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Problemas sobrenaturais (EPC e ESP)

Iniciador do tópico #1
Olá senhores, gostaria de relatar um acontecimento e saber a opinião da galera além de trazer pessoas com este problema e talvez propor possíveis soluções. O texto pode parecer extenso mas gostaria encarecidamente da ajuda dos senhores que conhecem este tipo de problema.

A luz EPC e avaria ESP, pela minha experiência, causam espanto nos mecânicos! Sempre dizem que pode ser um bilhão de coisas e eu tive uma dor de cabeça terrível recentemente... Eu comprei um alemão A3 09/09 2.0T, o bendito começou a acender as tais luzes no dia seguinte, eu sei que deveria ter retornado a loja contudo como poderiam fazer um serviço porco e já estava agendada a visita na Sorana eu fui fazer a manutenção básica e ver qual seria o problema (até então totalmente desconhecido por mim). Eu rodei um scanner engie que detectou alguns problemas no corpo de borboleta, entrada de ar e posição do pedal e levei isso ao pessoal da oficina.

Pois bem... Ao finalizar a manutenção me mostraram uma peça paralela do corpo de borboleta e sugeriram a troca pois estava com defeito. Após pesquisar muito verifiquei que de fato deveria fazer pois manutenções nessa peça não costumam dar certo então perguntei o custo e fiquei horrorizado com o valor, contudo esperando um serviço espetacular eu aceitei e fiz. Mas após um período andando com o bicho, a luz acendeu de novo e com isso um problema que fez meu coração palpitar bem forte: O carro engasgava e perdia muita potencia, o giro chegava a cortar e ele não acelerava por nada, andando no máximo a 50Km/h, teve um momento que o carro realmente desligou e deu o que fazer para religar e observei que a luz de injeção também se apresentava junto com a EPC (surpresa nova nessa altura do campeonato).

Eu retornei na oficina, analisaram, analisaram e nada! Simplesmente apagaram o erro e ele retornou novamente depois de alguns dias, então levei em uma outra especializada na Lapa (não autorizada) e fizeram a limpeza dos sensores do pedal, isso não adiantou e para não violar a garantia Sorana não mexeram em mais nada... Retornei novamente a Sorana, dessa vez com com um e-mail pronto para ser enviado ao Sr. Johannes Roscheck (presidente da Audi Brasil), pois o valor desembolsado pra resolver esse problema foi de fato muito alto, e o gerente disse que meu modulo ECU poderia ter sido mexido pois ao testar o carro ele não estava cortando o giro em P ou N (não me lembro de fato) aos 4 mil RPM e o corte de giro deveria ocorrer (eu sinceramente ainda não consegui atestar essa afirmação), contudo apenas a troca de um conector >poderia< resolver o problema, esse conector é ligado na borboleta e após a troca de fato já se passaram um mes e alguns dias e nada de retornar o erro.

Enfim, essa é minha história, se souberem de algo que possa compartilhar ou comentar sobre alguma experiência do tipo, isso poderá vir ajudar outras pessoas e quem sabe a mim se a zica voltar, comentem aí!

OBS: Primeira vez que tenho um câmbio automático, sinceramente não sei confirmar se é automático, automatizado, tip, dsg seco, molhado ou qualquer outra coisa pois não conheço tão técnicamente. Enfim, eu sinto que o carro freia muito com o freio motor ou em reduções de marcha ele segura bem, isso é normal até por conta da potência dele?
 
#2
Boa noite amigo, comprei um Audi A3 2009 sportback a um mês e tive o mesmo problema que você relatou, mas no meu caso tinha um recall da central do ABS e ESP para ser feito, carro ficou 2 semanas na CSS e 2 dias após buscar ele começou a acender o ESP e EPC e o carro perde potência, parece que entra em modo emergência. Se desligar e ligar ele a potência volta e o EPC apaga em alguns minutos, já o ESP continua ligado no painel. Levei ele segunda feira para ver se tinha relação com o recall realizado, hoje recebi a ligação da CSS que teriam que "fuçar" o carro todo para ver oque é, mas que isso iria gerar um custo a ser pago por mim, que seria por hora do mecânico até achar o problema, como o preço é fora da realidade amanhã irei buscar o carro e mandar em uma oficina de confiança e mostrar esse seu relato.
Obs: meu carro não estava cortando giro nos 4 mil rpm também