12,7 cm (127mm), ou 5 polegadas, quer dizer que se a roda TALA 8 em questão possuir um offset positivo de 30, a roda vai raspar no amortecedor..PORQUE: Lembre-se, o offset é dado a partir do 0! Ou seja, se a roda é tala 8, seu centro está a no minimo 102 mm de cada extremidade da roda.. Se a roda possui offset positivo de 30, quer dizer que a face da roda esta mais próxima do lado de fora. Mas voltando aos números, 102mm (meio da tala) + 30mm (offset) da um total de 132mm.. Quer dizer que ao colocar a roda no carro, 132 mm dos 204mm totais vão ficar mais para dentro do que para fora.
ENTENDERAM? Então se meu carro só tem 127 mm de folga (entre o cubo e o amortecedor) e a roda entra 132mm, quer dizer que 5 mm (meio centímetro) vai pegar no amortecedor.
Ajudinha digital - WillTheyFit.com
Neste site você consegue simular como ficará a roda desejada em relação à original, mas POR FAVOR, NÃO leve em conta a imagem da suspensão que é mostrada no site, aquilo é um ponto de referências apenas. Não condiz com a realidade, já que o site é algo universal e sabemos que cada marca/modelo de carro tem suas particularidades.
[background=rgb(246, 246, 122)]LEMBRE-SE[/background]
- Este DIY é uma das MUITAS maneiras de se calcular a possibilidade de instalação de uma roda em um carro. Cada carro tem suas particularidades, por tanto, este explicativo foi elaborado de uma forma generalizada e universal.
- Cuidado com as medidas dos pneus, nossa ajuda foi focada nas rodas, não se esqueça de levar em consideração o pneu montado na roda, qual a largura da roda em relação ao pneu? O pneu vai ultrapassar a largura total da roda? Vai ser inferior à largura da roda (stretch)?
- Todas as medidas utilizadas nas explicações NÃO devem ser levadas em conta para uma medição de fato.
- Esse post está LONGE de ser um guia sobre o assunto. Mas esperamos que ele seja o empurrão que falta para todos que querem ter algo diferente, de fato, tenham.
Está ainda com dúvidas? Quer passar a sua experiência ou tem alguma dica importante sobre o assunto?
Temos um tópico especial em nosso fórum só para essa discussão, cola lá!