Problemas no TIP - Preciso de opiniões - Novas 24/11/2011

mohaully

Membro
Atualizado em 24/11/2011.

Depois de a oficina onde ele estava indo só ter feito cagada no câmbio, o dono da loja me autorizou a fazer outros orçamentos e depois de escolher a oficina, realizei o serviço na MultiTransmissão (Curitiba, próximo à PUC)...

Meu carro ficou 3 semanas lá (incluindo o feriadão q teve semana passada) e hoje peguei-o.

Foi realizado a troca de praticamente TUDO no câmbio... kit solenóides, discos composite, coifa, óleo, filtro de óleo, conversor de torque... ainda não rodei mto com o carro, mas a diferença já foi perceptível... roda macio e preciso agora... mas não posso experimentá-lo totalmente, porque segundo o dono da mecânica, o mesmo precisa ser amaciado e só apertar o pé (se quiser) depois de rodados uns 1000Km +-....

O serviço saiu 6.000,00 à vista... Então, fica a dica pra quem é de Curitiba e precisar mexer no cambio automático.... Quando o negócio é bem feito, a gente indica também e não somente detonamos aqueles que não fazem o serviço direito.

Descobri, como ele mesmo falou, que o problema deste câmbio é a troca de óleo, que ninguém faz no tempo certo e não utiliza óleo correto (em virtude dos custos elevados) e depois dá essa série de problemas... e tem oficinas picaretas que não colocam peças originais (claro, depende as vezes do que o dono pede em função do que pode pagar) e fica tudo detonado, não funcionando direito e piorando cada vez. Agora, graças à loja que me vendeu o carro, tenho um câmbio praticamente novo e que não é pra me incomodar antes de 100 - 200.000 km, se levar as trocas de óleo certinho.

#fica a dica galera


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Pois bem...

já tenho um outro tópico relatando os problemas que tive com meu câmbio (no Golf), o Tiptronic...

Primeiro deu problema na troca de marcha, não saia da primeira... foi levado ao mecânico e este trocou uns 3 solenóides q estava causando isso. O câmbio, quando levado a primeira vez, tava única e exclusivamente com este problema... travou em primeira e só passava as marchas (normal daí) quando esquentava e as vezes segurava muito a troca da 2ª par 3ª marcha.

Saiu da oficina, resolvido este problema e veio com OUTRO... andando de boa, raramente, ele as vezes demora a entrar a marcha... ou seja... imagine num carro manual, vc acelerar ele, com a embreagem acionada, ele levanta o giro sem estar engatado... assim acontece na troca da segunda para terceira... ele acelera e a marcha entra depois de 1 a 2 seg. .... se tuchar o pé, tanto em drive qtoi em Tip, acontece com frequencia... explode o giro e depois q a marcha entra...
Nesse tempo, depois q saiu a primeira vez da oficina, descobri vazamento de óleo da caixa... o carro voltou na ofiicina e o mecanico consertou (era vedação) e disse que este problema q relatei, provavelmente era por caussa disso... por falta de pressão... ele arrumou o vazamento e trocou o óleo da caixa... parecia q tava resolvido..... mas não... o mesmo problema continuava...
Começo do mês passado levei lá novamente, ele andou comigo, sentiu o problema e disse que provavelmente seriam os discos da embreagem que estavam com as ranhuras gastas aí o câmbio fazia malabarismo por causa do óleo sem pressão e por isso demorava aentrar a marcha... o carro ficou lá até sexta (Antes de ontem) 1 mes e meio na oficina... ele trocou alguns discos e tinha mais 1 ou 2 solenoides "travado" (segundo ele) ao qual acertou tb... peguei o carro e acreditem s quiser, o problema persiste... IGUAL e agora com OUTRO agravante que descobri... se eu tucho o pé em "manual" (até encostar no fundo) ele reduz a marcha pra primeira... ISSO MESMO... reduz à primeira marcha... sorte que descobri isso em velocidade baixa, senão ainda corro o risco de mandar alguma coisa do motor motor ou da caixa, pro SACO... o que será que pode ser isso? Tá dificil...

Algumas considerações: os discos da embreagem q ele trocou NÃO SÃO originais e segundo ele é mais forte que o original... mas ele deve que fazer mtas adaptações (em tornos) pro discos entrarem.., (milimetros em algumas partes)... ele me disse que não achava original (não acredito).
O solenóide eu não sei...

Agora vem a questão: PRA MIM o problema é eletrônico e não mecânico... esse negócio de voltar pra primeira marcha só pode ser eletrônico... Será que de repente os solenóides q ele me trocou, desde o primeiro problema, podem não ser originais e ser issso o problema ou não tem nd a ver a questão de ser ou não original?
Segundo: Será que pode ser por não trocar TODOS os solenóides de uma vez? (ele me disse que isso não influencia)...

Sinceramente não sei o que fazer... o mecanico é escolhido pela loja que comprei o carro e td está sendo pago por ela (garantia)... o cara entende do cambio e de outros tb... pelos menos teoricamente já meu aula de alguns cambios, inclusive do TIP q ele tinha lá um Audi desmontado...

Preciso de ajuda com possíveis SOLUçÔES... nada de vir falar q tip é isso ou aquilo... de vender o carro e etc... essas coisas estou pra resolver ainda e já estou sendo orientado por advogado, pra ver o que fazer... o problema é que ainda não quero me desfazer do carro e quero resolver esse problema...

Agradeço toda ajuda que vier na possível descoberta do que pode ser... Se for o que desconfio, de peças não originais, aí aciono de vez judicialmente, mas pra isso acontecer, preciso ter certeza se é ou não um fator que pode gerar isso....

Valew galera
 

RafaPR

Consultor Técnico
Cara, tem que fazer o certo, coisa que já deveria ter sido feita desde o começo: compra o rebuild kit COMPLETO e o kit de solenóides novas COMPLETO e faz tudo direitinho, com todas peças novas.

É por isso que todo mundo diz que o câmbio TIP, quando abre, no mínimo tem que trocar TODAS solenóides. Sei que isso não depende de vc, pois o mecânico é escolhido pela loja, mas infelizmente com esse tipo de coisa não adianta tentar resolver na "malandragem" trocando uma ou outra pecinha só.

Vc (ou a loja) só vai perder cada vez mais tempo e dinheiro com M.O. e óleo a cada vez que abrir a caixa pra remendar mais alguma coisa!

E, sinceramente, eu não consigo acreditar que alguém que adapta discos que não são da medida certa pra entrar no câmbio realmente entenda e saiba o que está fazendo. Curiosidade, qual o nome da oficina?
 
Vamos por partes:

Como já foi muito discutido aqui no fórum, trocar apenas algumas solenóides é desperdício de dinheiro. Afinal se um ou outro abriu o bico, certamente a vida útil das remanescentes já está chegando ao fim. O ideal é trocar todas as 9.
E ao defeito de engatar a primeira, já passei por isso também, mas não é tão preocupante quanto vc acha. De fato o que acontece é que o câmbio não consegue engatar uma marcha específica (provavelmente pela falha da solenóide) e pela situação de conflito ele engrena uma marcha suficiente para o carro andar/reduzir. No caso a 1ª. Mas ele jamais vai engatar uma primeirona a 100km/h. Pelo menos nunca aconteceu comigo nem nunca ouvi falar disso.

Quanto à patinação do câmbio, é provável que seja causado pela(s) solenóide(s) defeituosa(s), mas também podem ser os discos de composite ou pistões. Se seu bolso permitir, troque TUDO e tenha um câmbio novo.

O meu só engatava as marchas após esquentar, problema esse que foi resolvido apenas com a troca das solenóides, mas logo logo pretendo trocar os discos e pistões, para garantir que nunca mais vou ter problema no tip.
Uma observação importante; coloque apenas o óleo de câmbio original, pois essa é uma transmissão de alta temperatura, e trava se for colocado qualquer óleo de origem mineral! O meu atualmente está rodando com dextron III sintético, mas só para teste. Semana que vem vou colocar o motul e trocar o filtro.

Enfim, se for possível pra você, troque todo o interior da sua transmissão e nunca mais tenha esse tipo de problema!

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/JF506E-0 ... _688wt_939
o kit solenóide (com as 9)

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/JF506E-V ... 1208wt_939
master kit de discos e juntas.

abraço
 

mohaully

Membro
Vamos por parte hehe...

RAFA PR - A oficina é Bonfleur (fica próximo ao terminal do Pinheirinho)... Entendo o que você diz, mas o problema de trocar todas, é como citei... o serviço é pago pela loja e fico de mãos atadas com isso... o mecanico na primeira vez que levei, me disse eram solenoides originais jatco... mas vai saber... eu agora, até que me prove contrário, to duvidando disso (essa conclusão que cheguei, por isso que abri o tópico)... a minha dúvida mesmo é saber se um solenóide de outra marca é capaz de dar algum tipo de problema/ defeito (isso seria "provar" minha intuição de todo esse problema)... qto ao disco... pois é... segundo ele, não estava encontrando original e por isso teve que usar este e não deu certo (aí teve q ir ajustando)... a verdade que EU acredito é que... oficina faz o que o cliente manda, certo? Numa dessa a loja que manda ele colocar esse tipo de peça mais barata e aí eu q vou me fod** futuramente... Só não sei como provar isso... MAs o cara teoricamente entende sim... tinha um conjunto de audi 180 aberto lá e ele me mostrou o que cada um era responsável e me mostrou qual que havia falhado dos meus... me disse que esse cambio é usado em outros carros e em outros não dão problema... dos VW e Audi é por serem turbos, há um desgate maior... disse que land rover (q usa o mesmo) nunca ouviu problema com esse cambio, por não serem turbo e o gerenciamento ser mais facil... (palavras dele)

pedrolimaturbo - o fato de ele não trocar TODAS solenóides, quanto questionei a primeira vez, foi de que as outras não tem desgates tanto quanto essas 3 (1, 2 e 3 marchas)... tipo... se analisar bem, tem coerencia isso q ele disse... vc usa menos essas marchas e força menos tb... o óleo que ele colocou é especifico da caixa sim (tenho a NF dos serviços - 150,00 cada litro)....

A verdade é que to querendo colocar a loja no pau por esse tipo de atitude, mas preciso de um parecer, digamos assim, concreto, de que se não for original os solenoides, causa isso mesmo....
Tipo... por mim, que se danem pra arrumar... quero que fique bom... o problema é o tempo q leva cada vez q vai pra lá...
primeira vez foi quase 1 mes... segunda vez 1 semana e agora a terceira (com o mesmo problema da primeira), 1 mes e meio.... isso que quebra e me deixa indignado... por isso preciso da ajuda da galera aí que entende
 
mohaully , estamops passando o mesmo problema exatamente no msm momento !!! minha garantia venceu dia 30 agosto e por diversas vezes o carro foi pro mecanico da loja e nao solucionaram nada ... conclusao , encostei dia 22 de agosto o carro na oficina da agencia e falei q so tiraria o carro com o cambio em perfeito estado , ele me ligou dia 29 e falou pra levar no meu mecanico pra arrumar q eles nao estavam conseguindo .
Levei no domingos ele passou o orçamento e eles nao quizeram pagar , bom enrolaram ate agora e deram 1400,00 reais só , eu completei o resto e peguei meu carro sexta agora , depois de 39 dias sem carro !!!
Agora vou entrar com açao judicial pra reembolso da diferença .
1 - arruma seu cadastro pra saber de qual estado vc eh , fica mais facil de te ajudar
2 - se vc for de SP aconselho levar no domingos pedir um orçamento e aresentar na loja pra eles mandarem fazer la ja q nao conseguem resolver .
3 - caso nao solucione , so procurar o forum com nota fiscal e todos os documentos q estiver em maos , nem precisa de advogado , no pequenas causas eles msm marcam audiencia de conciliaçao , vc nao tem gasto de nada e diz q resolve em ate 90 dias .


Bom vai ser oq vou fazer , quanto a advogado consulte o JAltinier moderador daki do forum q ele sabera lhe explicar e mecanico de cambio ...leva no domingos q eh certeza q resolve seu problema e com preço justo ainda ...vlw abraçao
 

lexupdate

Membro
mohaully disse:
Pois bem...

já tenho um outro tópico relatando os problemas que tive com meu câmbio (no Golf), o Tiptronic...

Primeiro deu problema na troca de marcha, não saia da primeira... foi levado ao mecânico e este trocou uns 3 solenóides q estava causando isso. O câmbio, quando levado a primeira vez, tava única e exclusivamente com este problema... travou em primeira e só passava as marchas (normal daí) quando esquentava e as vezes segurava muito a troca da 2ª par 3ª marcha.

Saiu da oficina, resolvido este problema e veio com OUTRO... andando de boa, raramente, ele as vezes demora a entrar a marcha... ou seja... imagine num carro manual, vc acelerar ele, com a embreagem acionada, ele levanta o giro sem estar engatado... assim acontece na troca da segunda para terceira... ele acelera e a marcha entra depois de 1 a 2 seg. .... se tuchar o pé, tanto em drive qtoi em Tip, acontece com frequencia... explode o giro e depois q a marcha entra...
Nesse tempo, depois q saiu a primeira vez da oficina, descobri vazamento de óleo da caixa... o carro voltou na ofiicina e o mecanico consertou (era vedação) e disse que este problema q relatei, provavelmente era por caussa disso... por falta de pressão... ele arrumou o vazamento e trocou o óleo da caixa... parecia q tava resolvido..... mas não... o mesmo problema continuava...
Começo do mês passado levei lá novamente, ele andou comigo, sentiu o problema e disse que provavelmente seriam os discos da embreagem que estavam com as ranhuras gastas aí o câmbio fazia malabarismo por causa do óleo sem pressão e por isso demorava aentrar a marcha... o carro ficou lá até sexta (Antes de ontem) 1 mes e meio na oficina... ele trocou alguns discos e tinha mais 1 ou 2 solenoides "travado" (segundo ele) ao qual acertou tb... peguei o carro e acreditem s quiser, o problema persiste... IGUAL e agora com OUTRO agravante que descobri... se eu tucho o pé em "manual" (até encostar no fundo) ele reduz a marcha pra primeira... ISSO MESMO... reduz à primeira marcha... sorte que descobri isso em velocidade baixa, senão ainda corro o risco de mandar alguma coisa do motor motor ou da caixa, pro SACO... o que será que pode ser isso? Tá dificil...

Algumas considerações: os discos da embreagem q ele trocou NÃO SÃO originais e segundo ele é mais forte que o original... mas ele deve que fazer mtas adaptações (em tornos) pro discos entrarem.., (milimetros em algumas partes)... ele me disse que não achava original (não acredito).
O solenóide eu não sei...

Agora vem a questão: PRA MIM o problema é eletrônico e não mecânico... esse negócio de voltar pra primeira marcha só pode ser eletrônico... Será que de repente os solenóides q ele me trocou, desde o primeiro problema, podem não ser originais e ser issso o problema ou não tem nd a ver a questão de ser ou não original?
Segundo: Será que pode ser por não trocar TODOS os solenóides de uma vez? (ele me disse que isso não influencia)...

Sinceramente não sei o que fazer... o mecanico é escolhido pela loja que comprei o carro e td está sendo pago por ela (garantia)... o cara entende do cambio e de outros tb... pelos menos teoricamente já meu aula de alguns cambios, inclusive do TIP q ele tinha lá um Audi desmontado...

Preciso de ajuda com possíveis SOLUçÔES... nada de vir falar q tip é isso ou aquilo... de vender o carro e etc... essas coisas estou pra resolver ainda e já estou sendo orientado por advogado, pra ver o que fazer... o problema é que ainda não quero me desfazer do carro e quero resolver esse problema...

Agradeço toda ajuda que vier na possível descoberta do que pode ser... Se for o que desconfio, de peças não originais, aí aciono de vez judicialmente, mas pra isso acontecer, preciso ter certeza se é ou não um fator que pode gerar isso....

Valew galera

Uma vez o meu tip também deu umas engasgadas desse tipo...parecia que entrava no neutro, o giro subia...e depois engatava sozinho dando um tranco...
Nunca mais aconteceu, mas eu levei na munich pra ver se tinha alguma coisa errada...
Eles passaram o vag, o mecanico testou as solenoides e nao achou nada...mas ele disse que poderia ser um sensor de temperatura do oleo do cambio...vc já desconfiou dele? Parece que a pressao do oleo varia com essa temperatura...e ele tb disse que se fosse esse sensor nao seria tao caro pra consertar....

abraço!
 

mohaully

Membro
conversei com o mecanico hoje e com a loja e fiquei de achar (junto com eles) o kit original de solenóides e um conjunto de buchas... segundo o mecanico, ele não estava encontrando....

Se puderem me ajudar onde encontrar.... já estou verificando os links acima, só que como não tenho muito conhecimento a respeito... esses dos links são kits originais JATCO, como vem nos gti e nos A3?
 

mohaully

Membro
vi ali... como não manjo muito... mas pelos links... é original da JATCO mesmo, né?





RaFa360x disse:
http://cobratransmission.com/index.php?main_page=product_info&cPath=1_945_947_978_987&products_id=803021

compra essa!
 

RaFa360x

Membro
mas compra essas jatco!
as que ta no seu carro é jatco, acho que nao existe outra marca!!

e compra novas, remanufaturada ou usada nem rola!
 

mohaully

Membro
não sou eu quem vai comprar... é a mecânica ou a loja que comprei o carro... o cara já deve ter colocado remanufaturado no meu ou alguma outra marca paralela e tá todo essa bagunça... ele mesmo pediu pra eu procurar da jatco... todos orçamentos que pedi, dos lugares, eram com solenoides jatco.... agora é esperar eles comprarem e aí levo o carro lá... e espero que se resolva de uma vez...

só que se for somente as solenoides mesmo, vão escutar ainda... pq já não trocaram td da promeira vez né... aí não ficaria essa esquentação toda...
 

mohaully

Membro
o problema dele é as solenóides mesmo... e um jogo de buchas. Na descrição eu escrevi que eram os "discos da embreagem"tb... mas não era... o mecanico me disse q esses estavam bons... que o problema é, segundo ele, colocar o kit de solenoides (q ele disse não encontrar... mas não acredito... a loja deve ter mandado fazer do jeito q fez...e como agora mandei uma notificação juridica dizendo que queria o carro bom, em até 5 dias (é q ainda estava na oficina) e que se não fizesse eu acionaria a justiça solicitando valor pago em dobro, acrescido de danos morais, a historia mudou um pouco)... o dono da loja se dispos a resolver o problema ou eu devolveria o carro e pegaria outro...)...

Mas se caso eu fizesse isso, vem a pergunta: o que eu pegaria? Abri mão de um 207 completaço, que tirei zero e entreguei com 9000km, pra pegar esse golf..... por mim quero q deixe ele 100%... aí fica susse.... 1 ano com o carro e até agora é só cambio mesmo q ta incomodando... e poderia não estar se tivessem feito a coisa certa lá no começo...



Micuim disse:
mohaully disse:
qual? Do carro?

Sim. Esse câmbio todo revirado vai te trazer problemas no futuro...
E você ainda nem pôde curtir o carro, pois ficou mais na oficina que com você...
 
mohaully

foi o que eu te disse desde o começo; esse câmbio não tolera "jeitinho daqui ou dali". Essa é a maior diferença dele para os outros, porque fora isso, é uma excelente caixa (na minha opinião).
Mas como se trata de um carro antigo, vai sempre te dar uns problemas, afinal vai sempre ser uma peça nova sobre uma usada e por aí vai.. A questão é você decidir se vale ou não a pena passar por essas dores de cabeça para ter o golf.
 
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