Recapando manopla A3 1.8T 2002 com courvin

Como vão meus amigos. Tenho um A3 2002 e pra variar, o antigo dono não cuidava bem do coitado. Qdo comprei um mês atras, comecei a reformá-lo. Já reformei várias coisas, e chegou a vez da manopla de câmbio que estava rasgada. Procurei no Google como recuperar a manopla e não tive sucesso, então procurei uma nova no ML, e quase caí da cadeira pelo preço. Sendo assim, eu resolvi tentar e como deu certo vou compartilhar minha experiência.

1- Retirar o acabamento junto com a coifa da manopla. Ao levantar a coifa, vc irá notar que a manopla está presa com uma espécie de braçadeira de ferro. Deve-se cortá-la com um alicate.
f3a0ff4b0143ab10101dea4c60a43d53.jpg

de235ba42a865e581860db574cb955a6.jpg

2- Feito isso, puxar a manopla para cima, para retirar-la da haste.

3- Por dentro da coifa, existe uma peça preta plástica que, ao puxá-la ela desencaixa, liberando a coifa.
Com algo fino, como uma lâmina, tirar a tampinha aonde está grafado o padrão do câmbio.

4- Tirar o acabamento metálico que fica entre a manopla e a coifa. Também é só puxá-la para baixo que ela sai facilmente, por ser também ser de encaixe.

5- Retirar a capa de couro restante. No meu caso, o antigo dono rodou centenas de quilômetros com aquilo rasgado... dá pra imaginar como ele cuidava bem da criança... enfim, com o que restar da capa, ou sem ela, medir a circunferência, e cortar o courvin previamente comprado. De preferência, usar um courvin que tenha elasticidade. Eu cortei um pouco menor que a circunferência, pra poder ficar bem esticado.
efecdadd1b70db9b82cd5860029b1432.jpg

6- Na foto acima, já está basicamente no lugar, esqueci de tirar a foto depois de costurada. Deve-se cortar de acordo com a circunferência e altura, depois disso costurar do avesso (fazer a dobra de forma que a parte preta fique para dentro), e vestir a manopla. Vcs notarão que na manopla tem um vinco na parte da frente, aonde a costura deve encaixar pra não ficar saliente. É um pouco difícil vestir a manopla, mas nada que um pouco de esforço e um incentivo de economizar 200 reais não valha a pena...

7- Após vestir a manopla, colar as partes que sobram fazendo movimentos de fora pra dentro. No meu caso utilizei aquele adesivo de contato spray da 3M.
Não esquecer que estes adesivos de contato funcionam melhor se aquecidos. Vale lembrar que aquele secador de cabelo da muié, da mãe da namorada, é perfeito pra isso... hehehe

8- Por fim, fazer o processo de desmontagem ao inverso. E para prender a manopla na haste, já que a braçadeira foi cortada, ir na loja de 1,99 e comprar aquele jogo de braçadeiras de parafuso para mangueiras de jardim... elas são ótimas pra isso...
Resultado final:
f4efd61b4f09a2afeee1fde0bc3ad581.jpg

Bom... é isso... espero ter ajudado alguém necessitado como eu... rs
Acho que gastei 1,99 da braçadeira, uns 15 do courvin (sobrou um monte) e 30 da cola (que vai sobrar pra fazer as portas hehehe). E desculpem pela falta de fotos e talvez algum detalhe esquecido... primeira vez fazendo um DIY... Abraços!

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

paulorj

Membro
Opa, ja entrou na lista dos afazeres hahaha Obrigado pelo post, amigo!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

MataPedra

Novato
Show, aqui em Salvador, um cara me cobrou 40,00 pra fazer em couro mesmo. No volante, paguei 150,00 e ele trabalhou direito...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

JoelMSS

Novato
Caraca, muito bom!!!
Também pretendo trocar o couro do meu volante, esta começando a sair aquele acabamento brilhante, mas ai vou mandar pra alguem especializado.

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

JulioRJ

Membro
show cara! legal ver que tem mais gente DIY aparecendo!

agora entendi como a costura fica tão perfeita, tem um vinco no pomo....

foi uma das coisas q me impressionaram quando comprei este carro eram as costuras justas e esticadas das forrações em couro.

muito bem feitas mesmo... mas acho q merece um cromo na argola de cima, não? (só pra perturbar) rsrs

parabéns mesmo

Kkkkkk obrigado pelo elogio @[member="JulioRJ"] pior q merece... talvez até um preto fosco pra baratear... hehehe abraço!

Enviado de meu S6 (Poderia ser Audi S6)...