Retirada de catalisador - compensa ou não?

isaiasmk2

Membro
Boa noite galera,

o catalisador do meu audera começou fazer barulho, parece que ta solto dentro, levei numa mecânica e me recomendaram retirar, pois só serve pra filtrar os gases e não influi em nada no motor.

Pesquisei na internet que aumenta o consumo de combustível e o barulho do motor fica mais alto, procede?

Compensa remover ou é melhor gastar 900,00 e colocar um novo?
 

kkroto

Membro
Boa noite,

Ajuda a abafar o ruído sim. Se tirar o barulho pode alterar um pouco mas o cheiro dos gases do escape vão mudar bastante(cheiro de carro velho).
A potência acredito que se altere tbm, talvez ganhe uns pocotos removendo o catalisador, mas nada muito significante.

Abraços

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isaiasmk2

Membro
kkroto disse:
Boa noite,

Ajuda a abafar o ruído sim. Se tirar o barulho pode alterar um pouco mas o cheiro dos gases do escape vão mudar bastante(cheiro de carro velho).
A potência acredito que se altere tbm, talvez ganhe uns pocotos removendo o catalisador, mas nada muito significante.

Abraços

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Certo obrigado, e o que tu acha, melhor remover ou por um novo?
 
Se não busca ganho em desempenho é melhor comprar um novo e pelo menos mantem o carro pouco poluente e sem soltar cheiros da combustão. O meu não tem o catalisador e solta cheiro pra caralho, antes que morava em casa com garagem aberta não incomodava, mas agora que moro em apartamento com garagem fechada é bastante incomodo sair do carro depois de chegar...
 

isaiasmk2

Membro
victorarrabal disse:
Se não busca ganho em desempenho é melhor comprar um novo e pelo menos mantem o carro pouco poluente e sem soltar cheiros da combustão. O meu não tem o catalisador e solta cheiro pra caralho, antes que morava em casa com garagem aberta não incomodava, mas agora que moro em apartamento com garagem fechada é bastante incomodo sair do carro depois de chegar...
Nossa mas fede tanto assim?

Meu irmão tem um focus 2011 que não tem cheiro ruim nenhum no escape, esse meu tem um cheiro mais forte, principalmente quando ligo ele cedo, tipo um cheiro de ferrugem, será que o catalisador já não ta funcionando direito? Pode ser isso né?
 
cara nao tira nao, alem do cheiro e ruido vai poluir bastante...

peguei uma asp uma vez ngm aguentava o cheiro em casa deixava esquentar um pouco pra sair aff ruim demais, e alem de tudo temos a questao do meio ambiente.

se vc preferir coloque um de outra marca nao precisa ser original nao, vai gastar uns 500
 
MK BoY disse:
Nossa mas fede tanto assim?

Meu irmão tem um focus 2011 que não tem cheiro ruim nenhum no escape, esse meu tem um cheiro mais forte, principalmente quando ligo ele cedo, tipo um cheiro de ferrugem, será que o catalisador já não ta funcionando direito? Pode ser isso né?
O meu não tem nada do catalisador, só um cano de 2,25" no lugar e solta bastante cheiro especialmente frio... Os catalisadores modernos já não soltam mais tanto cheiro qnd entopem...
 

isaiasmk2

Membro
Ivan R. Pasq disse:
cara nao tira nao, alem do cheiro e ruido vai poluir bastante...

peguei uma asp uma vez ngm aguentava o cheiro em casa deixava esquentar um pouco pra sair aff ruim demais, e alem de tudo temos a questao do meio ambiente.

se vc preferir coloque um de outra marca nao precisa ser original nao, vai gastar uns 500
Mas se eu retirar o catalisador depois se eu resolver colocar eu posso colocar sem muito trabalho ou gambiarras?
 

DIEDE

Moderador
Estive na mesma situação que o amigo acima:
Carro sem catalisador, garagem de prédio, fedorzão de carro velho... pelamor. Voltei na loja de escape e coloquei "catalisador esportivo".
Por R$900 você coloca um catalisador menos restritivo que o OEM.
 

kkroto

Membro
E este catalisador menos restritivo de fato é menos restritivo ou apenas marketing?

Abraços

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DIEDE

Moderador
Quando fiz o escape do meu carro, inicialmente deixei sem catalisador e senti o carro bem mais solto no geral.
Coloquei o catalisador de alto fluxo e não senti ele amarrado.
Eu uso um Vibrant de 200 células.
Pretendo passar o carro no dinamômetro de novo, então vai dar pra ter uma noção de diferença de desempenho entre escape oem+catalisador oem vs. escape feito e catalisador alto fluxo.
 

kkroto

Membro
Recentemente fiz uma pesquisa e realmente o catalisador oem restringe um pouco, mas também não é uma big de uma restrição. No texto que li dizia que a diferença poderia chegar a 10hp em caso de motores grandes (acima de 200hp). Vale a pena trocar se houver a necessidade por defeito no atual oem ou se realmente os 10hp fizerem a diferença pra você pois o preço deles é similar.

Abraços e obrigado pela dica do modelo.

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JulioRJ

Membro
eu tirei o meu e acertei no chip. mas hoje se eu nao gastasse nada por isso voltaria com ele.

é legal virar 7500 rpm divertido etc, mas no dia-a-dia eu quase nao faço mais isso... acaba bebendo mais pq tem q girar pra andar, fica fraco de baixa.

na alta fica forte mas em todo sinal tenho q girar 2.000 rpm pra sair direito, é chato. só é bom em serra ou na brincadeira (hj dei pau no focus 2.0 de um camarada do trabalho carregando um cara de 110kg comigo)

mas meu motor ta cansadinho, já está na meia idade (acho q tem uns 120 mil ou mais) nao da pra girar isso tudo toda hora. o carro ta bom de lataria e interior, seria uma pena perder o motor cedo demais....
 

Murruga

Membro
boa noite galera, tirei somente o abafadfor final e nao gostei do barulho o carro ja ta com o chip feito com o escape original

tava pensando em tirar o catalisador e intermediario e colocar de volta o abafador original.

Vai acender luz no painel?

Ou coloco um catalisador espotivo de qualquer marca?

obrgado
 

DIEDE

Moderador
Murruga disse:
boa noite galera, tirei somente o abafadfor final e nao gostei do barulho o carro ja ta com o chip feito com o escape original

tava pensando em tirar o catalisador e intermediario e colocar de volta o abafador original.

Vai acender luz no painel?

Ou coloco um catalisador espotivo de qualquer marca?

obrgado
@[member="Murruga"]
Não, não vai acender luz no painel sem catalisador. Mas, vai ficar um cheiro meio forte. Eu colocaria um esportivo.
 

isaiasmk2

Membro
Bom, continuando o relato,

retirei o catalisador do meu, parece que ganhou um tiquinho de potencia, de torque, e sai um cheiro um pouco ruim de manhã cedo quando liga o carro pela primeira vez mas não é nenhum bicho de 7 cabeças não.

O barulho ficou um tiquinho mais forte, coisa pouca, o timbre ficou parecendo com carros da fiat, mas muito pouca coisa e só quando você acelera mais forte.

O consumo achei que ficou a mesma coisa ou até ta consumindo menos.

Eu vou deixar sem catalisador mesmo, um novo custa muito caro.
 

isaiasmk2

Membro
JulioRJ disse:
eu tirei o meu e acertei no chip. mas hoje se eu nao gastasse nada por isso voltaria com ele.

é legal virar 7500 rpm divertido etc, mas no dia-a-dia eu quase nao faço mais isso... acaba bebendo mais pq tem q girar pra andar, fica fraco de baixa.

na alta fica forte mas em todo sinal tenho q girar 2.000 rpm pra sair direito, é chato. só é bom em serra ou na brincadeira (hj dei pau no focus 2.0 de um camarada do trabalho carregando um cara de 110kg comigo)

mas meu motor ta cansadinho, já está na meia idade (acho q tem uns 120 mil ou mais) nao da pra girar isso tudo toda hora. o carro ta bom de lataria e interior, seria uma pena perder o motor cedo demais....
Verdade, esganar no giro é ir matando o motor, os carros que tive nunca judiei e sempre motor passou de 180 mil perfeitinho sem fumar nem nada.
 

mostdope

Novato
mkboy disse:
Bom, continuando o relato,

retirei o catalisador do meu, parece que ganhou um tiquinho de potencia, de torque, e sai um cheiro um pouco ruim de manhã cedo quando liga o carro pela primeira vez mas não é nenhum bicho de 7 cabeças não.

O barulho ficou um tiquinho mais forte, coisa pouca, o timbre ficou parecendo com carros da fiat, mas muito pouca coisa e só quando você acelera mais forte.

O consumo achei que ficou a mesma coisa ou até ta consumindo menos.

Eu vou deixar sem catalisador mesmo, um novo custa muito caro.
E ai amigo,
Seguiu sem catalisador? Como foi?

Grato.
 
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