Reparo cambio 01M - A3 150cv Automatico

simpa

Novato
Pessoal, abro este tópico para compartilhar com vcs o problema no cambio automático do meu veiculo.
Eu passei E-Mail para algumas oficinas de cambio pedindo sugestão do que pode ser o defeito apresentado, pois até o momento não tive como mandar abrir o cambio e fazer orçamento, pois o veiculo estragou em no sitio do meu tio e por lá ficou parado.
Segue abaixo e-mail enviado para oficinas, gostaria que os amigos comentassem a respeito das RESPOSTAS das oficinas afim de julgar quem está mais próxima do real defeito do cambio.


"Tenho um veiculo Audi A3 1.8T 150cv Ano 2001/2002 com cambio Automático, e aconteceu o seguinte:
O veiculo parou de andar para frente em D - 1 - 2 e 3, porém somente anda em Ré!
Apos o ocorrido fiquei tentando fazer o carro andar em 1 - 2 - 3 e D e para minha surpresa, quando engatava 1, o veiculo andava também de Ré.
Uns 10 dias antes de ocorrer o defeito, o veiculo estava dando trancos ao mudar da segunda para terceira marcha, pois desconfio q era o calço do cambio, pois o mesmo estava danificado.

Ressalvo que a menos de 2 anos atrás este cambio deu defeito de Coroa e Pinhão, pois estava em viagem e parou de funcionar o velocímetro e em seguida o carro parou, foi feito a troca dos componentes e voltei a utilizar o veiculo regularmente."

RESPOSTAS:
1) O defeito agora apresentado é na parte hidráulica e não no diferencial (coroa e pinhão) Pelo que vc me relata seu câmbio queimou o conjunto de marcha frente , sendo assim precisa ser aberto e consertado com peças como discos , juntas etc ...
A disposição , Beto (dep automáticos)

2) este defeito normalmente, esta entre a bomba de óleo estator tambor de discos da embreagem eles grudam devido,a deficiência,em lubrificar

3) Rodrigo, o seu Audi A3 é equipado com a transmissão 01M não Tip e tal transmissão é gerenciada pelo TCM(módulo da transmissão) que administra os seguintes sensores :

- Chave seletora (informa qual posição em que se encontra a alavanca)
- TPS (informa % de uso do acelerador, pé levemente tocado mudanças em bx. giro e vice-versa)
- Sensor de temperatura do câmbio
- Sensor de RPM
- Sensor de velocidade de entrada
- Sensor de velocidade de saída da transmissão
- Interruptor do pedal de freio
- Sensor de altitude
- Solenóides de aplicação das marchas
- Solenóides de pressão
- Sensor MAF (mede a temperatura e a massa de ar da injeção)
etc...,

quando algum sensor descrito acima está desligado com a fiação danificada ou mal conectado o câmbio entra no modo de emergência uma condição que o fabricante do carro determina que o [background=rgb(255, 255, 204)]cambio[/background] fique travado na segunda marcha e que tem como características dar trancos nos engates e fazer o mesmo patinar, assim sendo, para podermos lhe dizer se existe alguma ano,alia é necessário scannear o veículo com o equipamento VAG1552 e lhe diremos o que está acontecendo, tal scanneamento leva 15 minutos e custa R$ 150,00, caso queira traga o seu carro que lhe atenderemos,
abraços,

Desculpe pelo tamanho do tópico, aguardo comentários. [

Valew !!
 

della

Membro
Vixe, nenhuma resposta bateu...
Simpa, tem um usuário novo que é especialista em transmissões auto, procure o MARINHO TRANSMISSÕES aqui no clube e troque uma idéia com ele...
 
seguinte ... liga a chave no contato e veja no painel ..
se aonde indica seleção das marcha PRND321 ficam todas selecionadas em VERMELHO OU EM PRETO
( SE FICAR ESTA EM EMERGÊMCIA E SO ANDA DE 2 MARCHA)

já fez alguma troca de óleo ? tem óleo na transmissão ?
verifica nivel de óleo solta o bujão , liga o carro em N e ver se cai algum fluido
do orificio . ( lembrando carro no plano ou pleno ) kkk odeio essa palavra

como voce disse ele ja vinha dando uns tranco. agora paro marcha a frente,
NÃO FORÇA MAIS O CARRO. pelo jeito pode ter queimado a transmissão,
SE NÃO E PIOR MAN.

Pro cara cobra 150 reais pra passa VAG em um carro é foda ( desculpa palavrão ).

só olhando carro diagnosticando mesmo pra te fala ..

não adianta eu fala pra voce descer a transmissão.troca kit master ou banner
porque eu não to vendo o defeito não to no carro , entendeu


se ta em ribeirão eu to em jundiai :S
abraço
 

Morcegao

Membro
Aff cobrar 150 para passar VAG ta loco, colega vou dar minha opnião pois esse mês sofri com meu automatico,estudei muito e tudo que tinha ao meu alcançe hoje entendo bem de cambio automatico, mesmo minha praça ser manual, .... só não passei para manual o meu carro porque o cara já tinha baixado o meu cambio, porque liguei para ele não mexer para trocar por manual, R$ 3000 a base de troca mas era tarde, .. bom voltando ao assunto, seu cambio estava entrando em modo de emergência pelo que deu a entender, agora só fica na ré então provavelmente os discos fundiram, vou passar o procedimento total e vou colocar os preços praticados em Curitiba, isso pode variar de região para região..

1- Se o VAG nao acusar nada ( o que geralmente acontece nestes casos) vai ter que abrir o cambio;
2- Se abrir o cambio a mão de obra automaticamente é de R$ 1.500,00
3- Abrindo o cambio o oleo é retirado, vai ter que colocar denovo vai 9 litros que custa 100 reais o litro, por se audi tem que oleo indicado pela fabrica e nao oléo tabajara para depois de um ano ou 2 quebrar denovo;
3- abrindo vai ter que trocar o Kit Banner original R$ 1.600,00
4- Já que está aberto tem que trocar ou reparar o Conversor de Torque R$ 900,00
-------------------------


isso só para abrir e fechar o cambio, depois de aberto tem que ver se tem algo com problema para ser trocado, na maioria das vezes, troca-se a valvula solenoide porque pode ficar fraca um kit original sair por R$ 1.300,00

o preço medio para conserto do cambio do A3 sai por uns R$ 5.000,00 ou R$ 6.000,00
 

Morcegao

Membro
opa estava esquencendo, senão quiser gastar tudo isso e depois ter que fazer uma poupança para no futuro ter que fazer tudo denovo, recomendo passar o carro para manual, R$ 3.000,00 a base de troca com tudo que é necessário pra conversão, no maxima vai gastar R$4000,00 o que é bem mais barato que um cambio automatico e depois a segurança de um carro que se der problema no cambio futuramente o preço é 70% inferior que o automatico
 
Aff cobrar 150 para passar VAG ta loco, colega vou dar minha opnião pois esse mês sofri com meu automatico,estudei muito e tudo que tinha ao meu alcançe hoje entendo bem de cambio automatico, mesmo minha praça ser manual, .... só não passei para manual o meu carro porque o cara já tinha baixado o meu cambio, porque liguei para ele não mexer para trocar por manual, R$ 3000 a base de troca mas era tarde, .. bom voltando ao assunto, seu cambio estava entrando em modo de emergência pelo que deu a entender, agora só fica na ré então provavelmente os discos fundiram, vou passar o procedimento total e vou colocar os preços praticados em Curitiba, isso pode variar de região para região..

1- Se o VAG nao acusar nada ( o que geralmente acontece nestes casos) vai ter que abrir o cambio;
2- Se abrir o cambio a mão de obra automaticamente é de R$ 1.500,00
3- Abrindo o cambio o oleo é retirado, vai ter que colocar denovo vai 9 litros que custa 100 reais o litro, por se audi tem que oleo indicado pela fabrica e nao oléo tabajara para depois de um ano ou 2 quebrar denovo;
3- abrindo vai ter que trocar o Kit Banner original R$ 1.600,00
4- Já que está aberto tem que trocar ou reparar o Conversor de Torque R$ 900,00
-------------------------


isso só para abrir e fechar o cambio, depois de aberto tem que ver se tem algo com problema para ser trocado, na maioria das vezes, troca-se a valvula solenoide porque pode ficar fraca um kit original sair por R$ 1.300,00

o preço medio para conserto do cambio do A3 sai por uns R$ 5.000,00 ou R$ 6.000,00

Acho que estão um pouco alto esses preço
Como ele disse que paro não tem mais marcha a frente, talvez possa ter queimado disco de composite todo,
e trabalhado disco de aço com aço. quando o composite chega ao final o que lhe resta é aço ..

Master kit ( jogo de disco de aço e composite completo ) com jogo de pistão que obrigatorio vir
R$ 1,700,00

A maioria dos disco são da marca (ALTO)
DIFICILMENTE VOCE VAI ACHAR DA MARCA RAYBESTOS AQUI NO BRASIL.SE ENCONTRAR PREPARA O BOLSO
O JOGO DE PISTÃO QUE VEM É CHINES
O ORIGINAL ALTOLINE CUSTA UNS 70% A MAIS
Filtro
R$ 80,00

A Transmissão 01M vai pegar 7 litros isso se ela foi aberta claro,coloca um mobil que atende a especificação.
R$ 70,00 cada = R$ 490,00 ( Acha preço melhor sempre acha )

Conversor de torqeu
Temos 2 TIPOS usados no 01M um com rolemento outro sem,se rolamento estiver com desgaste sera trocado. tem um custo a mais
Temos a fita de lockup se estiver ruim sera trocada .mais um custo
E A MAIORIA DAZ VEZES É SEMPRE LIMPEZA.
R$ 500,00

Mão de obra de remoção e instalação da transmissão
R$ 600,00
Serviço de bancada ( montagem )
R$ 600,00
Limpeza da carcaça da transmissão,Pois não se pode montar com ela suja,com isso se lava com produto especifico.para não danificar o aluminio
R$ 120,00

E o diagnostico eletronico Com launch x431 diagum
R$ 120,00 (PORQUE É COBRADO, ?
SE NÃO FOR COBRADO TEM CLIENTES QUE SE APROVEITAM E VAI NA OFICINA SO PARA VER OQUE SCANNER ACUSA
E LEVAR NO MECANICO DA PREFERENCIA DELE QU NÃO TEM SCANNER)

As valvulas sólenoides de um 01M raramente são trocadas.e quando são não chega a esse custo.

Tem vezes que aparelho acusa avarias .e é nescesario abri a transmissão para reparação..
esquece isso que defeito eletronico é só eletronico..pode ser hidraulico também

na transmissão automatica uma coisa GERA OUTRA .
tudo funciona em gestão de cincronismo, OK

TOTAL R$ 4,210,00

A FAIXA DE FAZER TRANSMISSÃO 01M FICA ENTRE 4,000,00 A 4,500,00
E DEPENDE MUITO DO QUE DANIFICAR.
 

summer

Novato
Desculpe reavivar o tópico, mas meu câmbio está apresentando o mesmo problema.

Simpa, vc arrumou seu cambio? Passa ai como foi?

To até sem coragem de procurar um mecânico.....
 

simpa

Novato
Bom, primeiro quero agradecer muito ao amigo MARIM, pois está despejando informações muito úteis aqui no fórum Morcego, sua experiencia tbm está sendo fundamental.

No painel do meu veiculo, as marchas [background=rgb(253, 250, 247)]PRND321 estão sendo selecionada conforme movimento a alavanca. [/background][background=rgb(253, 250, 247)]Não sei como está o nível de óleo do meu cambio, porem este fim de semana terei condições de verificar este detalhe. Marin, vc tem alguma foto de onde ou como verificar o nível do óleo ? Já entendi q tem de ver se ele vai escorrer óleo ou não... Só queria saber onde exatamente abrir o bujão.[/background]

O meu veiculo permanece parado ate o momento, pois sinceramente não estou com animo de reparar o veiculo, estou estudando. A grana para reparar, com esforços eu provavelmente consiga, porem estou estudando a compra de outro veiculo e tbm pensando em colocar minha A3 a venda, para alguém que se anime em pegar e arrumar o cambio, pois é uma A3 2002 150cv com teto e 2 Postas, acredito q essa configuração encontro alguns interessados.

Agora esse lance de "meter" um cambio manual nele, me deixa bem interessado, o amigo Morcego comentou q em média com 3mil a base de troca é possível será que esse valor é fato mesmo ? Pois se for pra reparar o manual eu acho melhor gastar até um pouco a mais e colocar um manual, porem tem q ser POUCO a mais, entende ?

Aguardo opiniões e MUITO Obrigado amigos !!

Valew!
 

Thomas

Administrator
Fala Simpa....

Sinceramente amigo, eu acho MUITO complicado essa substituição para cambio manual..
Eu não sei se é descrença minha ou falta de conhecimento, mas temos que pensar que não são apenas a troca " fisica" do cambio que importa, acredito que o mais complicado seja a parte eletronica/eletrica, que são totalmente diferentes nos dois cambios....

Perguntei em uma oficina especializada em cambios, e o pessoal nem faz essa troca, justamente por ser complicadissimo acertar o carro e deixa-lo rodando redondo...

Mas claro, vale a experiencia de quem ja fez e tem as manhãs...

Já queiro deixar o convite pra ti, vamo comigo pro encontro em Águas de Lindoia dia 15? agente sai cedo e volta de tardesinha...

Se animar, me manda mp... o topico referente ao encontro ta bombando aqui no forum...

Abração
 
Pra ver nivel de oleo solta o bujao do carter do cambio ..usa uma alen 6 .
isso com o carro ligado em N....

se cair oleo bastante oleo ta no nivel.
E verifica a cor dele. E cheiro como esta ...


se nao cair oleo, pode remover o carter .. vai cair oleo ....
e ver a situação do imã e do fundo do carter .... se tem muita limalha ...
abraço
 

simpa

Novato
Fala Simpa....

Sinceramente amigo, eu acho MUITO complicado essa substituição para cambio manual..
Eu não sei se é descrença minha ou falta de conhecimento, mas temos que pensar que não são apenas a troca " fisica" do cambio que importa, acredito que o mais complicado seja a parte eletronica/eletrica, que são totalmente diferentes nos dois cambios....

Perguntei em uma oficina especializada em cambios, e o pessoal nem faz essa troca, justamente por ser complicadissimo acertar o carro e deixa-lo rodando redondo...

Mas claro, vale a experiencia de quem ja fez e tem as manhãs...

Já queiro deixar o convite pra ti, vamo comigo pro encontro em Águas de Lindoia dia 15? agente sai cedo e volta de tardesinha...

Se animar, me manda mp... o topico referente ao encontro ta bombando aqui no forum...

Abração

Amigo Thomás, grato pelo convite, e provavelmente vou aceita-lo.
durante a semana q vem me programo e te mando MP combinando certinho, OK?
Valew!!
 

simpa

Novato
Pra ver nivel de oleo solta o bujao do carter do cambio ..usa uma alen 6 .
isso com o carro ligado em N....

se cair oleo bastante oleo ta no nivel.
E verifica a cor dele. E cheiro como esta ...


se nao cair oleo, pode remover o carter .. vai cair oleo ....
e ver a situação do imã e do fundo do carter .... se tem muita limalha ...
abraço

Marinho, obrigado por detalhar. Amanhã vou fazer este teste de óleo do cambio e já adianto que acredito q esteja vazando óleo, pois o carro esta parada faz mais de 1 mes no mesmo local e com um grande vazamento abaixo do motor, e verificando o óleo do motor, notei q ele está bem no nivel, ou seja, se fosse óleo do motor, deveria eta bem ab abaixo do nivel.

Amanhã devo postar aqui a resposta e possivelmente fotos.

Valew !!
 

summer

Novato
Pelo que entendi, o carro tem que estar ligado, o oleo da caixa atinge uma certa temperatura

para ai sim abrir o bujão da caixa...

Com o carro parado e desligado, frio, o óleo desce mesmo....
 
Pelo que entendi, o carro tem que estar ligado, o oleo da caixa atinge uma certa temperatura

para ai sim abrir o bujão da caixa...

Com o carro parado e desligado, frio, o óleo desce mesmo....


nao precisa schegar a uma certa temperatura ..
com o carro desligado o oleo sai do sistema e desce para o carter ..

agora com ele ligado o ólao fica rodando no sistema. assim se espalhando .
assim que mede o nivel .. tendo falta de oleo o carro pode nao entrar a marcha ...
 

Morcegao

Membro
Fala Simpa....

Sinceramente amigo, eu acho MUITO complicado essa substituição para cambio manual..
Eu não sei se é descrença minha ou falta de conhecimento, mas temos que pensar que não são apenas a troca " fisica" do cambio que importa, acredito que o mais complicado seja a parte eletronica/eletrica, que são totalmente diferentes nos dois cambios....

Perguntei em uma oficina especializada em cambios, e o pessoal nem faz essa troca, justamente por ser complicadissimo acertar o carro e deixa-lo rodando redondo...

Mas claro, vale a experiencia de quem ja fez e tem as manhãs...

Já queiro deixar o convite pra ti, vamo comigo pro encontro em Águas de Lindoia dia 15? agente sai cedo e volta de tardesinha...

Se animar, me manda mp... o topico referente ao encontro ta bombando aqui no forum...

Abração

aqui em curitiba custa R$ 2.000 o cambio manual completo com tudo que precisa para substituir, ae jogando mais um R$1.000, de mão de obra pode ser mais ou menos, eu pesquisei aqui quando deu problema no cambio porem já tinha baixado e estavam fazendo o reparo que ficava caro d+ para parar tudo e mudar para manual.......



Marinho o preço aqui na minha cidade é esse de um reparo no cambio R$4.450 de peças e R$1.500 de mão de obra
 
aqui em curitiba custa R$ 2.000 o cambio manual completo com tudo que precisa para substituir, ae jogando mais um R$1.000, de mão de obra pode ser mais ou menos, eu pesquisei aqui quando deu problema no cambio porem já tinha baixado e estavam fazendo o reparo que ficava caro d+ para parar tudo e mudar para manual.......



Marinho o preço aqui na minha cidade é esse de um reparo no cambio R$4.450 de peças e R$1.500 de mão de obra

Tira a transmissão automatica do carro e passar para manual ..
na minha opnião sera a maior besteira .

dificilmente alguém vai querer compra uma audi A3 mecaninica .....
antes o automatico era criticado . mais agora esta ganhando seu espaço .
alem de mudar . a engenharia do carro ,a estetica e funcionamento do carro, e tem documentação .
refazer doc , com novo numero da transmissão mecanica . avisar que o carro foi mechido ...
não é só chegar e faze a gambearra toda .. deus me livre kkk


enquando a esse preço da reparação nossa absurdo ... 01M não é tudo isso de peça não heim. 4,500,00 kkkkkkkkkkkk
ta muito abusivo
 

Morcegao

Membro
Tira a transmissão automatica do carro e passar para manual ..
na minha opnião sera a maior besteira .

dificilmente alguém vai querer compra uma audi A3 mecaninica .....
antes o automatico era criticado . mais agora esta ganhando seu espaço .
alem de mudar . a engenharia do carro ,a estetica e funcionamento do carro, e tem documentação .
refazer doc , com novo numero da transmissão mecanica . avisar que o carro foi mechido ...
não é só chegar e faze a gambearra toda .. deus me livre kkk


enquando a esse preço da reparação nossa absurdo ... 01M não é tudo isso de peça não heim. 4,500,00 kkkkkkkkkkkk
ta muito abusivo
Marinho não desmerecendo seu trabalho, pelo contrario até elógio você é referência para muitos no clube, mas aqui no paraná e principalmente em Curitiba a procura é por Manual é grande, fiquei 2 anos procurando um manual em bom estado e não consegui tive que pegar um AT, quanto a engenharia, estetica não muda nada se mudasse não teria Audi manual, não precisa refazer documentação nenhuma, mesmo porque no documento não tem nada dizendo que ele é manual ou automatico, falei com um amigo meu que é mecanico que é preparador de carros ( Turbo e Aspro ) no interior do estado ele disse que é simples de fazer... troca as peças e no maximo remapea a central, ele disse que já fez 2 audi e ficou excelente......


o pior que é 4500 em peças, se quiser tenho a nota fiscal posso digitaliza-la e postar no forum, os preços aqui são salgados
 
Topo