Problemas com carbonização motor TFSI

della

Membro
Pessoal,

Após o acontecido com meu ex carro, em junho deste ano parti para outro projeto, um A3 Sportback 2009 comprado com apenas 43.000Km rodados.

Porém no transcorrer dos ups (meu objetivo era um stage 2+ vulgo tudoquidá) o carro começou a apresentar problemas e não vinha potência mesmo com up´s de HPFP, velas e escape 3" full APR.

A coisa foi piorando, mistura ficava magra e então começou a apresentar misfires intermitentes, quando tava andando de pé no porão, bom daí começou a saga investigativa...

Troca de filtro de combustível, velas, bobinas, até outra bomba eu tinha na mão já, quando de repente o defeito que antes era intermitente resolveu virar constante, carro falhava horrores e não tinha força nenhuma, literalmente se arrastava...

Lá vamos nós para a oficina do @[member="Rafaelmedeiros"] com o desafio... O Rafa já é conhecido pelos feitos nos 1.8 20V, mas nos TFSI/TSI ainda tá se aventurando...

Pesquisa as causas prováveis na internet... Conversas com o @[member="overspeed"] e com um conhecido de uma CSS e tudo apontava para o bico do cil. 3 com problema, possivelmente não vedava direito pois a vela estava encharcando, então bora sacar o coletor e ver como tava o danado...

Ah, os erros logados pelo VCDS eram:

001089 - EVAP emission control sys
P0441 - 01 - Incorrect flow - intermittent

000768 - Random/Multiple cylinder misfire detected
P0300 - 01 - Intermittent

000771 - Cylinder 3
P0303 - 01 - misfire detected intermittent

Ao abrir o coletor nos deparamos com isto, observem que além de carbonizado, está tudo melado por conta do mal funcionamento do bico:
eMYmLaT.jpg

Aqui em processo de limpeza, saiu carvão bagarai:
CMDo1Zk.jpg

Essa craca saiu do assentamento das válvulas de admissão do cilindro 3:
RjWBBEP.jpg

E aqui terminado:
3DhazSS.jpg

Dx6brXo.jpg

Mérito ao Rafa por ter topado o desafio e agora tem know how para fazer este serviço de descarbonização que ao meu ver tem início com uso de combustível vagabundo e trocas de óleo em intervalos maiores ou com óleos de baixa qualidade, que não atendem as especificações VW 504.

Um outro detalhe que descobri na empreitada é que sobre a mistura pobre que acontecia antes destes problemas, o filtro instalado no carro era de uma versão com regulador de pressão em 6,4bar, mudei para o atual de 6,6bar e fim do problema de mistura pobre, talvez pelo filtro saturado e também pela menor pressão.

Outros dois problemas que este carro tinha desde que comprei e que foram resolvidos com a descabonização:
1) Na primeira partida do dia (motor bem frio), a lenta ficava irregular, motor dava umas falhadinhas, dava para sentir o desbalanceamento.
2) Consumo excessivo, fazia 6Km/L ou menos em uso urbano, passou para 8 ou até 9Km/L em modo vovó!!!

della

Membro
guiguigui disse:
Já tenho ouvido falar dessa limpeza... limparam com o quê @[member="della"]?
Pois é, cedo ou tarde todos terão que fazer, depende de como o carro foi tratado desde 0km...
O @[member="Rafaelmedeiros"] pode explicar melhor o nome do produto descarbonizante, mas pode-se usar CAR80 ou mesmo Thinner.
Detalhe pras ferramentinhas que ele fez pra raspar a carbonização...

Quem for de SP ou tiver acesso a oficina do Rafa está bem servido, o cara tem a manha de fazer esse trampo!

prisco

Novato
O meu com 60k estava pior ainda porém o funcionamento estava perfeito, nunca tive misfire ou qualquer outro problema.
Recomendo fortemente esse serviço mesmo a caráter preventivo. Fiz em casa gastando quase o dia todo usando descarbonizantes e gasolina Podium.

Lucas Zanin

Novato
prisco disse:
O meu com 60k estava pior ainda porém o funcionamento estava perfeito, nunca tive misfire ou qualquer outro problema.
Recomendo fortemente esse serviço mesmo a caráter preventivo. Fiz em casa gastando quase o dia todo usando descarbonizantes e gasolina Podium.
Valendo prêmio para quem tirar o suporte plástico do coletor primeiro!!

prisco

Novato
Zanin disse:
Valendo prêmio para quem tirar o suporte plástico do coletor primeiro!!
Verdade.. que parafuso desgraçado!
Pior que precisei tirar 2 vzs pois no final da montagem percebi que havia esquecido de instalar os flaps no coletor kkkkkkkk

bmaito

Novato
della disse:
Pois é, cedo ou tarde todos terão que fazer, depende de como o carro foi tratado desde 0km...
O @[member="Rafaelmedeiros"] pode explicar melhor o nome do produto descarbonizante, mas pode-se usar CAR80 ou mesmo Thinner.
Detalhe pras ferramentinhas que ele fez pra raspar a carbonização...

Quem for de SP ou tiver acesso a oficina do Rafa está bem servido, o cara tem a manha de fazer esse trampo!
Desculpa ressuscitar o tópico, mas estou com um problema parecido. Possuo um A4 2.0T FSI 200cv, que parece estar com a metade dessa potência.

Já troquei bomba de alta, 3 bicos injetores, velas, bobinas só faltou o filtro de comb. que comprei o errado (o meu é de 6,0 bar e bem grande, comprei um de 6,6 e menorzinno que não coube).

Por mais que 90% do tempo os missfires parecem ter desaparecidos, as vezes (principalmente em baixa rotação) eles aparecem, ou pelo menos eu AXO que aparecem pq as vezes parece que o problema é outro totalmente diferente, como motor balançando (coxins estourados) ou algo assim. Ta uma novela esses problemas haha. Mas acho que vou arriscar algum serviço desse tipo de descarbonização, pq o consumo aqui ta foda tmb, +- 4 a 5km/l andando beeeeeeeem na manha, se sentar um pouco o pé vai pra 2km/l. Cheguei ao cúmulo de gastar um tanque inteiro pra rodar 210km, tanque de 70L, mas não da nada né, a gasolina ta barata mesmo hehehe.

Queria te perguntar della, quanto você gastou nesse serviço de descarbonização? Você fez descarbonização somente daquela área onde vão os bicos, onde ficam os flaps quando retira o coletor né? (desculpa a pergunta meio idiota, não sei bem como chamar aquela área ali, é tanto nome que eu ainda to aprendendo, era bem leigo em mecânica haha, mas audi é meio que nem fusca né, compre um audi e ganhe um curso de mecânica na faixa (marra).

Sou de Curitiba, mas estou precisando ir pra Sampa resolver umas paradas e já pensei em fazer esse trampo com o cara que você indicou. Demora +- quanto tempo? Meu único medo é do jeito que ta a zica no carro dar alguma merda no meio da estrada indo pra sampa haha.

della

Membro
bmaito disse:
Desculpa ressuscitar o tópico, mas estou com um problema parecido. Possuo um A4 2.0T FSI 200cv, que parece estar com a metade dessa potência.

Já troquei bomba de alta, 3 bicos injetores, velas, bobinas só faltou o filtro de comb. que comprei o errado (o meu é de 6,0 bar e bem grande, comprei um de 6,6 e menorzinno que não coube).

Por mais que 90% do tempo os missfires parecem ter desaparecidos, as vezes (principalmente em baixa rotação) eles aparecem, ou pelo menos eu AXO que aparecem pq as vezes parece que o problema é outro totalmente diferente, como motor balançando (coxins estourados) ou algo assim. Ta uma novela esses problemas haha. Mas acho que vou arriscar algum serviço desse tipo de descarbonização, pq o consumo aqui ta foda tmb, +- 4 a 5km/l andando beeeeeeeem na manha, se sentar um pouco o pé vai pra 2km/l. Cheguei ao cúmulo de gastar um tanque inteiro pra rodar 210km, tanque de 70L, mas não da nada né, a gasolina ta barata mesmo hehehe.

Queria te perguntar della, quanto você gastou nesse serviço de descarbonização? Você fez descarbonização somente daquela área onde vão os bicos, onde ficam os flaps quando retira o coletor né? (desculpa a pergunta meio idiota, não sei bem como chamar aquela área ali, é tanto nome que eu ainda to aprendendo, era bem leigo em mecânica haha, mas audi é meio que nem fusca né, compre um audi e ganhe um curso de mecânica na faixa (marra).

Sou de Curitiba, mas estou precisando ir pra Sampa resolver umas paradas e já pensei em fazer esse trampo com o cara que você indicou. Demora +- quanto tempo? Meu único medo é do jeito que ta a zica no carro dar alguma merda no meio da estrada indo pra sampa haha.
Amigo,
Aquela região chama-se admissão e sim, é alí que é feita a descarbonização. Por aqui este trabalho custa ao redor de R$ 500,00.
O ideal é você escanear o módulo do seu motor com o VCDS e postar os logs de falhas.

bmaito

Novato
della disse:
Amigo,
Aquela região chama-se admissão e sim, é alí que é feita a descarbonização. Por aqui este trabalho custa ao redor de R$ 500,00.
O ideal é você escanear o módulo do seu motor com o VCDS e postar os logs de falhas.
Vlw Della, vou ver um dia certinho no mês de março e marco com o cara que você indicou. Poderia me passar o contato dele? (não sei se isso é permitido no fórum, caso não seja peço desculpas).

Com relação aos erros de VCDS isso é uma coisa muuuuuuuito estranha no meu carro, mesmo quando bicos estavam totalmente ruins, bobinas e etc, o carro pulando, quase não andava não aparecia nenhum erro relacionado a nada disso no vcds, somente alguns erros relacionados ao acionamento de abs e coisas nada a ver.. A única vez que acusou erro foi quando tudo isso na verdade começou, que ai a luz EPC ascendeu e o VCDS identificou problema na bomba de alta, que logo foi substituida... Fora isso depois mesmo com todos os problemas não aparece nenhum erro..

della

Membro
bmaito disse:
Vlw Della, vou ver um dia certinho no mês de março e marco com o cara que você indicou. Poderia me passar o contato dele? (não sei se isso é permitido no fórum, caso não seja peço desculpas).

Com relação aos erros de VCDS isso é uma coisa muuuuuuuito estranha no meu carro, mesmo quando bicos estavam totalmente ruins, bobinas e etc, o carro pulando, quase não andava não aparecia nenhum erro relacionado a nada disso no vcds, somente alguns erros relacionados ao acionamento de abs e coisas nada a ver.. A única vez que acusou erro foi quando tudo isso na verdade começou, que ai a luz EPC ascendeu e o VCDS identificou problema na bomba de alta, que logo foi substituida... Fora isso depois mesmo com todos os problemas não aparece nenhum erro..
Não tem problema nenhum, segue:
Rafael (11) 97696-6056

Bruno_mgá

Novato
Della seria esse problema de carbonização causado devido ao antigo proprietário não usar gasolina pódium (sendo que esta era primordial aos motores de injeção direta antes da gasolina com baixo teor de enxofre que começou a ser vendida em 2014?)? Ou teria outra causa?

Digo isso pois fiquei impressionado e feliz ao ver o desmonte do Golf TSI onde mesmo utilizando só gasolina comum o motor estava impecável. Como esse Golf rodou 60mil km no ano de 2014 logo, deve ter rodado só com a nova gasolina de baixo enxofre (S50).

Segue a matéria.

IMG_0359_zpssi1azlo7.jpg

IMG_0360_zpszpfljty8.jpg

IMG_0361_zpsfabpz5k4.jpg

IMG_0362_zpszzfpq8kk.jpg

IMG_0363_zpsrlaj5fpi.jpg

della

Membro
@[member="Bruno_mgá"] acredito em soma de fatores.
Meu carro teve dois donos antes de mim, o que rodou a maior parte (30K km) foi o que tirou zero, tratava-se de um senhor de idade que fez todas as revisões na css, porém não posso afirmar nada sobre óleos utilizados nas trocas e gasolina usada na gestão dele...
Já o segundo dono era um rapaz que aparentemente mais se preocupava com o lado estético do carro, apesar de ter me mostrado comprovantes de manutenções e trocas de óleo, já na primeira revisão que fiz notei que os filtros usados no carro (óleo, ar e combustível) não eram OEM e nem de marcas aftermarket renomadas, pela conversa que tive com ele, acho que o carro raramente viu podium nos 13K km que esteve com ele.
Porém pelos relatos que já li foruns afora, isso acontece de qualquer maneira e em qualquer parte do mundo, o grande vilão é o sistema de recirculação de gases (PCV) e obviamente tende a se agravar em casos de combustível de baixa qualidade e trocas de óleo com prazos elevados ou ainda utilização de lubrificantes de baixa qualidade.

MarceloA3T

Membro
O Golf 1.4 do longa duração... alem das revisoes que foram muito baratas, eles gastaram apenas com pastilhas de freio, 4 pneus novos, reparo de 1 roda e 1 litro de oleo que faltou !! É realmente pra aplaudir de pé !! rsrs Isso sim é carro que não deu dor de cabeça !

Bruno_mgá

Novato
@[member="della"] um colega no Clube do Jetta diz que usa uma técnica a anos e que segundo ele é muito eficaz.

Ele esvazia um Spray de descarbonizante de motor em uma garrafa Pet e após mistura com um STP Preto e joga no tanque. Ele faz isso 1x a cada 2.000km e diz que o motor fica zero.

O problema é que no caso dos injeção direta essa técnica só limparia pistões e talvez válvula de exaustão.

della

Membro
@[member="Bruno_mgá"] depois da limpeza eu passei a usar o AG2000, descarbonizante próprio da VW vendido nas CSS. Um frasco direto no tanque, coloco quando a troca de óleo está prestes a vencer, assim rodo um tanque e a seguir já troco o óleo pra purgar qualquer sujeira solta pelo produto.
A admissão não tem jeito, cedo ou tarde terá que limpar novamente, mas acredito que usando pódium + óleo de boa qualidade e filtro trocados a cada 5K Km a carbonização da admissão será r
1zx83ye.jpg
etardada.

prisco

Novato
Depois que fiz a limpeza desmontando o coletor eu tenho feito o procedimento semelhante ao vídeo abaixo com esses aditivos tipo AG200, STP ou ainda spray CAR80.

https://www.youtube.com/watch?v=DmMvi7o6Ja4