della
Membro
Pessoal,
Após o acontecido com meu ex carro, em junho deste ano parti para outro projeto, um A3 Sportback 2009 comprado com apenas 43.000Km rodados.
Porém no transcorrer dos ups (meu objetivo era um stage 2+ vulgo tudoquidá) o carro começou a apresentar problemas e não vinha potência mesmo com up´s de HPFP, velas e escape 3" full APR.
A coisa foi piorando, mistura ficava magra e então começou a apresentar misfires intermitentes, quando tava andando de pé no porão, bom daí começou a saga investigativa...
Troca de filtro de combustível, velas, bobinas, até outra bomba eu tinha na mão já, quando de repente o defeito que antes era intermitente resolveu virar constante, carro falhava horrores e não tinha força nenhuma, literalmente se arrastava...
Lá vamos nós para a oficina do @[member="Rafaelmedeiros"] com o desafio... O Rafa já é conhecido pelos feitos nos 1.8 20V, mas nos TFSI/TSI ainda tá se aventurando...
Pesquisa as causas prováveis na internet... Conversas com o @[member="overspeed"] e com um conhecido de uma CSS e tudo apontava para o bico do cil. 3 com problema, possivelmente não vedava direito pois a vela estava encharcando, então bora sacar o coletor e ver como tava o danado...
Ah, os erros logados pelo VCDS eram:
001089 - EVAP emission control sys
P0441 - 01 - Incorrect flow - intermittent
000768 - Random/Multiple cylinder misfire detected
P0300 - 01 - Intermittent
000771 - Cylinder 3
P0303 - 01 - misfire detected intermittent
Ao abrir o coletor nos deparamos com isto, observem que além de carbonizado, está tudo melado por conta do mal funcionamento do bico:
Aqui em processo de limpeza, saiu carvão bagarai:
Essa craca saiu do assentamento das válvulas de admissão do cilindro 3:
E aqui terminado:
Mérito ao Rafa por ter topado o desafio e agora tem know how para fazer este serviço de descarbonização que ao meu ver tem início com uso de combustível vagabundo e trocas de óleo em intervalos maiores ou com óleos de baixa qualidade, que não atendem as especificações VW 504.
Um outro detalhe que descobri na empreitada é que sobre a mistura pobre que acontecia antes destes problemas, o filtro instalado no carro era de uma versão com regulador de pressão em 6,4bar, mudei para o atual de 6,6bar e fim do problema de mistura pobre, talvez pelo filtro saturado e também pela menor pressão.
Outros dois problemas que este carro tinha desde que comprei e que foram resolvidos com a descabonização:
1) Na primeira partida do dia (motor bem frio), a lenta ficava irregular, motor dava umas falhadinhas, dava para sentir o desbalanceamento.
2) Consumo excessivo, fazia 6Km/L ou menos em uso urbano, passou para 8 ou até 9Km/L em modo vovó!!!
Após o acontecido com meu ex carro, em junho deste ano parti para outro projeto, um A3 Sportback 2009 comprado com apenas 43.000Km rodados.
Porém no transcorrer dos ups (meu objetivo era um stage 2+ vulgo tudoquidá) o carro começou a apresentar problemas e não vinha potência mesmo com up´s de HPFP, velas e escape 3" full APR.
A coisa foi piorando, mistura ficava magra e então começou a apresentar misfires intermitentes, quando tava andando de pé no porão, bom daí começou a saga investigativa...
Troca de filtro de combustível, velas, bobinas, até outra bomba eu tinha na mão já, quando de repente o defeito que antes era intermitente resolveu virar constante, carro falhava horrores e não tinha força nenhuma, literalmente se arrastava...
Lá vamos nós para a oficina do @[member="Rafaelmedeiros"] com o desafio... O Rafa já é conhecido pelos feitos nos 1.8 20V, mas nos TFSI/TSI ainda tá se aventurando...
Pesquisa as causas prováveis na internet... Conversas com o @[member="overspeed"] e com um conhecido de uma CSS e tudo apontava para o bico do cil. 3 com problema, possivelmente não vedava direito pois a vela estava encharcando, então bora sacar o coletor e ver como tava o danado...
Ah, os erros logados pelo VCDS eram:
001089 - EVAP emission control sys
P0441 - 01 - Incorrect flow - intermittent
000768 - Random/Multiple cylinder misfire detected
P0300 - 01 - Intermittent
000771 - Cylinder 3
P0303 - 01 - misfire detected intermittent
Ao abrir o coletor nos deparamos com isto, observem que além de carbonizado, está tudo melado por conta do mal funcionamento do bico:

Aqui em processo de limpeza, saiu carvão bagarai:

Essa craca saiu do assentamento das válvulas de admissão do cilindro 3:

E aqui terminado:


Mérito ao Rafa por ter topado o desafio e agora tem know how para fazer este serviço de descarbonização que ao meu ver tem início com uso de combustível vagabundo e trocas de óleo em intervalos maiores ou com óleos de baixa qualidade, que não atendem as especificações VW 504.
Um outro detalhe que descobri na empreitada é que sobre a mistura pobre que acontecia antes destes problemas, o filtro instalado no carro era de uma versão com regulador de pressão em 6,4bar, mudei para o atual de 6,6bar e fim do problema de mistura pobre, talvez pelo filtro saturado e também pela menor pressão.
Outros dois problemas que este carro tinha desde que comprei e que foram resolvidos com a descabonização:
1) Na primeira partida do dia (motor bem frio), a lenta ficava irregular, motor dava umas falhadinhas, dava para sentir o desbalanceamento.
2) Consumo excessivo, fazia 6Km/L ou menos em uso urbano, passou para 8 ou até 9Km/L em modo vovó!!!