relacoes de marcha audi A3 8l

Bom galera, neste fds fiz o teste..

5ª marcha, 100 km/h, 2900 RPM +/-.. Parece plenamente normal em relação aos 150 HP!

2ª marcha, de fato não chega a 100 km/h, antes do corte está em torno de 90 km/h..

Realmente complicado entender pq o 180 HP não sobe tanto de segunda marcha quanto os 150 HP, como nosso amigo thomas1186 citou acima (120 km/h 2ª marcha); pelo visto, as demais marchas casam com o câmbio do 150 CV..

Alguém mais com um 180 mecânico e que tenha certeza que o câmbio é o original que possa tirar essa dúvida da segunda marchar pra mim?

Abraço!
 

MarceloA3T

Membro
Diógenes Chaves disse:
Bom galera, neste fds fiz o teste..

5ª marcha, 100 km/h, 2900 RPM +/-.. Parece plenamente normal em relação aos 150 HP!

2ª marcha, de fato não chega a 100 km/h, antes do corte está em torno de 90 km/h..

Realmente complicado entender pq o 180 HP não sobe tanto de segunda marcha quanto os 150 HP, como nosso amigo thomas1186 citou acima (120 km/h 2ª marcha); pelo visto, as demais marchas casam com o câmbio do 150 CV..

Alguém mais com um 180 mecânico e que tenha certeza que o câmbio é o original que possa tirar essa dúvida da segunda marchar pra mim?

Abraço!

Seu cambio quase certeza que foi adaptado. Pode ser q era Automático e fizeram swap para manual ou de Golf 2.0 ou de A3 aspro ou encurtaram a relação de alguma forma.
Todo Turbo tem a relação como citei antes... 2ª 120 km/h e quinta a 120 km/h 3000 rpm.

Eu tive um A3 180cv manual por quase 3 anos e no 150cv o cambio também é igual.
 

leoquirino

Novato
Amigo com certeza seu câmbio não é do 150T.

Olha os rpms reais com rodas originais

SVFEXrQ.jpg

7BoUUwz.jpg
 
Marcelo H. disse:
Seu cambio quase certeza que foi adaptado. Pode ser q era Automático e fizeram swap para manual ou de Golf 2.0 ou de A3 aspro ou encurtaram a relação de alguma forma.
Todo Turbo tem a relação como citei antes... 2ª 120 km/h e quinta a 120 km/h 3000 rpm.
Entendi amigo, o swap não foi feito, tenho notas das primeiras revisões e seguintes onde foram trocados disco, platô e rolamento pela própria Audi comprovando ser mecânico desde zero km (Uma chateação a menos).. Muito provável então que tenham trocado o câmbio por outro mais curto.. Caso eu opte realizar a troca do câmbio pelo padrão original, posso colocar tanto o do 150 quanto do 180 que a relação é a mesma?

Obrigado pela ajuda!


LeoQuirino disse:
Amigo com certeza seu câmbio não é do 150T.

Olha os rpms reais com rodas originais

SVFEXrQ.jpg

7BoUUwz.jpg
Beleza meu amigo, ficou bem claro! kkkkk.. Obrigado pela disposição em me ajudar! Abraço!
 

MarceloA3T

Membro
Tenho quase certeza que a relação do 180 ou do 150 são as mesmas... ou se não muito parecidas.


Qualquer um vai te servir
 
Como eu sou legal, perdi um pouco do meu tempo pra printar as páginas do ELSA que tem a relação dos câmbios dos A3... Assim acabam de vez as dúvidas sobre qual relação é qual

Antes você precisa saber qual a sua caixa, ela é identificada por um código de 3 letras que pode sem encontrado na própria transmissão:
1.6
14_zpspmxgrgno.jpg


1.8 e 1.8T
13_zpshvm2lsmz.jpg


Mas se você não quiser ou não tiver como ver na transmissão é possível encontrar essa informação na etiqueta de identificação que vem colada na caixa de estepe dentro do porta-malas e no manual do carro... São as letras dentro do quadrado vermelho, as dentro do quadrado azul são as letras correspondentes ao código do motor... Mas vale ressaltar que isso expressa a configuração de fábrica do carro, se ele sofreu swap de transmissão as letras na etiqueta não vão corresponder às letras da transmissão... Além do mais, se na etiqueta tiver um código que não está nas tabelas abaixo há grande possibilidade de que o carro era automático...
photodez15213450_zpsgj6emybs.jpg


Primeiro dos 1.6 que usam a transmissão da família 02T

1_zpswruljsij.jpg


Agora os 1.8 20V (aspro e turbos) que usam a transmissão da família 02J - Aparecem alguns diesel na tabela tb, mas pq usam a msm familia é só ignorar... E só pra lembrar os 1.8 de 92kW são os aspirados, os 110kW são os 150cv e os 132kW são os de 180cv

2_zpshxb3m9ui.jpg


3_zps5t7hjb32.jpg


4_zpsylkhfnm2.jpg


5_zpsslmwigst.jpg


6_zpsecj2jfu6.jpg


7_zpsulkplbt0.jpg


8_zpsndmnrvpl.jpg


9_zpshcgvq0h7.jpg


10_zpsi0swzrmb.jpg


11_zpsnps5n2mv.jpg


12_zpsap2oftxo.jpg



Mas como vocês vão usar essas informações?! Simples elas complementam aquela "dica" que eu já tinha dado, do site do Sapinho: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html

Vou usar meu carro como exemplo, ele é um 150 2006... Eu sei pela etiqueta que o motor dele é AGU e a transmissão EGY, meus pneus são 205/55 R16 e meu carro tem corte em 6.800rpm devido ao chip (os OEM cortam em 6.600 rpm se não me engano)... Colocando estas informações na tabela ele vai me retornar as velocidades:

Sem%20tiacutetulo_zpsdelaxelj.png


Bom, sem mesmo assim alguém ainda tiver dúvida eu num sei mais como ajudar UAHuHAUhUAHuHAUhUAHuHUAHuHAUHuA
 
PS: Analisando as relações é possível verificar que os câmbios dos 150 e dos aspirados têm a mesma relação de marcha, porém o diferencial do aspirado é bem mais curto (3,684 nos 150cv e 4,235 nos aspirados)... Já os 180 em comparação com os 150 tem o diferencial um pouco mais longo (pouco mesmo, uma diferença de 0,037) e tem as relações da 4ª e da 5ª marchas desprezivelmente mais longas
 
@[member="victorarrabal"] Você é cara meu amigo!

Explicação fantástica!!!
Hoje mesmo já farei todo o procedimento, hahahaha.. Muito, muito, muito obrigado mesmo!
Material completo e muito bem explicado!
Parabéns pela dedicação!!!

Certamente acho impossível restar alguma dúvida! Hahahahahaha..

Abraço!
 
Pois bem amigos..

De acordo com a etiqueta no manual a numeração correta é APP EXE..

E a relação correta de marchas seria esta:



No entanto, ao conferir no câmbio.. SURPRESA já não tão mais surpresa assim.. Câmbio trocado.. :nono:

A numeração constante no câmbio é: EVQ03011 64 0109



Câmbio Audi 92 kw ou seja 1.8 aspirado (125hp)..

Justificando então os resultados que tive conforme tabela:



É um tanto desanimador, porém, durante a jornada com o carro tentarei recolocar um câmbio EXE..

É visível a diferença, mas dá pra desfilar com a nave e ainda dar uns coros na BR 116! Hahahaha

Abraços amigos, e muito obrigado pela ajuda.. Principalmente ao amigo @[member="victorarrabal"] !
 

MarcioSilva

Membro
Ola, uma ajuda por favor, como posso identificar, qual cambio e de qual modelo, exemplo, do 1.6,1.8,1.8t150 e 1.8t180, pois chega no ferro velho, todos dizem q e do 180, e como posso saber se realmente é ou não?
 
Como eu sou legal, perdi um pouco do meu tempo pra printar as páginas do ELSA que tem a relação dos câmbios dos A3... Assim acabam de vez as dúvidas sobre qual relação é qual

Antes você precisa saber qual a sua caixa, ela é identificada por um código de 3 letras que pode sem encontrado na própria transmissão:
1.6
14_zpspmxgrgno.jpg


1.8 e 1.8T
13_zpshvm2lsmz.jpg


Mas se você não quiser ou não tiver como ver na transmissão é possível encontrar essa informação na etiqueta de identificação que vem colada na caixa de estepe dentro do porta-malas e no manual do carro... São as letras dentro do quadrado vermelho, as dentro do quadrado azul são as letras correspondentes ao código do motor... Mas vale ressaltar que isso expressa a configuração de fábrica do carro, se ele sofreu swap de transmissão as letras na etiqueta não vão corresponder às letras da transmissão... Além do mais, se na etiqueta tiver um código que não está nas tabelas abaixo há grande possibilidade de que o carro era automático...
photodez15213450_zpsgj6emybs.jpg


Primeiro dos 1.6 que usam a transmissão da família 02T

1_zpswruljsij.jpg


Agora os 1.8 20V (aspro e turbos) que usam a transmissão da família 02J - Aparecem alguns diesel na tabela tb, mas pq usam a msm familia é só ignorar... E só pra lembrar os 1.8 de 92kW são os aspirados, os 110kW são os 150cv e os 132kW são os de 180cv

2_zpshxb3m9ui.jpg


3_zps5t7hjb32.jpg


4_zpsylkhfnm2.jpg


5_zpsslmwigst.jpg


6_zpsecj2jfu6.jpg


7_zpsulkplbt0.jpg


8_zpsndmnrvpl.jpg


9_zpshcgvq0h7.jpg


10_zpsi0swzrmb.jpg


11_zpsnps5n2mv.jpg


12_zpsap2oftxo.jpg



Mas como vocês vão usar essas informações?! Simples elas complementam aquela "dica" que eu já tinha dado, do site do Sapinho: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html

Vou usar meu carro como exemplo, ele é um 150 2006... Eu sei pela etiqueta que o motor dele é AGU e a transmissão EGY, meus pneus são 205/55 R16 e meu carro tem corte em 6.800rpm devido ao chip (os OEM cortam em 6.600 rpm se não me engano)... Colocando estas informações na tabela ele vai me retornar as velocidades:

Sem%20tiacutetulo_zpsdelaxelj.png


Bom, sem mesmo assim alguém ainda tiver dúvida eu num sei mais como ajudar UAHuHAUhUAHuHAUhUAHuHUAHuHAUHuA
Boa Noite meu amigo, esse tal de Photobucket bloqueou as fotos ... consegue repostar a foto com as relações do 1.6.
Muito muito obrigado.

Se puder mandar no meu whats 024992559985
 
Tenho quase certeza que relação do A3 1.6 é a mesma do Golf 1.6 101cv

1 marcha 50 km/h a 6500 rpm
2 marcha 90 km/h
3 marcha 130/kmh
4 marcha 170 km/h
5 marcha 215 km/h

A 120 km/h fica 3200 de 5ª mais ou menos

Ou seja se for para swap no carro Turbo fica bem ruim, bem curto na minha opnião.


A do Aspro eu não sei ... a do Turbo acho que é mais ou menos assim:

1 marcha 60 km/h a 6800
2 marcha 120 km/h
3 marcha 170
4 marcha 220
5 marcha 280


Pessoal, se conferirem as relacoes de marchas dos carros OEM, em ficha tecnica
e compararem entre o cambio manual do 150 e do 180 verao que a relacao é a mesma. A acho que a diferenca entre esses dois veiculos esta no pe de cada um ou em alteracoes presentes nos carros, o que a maioria tem.

manual 150 e 180 tem as mesmas relacoes

1 - 3.3
2 - 1.94
3 - 1.31
4 - 1.03
5 - 0.84




 
Topo