Punto 1.4 T-Jet 188cv x Audi a3 180cv

Galera o Tópico não é comparativo de quem anda mais , e sim estou com uma vontade
de mudar de marca, da Italiana para a alemã e quero tirar umas duvidas com vocês !

Bom Como eu disse no titulo do Tópico, eu tenho um Punto 1.4 Turbo 2010 de 188 Cv chipado
e eu fiquei meio desgostoso com o carro, pelo fato do carro estar manco falhando pelo famoso
problema do Potenciômetro do corpo de borboleta que dá em toda linha FIAT . Eu queria
algumas informações sobre o Audi A3, Em relação a Consumo, manutenção basicas como Correia
filtros etc problemas constantes e outros .

O meu Punto na cidade está fazendo ( GASOLINA ) 11/2 a 10 Km/l e na estrada faz 14/3 a 15 Km/l é bem econômico
mesmo sendo Chipado . Apesar que ele usa os 188cv depois dos 1.800 rpm ...
O Carro tem uma manutenção bacana, não é tão cara, mas o carro apresenta alguns problemas constantes
Farol que queima constantemente corpo de borboleta da muito trabalho, já quase sofri acidente por isso, quando falha
em retomadas por falta de força o motor corta mesmo tolando o pé... é Desanimador . =(

Eu andei Hoje 29/06 em um Audi a3 180Cv preto lindo e com 41.522 Km. Rodado, é corfortavel anda bem me apaixonei .
Mas antes de trocar quero uma ajuda de vocês Pós e contras sobre o carro o que devo olhar no carro antes de
fechar negocio

Abração Galera, espero fazer parte dessa Família .

Micuim

Membro
Henrick, quando lançaram o T-Jet, vi nele a possibilidade de um carro turbo leve e esperto, assim como era meu golzinho 16V 1.0T, que era 2002/3, ou seja, esta nova tecnologia certamente seria superior à da Volks. No entanto, embora eu ainda simpatize com o carro, não atendeu às expectativas. Por outro lado, resolvi partir para meu "velho" sonho, que era um A3T... Comprei um 150cv 2005 e lhe digo que é um carro espetacular, sem fanatismo. O acbamento é de primeira, bancos esportivo, robusto e com uma manutenção dentro dos padrões aceitávies para um carro que custava, novo, mais de 70 pilas. O consumo vai te assustar um pouco, pois acho pouco provável que atinja, na cidade, mais de 9Km/l. Existem vários níveis de preparação, desde o simples remapeamento da central, que leva os 150cv para quase 200 e os 180cv para 210, passando pela troca da turbina original pela K04 dos S3 + bicos de 440cc + chip, que eleva a potência para uns 245cv, chegando aos UP's mais pesados, com turbos roletados, comandos mais brabos etc... Em termos de tecnologia, acredito que o Punto seja superior, mas quanto à performance, acabamento e luxo, o A3T certamente está num nível mais elevado. Se você andou no caroo e gostou, ao ponto de cogitar a troca, acredito que não se arrependerá. O negócio é pegar um A3T bem conservado, para não ter problemas com manutenção logo de cara. No mais, o tempo mostrará que você fez a escolha certa.

paulobeto

Membro
olá heenrickbr, quem chipou seu carro?

Conheço um colega que tirou 185CV no T-Jet dele mas tinha filtro e escape. A turbina do T Jet é subdimensionada, umas das piores que já vi até hoje. Até as turbininhas GT12 do Gol 1.0T atropelam essa do Punto.. . saudades das GT12 guerreiras ...

Quanto ao consumo, seu Punto T Jet é um heroi em fazer tudo isso por litro. Fiquei pouco mais de 02 meses com um Linea T-Jet que original fazia 11km/l no max. e não andava mais que qq 1.8 aspro fraquinho.

Ahhh o meu falhava bastante assim como o seu Punto, padrão fiat de qualidade hehehe. A Nascar tava louca pra chipar o meu T-Jet e sinceramente, nem perdi tempo .. já passei pra frente a bagaça.

Bom, se fosse vc iria rapidinho para Audi ... pois por mais que custe 70K um Linea T-Jet ou 60K um Punto T-Jet, no fim das contas é só um carro fiat, sem fama, sem status, sem presença ...sem nada... num leva mal hein!? já tive um! e basta !!!!

@Micuim , realmente eu gostei do Audi A3, o ano do carro é 2006 está inteiro, é baixo se encaixa bem para quem curte um perfil
esportivo para pilotar Show de Bola . Curti muito o carro é por isso que vim até aqui, para tirar algumas pertubações na cabeça . rsrs
Se eu for pegar o carro, vou tentar não mexer muito . 180 cv já é uma cavalaria respeitavel . Infelizmente o Punto aparentou
esses problemas que tu sabe né, desanima é como você olhar para uma mulher gostosa e na hora da pilotagem a mulher for fedida
nojenta, broxa o cara =/ . Perdi o tesão no carro . rsrs

paulobeto disse:
olá heenrickbr, quem chipou seu carro?

Conheço um colega que tirou 185CV no T-Jet dele mas tinha filtro e escape. A turbina do T Jet é subdimensionada, umas das piores que já vi até hoje. Até as turbininhas GT12 do Gol 1.0T atropelam essa do Punto.. . saudades das GT12 guerreiras ...

Quanto ao consumo, seu Punto T Jet é um heroi em fazer tudo isso por litro. Fiquei pouco mais de 02 meses com um Linea T-Jet que original fazia 11km/l no max. e não andava mais que qq 1.8 aspro fraquinho.

Ahhh o meu falhava bastante assim como o seu Punto, padrão fiat de qualidade hehehe. A Nascar tava louca pra chipar o meu T-Jet e sinceramente, nem perdi tempo .. já passei pra frente a bagaça.

Bom, se fosse vc iria rapidinho para Audi ... pois por mais que custe 70K um Linea T-Jet ou 60K um Punto T-Jet, no fim das contas é só um carro fiat, sem fama, sem status, sem presença ...sem nada... num leva mal hein!? já tive um! e basta !!!!

Fala Paulo .
Olha eu Sou do Paraná, e Chipei o carro em Porto Alegre quando fiquei por la por 1 mes, e não me recordo o nome da
oficina é Speed alguma coisa . vou procurar e lhe informo .
Paulo, depois que fiz as revisões programadas do punto, eu troquei o filtro e o escape tbm 2,5" . A turbina é a mesma o cara da oficina disse pra mim tomar cuidado mesmo . rsrs
Bom o carro faz essa media pois ando de boa, e não esqueça ele é 1.4, só vira um bixão depois dos 1800rpm , ele anda bem mais o que me deixou triste é a cada 5.000 km, levar o carro na fiat pq o potenciômetro está dando problema isso desanima o carro falha tanto que morre =/ . Realmente eu conheço pouco sobre a marca Audi, me disseram que da para levar o carro na VW para fazer manutenção etc ... é isso mesmo ? rsrs ( realmente eu não sei )
Correia do Audi se troca a cada quantos KM ?
Abraços

paulobeto

Membro
sim, tem muitas concessionárias VW (ex. Brasilwagem, Original) que fazem manutençãoe vendem peças sem problema algum.

O potenciometro do meu Linez tambem deu problema e arrumaram rapido mas para mim o carro ficou um pouco desacreditado. Peguei o carro num negocio e pensei em ficar mais tempo mas o motor 1.4 encheu meu saco... como vc falou .. em baixa o bixo é manco pra cacete.

Boa sorte nos Auderas e precisando de dicas .. nos avise.

Jordaum

Aro 99
heenrickbr, use a busca. Vc vai encontrar muita informação sobre o que vc procura.

Micuim, o consumo depende muito da forma de dirigir e do percurso diário. Meu A3 180cv fazia 10km/l na cidade folgado. O S3 também chega a fazer 10 as vezes, mas não é sempre, pois meu pé é muito pesado.. :D

[]s,

Micuim

Membro
Pois é Jordaum... Vou tirar a
prova dos nove na semana que vem, pois vou trocar as velas e dar uma geral nos bicos, injeção etc... Sobre os carros modernos, não só especificamente os da Fiat, o problema é que são muito frágeis e possuem componenetes eletrônicos de péssima qualidade, que vivem dando problemas... E ter que frequentar concessionária toda hora, ninguém aguenta... Um exemplo disso é meu carro: estou com ele há 1 ano e 3 meses e só venho trocando o óleo a cada 4.000Km (paranóia de ex-proprietário de 1.0 16V), pastilhas, alinhamento e balanceamento e nunca tive qualquer problema de falhas, oscilações etc. Só prá constar, a correia dentada já havia sido trocada pelo ex-proprietário na Volks, que é a autorizada Audi desta "grande" capital chamada Vitória...

Carros novos possuem peças de baixa qualidade mesmo, tive problemas no meu New Beetle 0 Km (que não é nacional) que tenho certeza que meu Audi não vai ter mesmo tendo bem mais idade.

della

Membro
Henrick,

Como os amigos acima já disseram bem por aqui, vá de audi!
Pelo que você disse este 2006 está pouco rodado e bem conservado, não tenha dúvidas troque o T-jet nele e seja muuuuuuuito mais feliz!
A manutenção não é um bicho de sete cabeças, hoje em dia as oficinas estão muito mais preparadas e grande parte delas possuem scanners e demais ferramentais necessários para fazer manutenções nos argolas, não é mais como era antigamente, quando a audi monopolizava o pós-venda e não fornecia suporte para reparadores independentes, além disto, vc acha peças da A3 em várias casas especializadas, além de ser bem fácil importar peças para o carro, procure por aqui que vc vai observar provas do que estou postando...

Boa sorte e se precisar estamos aí!

Jordaum disse:
heenrickbr, use a busca. Vc vai encontrar muita informação sobre o que vc procura.

Micuim, o consumo depende muito da forma de dirigir e do percurso diário. Meu A3 180cv fazia 10km/l na cidade folgado. O S3 também chega a fazer 10 as vezes, mas não é sempre, pois meu pé é muito pesado.. :D

[]s,

Vou usar Sim Jordaum, é que é a primeira vez no Forum a gente sempre vai com muita sede ao pote rsrs
Quanto ao consumo, se ele faz 9 10 11 na cidade ele está fazendo uma baita media, meu pai tem um
vectra e minha mãe um astra e os dois não fazem nem 8 na cidade direito é sempre 6 , 7 Km/l

della disse:
Henrick,

Como os amigos acima já disseram bem por aqui, vá de audi!
Pelo que você disse este 2006 está pouco rodado e bem conservado, não tenha dúvidas troque o T-jet nele e seja muuuuuuuito mais feliz!
A manutenção não é um bicho de sete cabeças, hoje em dia as oficinas estão muito mais preparadas e grande parte delas possuem scanners e demais ferramentais necessários para fazer manutenções nos argolas, não é mais como era antigamente, quando a audi monopolizava o pós-venda e não fornecia suporte para reparadores independentes, além disto, vc acha peças da A3 em várias casas especializadas, além de ser bem fácil importar peças para o carro, procure por aqui que vc vai observar provas do que estou postando...

Boa sorte e se precisar estamos aí!

Então Della, o meu receio era em relação a peças, manutenção bem cara por conta do ano etc . é que onde eu moro é interior do Paraná, perto de Londrina, ou seja, aqui existe o MITO de que Carro com motorzão é fria . E quase não se vê AUDI A3 aqui na Região . e os que tem não vendem rsrs

Eu mandei Meu Punto hoje de manhã na FIAT, e arrumaram o problema do potenciômetro, e já estou com um Audi A3 Branco 2003 180Cv com 72.161 Km.
Para testar por 2 Dias . O outro 2006 está com problema (não sei qual ) e o dono da loja me ligou avisando, encerrando as negociações. O carro que estou está zerado, sem desgastes nos comandos botões volante ... meu receio é esse Cambio AUT que está dando trancos estranhos quando vou sair com o carro , dei uma pesquisada aqui no Forum, e vi que quando começa assim, é sinal de alerta, com o Filtro de óleo e outros mais ... nunca foi trocado os amortecedores , do resto tudo em dia, com as revisões ... " Estou com receio quanto a esse Cambio, eu sei que não é normal esses trancos "

Micuim

Membro
Henrick, sei que vão aparecer os defensores do câmbio automático, mas daria preferência a um com câmbio mecânico, especialmente porque como você mesmo disse, por morar numa região onde não existem muitos audis e provavelmente poucos mecânicos especializados, talvez seja complicado mexer no câmbio automático se der problemas...
Esse aí, por exemplo, já dá sinais de que terá que passar uma manutenção no câmbio, ou seja, você já vai pegar um carro com a quase certeza de que terá complicações...
Escolha com calma, porque você pode ser muito feliz com um A3 conservado, ou se estressar enormemente com um carro com problemas bem maiores que os apresentados pelo seu futuro ex-TJet.

Micuim disse:
Henrick, sei que vão aparecer os defensores do câmbio automático, mas daria preferência a um com câmbio mecânico, especialmente porque como você mesmo disse, por morar numa região onde não existem muitos audis e provavelmente poucos mecânicos especializados, talvez seja complicado mexer no câmbio automático se der problemas...
Esse aí, por exemplo, já dá sinais de que terá que passar uma manutenção no câmbio, ou seja, você já vai pegar um carro com a quase certeza de que terá complicações...
Escolha com calma, porque você pode ser muito feliz com um A3 conservado, ou se estressar enormemente com um carro com problemas bem maiores que os apresentados pelo seu futuro ex-TJet.

Pois é Micuim, eu pensei exatamente o que você me disse, agora pouco eu dei uma volta com um amigo que teve um Golf Gti, e ele me disse que o Cambio está mesmo com princípios de desgaste ( mal uso ), uma pena pois foi o Audera mais impecável que encontrei . O Jeito é Ir para Curitiba procurar uns =/ . Qlq Dica , é só expor aqui, que vou seguir o concelho de vocês !

della

Membro
Se o carro valer muito a pena, tente negociar uma revisão com o vendedor, daí vc ficará com um carro completamente zerado.
Mas como bem disse o micui, procure com calma para não se arrepender depois...

gabrielm

Novato
isso me lembra uma vez quando fui ver um ibiza 1.6 top...numa revenda...fui dar uma volta...muito bom de andar e tal..estica a 3, engata a 4 e a 5...a 5...nao engatava! rsss nao entrava a 5 marcha!!!!...ja viu né!!!

henrickkbr , seu cambio esta com problema isso eh certo , isso por falta de manutençao , falta de oleo , problema de solenoides , ou outros , porem todo carro tem 3 messes de garantia e o vendedor seja qual for tem obrigaçao de entregar o carro em perfeitas condiçoes , assim como aconteceu comigo .
Se o carro vale a pena entaum so mande arrumar o cambio ...q nao eh barato , inclusive uma da parte do carro q mais se gasta $$$ ... e fica com o carro , pq sempre achei aut carro de velho e depois q comprei o meu nunca mais quero carro manual ... boa sorte

lexupdate

Membro
Henrick,

Compre um cabo de diagnostico (custa uns 10 dólares no ebay, serve pra audi e vw) e passe no carro antes de comprar....tem bastante coisa sobre isso aqui no site...de cara já vai te ajudar a cair fora de um abacaxi.

A questão do cambio mecânico ou automático/tiptronic é muito pessoal. Eu, particularmente, prezo pelo conforto, por isso prefiro o tip. Se vc gostou desse branco aí e ele tá dando tranco, exija do vendedor que troque as solenoides, óleo, e sensor de temperatura do cambio, pra deixar ele zerado. Isso deve custar por volta de uns 4000. Ou então um desconto mais ou menos nesse valor.
Veja que dependendo do caso, é melhor vc ter um carro com o cambio revisado do que um que não dá o problema na hora da compra mas que pode te incomodar um ano depois.

Quanto ao consumo, um a3 180T em geral não é econômico, prepare-se para 6-8 km/l na cidade.

Por fim, na minha opinião, esse carro vale cada centavo que vc gastar com ele, seja para comprar ou realizar uma manutenção de 4k no cambio. Se vc perguntar pra galera aqui, por qual carro eles trocariam....vai ver ai bmw 130, bmw 330, subaru wrx, a4, c5. ;)

abraço e boa empreitada!