Recall ABS A3 SPB - SOLUÇÃO

iwfelipe

Novato
Prezados, acredito que assim como eu, muitos de vocês tiveram e ainda tem problemas com o ABS do SPB 08/09. Sem dúvidas existem muitos painéis "arvores de natal", portanto deixo aqui o meu relato. Caso esteja com preguiça, pode pular direto para a solução que encontrei.

Comecei a notar o problema em um dia chuvoso, quando precisei do ABS e quase rodei. As mensagens de travões danificados começaram a pipocar no painel, só parava quando desligávamos o carro. Depois disso as luzes começaram a acender aleatoriamente e a elétrica do carro começou a se comportar de maneira muito estranha.

Certo dia, ao acionar a seta à direita, reparei que a mesma começou a disparar muito rápido quase sem intervalo entre uma piscada e outra. Ao mesmo tempo, no painel, apareceu uma mensagem de lampadas de milha e farol direito queimadas.

Ao pesquisar, vimos a convocação feita pela Audi do recall. No dia seguinte encaminhamos o carro à Eurobike Itaim e o atendimento que tivemos foi terrível, alegaram que não conseguiriam arrumar o módulo por um problema na caixa de fusíveis. Nos devolveram o carro junto a um orçamento de aproximadamente 7 mil reais.

Cheguei em casa e fui conferir o que havia ocorrido, notei que um dos fusíveis havia derretido e formado um buraco na caixa. Logo abaixo do fusível queimado, estava o fusível da seta e lampadas do lado do passageiro. Portanto, o módulo superaqueceu os componentes do ABS, danificou a caixa de fusíveis e o módulo do ABS. Dali pra frente, só dor de cabeça. Comecei a aceitar o prejuízo e fui buscar alternativas, muitas delas aqui no Fórum.

Me indicaram que eu deixasse o carro com o Thomas, que já arrumou muitos módulos do SPB. Infelizmente no meu caso de nada adiantou. Já era tarde demais. Ele foi extremamente atencioso e indicou também uma pessoa que conseguiria arrumar minha caixa.

Depois de teoricamente arrumar a caixa e gastar mais mil reais, encaminhei novamente o carro a Eurobike, dessa vez o orçamento passou de 7 mil para inacreditáveis 40 mil. Entrei em contato com o SAC da Audi, me disseram que iriam encaminhar um engenheiro para acompanhar o meu caso, esse engenheiro alegou que o problema era meu e que a Audi nada poderia fazer por mim e que não houve recall e sim um comunicado.

SOLUÇÃO
Durante esse percurso, fui tirando diversas fotos, pois sabia que isso poderia servir a meu favor.

Diante a negativa da Audi, procurei o Ministério de Justiça e Segurança Pública para levantar os documentos oficiais de Recall. Li atentamente o que foi publicado e adotei uma postura diferente, questionando tecnicamente cada uma das alegações feitas por eles, estudei também o Manual do carro.

https://drive.google.com/file/d/1a-bBoA3xtRFxMfNBbSMp-EhhdWGm3Unj/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/15x-9fgAh59a99DmDSzIAYH5j-sHXvEhk/view?usp=sharing

Imprimi os documentos, desde a publicação até as diferentes convocações feitas, inclusive pelo próprio Ministério. Ali foi onde notei um trecho que confesso não ter reparado anteriormente:

"Brasília, 9/8/17 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) informa que a Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda. protocolou campanha de chamamento dos veículos Audi modelo A3 Sportback 2.0. O MOTIVO DO RECALL É A POSSIBILIDADE DE FALHA NOS FREIOS DEVIDO À CONEXÃO ELÉTRICA DA UNIDADE DE COMANDO ABS/ESC. HÁ RICO DE SOBRECARGA DE TEMPERATURA NOS COMPONENTES DA UNIDADE."

A própria Audi era responsável pelos danos ocorridos com o meu carro!!! Armado desses documentos, voltei à Eurobike.
Dessa vez fui muito bem atendido por um dos funcionários, não quero falar em nomes, pois não sei se ele gostaria que eu fizesse isso. Conversei previamente e tentaram se esquivar. Na frente deles entrei em contato novamente com o SAC e passei a questionar a montadora, se a culpa era minha, o que eu fiz para isso tudo ocorrer? O que aconteceu tecnicamente falando, o que foi levantado pelos engenheiros? Nisso, percebi que eles estavam ficando encurralados, sem ter pra onde correr, a não ser se desculparem por não poderem ajudar. Desliguei o telefone e pedi auxílio da gerente da Eurobike, extremamente atenciosa, por sinal. Mostrei o carro a ela, juntos aos documentos e ela intermediou meu caso junto a Audi.

No dia seguinte tive o retorno, eles aceitaram arrumar meu carro, incluindo a troca do módulo e codificação. Ficaram um pouco relutantes em relação a caixa de fusíveis. Negociamos e consegui que trocassem por 3 mil reais. Preferi não entrar ainda mais em bate boca e resolvi pagar.

Caso estejam com o mesmo problema, recomendo que não mexam em nada, mantenham o carro com o módulo danificado, porém intacto. Questionem a Audi, levem esses documentos com vocês e não desistam!

Eles são "lisos" vão tentar fugir, mas essa obrigação é deles!

Espero que isso ajude, no meu caso funcionou. Não temos muitas alternativas, esse módulo é muito complexo e tentar troca-lo por conta, pode não ser uma boa ideia.
 

jpmfranco

Novato
Prezados, acredito que assim como eu, muitos de vocês tiveram e ainda tem problemas com o ABS do SPB 08/09. Sem dúvidas existem muitos painéis "arvores de natal", portanto deixo aqui o meu relato. Caso esteja com preguiça, pode pular direto para a solução que encontrei.

Comecei a notar o problema em um dia chuvoso, quando precisei do ABS e quase rodei. As mensagens de travões danificados começaram a pipocar no painel, só parava quando desligávamos o carro. Depois disso as luzes começaram a acender aleatoriamente e a elétrica do carro começou a se comportar de maneira muito estranha.

Certo dia, ao acionar a seta à direita, reparei que a mesma começou a disparar muito rápido quase sem intervalo entre uma piscada e outra. Ao mesmo tempo, no painel, apareceu uma mensagem de lampadas de milha e farol direito queimadas.

Ao pesquisar, vimos a convocação feita pela Audi do recall. No dia seguinte encaminhamos o carro à Eurobike Itaim e o atendimento que tivemos foi terrível, alegaram que não conseguiriam arrumar o módulo por um problema na caixa de fusíveis. Nos devolveram o carro junto a um orçamento de aproximadamente 7 mil reais.

Cheguei em casa e fui conferir o que havia ocorrido, notei que um dos fusíveis havia derretido e formado um buraco na caixa. Logo abaixo do fusível queimado, estava o fusível da seta e lampadas do lado do passageiro. Portanto, o módulo superaqueceu os componentes do ABS, danificou a caixa de fusíveis e o módulo do ABS. Dali pra frente, só dor de cabeça. Comecei a aceitar o prejuízo e fui buscar alternativas, muitas delas aqui no Fórum.

Me indicaram que eu deixasse o carro com o Thomas, que já arrumou muitos módulos do SPB. Infelizmente no meu caso de nada adiantou. Já era tarde demais. Ele foi extremamente atencioso e indicou também uma pessoa que conseguiria arrumar minha caixa.

Depois de teoricamente arrumar a caixa e gastar mais mil reais, encaminhei novamente o carro a Eurobike, dessa vez o orçamento passou de 7 mil para inacreditáveis 40 mil. Entrei em contato com o SAC da Audi, me disseram que iriam encaminhar um engenheiro para acompanhar o meu caso, esse engenheiro alegou que o problema era meu e que a Audi nada poderia fazer por mim e que não houve recall e sim um comunicado.

SOLUÇÃO
Durante esse percurso, fui tirando diversas fotos, pois sabia que isso poderia servir a meu favor.

Diante a negativa da Audi, procurei o Ministério de Justiça e Segurança Pública para levantar os documentos oficiais de Recall. Li atentamente o que foi publicado e adotei uma postura diferente, questionando tecnicamente cada uma das alegações feitas por eles, estudei também o Manual do carro.

https://drive.google.com/file/d/1a-bBoA3xtRFxMfNBbSMp-EhhdWGm3Unj/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/15x-9fgAh59a99DmDSzIAYH5j-sHXvEhk/view?usp=sharing

Imprimi os documentos, desde a publicação até as diferentes convocações feitas, inclusive pelo próprio Ministério. Ali foi onde notei um trecho que confesso não ter reparado anteriormente:

"Brasília, 9/8/17 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) informa que a Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda. protocolou campanha de chamamento dos veículos Audi modelo A3 Sportback 2.0. O MOTIVO DO RECALL É A POSSIBILIDADE DE FALHA NOS FREIOS DEVIDO À CONEXÃO ELÉTRICA DA UNIDADE DE COMANDO ABS/ESC. HÁ RICO DE SOBRECARGA DE TEMPERATURA NOS COMPONENTES DA UNIDADE."

A própria Audi era responsável pelos danos ocorridos com o meu carro!!! Armado desses documentos, voltei à Eurobike.
Dessa vez fui muito bem atendido por um dos funcionários, não quero falar em nomes, pois não sei se ele gostaria que eu fizesse isso. Conversei previamente e tentaram se esquivar. Na frente deles entrei em contato novamente com o SAC e passei a questionar a montadora, se a culpa era minha, o que eu fiz para isso tudo ocorrer? O que aconteceu tecnicamente falando, o que foi levantado pelos engenheiros? Nisso, percebi que eles estavam ficando encurralados, sem ter pra onde correr, a não ser se desculparem por não poderem ajudar. Desliguei o telefone e pedi auxílio da gerente da Eurobike, extremamente atenciosa, por sinal. Mostrei o carro a ela, juntos aos documentos e ela intermediou meu caso junto a Audi.

No dia seguinte tive o retorno, eles aceitaram arrumar meu carro, incluindo a troca do módulo e codificação. Ficaram um pouco relutantes em relação a caixa de fusíveis. Negociamos e consegui que trocassem por 3 mil reais. Preferi não entrar ainda mais em bate boca e resolvi pagar.

Caso estejam com o mesmo problema, recomendo que não mexam em nada, mantenham o carro com o módulo danificado, porém intacto. Questionem a Audi, levem esses documentos com vocês e não desistam!

Eles são "lisos" vão tentar fugir, mas essa obrigação é deles!

Espero que isso ajude, no meu caso funcionou. Não temos muitas alternativas, esse módulo é muito complexo e tentar troca-lo por conta, pode não ser uma boa ideia.
No meu caso a central do ABS falhou de vez antes do anuncio do Recall e eu tive que fazer o serviço por minha conta, mas depois de ver o anuncio do recall entrei em contato com a Audi e obtive a devolução total do meu gasto. Confesso que não foi muito trabalhoso.
Sobre os dois links do Google Drive acima peço autorizar o acesso para [email protected].
Grato, João Paulo
 
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