[REFLEXÃO] Resultado de um infeliz postando no Youtube suas peripécias com um carro de 1000CV

della

Membro
Amigos,

Muitos criticam quando a moderação coíbe a divulgação de informações ou fotos que comprovem infrações às leis de trânsito brasileiras, pois bem, "percam" dois minutos e leiam a matéria do link abaixo:

http://www.jalopnik....outube-nos-eua/

Agora imaginem se no Brasil a polícia decidisse agir da mesma maneira... Ao que estariam sujeitos aqueles que postam informações que comprovam infrações ao CTB???
Postar material que comprove infrações ao CTB é o mesmo que assinar uma confissão de culpa!

Esta reportagem serve de exemplo para que todos entendam os motivos pelo qual a divulgação de fotos e vídeos de infrações não são permitidas pelo staff do clube...

Respeito a opinião de todos.

1 parágrafo da reportagem.

"Se você for correr de carro em vias públicas, nunca registre em vídeo. Se você gravar, não publique no YouTube sob o título “Corvette com + de 1000 cv dando + de 310 km/h”. E se mesmo assim quiser fazer tudo isso, VENHA PARA O BRASIL, senão poderá acabar algemado como esse cara de 30 anos."

De acordo com nossa legislação os crimes de trânsito só são puníveis SE houver flagrante da prática do delito.

Só deixo minha opinião e sugestão que para a criação de um "setor" devidamente restrito a usuários premium rsrs para que possamos trocar mais informações e comparações e publicar vídeos sem nos preocupar.

Obs: Não incentivo a prática de quaisquer forma de delito de trânsito que possa ser praticado, seja aqui ou em qualquer outro lugar.

Crime só é crime se flagrado no ato delito... qualquer coisa que você fizer e não colocarem a mão em você antes de 24hs, não há flagrante também...
Coisas de Brasil hehehe
O olha que o rigor da lei chega nesta camada a que pertecemos até que chega em razoável grau, já em "Brasilha da fantasia" jamais chegarás....

rhessel

Membro
Sou obrigado a discordar...

Entendo que é infração de trânsito andar acima da velocidada máxima da via. Mas porque podemos postar fotor de carros rebaixados, com motor modificado, conjunto roda/pneu fora do diâmetro original, insulfilm e xenon? Tudo isso é infração de acordo com os artigos 98 e 106 do CTB!

freple

Membro
@rhessel
....há de se ressaltar que nos casos de alterações veiculares(suspa, film, rodas, etc) não se configura crime mas sim uma transgressão de ordem administrativa ...do tipo retenção de docs até a regularização e "de buenas"...agora transitar a mais de 50% da velô permitida aí o papo é outro ...é jaula!!

della

Membro
Há um boato de dois caras que foram "extorquidos" por "políciais" no bairro onde moro, repito, SÃO BOATOS... @marioaoliva conhece bem o caso.
O papo é que eles postaram vídeos onde comprovadamente estavam fazendo um pega ou coisa do tipo... resultado é que receberam uma visita inesperada em casa e tiveram que molhar a mão dos "puliças" para não serem presos...
Sei lá... acho que prisão em flagrante não rola mesmo, mas acredito que uma foto ou vídeo comprovando uma infração pode ser usada como prova contra o autor, @Thomas @Jordaum @chedid talvez possam embasar melhor...

fatcho

Membro
concordo...
sobre o caso dos carros modificados visualmente, não tem como saber se o veículo eh documentado para este tipo de alteração, seja suspenção, motor e outras mudanças...
achu q assim podemos sim tem um forum para muito tempo pois estaremos dentro da lei e isto ninguem poderá vir falar algo...

tanto que aki em Curitiba so fazemos encontros onde não há pessoal fazendo racha e cantando pneu a toda hora pois isso pode denegrir a imagem do clube...

chedid

Administrador
Pode ser usado sim como prova em processo administrativo e criminal.... Não sendo em flagrante, só não há prisão no ato, mas as consequências vem depois... Gente, to meio longe, logo volto para o clube, to na correria para conseguir apto, início de trabalho, então sabem como é.

AS555N

Membro de Honra
Eu acho que cada um aqui é grande o suficiente pra saber o que faz.....eu não faço isso e não preciso provar nada pra ninguém, o meu lema é "Economic and Safe Ride" agora o que eu sei é que puta que pariu que ronco lindo tem esse carro quando a van sai da frente que o cara entorta o pé heheheheheheheh

rhessel

Membro
@freple, de acordo com o próprio CTB:
III – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinqüenta por cento):
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa [3 (três) vezes], suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.

O simples ato de exceder a velocidade da via além de 50% é crime, mas, no entanto, ninguém irá para a cadeia por isso, a pena prevista é a perda do direito de dirigir. Mas se você causar um acidente, aí pode ser considerado lesão corporal, tentativa de homicídio ou até homicidio, sendo nestes casos usada a evidência do excesso de velovidade como prova contra você. Mas não esqueça que você pode ser denunciado por atropelar alguém a 20km/h!

A única prova que pode ser utilizada contra você para efeito de infração de trânsito é:
Art. 218. Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias.

Mas vale lembrar que no caso de um processo criminal não estamos falando de infração de trânsito, mas de crime! Ai passa a valer qualquer coisa.

Resumindo, quer fazer? Faça! Se for pego, pode perder a CNH. Agora, se causar acidente é provavel que vá parar na esfera criminal.
E isso vale para todas as outras infrações que citei. Exemplo: Se você causar acidente andando a 20km/h com um carro rebaixado, rodão, xenon e alguém apresentar queixa, você também pode ser considerado criminoso!

Andr3T

Membro
Vocês ficam discutindo isso, mas o fato é que morrem muitos jovens (e por consequência famílias inocentes que se envolvem nos acidentes) por conta do incentivo que a impunidade trás. Pouco importa se houve flagrante ou não, são CRIMES que estão sendo feitos, e o bom senso deveria prevalecer. Só que isso aqui no Brasil não existe.

marioaoliva

Moderador
Eu já contei o caso... E ainda falam que eu fiquei chato depois que virei moderador... Alem do dono do video ser responsabilizado criminalmente o dono do fórum tb é...

Flavio

Novato
Eu já sou da seguinte opinião, independente de ser crime, perder carteira ou qualquer coisa, o Della deu só um exemplo. Mas o caso aqui é que estamos em um clube/fórum e que existem regras onde todos ACEITARAM ao se cadastrar. Por exemplo, se estivesse nas regras que é PROIBIDO postar foto de qualquer outro carro que não seja um A3 (já que estamos no A3 Clube), seria proibido e ponto final. Você que le agora aceitou as regras do clube, mas com certeza teríamos as mesmas discussões que sinceramente já me cansei e ando até me irritando em ver por aqui.

rhessel

Membro
@[member='Flávio'], opa amigo! O caso aqui não é discutir e muito menos ficar irritado. :no:

Acho importante compartilharmos nossa opiniões, afinal, estamos um um fórum, é para isso que ele serve. Ninguém aqui está defendendo a postagem de fotos ou vídeos dos carros a 200km/h...

Estou defendendo o bom senso, assim como é permitida a postagem de foto de carro rebaixado, com caracóis imensos, insulfime fita isolante, porque não poder postar a foto do meu velocímetro a 180km/h? (o meu é aspirado, não vai passar disso mesmo :rofl: )

E como diz a regra 13 de utilização do fórum:

[background=rgb(253, 250, 247)]Os administradores e/ou moderadores irão usar de "bom senso" para analisar cada situação, e muitas vezes haverá uma ponderação antes de apagar ou editar uma mensagem de qualquer membro. Mesmo assim procurem nos ajudar para que precisemos "intervir" o mínimo possível. No mais, problemas sempre teremos, afinal o fórum reflete a sociedade, que não é perfeita, contudo podemos tentar atingir ao máximo o objetivo central do fórum, que ajudar os outros com informação e cultura de forma harmônica.[/background]

Esqueci de comentar muito loco o ronco do carro. Pode ter sido preso mais tinha uma puta maquina.

Eu tomei uma multa acima de 50% do limite e passei para o nome da minha mulher, indicando-a como condutora.

Ela so teve a carteira suspensa e ate hoje está livre para minha tristeza rsrsr

Galera fica muito estressada, aqui é ligar para fazer amigos e dar risadas.

merotti

Membro
@marioaoliva @della Uma dúvida, é proibido falar por exemplo: "Meu carro está forte, dei 200km/h em uma ultrapassagem"
Mesmo sem ter imagem, vídeo, local, e condições em que foi feito isso, apenas o relato já seria suficiente para causar problemas ?

della

Membro
@marioaoliva @della Uma dúvida, é proibido falar por exemplo: "Meu carro está forte, dei 200km/h em uma ultrapassagem"
Mesmo sem ter imagem, vídeo, local, e condições em que foi feito isso, apenas o relato já seria suficiente para causar problemas ?
Nao @merotti depende da colocação e contexto, porém em termos gerais sabemos que nao existe via brasileira compatível com tal velocidade, pessoalmente eu evito essas citações.
O que é contra as regras é publicar textos e imagens que transgridam o código de transito brasileiro.

Pessoal, este tópico não é pra discutir regras do clube e sim, como frisei no título, para refletir sobre as consequências daquilo que tornamos público