Revolta, colocaram bomba de aquário no meu carro!

Samambass

Membro
Fala galera!
Venho aqui contar o que a falta de profissionalismo de um mecânico é capaz de fazer!
Há alguns dias meu carro começou a engasgar principalmente em alta, então resolvi leva-lo em outro mecânico já que o “mecânico” que costumava levar não resolvia o problema.
Pois bem, cheguei lá e falei sobre o que estava ocorrendo, então ele saiu com o carro para testar.
Voltando me disse que iria passar o scanner para ver se havia erros na injeção e disse há ele que eu possuía o vag-com e não acusava erro nenhum, mesmo assim ele passou para confirmar.
Então disse que iria realizar um teste de pressão na bomba, pois a gasolina brasileira tem muito álcool e a bomba do A3 não é projetada para isso.
Ligou dois medidores em série com o sistema de alimentação do carro, um de vazão e outro de pressão.
Resultado:
Bomba de combustível ferrada - Pressão não atingia nem 1 bar direito e vazão ficava na casa dos 50-60L/H.

Disse para ele que havia trocado o refil fazia pouco mais de três meses, então ele tirou a bomba do carro para olhar, pois não era para apresentar problemas assim com uma bomba nova e andando apenas com gasolina de boa qualidade.
Para minha surpresa, o tal “mecânico”, que amanhã vai ouvir poucas e boas sem falar no ressarcimento do prejuízo... Me colocou uma bomba ridícula mesmo eu pagando na ocasião um valor que daria para ter colocado uma bomba original.
Voltei para casa e como precisava sair de viagem com o carro no sábado liguei para um amigo que trabalha em uma revenda de peças especializada Chevrolet mas que também é multimarcas.
Falei com ele e consegui um belo desconto à vista, R$ 200,00 VDO Siemens - 228234015R.
Fui buscar na hora!
Cheguei em casa e mãos a obra...
Vejam o comparativo do refil original com a porcaria que o cara tinha colocado:

149wkd5.jpg

* Refil zerado original - VDO Siemens: 228234015R
2nw3a0x.jpg

* Detalhes do código VDO gravados no refil
29vzb54.jpg

* Bomba que o "mecânico" havia colocado
n6wxy.jpg

* Copo cortado no fundo para gambiarrar a bombinha de aquário, observem o suporte branco para poder encaixar a "bomba" :euhein:
2h7f2py.jpg
* Os dois refis lado a lado para comparação, olha o rombo no fundo...
2j65pvk.jpg

*Close dos dois :negativo:
24qlq8i.jpg

* Diametro e altura das duas. Pracaba!?!?
Bom gente é isso, amanhã tomo as providências cabiveis com meu ex-mecânico.
Fiquem atentos, pois infelizmente tem muito mexânico por ai que além de não ter a mínima noção do que estão fazendo, apenas visam seu dinheiro no bolso deles mesmo que para isso tenham que te passar a perna.
Isso é uma pena, pois denigre a imagem dos bons profissionais que estudam e estão sempre se atualizando.
Só pra concluir, o carro mudou da água pro vinho! Desde que peguei ele já achava um carro meio forte para um 1.6 em comparação com muitos outros que tem por ai, mas agora eu vi que o negócio é fortinho mesmo, claro não é um 180 mais para o meu dia a dia já estava bom, agora tá melhor ainda! :hehehe:

merotti

Membro
Nunca vi uma coisa tão ridícula feita por um mecânico, essa tem que entrar pra lista dos top 10 piores. O ideal é sempre ficar olhando bem de perto o que eles estão fazendo, pra não correr o risco de acontecer isso. Mas o problema é que as vezes precisamos deixar o carro sozinho nas mãos desses caras e ir buscar depois.

Samambass

Membro
Pois é @merotti, na ocasião precisei deixar o carro e ir trabalhar.
Por sorte descobri a tempo de evitar um junta queimada, uma atropelamento de válvula entre diversos outros defeitos causados por mistura pobre.

Andr3T

Membro
O tamanho da bomba não importa desde que ela cumpra o seu papel. Essa bomba menor é para carros com o "copo" e sistema da Bosch, ou seja existe A3 com essa bomba. No Brasil pelo o que parece sairam poucos com o sistema da Bosch, a maioria é o VDO.

O que o cara fez foi adaptar a bomba Bosch no copo da VDO.

Enfim, que bom que descobriu a cagada e ta uma prensa nessa fdp de mecanico, no mínimo ele tem que pagar um sistema novo completo, pois ele picotou o teu. Ah, e vocês pagam carro na bomba Siemens VDO. Eu compro em Goiânia a mesma bomba por 150,00.

Samambass

Membro
@[member='André Dal Molin'] você pode até ter razão em relação ao tamanho da bomba não influenciar, porém tenho minhas dúvidas, pois se assim fosse não haveria necessidade das bombas de alta pressão e/ou alta vazão serem do tamanho que são. Afinal vazão x pressão de uma bomba dependem do tamanho do compressor, pois quanto maior o compressor, maior a pressão e consequentemente a vazão. Claro tudo depende do conjunto e harmonia do sistema.
Talvez se fosse uma verdadeira Bosch eu não tivesse tido problema e não descobriria tão cedo a cagada de cortarem meu copo, porém com essa Indebrás em menos de 3 meses já tava abrindo o bico...

AS555N

Membro de Honra
Samambass disse:
@[member='André Dal Molin'] você pode até ter razão em relação ao tamanho da bomba não influenciar, porém tenho minhas dúvidas, pois se assim fosse não haveria necessidade das bombas de alta pressão e/ou alta vazão serem do tamanho que são. Afinal vazão x pressão de uma bomba dependem do tamanho do compressor, pois quanto maior o compressor, maior a pressão e consequentemente a vazão. Claro tudo depende do conjunto e harmonia do sistema.
Talvez se fosse uma verdadeira Bosch eu não tivesse tido problema e não descobriria tão cedo a cagada de cortarem meu copo, porém com essa Indebrás em menos de 3 meses já tava abrindo o bico...
Concordo com o André Dal Molin.......essa bomba Bosch que alimenta os A3 é a mesma que alimenta a Blazer V6.......então acho que ela dá conta do recado.

Andr3T

Membro
Samambass disse:
Acredito fielmente que o problema ai foi a adaptação e/ou marca da bomba. E sobre o tamanho da bomba, discordo de você. Tudo depende de design eficiênte e tecnologia para produzir tais componentes. Só olhar para os motores de carro mesmo, não necessáriamente o maior motor é o mais potênte, os projetos avançam a ponto de motores menores terem eficiência enormes e produzirem bastante potência. A mesma coisa com uma bomba de combustível, mérito da Bosch que desenhou projetou e produziu uma bomba menor com a mesma vazão e pressão. E da Bosch eu não dúvido nada, eles produzem tecnologia de alto nível para quase todos os ramos.

Andr3T

Membro
Mas realmente, assim como você também estou puto com a cagada que esse mexanico fez no teu carro. Mete a bronca nele hehe!!

Samambass

Membro
André Dal Molin disse:
Mas realmente, assim como você também estou puto com a cagada que esse mexanico fez no teu carro. Mete a bronca nele hehe!!
Com certeza, acabei de chegar de lá!
Devolvi a bomba e ele o meu dinheiro, claro muito contráriado. Disse que eu devo estar andando com gasolina adulterada, isso que só ando na V-Power de posto que há anos abasteço e nunca tive preblema.

Samambass

Membro
Apenas para acrescentar!
Essa bomba não é Bosch, mas sim uma paralela para o sistema Bosch como o @[member='André Dal Molin'] explicou.
Quando fiz a troca por essa bombinha, quase não senti diferença entre ela e a minha antiga que havia travado, o carro apenas continuou a funcionar como era antes. (Detalhe: minha antiga bomba provavelmente era original de fábrica, desconfio).
Agora com a troca pela VDO original posso dizer que está bem diferente, o carro está super forte (claro para um motor 1.6), o som do motor está mais harmonioso não sei explicar direito. Apenas sei que agora esta dando gosto andar com ele, bateu-pegou, resposta está muito mais rápida e o consumo também deu uma boa melhorada.

Acabei de deixar ele no novo mecânico.
Vai ficar internado uns 2 dias - Troca dos 4 amortecedores (Monroe Gás Premium), molas Fabrini originais, kit de buxas e batentes, discos dianteiros, 4 pastilhas, rolamentos dianteiro SKF, tirar pequeno vazamento da direção e limpeza de bicos. :valeu:

Andr3T

Membro
Que bom que resolveu! O meu também foi trocado há pouco tempo, foi colocada esse mesmo refil da VDO da primeira foto. Ótima peça.
Ah, no meu caso eu mesmo comprei a peça por 150,00 e troquei em casa. Sem margem para mexanicos loucos fazerem merda kkkk.

Claudião

Novato
Mano, estou abismado!!!! daonde o nego tirou tanta "engenharia" pra fazer um trampo desses?

Se tá loko, se pagar uns nego profissa pra fazer uma khgda dessa acho que eles não chegam nesse resultado !!!

Os nego tão tomando metanol na hora do armoço e tendo umas idéia de loko !!!

Junta o pescador do tanque, com os peixe do aquário e o nego me sai com uma dessas!!!

Ave. Esse é top 3.

Imagina as gambiarra na casa do cara !!! vishi, nossa, essa foi de matar.

Claudião

Novato
Mano, estou abismado!!!! daonde o nego tirou tanta "engenharia" pra fazer um trampo desses?

Se tá loko, se pagar uns nego profissa pra fazer uma khgda dessa acho que eles não chegam nesse resultado !!!

Junta o pescador do tanque, com os peixe do aquário e o nego me sai com uma dessas!!!

Ave. Esse é top 3.

Claudião

Novato

Ave. Esse é top 3.

Samambass

Membro
André Dal Molin disse:
Que bom que resolveu! O meu também foi trocado há pouco tempo, foi colocada esse mesmo refil da VDO da primeira foto. Ótima peça.
Ah, no meu caso eu mesmo comprei a peça por 150,00 e troquei em casa. Sem margem para mexanicos loucos fazerem merda kkkk.
kkk foi o que eu fiz também, aproveitei e substitui os cabos de alimentação da bomba e sensor da boia, dei uma limpada no sensor da bóia também e troquei além da manqueira de alimentação a de retorno também que estava bem velhinha.
Deveria ter feito isso na anterior, evitaria toda essa dor de cabeça e faria um serviço decente. Infelizmente estava sem tempo na ocasião.
Mais está bom, recuperei o meu dinheiro e o carro está show agora!