Problemas diversos

phabran

Membro
Amigos,

De uns dias pra cá o meu carro tem apresentado alguns problemas estranhos. Vou enumerá-los para ficar mais fácil.

1. Falta de potência em baixa, principalmente quando está mais quente. Ele está meio fraco, às vezes para sair em 1ª em uma subida tenho que queimar um pouco a embreagem porque sinto que ele pode morrer. Além disso, se estiver em terceira ou até segunda marcha e estiver lento, preciso reduzir senão ele não retoma de jeito nenhum, se arrasta até a turbina encher e aí vem uma potência a mais. E quando a potência ainda não veio, oucço algo trepidando na frente, mas não faço idéia de onde seja. Isso só acontece quando forço a marcha com baixa velocidade.

2. Barulho de "grilo" em alguma correia quando o motor está frio. Depois fica tranquilo. Se por acaso eu fizer o que ninguém deve fazer, mas faz, que é pisar na embreagem e subir o giro do motor e soltar a embreagem eu ouvi um "grito" agudo que parece algo patinando;

3. Minhas marchas, vez ou outra arranham, mas nesses últimos dias, em algumas ocasiões, a primeira e a terceira marcha custaram a entrar. Tive que engatar outras marchas e depois tentar engatá-las e foi.

Estou postando aqui porque como são vários fatores não soube qual o melhor lugar...

Agradeço a ajuda de todos!

Patrick

audaço

Novato
aposto na possibilidade de ter dado pau no seu câmbio,caixa,tudo,o meu ta botando um câmbio novo.
o meu outro azulou, vazava óleo do câmbio, a 3ª começou a parar de entrar..e ae por diante. o meu é manual graças a Deus.
eu queria trocar o meu a3 1.8 asp 2004-2005 por um a3 1.8t 150 ou 180cv,só que a maioria que tem pra vender são câmbio tip tronic. Todas pessoas que conheço dizem que a3 com câmbio tip ou automático é uma desgraça, é comprar o carro e fazer um caixa 2 pro caso de dar pau no câmbio.

phabran

Membro
Outro detalhe que esqueci: quando esterço tudo pro lado esquerdo ele dá uns estalos, acho que pode ser homocinética.

Não sei se meu câmbio está com problema sério. Não vaza nada. Pode no máximo ser um sincronizado ou algo assim. Quanto está gastando no câmbio?

audaço

Novato
paguei 600 pro cara abrir e fechar o câmbio. depois de pesquisar muito, porque mão de obra varia demais....um cara me pediu 1000 só pra abrir e dar o diagnóstico, vsf...
agora gastei 1,200 no câmbio com frete já. Mercado Livre..

nirvana

Membro
se só está dificil entrar a primeira e a terceira, eu creio que seja apenas sincronizado ou os cabos de troca...manda um bom mecanico honesto verificar que já vi limpeza + lubrificação resolver isso....

quanto a falta de potencia, VAG nele...se não identificar nada, faz aquele basicão, limpeza de bicos, + TBI, Vazamento de pressão...

quanto ao grilo, verifique o rolamento do tensor da correia do alternador...e do proprio alternador...quanto a segurar embreagem,acelerar e soltar, não creio que tenha a ver com isso...

phabran

Membro
Hoje a ré que não quis entrar. Tive que engatar a primeira, sair do lugar, parar e depois engatar a ré.
Vou ter que encostar o carro pra ver tudo isso, o problema é alguém de confiança e minha esposa está bem mal de saúde e não osso ficar sem carro nesses dias. Tá fogo!

slayerbh

Novato
Amigo isso é simples
oleo da caixa de marcha.
troque o oleo.
a minha eu troquei e ficou perfeito.
Mecanico gosta so de completar, não vai nessa manda abri o trem e joga tudo fora e por novo. vai ver que vai sair barro la de dentro e uma catinga do caralho.

phabran

Membro
Bom, já descobri que um dos problemas é a correia do alternador mesmo. Outro é a bucha da bandeja que já estourou com 2 meses de uso.

Trocar o óleto da caixa deve mesmo aliviar, mas não sei se resolve. Vou fazer o teste.

Jordaum

Aro 99
phabran,

Se sua embreagem estiver boa, muito provavel que seja o cilindro escravo (que da muito problema também).

"O sistema do A3 é hidráulico, com um cilindro mestre no pedal e um cilindro escravo acionando uma alavanca, que abre o platô.
O cilindro escravo apresenta defeito, que vazava para dentro da caixa seca da embreagem, e não deixa abri o platô completamente.

Sintomas: dificuldades de engatar a primeira marca parado; impossibilidade de trocar de marchas acima dos 6000~7000 giros".

Código da peça: 1J0721261H

dscn2460largeod3.jpg

dscn2461largemx7.jpg

dscn2463largemv0.jpg

dscn2466largegw4.jpg

Acho muito difícil ser problema na caixa, pois é bem parruda, mas uma troca do óleo não vai fazer mal. O pessoal usa muito um Óleo da GM. especificação STF 12345349. Todo mundo fala que resolve esse problema de "arranhar", quando não é o sincronizador.

Agora quando o problema da falta de força, seria bom vc passar o VAG pra gente ter um diagnostico mais preciso. Alias, não é sintoma de embreagem patinando não?

[]s,

roxo

Moderador
Meus caros,

Seguinte .. tinha esse problema ... pela manha ficava complicado engatar a ré... tinha que faze a mesma coisa do nobre amigo, colocar a 1 dar um tombinho e engatar a ré, que depois ainda dava um tranco. Postei aqui no forum e me disseram que era normal esse tranco, que seria um delay da embreagem ... bem, quando saquei meu motor reparei a caixa seca be suja, de imadiato pese que poderia ser o cilindro escravo tb mas tem um teste bem simple pra saber se ele tá com defeito (geralmente vazamento) é jogar um pouco de agua em alguma parte melada da caixa seca, se a agua escorrer como em contato com oleo comum, o cilindro escravo tá tranquilo, agora se a agua ficar branca igual a leite ai é vazamento do fluido de freio pelo cilindro escravo (a agau em contato com o fluido de freio fica branca como leite). Na analise que fiz descobri o problema: Troca do rolamento do colar da embreagem, uma boa limpeza e a correta vedação da tampinha que fica pra ver a sincronização do volante que fica em cima da caixa e quando escorre alguma coisa (agua, oleo) ela pode entrar por esse local e melar a caixa seca. Depois disso, problema resolvido, sem engasgue, sem tranco, tudo lindo.

Quanto a troca do oleo da caixa, eu ainda não sei como proceder, não parei para ver como é, o que sei é o seguinte: A caixa do argolas manual é bem "parruda" como disse o amigo e quem trabalha com caixa sabe, quando se abre nuca é a mesma é procurar problema pra cabeça, procure defeitos secundários deixe a caixa como ultima possibilidade.

De resto nnobre, passe o vag nele e poste aqui o log .. já ajuda a termos outros posicionamentos.

phabran

Membro
Jordaum, pensei na embreagem também, mas como troquei há 1 ano, acho que nem isso, não sei se já daria algum problema. Sabe aquele lance do psicológico, acha que pode ser e fica encanado com isso? Bom eu estou ficando esperto para ver se noto ela patinando, se patinar deve ser coisa mínima porque não notei nada ainda. Existe algum teste que force a patinar para descobrir?

Roxo, o que é essa caixa seca? Notei que quando chove muito, parece que arranha mais as marchas, mas logo descartei porque seria impossível entrar água no câmbio. Logo pensei: "Deve ser coisa da minha cabeça..."

roxo

Moderador
Meu caro,

A caixa seca é o local onde fica alojada o volante o o conjunto da embreagem ... ligada a caixa de marcha.. em miudos e a parte de ligação da caixa ao motor ...

img

AS555N

Membro de Honra
Phabran, acho que o que vc disse tem algum fundamento, esses dias lavei meu motor pra procurar vazamentos e etc e depois de lavar o motor começou a arranhar, de primeira passando pra segunda, de segunda pra terceira e quando engata a quinta, mas essa já arranhava um pouco nas trocas rápidas......tudo isso depois de lavar o motor, então a sua teoria se chuva pode sim fazer algum sentido. Preciso trocar a embreagem mas ainda não patina no uso normal, só quando pego uma ladeira chata que preciso parar pra sair é um pouco foda mas de resto parece ir normal.
[]`s
Renato

roxo

Moderador
Meus caros,

O problema do meu quando tinhas estes sintomas era justamente esse rolamento aqui:

dsc05781z.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

Essa de tempo de chuva e depois que molha ... é novidade pra mim .. mas vou observar tb esse fator ... levem em consideração também o fluido de freio, pode ser que ele esteja baixo ou, acreditem, vencido ... o que pode ocasionar uma baixa pressão nao acionando o sitema por completo.

AS555N

Membro de Honra
Roxo, essa eu não sabia, o sistema da embreagem usa o mesmo fluído do freio, mas ele pega do reservatório ou depois do ABS?, agora a respeito da água pode acreditar roxo, começou a arranhar depois que eu lavei o motor.
[]`s
Renato