Problemas diversos no Câmbio Automático. #HELP

Caldas

Novato
Muito boa noite caros amigos !

Sou novo por aqui, mas de antemão gostaria de dizer que gostei muito do espaço ! É sempre bom ver pessoas reunidas com o propósito de ajudar uns aos outros e assim solucionarmos problemas.

Vamos lá. Eu estou com um problema (já a algum tempo...) no câmbio do meu querido A3 :(

Eu levei a um mecânico de minha confiança (confesso que ele não é especializado, mas é uma pessoa ótima e sempre tem a boa intenção de resolver o problema) e ele me apontou que dois solenóides em específico teriam de ser trocados. Eu os comprei pelo ML e foi realizada a troca. Ocorre que após isso o problema ainda persiste.

Ele dá trancos na troca de marchas, e recentemente começou a reduzir a marcha sem que fosse necessário. ( por exemplo: andando a 120 de 5ª e do nada ele reduz pra 4ª e a rotação vai lá pra casa dos 4k ) Além de também não trocar as marchas (principalmente de 3ª para 4ª) e ainda por algumas vezes sair de 2ª ao invés da 1ª.

Gostaria de saber de vocês qual a solução para o meu caso. Pelo o que vi aqui no fórum, o problema talvez fosse os solenóides, filtro e óleo. Mas o meu receio é gastar esse dinheiro e ainda assim não resolver... Será se tem esse risco ? E se não for o kit de solenóide ? Tem mais alguma coisa que possa ocasionar esse problema ? Há como eu verificar onde está o defeito antes de trocar a referida peça ?

Eu sei que são muitas perguntas, mas é que aqui em Natal-RN onde moro, não existem mecânicas especializadas nessa marca/modelo, portanto eu fico refém da falta de profissionais.

Agradeço pela atenção.

Flávio Caldas.
 
Amigo, seja bem vindo ao fórum.

Você disse que trocou o kit (inteiro) de solenoides né? faz quanto tempo? Foi feito a reprogramação do módulo após a troca ( vide post: http://www.a3clube.com/topic/8479-audi-a3-18t-180cv-4p-autom%C3%A1tico-blindado-prata/#entry162100 )

Seu carro é um A3 1.8 2002 certo....tudo ou aspirado?

Sabe quando foi feita a última troca de óleo e qual fluido foi usado?

O ideal seria você passar um scanner no carro inicialmente para ver o que o aparelho diagnostica aí de erros no seu sistema. Se você não conhecer mecânico que tenha, aconselho a você comprar um...principalmente pela falta de mecânica especializada que você citou...e outra, acaba sendo equipamento obrigatório de audeiro! :)

A maioria da galera compra os cabos VAGCOM da vida que os mais convencionais não costumam passar de R$200 reais.
 

Caldas

Novato
Muito obrigado pelas boas vindas Amigo Linhares.

A orientação que eu recebi do mecânico foi efetuar a troca de somente dois solenóides. Não troquei o kit completo. A reprogramação não foi realizada, por eu nem sequer ter conhecimento desse método ! Eu vou realizar o procedimento e em breve eu falo por aqui os resultados.

Na mesma ocasião que troquei os solenóides, troquei o óleo e o filtro.

Eu vou dar uma procurada na internet por esses cabos VAGCOM. Se puderem, postem aqui de onde vocês compraram. hehe :)

Linhares, muito obrigado pelas dicas amigo !
 
Do cabo, eu também costumo vender, pois importo algumas peças...mas no momento não tenho nada comigo a pronta entrega e pra importar demoraria pro seu caso.

O amigo do fórum @[member="mfractal"] deve ter esse cabo a pronta entrega...dá uma perguntada lá com ele:
http://www.a3clube.com/topic/5235-vendo-cabo-obdii-programa-vcds/

Quanto a troca de solenoides, também já fiz isso....de trocar apenas a defeituosa...olha, te digo que realmente é uma economia que não vale muito a pena, principalmente se você já estiver trocando óleo (a não ser que vc não tenha outra escolha no momento pensando no lado financeiro...a gente sabe como é complicado esses reparos quando nos pegam desprevenidos).

No meu caso, troquei uma e depois de poucos meses já precisei trocar outra...aí fiz a troca completa do fluido original + o kit solenoides completo.

Claro, você terá informações mais consistentes depois do diagnóstico do aparelho, mas aí como vc não havia trocado o kit todo, já têm chances de ser as solenoides tb...mas pode ser ela + outros itens ou apenas outros itens como acertos de programação do módulo, sensores, discos, etc...

aí o ideal seria primeiro passar o scanner msmo.

é o que um mecânico especializado fará primeiro em conjunto com os testes andando com seu carro. :)

já penei muito com esse tipo de problema!

boa sorte aí!
 
Caldas disse:
Muito boa noite caros amigos !

Sou novo por aqui, mas de antemão gostaria de dizer que gostei muito do espaço ! É sempre bom ver pessoas reunidas com o propósito de ajudar uns aos outros e assim solucionarmos problemas.

Vamos lá. Eu estou com um problema (já a algum tempo...) no câmbio do meu querido A3 :(

Eu levei a um mecânico de minha confiança (confesso que ele não é especializado, mas é uma pessoa ótima e sempre tem a boa intenção de resolver o problema) e ele me apontou que dois solenóides em específico teriam de ser trocados. Eu os comprei pelo ML e foi realizada a troca. Ocorre que após isso o problema ainda persiste.

Ele dá trancos na troca de marchas, e recentemente começou a reduzir a marcha sem que fosse necessário. ( por exemplo: andando a 120 de 5ª e do nada ele reduz pra 4ª e a rotação vai lá pra casa dos 4k ) Além de também não trocar as marchas (principalmente de 3ª para 4ª) e ainda por algumas vezes sair de 2ª ao invés da 1ª.

Gostaria de saber de vocês qual a solução para o meu caso. Pelo o que vi aqui no fórum, o problema talvez fosse os solenóides, filtro e óleo. Mas o meu receio é gastar esse dinheiro e ainda assim não resolver... Será se tem esse risco ? E se não for o kit de solenóide ? Tem mais alguma coisa que possa ocasionar esse problema ? Há como eu verificar onde está o defeito antes de trocar a referida peça ?

Eu sei que são muitas perguntas, mas é que aqui em Natal-RN onde moro, não existem mecânicas especializadas nessa marca/modelo, portanto eu fico refém da falta de profissionais.

Agradeço pela atenção.

Flávio Caldas.
Amigo boa tarde ... seja bem vindo

se tiver a 5 marcha é o 180 cv .. porem filtro não se troca dessa transmissão em uma manutenção periodica .
somente troca na reparação da transmissão ..
por fim seu problema precisa de um tecnico em transmissão ...

não se ludibrie com a troca de óleo .. não ira resolver seu problema .
veiculo não sai de 2 marcha .. ele sai de 3 .. Esta em limp mode .... modo de emergencia ..

precisano so falar
 
Topo