Quantidade e tipo de óleo...

principax

Novato
Boa noite galera.. gostaria de saber a quantidae exata de óleo que vai no motor do a3 1.8t 150cv com filtro???e qual a viscosidade???
valeu...
 
Principax,

No a3 tb 150cv vão 4,5l de óleo, incluindo a troca do filtro.

O óleo ideal é o sintético 5W30.Pode ser Motul, Pentosin, Mobil e alguns outros por aí.

O 5W40 até serve, mas é um padrão inferior quando comparado ao 5W30.Na verdade, quando o A3 foi lançado só tinha o 5W40, que atende às especificações VW502 e logo, ao A3 turbo.Após a chegada do 5W30, as concessionárias Audi migraram para essa especificação, que está em uso até os dias de hoje.As A3 Sportback de hoje já pedem o 5W30 como óleo padrão.

Troque o óleo sempre a cada 7.500km, junto com o filtro.Cuidado para não comprar o filtro do Golf, ok??Use sempre Fram e veja a numeração certa para o A3 turbo ( PH 2895 ).Se puder, compre na autorizada Audi que não tem erro.Tem muita gente por aí que diz que o filtro do Golf ( PH 2870 )é o mesmo do A3 turbo e não é.Até os tamanhos são diferentes, embora a rosca sirva.Para as Sportback o filtro é outro.

Abs,

Patrick Mello
 

Agnão

Novato
O antigo dono, usava mineral 20w40 na minha...
Segui o padrão do cara, e só alterei do 20 p/ o 15w50 Helix (Shell)...
Dos minerais, um dos melhores.
Abs
 

MarceloA3T

Membro
Agnão disse:
O antigo dono, usava mineral 20w40 na minha...
Segui o padrão do cara, e só alterei do 20 p/ o 15w50 Helix (Shell)...
Dos minerais, um dos melhores.
Abs

Nossa cara Mineral ?? O ideal é usar oleo Sintetico ! Voce está prejudicando seriamente o seu motor ! Esse oleo nao possui detergentes dispersantes, seu motor vai ficar com borra. Fora que vc usa 15w 50 fora das especificações para esse motor.

Abraço
 
MarceloA3T disse:
Agnão disse:
O antigo dono, usava mineral 20w40 na minha...
Segui o padrão do cara, e só alterei do 20 p/ o 15w50 Helix (Shell)...
Dos minerais, um dos melhores.
Abs

Nossa cara Mineral ?? O ideal é usar oleo Sintetico ! Voce está prejudinca seriamente o seu motor ! Esse oleo nao possui detergentes dispersantes, seu motor vai ficar com borra. Fora que vc usa 15w 40 fora das especificações para esse motor.

Abraço


Trocando óleo e filtro com menos de 5mil km com este óleo, eu garanto que não fica borra...

Uso mobil super 4T 20w50 ( se nao me engano), é, óleo de moto mesmo, a cada 3.500 troco óleo e filtro, não tem nada no meu motor, Tudo zerado sem borras!
abraços
 

gabrielm

Novato
Pra que fique bem claro. até pra quem nao tem manual...

oleoa3.JPG


tem que ta escrito atras vw500-00 ou vw 502-00 e nos ultimos casos vw501-00
 

Agnão

Novato
Eu sempre troquei óleo e filtro c/ no máximo 5 mil km, independente do tipo do óleo...
Mandei 15w/50 pelo cara tá usando mineral, mas isso vai mt dos cuidados, meu carro antes desse era uma Marea 2002, tinha ela à mais de 4 anos, usei sempre BR Tecno 15w/40 semi sintético nela ao invés do Selenia que a Fiat recomendava, nunca tive problemas c/ borras, o que causa borra é óleo velho demais e combustível ruim, o Helix 15w/50 que to usando no A3 tem aditivos de limpeza na composição dele tbm...
Abs.
 

jaltinier

Plantonista
meu audera é 150cv, troquei filtro e oleo, só que foram inventar de colocar 4,5l, ficou um pouco alto o nível...o ideal é colocar 4l rodar um pouco, dexar descnasar e verificar o nível...

mas, tem tópicos e mais tópicos sobre o assunto, utilise a buscar e vc encontrará um tópico enorme sobre isso e vai tirar todas suas dúvidas...

abraço
 
O meu A4 1.8 não entra 4,5 litros

na ultima vez que troquei, troquei o filtro tambem, comprei 5 litros e sobrou um litro fechado, o oleo ficou no maximo, e ainda ta alto, nao baixou nada, acho que deve ser 4 litros mesmo para trocar...
 

jaltinier

Plantonista
o meu tb não baixou nada...até dei umas esticadas pra ver se a turba consumia um pouco de oleo, mas não deu certo...

aconselho a colocar 4litros...e depois tentar colocar maos 500ml...

abraço
 

magoo

Membro
Agnão disse:
Eu sempre troquei óleo e filtro c/ no máximo 5 mil km, independente do tipo do óleo...
Mandei 15w/50 pelo cara tá usando mineral, mas isso vai mt dos cuidados, meu carro antes desse era uma Marea 2002, tinha ela à mais de 4 anos, usei sempre BR Tecno 15w/40 semi sintético nela ao invés do Selenia que a Fiat recomendava, nunca tive problemas c/ borras, o que causa borra é óleo velho demais e combustível ruim, o Helix 15w/50 que to usando no A3 tem aditivos de limpeza na composição dele tbm...
Abs.

Se o fabricante do motor fala no manual que aquele moto foi fabricado e projetado para usar oleo com expecificação vw502 ou vw505 (5w/40 ou 5w/30)
vc vai usar oleo 15w/40 , 15w/50 , 20w/50 que custam menos da metade do preço e acha que vai ser melhor pro seu carro?
vc pode usar qualquer oleo que seu carro vai funcionar por varios KM mas pode ter certeza que não vai ter a mesma eficiencia e durabilidade do oleo expecifico para ele, principalmente nos turbos...
 
Pessoal,

Quando a troca é feita, o mecânico sempre coloca 4l de uma só vez e depois vai completando"aos poucos" com a última garrafa até o nível na vareta de medição ficar perfeito.Nos meus antigos 150 e 180, ele usava sempre mais ou menos a metade da 5ª garrafa para deixar o nível exato na vareta.Pode ser que exista alguma oscilação entre os mesmos modelos de motor, mas ela deve ser bem pequena.

Quanto ao A4, o lance já pode ser diferente.Formato de cárter diferente, filtro de óleo de tamanho diferente e por aí vai.É melhor compararmos coisas exatamente iguais, embora os motores sejam muito parecidos.

Abs,

Patrick Mello
 

Agnão

Novato
magoo disse:
Agnão disse:
Eu sempre troquei óleo e filtro c/ no máximo 5 mil km, independente do tipo do óleo...
Mandei 15w/50 pelo cara tá usando mineral, mas isso vai mt dos cuidados, meu carro antes desse era uma Marea 2002, tinha ela à mais de 4 anos, usei sempre BR Tecno 15w/40 semi sintético nela ao invés do Selenia que a Fiat recomendava, nunca tive problemas c/ borras, o que causa borra é óleo velho demais e combustível ruim, o Helix 15w/50 que to usando no A3 tem aditivos de limpeza na composição dele tbm...
Abs.

Se o fabricante do motor fala no manual que aquele moto foi fabricado e projetado para usar oleo com expecificação vw502 ou vw505 (5w/40 ou 5w/30)
vc vai usar oleo 15w/40 , 15w/50 , 20w/50 que custam menos da metade do preço e acha que vai ser melhor pro seu carro?
vc pode usar qualquer oleo que seu carro vai funcionar por varios KM mas pode ter certeza que não vai ter a mesma eficiencia e durabilidade do oleo expecifico para ele, principalmente nos turbos...


Brother, no meu caso to mandando 15w/50 pelo antigo dono mandar 20w/40, se de repente eu caio p/ o 5, aí sim, pode ser que eu tenha problema...
Agora independente do valor, no meu caso, melhorei o mineral do cara, se for p/ colocar o 5, coloco tbm, desde d que no carro, venha sendo feita esse tipo de troca de oleo, que nao e o caso...
Continue mandando o do fabricante no seu e seja feliz broh...
Abs.
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Como o Jalt disse tem um topico aqui que o Tang (senhor Suco) sacramentou esse assunto de lubrificantes ... no mais, no manual fala do uso do oleo mineral e sintetico, procure uma marca que tenha a especificação da montadora. Postei aqui uma norma tecnica da Audi que orienta a usuarios com motor acima de 100 mil Km usarem oleo 10w, abaixo disso 5w ... essa questão de viscosidade vai mundo da vida, uso e manutenção do motor do argolas ...
 

rev

Novato
Preciso o oleo correto do A3 1.6 2003 motor (ea111) seria 5w-40 ou 10w-40 castrol magnatec? e quantos litros trocando o filtro junto?
 
Olá tenho um Audi a 3 1.8 fui trocar o óleo. Quando colocaram o filtro e funcionaram o carro foi jogado todo o óleo p fora. Pela borracha do filtro. Foi colocado novo filtro novo óleo (sintético 5w40) e o carro ficou estranho... Verificamos q estava com óleo nas velas. Ficou normal viajei 600km e estscionei o carro. No outro dia fui funcionar o carro e aconteceu o mesmo...e todo o óleo foi espelido pelo filtro... Me disseram q está torto a peça de alumínio que vai o filtro.e que na troca deve ter sido forçado. Alguém poderia me ajudar oq realmente aconteceu e se essa peça realmente precisa ser trocada?
 
Topo