[PROBLEMA] Aquecimento - Vou levr o argolas no benzedor

roxo

Moderador
Meus caros,

Vamos lá .... hj peguei o cabeçote e fui para as medições .. colocado em bancada de teste, e o resultado: o cabeçote nào tem empenamento ... fizeram uma limpeza geral no danado e tá tinindo de novo ... fiquei muito feliz com o diagnostico e vou aqui explicar umas coisinhas ....

O que ficou constatado é que no aquecimento houve a deformação somente da junta, a que uso é uma com 3 camadas de metal, e teve sim a passagem de agua para o cilindro, mas a coisa foi muito rapida o carro não fritou nào pessoal .. logo que apitou eu enconstei ... não houve mistura de agua e oleo e também estou com os pistões sem havarias. Eu tb pensei que o cabeçpte tinha ido pro beleleu, mas eu tinha que da uma sortizinha tb né... basta de tanta zica.

O argolas já tá com todas as peças organizadas e limpas .. só to na espera dos parafusos do cabeçote para coloca o danado e depois postar aqui o resultado.

Falando agora dos cabeçotes dos argolas

Pessoal em minhas pesquisas, manual tecnico e elsawin, tem a informação que a medição da altura do cabeçote é feita na altura do orificio de entrada do parafuso do cabeçote e na saída do mesmo parafuso, diferente de muitos que acham que é da borda de asentamento da tampa do cabeçote. A altura minima da peça tem que ser de 139,2mm e é aceitavél um empeno de no maximo 0,1mm.

Olha eu digo por experiencia anterior .. eu tava com o cabeçote medindo 138mm e tava tranquilo... entenda uma coisa dessas.

Zé ... eu tinha colocado somente agua .. pois tava pra fazer a retirada do radiador para consertar a bendita base que quebrou .... uma ja tava quebrada, mas também fiquei susprezo com esse ferrugem ai ...

Bem meus caros, vamos ver até o fim de semana eu vejo como o argolas ficou .. e posto aqui pra vcs ... força ai pra mim !!!!!
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Finalmente ontem acabei a peleja .. depois de desmontar o cabeçote, trocar a junta e fazer aquela limpeza ... montei tudinho no caprixo, torquiando todos os parafusos ... e botei fogo na maquina .. resultado: Redondo como era antes ... porém ainda com aquele problema de falhamento .. ai fiquei olhando ..olhando .. e achei o erro: a mangueira do hidrovacuo que tava vazando, quebrou e ficou dando entrada de ar .. fiz um armengue provisório e tá daquee jeito... redondinho...

Temperatura estabilizada, sem vazamentos, sem fulgas....

Agora volto a rotina de ajuda aos colegas .. proximo passo .. up dos freios e consertar a grade do radiador ...
 

defacer

Membro
Parabéns brother! Graças a Deus que o estrago foi pequeno. só uma pergunta, não precisou mandar para a retífica para "aplainar" a superfície do cabeçote? Te pergunto isso porque passei por uma situação idêntica, mas com outro carro e este procedimento foi necessário.
 

della

Membro
Há controvérsias sobre isto, as retíficas dizem (por motivos óbvios) que é obrigatório plainar o cabeçote quando é desmontado, mas na prática, o que o roxo fez dá certo, medir e se não houver empenamento significativo é só montar que teoricamente a junta nova compensa as pequenas deformidades.
Vai dos "culhões" de quem está tocando a "obra".
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Pois é ....nossos cabeçotes medem 139,5mm a audi fala no minimo 139,2mm ... e empenamento maximo admitido de 0,1mm ... geralmente o que as retificas querem é seu dinheiro, digo e repito: vão lá com a informação e questionem o tecnico, agora clar que deve ter a verificaçào de valvulas ou trincamentos, cada caso é um caso ... geralmente o cabeçote empena quando o fluído seca totalmente o começa fritar o oleo ... no meu caso quando o fluído passou da marca eu ouvi o bip e parei na hora e deixei o bicho lá quieto ... esfriando por si só. Outra coisa foi a junta que tava .. ela é de metalopac (são 3 lamias de metal) muito boa da bastos juntas, recomendo.

O unico probleminha, saldo negativo, foi que quebrei um parafuso da tampa do cabeçote. o bom que ele tá entre ostros dois ... não deu vazamentos !!!!
 

della

Membro
filipotramontina disse:
Uma duvida, como eu sei que tem agua no oleo? Ele fica pingando?

O óleo muda de cor, fica parecido com café com leite... também é possível notar a presença de espuma no óleo.
 

roxo

Moderador
Meus caros,

A oficina eu to ensando mesmo .. sério ...

Tocar fogo no argolas nem morto Zé .... vc nao sabe o prazer que tenho com meu carro .... mesmo ele me dando esse trabalho que alias são pontuais para um carro do ano 2000 .. é isso mesmo ... o melhor é o conhecimento e a posterior ajuda aqui a galera !!!!!
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Pois é.... o lance da oficina to pensando mesmo .... mas to vendo... pode ser que seja realidade daqui a algum tempo ... mas por enquanto to aqui ajudando vcs e aprendendo tb ....
 

jonas

Novato
Amigos, estou com tremendas dificuldades para encontrar, pelo menos 1, parafuso para a tampa do meu argolas 1.8T 2002... precisaria de 2 mas um já ajudaria muito... e não tem jeito de achar o danado! Tive de retificar o cabeçote e na hora de tirar acabou "espanando"... não dá o torque... Alguém sabe onde eu vou posso conseguir ele??
 
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