Que óleo usar no A3?

rhobsonv disse:
Tenho certo preconceito com óleos BR, mesmo na época que tinha um Ford Ka 1.0...

Meu A3 tá chegando novamente na km de troca (7000 km), e já comprei o kit abaixo, pentosin 5w40 + filtro (muito importante sempre trocar o filtro!)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837185636-troca-de-oleo-pentosin-filtro-de-oleo-audi-a3-e-golf-18-_JM

Achei um pouco mais caro, mas nada fora do normal, já que atualmente estou usando o Havoline Pro DS sintético, então a diferença foi pequena (36 o litro do Havoline contra 40 do Pentosin).

Podem me xingar, mas tenho preconceito com óleo semi sintético, e acho um crime utilizarem óleo mineral, mesmo dizendo que troca o óleo a cada 3000 km...

Sent from my NX505J using Tapatalk
Pago 29 o litro do pentosin amigo. segue o link. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-879086919-5-litros-oleo-pentosynth-hc-5w40-pentosin-100-sintetico-_JM
 

Lucaszla3

Membro
o pertosin comprei ele essa semana a 26 mangos e frete grátis pelo Ml. Recebi com 1 dias hehehehe..,, mas aonde comprava foi pra 200 mangos 5 litros ai tive que procurar outro fornecedor :(
 
Amigão, use o 5W40 que não tem erro. É o correto. Pode confiar. qualquer outro diferente disso a longo prazo vai dar problema. Pode trocar a cada 10.000 km com esse óleo, mas sempre complete caso abaixe durante esse periodo.
 

rhobsonv

Membro
KaduTurbo disse:
Amigão, use o 5W40 que não tem erro. É o correto. Pode confiar. qualquer outro diferente disso a longo prazo vai dar problema. Pode trocar a cada 10.000 km com esse óleo, mas sempre complete caso abaixe durante esse periodo.
Errado!

O manual claramente específica que o óleo correto deve aderir a especificação de lubrificação VW500 00 ou vw502 00.

5w40, 10w30 ou até 20w50 mineral podem ser usados, contanto que o óleo seja aderente à especificação de fábrica.

E com nossa maravilhosa gasolina, que após mil km já começa a contaminar o óleo, recomendar trocas de 10 mil km é uma "falsa economia"...


Sent from my NX505J using Tapatalk
 

tamashiro

Membro
Galera, acabei de adquirir um audi 1.8t 150 modelo 2002 e fui pesquisar qual óleo utilizar. Muito bom ter um tópico deste tipo desde 2010 até hoje rs
Aqui vão as conclusões que cheguei cruzando as informações deste tópico, com o meu manual e com o maintenance manual da audi.
No manual brasileiro percebi que a informação é muito mal traduzida: fala que tem que usar óleo vw 500 ou 502 ou 501 e só, não fala nada de viscosidade.
Quando você olha o maintenance manual (aquele manual de reparo em inglês) é que as coisas começam a ficar mais claras. Lá tem o famoso gráfico com as viscosidades e temperatura ambiente, tem desde o 5w40 até os óleos antigões do tipo 20w50.
Mas tem uma nota minúscula dizendo: vw 502 is particulary suitable for turbocharged engines. E se você for ver no mercado, 99% dos óleos que atendem vw 502 são 5w40 sintéticos.
Então apesar do gráfico dar a entender que se pode usar várias viscosidades, essa nota do rodapé fala para usar apenas os óleos da primeira coluna do gráfico e que atendam a norma vw 502. Tudo isso que eu disse só vale para carro turbo original.
Agora quando o carro tem preparação muito forte ou faz uso muito pesado (tipo track day), um óleo racing 5w50, 10w50 ou 10w60 pode ser melhor. Mas são óleo caríssimos, mais de 100 reais o litro.
 

orestinho

Novato
estou usando o 10w 40 semi-sintético 10w40, e particularmente é muito bom, o a3 turbo não precisa de um oleo tão fino igual o 5w40 sintetico. O esquema é igual os cara falou, nunca deixar faltar oleo, sempre troca na epoca certa no caso até adiantar.
 

Andr3T

Membro
orestinho disse:
estou usando o 10w 40 semi-sintético 10w40, e particularmente é muito bom, o a3 turbo não precisa de um oleo tão fino igual o 5w40 sintetico. O esquema é igual os cara falou, nunca deixar faltar oleo, sempre troca na epoca certa no caso até adiantar.
Eu confio mais na equipe de engenheiros que projetaram o motor do que em você dizendo isso.
 
Galera....sei que este post tá batido e antigo, claro.....mas estou montando meu projeto Audi A3 Turbo Forjado e gostaria de saber se devo mudar o óleo pelas alterações ou mantenho o óleo original. Só para esclarecer, estarei trocando por pistão Standart Forjado mesmo. Valeu galera...
 

Andr3T

Membro
djcyriusmix disse:
Galera....sei que este post tá batido e antigo, claro.....mas estou montando meu projeto Audi A3 Turbo Forjado e gostaria de saber se devo mudar o óleo pelas alterações ou mantenho o óleo original. Só para esclarecer, estarei trocando por pistão Standart Forjado mesmo. Valeu galera...
Vai dependendo das folgas que foram deixadas no motor. No meu A3 a folga do pistão pro cilindro é de 0,06mm, bem proxima da original (de 0,04mm). Então eu uso o 5W40 normalmente. Já tem 14mil km rodados meu motor forjado, e só uso 5w40 sintético.
Agora... tem pistão ai (não sei qual vc usou), que pede 0,11, 0,12mm de folga, ai com certeza vai precisar de um óleo mais grosso, tipo um 10w50.
 
Comprei um a3 com mais de 200 mil rodados, na troca de olho eu coloquei 2 tubos oleo de freio dot3 no motor e deixei ligado por 10 minutos, as borras desceram todas pro carter, retiramos todo o oleo e tambem o carter, fizemos uma limpeza geral e usei oleo selenia 5w40 agora que o motor ta completamente impecavel farei as trocas de 5 em 5mil e vou usar um oleo um pouco mais grosso na proxima
Valores
Oleos 5litros x 26,00 = 130,00
filtro de oleo = 12,00
fluido de freio dot3 2 x 12,00 = 24,00
silicone pra colar o carter = 38,00
descarborizante pra limpar = 15,00
 

Junior l.

Membro
Comprei um a3 com mais de 200 mil rodados, na troca de olho eu coloquei 2 tubos oleo de freio dot3 no motor e deixei ligado por 10 minutos, as borras desceram todas pro carter, retiramos todo o oleo e tambem o carter, fizemos uma limpeza geral e usei oleo selenia 5w40 agora que o motor ta completamente impecavel farei as trocas de 5 em 5mil e vou usar um oleo um pouco mais grosso na proxima
Valores
Oleos 5litros x 26,00 = 130,00
filtro de oleo = 12,00
fluido de freio dot3 2 x 12,00 = 24,00
silicone pra colar o carter = 38,00
descarborizante pra limpar = 15,00

ta usando filtro de oleo de gol cht? que oleo ta usando?
 

José Reis

Novato
@[member="Alfred"],
Óleo 100% sintético 5w40. A viscosidade você pode mudar de acordo com seu clima ou km do carro. Lá pelos cento e tantos mil km, mudar para um 10w40, por exemplo.

Como assim cada um fala um tipo de óleo? é bom dar um trocada de mecânico aí...
após os 100mil troca para o 10w40? Tenho um 1.8 turbo automático 150cv...
 

JulioRJ

Membro
de 5w40 pra 10w40 voce nao muda nada, apenas vai usar um oleo inferior. se quer mesmo alguma garantia além do normal, use 5w50. mas nao acredito que seja necessario a nao ser em alguns casos especificos. você vai saber quando tiver uma folga excessiva quando começar a ter problemas de pressão de oleo, esquece quilometragem.
 

Moyses

Novato
Boa tarde turma, vendo os postes aqui, percebo que é bem vareada a utilização de todos. O meu A3 está com 15000k meu mecânico falou algo a respeito do óleo da Motul ou Pentosin + Militec o que acham?
 
Topo