[PROBLEMA] Aquecimento - Vou levr o argolas no benzedor

roxo

Moderador
Meus Caros,

Bem, depois de me preparar pra fazer o up dos freios, e me debater essa semana com um problema de falhamento .. ai agora veio a tampa do caixão.

Ontem vindo pra casa ... de mala e cuia .... percebi um aviso sonoro ... como vinha em velocidade e tava num trecho milindroso .. andei cerca de 100 metros antes de para o carro. Pensei que poderia ser aquele aviso falso de oleo ... mas pra minha decepção quando saio do carro ..olha o barulho de agua fervendo e saindo aquela fumacinha do capô.

Olha a zora: Um dos suportes do radiador partiu e ele desceu um pouco .. o necessário para a borda da ventuinha roçar na mangueira que sai da valvula eletrostatica e vai para o radiador, com a pressão a agua saiu todinha e ai aqueceu ... logo que parei percebi o carro morrer ... ai nego no meio do nada .. consegui um guincho e levei de volta em uma oficina de um amigo.. lá coloquei agua, passei uma fita na mangueira, só para testar como o bicho podia tá, e ai quando liga tá jogando a agua toda para fora, no reservatória fica borbulhando cheio de ar .. sintoma de junta do cabeçote queimada, não teve mistura de agua com oleo, verifiquei na vareta e na tampa do oleo, também não percebi fumaça no escapamento .. mas na hora que ferveu abri a tampa do oleo e saiu fumaça por ali, acho que deve ter sido o oleo que fevrveu um pouco com o aquecimento no cabeçote ... Vim de buzu, ja comprei o mangote e as juntas (tampa e cabeçote e coletores) e semana que vem vou voltar pra ajeitar, só to preocupado se teve avaria no cabeçote, mas acredito que não ...

Ta ai eu com mais essa no curriculum ... e deixo aqui uma dica .. vejam bem os suportes e as mangueira que podem estar proximas de algo ...

Mas no mais to tranquilão ... e depois vou contar a vcs o motivo da tranquilidade mesmo com uma coisa dessas ... vou postando fotos das etapas ... :joselito: :joselito:

Olha ai o Bicho derrotado !!!!!

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By fabioroxo at 2011-09-11

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By fabioroxo at 2011-09-11
Essa frase ai no parachoque do guincho ... não foi atoa !!!! explico no final da peleja
 

Tezotto

Membro
Puxa vida, que zica hein!!!! mas isso ae tu tira e letra, posta fotos do processo ae, se um dia precisar tiraro cabeçote da audera já sei onde buscar informações...


Boa sorte ai na empreitada.
 

defacer

Membro
Infelizmente o pior aconteceu... Levanta a cabeça, procura um mecânico de confiança e uma boa retífica. Se Deus quizer o problema vai ser no na parte de cima.

Boa sorte.
 

roxo

Moderador
Meus caros,

To na tranquilidade .. eu acredito que só foi junta mesmo ... na quarta é que vou avaliar ... pra aqueles que me conhecem ja sabe que eu mesmo vou desmontar .. só vou lear um reforço aqui de minha cidade ... mas a oficina lá tem condições de executar o trabalho ... semana que vem tem novidades aqui !!!!!
 

chedid

Administrador
bha cara, que droga, fiquei chateado por vc.... ptz estragou meu fim de semana... ahh o meu ferrou uam bobina de novo.. to ferrado também.. cara o que pudermos ajudar nos avisa ai, sabe que aqui é uma família.
 

Tang

Membro
putz ... eu tbm to com uma encrenca aqui, talvez depois da leve aquecida quando estourou o radiador de oleo, ele nao ficou o mesmo, parece que a junta do cabecote esta deixando passar (pouco) gases pro sistema de arrefecimento e nisso o nivel no reservatorio se eleva muito e aos poucos vai jogando fluido fora.

Vou ter q ver isso. Da pra somente remover a junta do cabecote, raspar criteriosamente os vestigios da antiga e substituir? Eu li em alguns lugares que eh tranquilo e que nao necessita dar o tal "passe" no cabecote. Se for assim eu cogito trocar a junta e os parafusos, caso nao pare de baixar agua no reservatorio.

Boa sorte! Conte pra nos as novidades e se possivel ilustre-as =)

Abs
 

chedid

Administrador
Tang disse:
putz ... eu tbm to com uma encrenca aqui, talvez depois da leve aquecida quando estourou o radiador de oleo, ele nao ficou o mesmo, parece que a junta do cabecote esta deixando passar (pouco) gases pro sistema de arrefecimento e nisso o nivel no reservatorio se eleva muito e aos poucos vai jogando fluido fora.

Vou ter q ver isso. Da pra somente remover a junta do cabecote, raspar criteriosamente os vestigios da antiga e substituir? Eu li em alguns lugares que eh tranquilo e que nao necessita dar o tal "passe" no cabecote. Se for assim eu cogito trocar a junta e os parafusos, caso nao pare de baixar agua no reservatorio.

Boa sorte! Conte pra nos as novidades e se possivel ilustre-as =)

Abs

Tang, eu daria um passe sim no cabeçote... e aproveitaria e mandaria dar uma geral nele...a junta é de ferro (no turbo tenho tenho certeza) assim num precisa raspar...
Outra coisa que deve ser observada é se não houve ovalização dos cilindros, com danificação dos anéis...
 

defacer

Membro
O que o colega Chedid falou é verdade, infelizmente.
Tang, quando furou uma mangueira da PT e aqueceu tive que passar por todo este processo, não teve jeito, teve que enviar o cabeçote para retífica.
 

Tang

Membro
Obrigado aos amigos foristas.
Eu vou verificar no decorrer dessa semana se não era ar no sistema devido ao vazamento na mangueira inferior do reservatório de expansão que resolvi trocando a abraçadeira pouco antes de substituir o aditivo do sistema.

Mais uma dúvida, quanto tempo em média duram os tuchos hidráulicos? Pois estava pensando, já que iria importar o jogo de juntas e to precisando das buchas da bandeja, já pediria o jogo de tuchos hidráulicos e trocaria ao desmontar o cabeçote, meu carro ta com 76k km. Na PT que eu tinha, com 90k km eu quebrei 1 tucho hidraulico (mas deve ter sido pq travou o acelerador nos 7600 rpm por uns 10 segundos com um probleminha q tive kkk), porém os outros tuchos estavam com um bom desgaste e foi bom ter substituído tudo. Com essa Km seria interessante abrir o carter e trocar as bronzinas de biela?
PS. Eu já vou estar com o carro parado pra trocar o kit de correias e tensionadores, bomba dágua e tudo mais que chegou essa semana.

Peço desculpas ao nosso amigo Roxo por desvirtuar um pouco o tópico, mas estou seguindo e aguardando novidades (boas) sobre o estado da caranga.

abs
 

roxo

Moderador
Meus Caro,

Sem problema Sr. Suco .... no mais so lá pra segunda que vou ter novidades .. o carro ta parado na Chapada em uma oficina e eu to aqui separando material e ferramentaria para fazer a peleja ... hj fui já garantir um cabeçote .. mas não acredito que tenha "empenado" ao ponto de condenar o danado .. tava estudando aqui e os cabeçotes dos argolas, segundo a propia Audi, para o meu modelo, aceita e indica uma retifica com medida minima de 139,2mm (medidos pelos orifícios de entrada e saída do parafuso do cabeçote) .. vou desmontar o bicho e mandar para as medidas e vamos ver no que dá....
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Fico grato aqui pelo apoio da galera .. o que to precisando é os parafusos do cabeçote ... quem souber ai avisa ...
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hj peguei pesado no argolas e desmontei e retirei cabeçote. a zora tava com vestigio de ferrugem, o carro ficou parado a 1 semana, não percebi muita coisa não ... reaparei as marcações da junta tanto no cabeçote quanto no bloco, acho que pelo aquecimento. O mecanico amigo aqui .. me disse que geralmente as juntas sofrem uma deformação com aquecimento acima do normal e tende a deixar passar agua e misturar com o oleo. No mais, no meu caso não teve essa mistura não, alias quando drenei o liqueido nào tinha vestigio de oleo não ... na segunda o cabeçote vai para medições, segue algumas fotos para que os amigos postem sobre alguma anormalidade que eu não consegui visualizar.

As parades dos cilindros tão normais .. so com aquela camada de oxidação e em cima dos pistões tão com uma fina camada de uma borra preta, encrustada .. mas que raspando sai ... To no aguardo da galera ...

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By fabioroxo at 2011-09-17

Aqui é cada cilindro ... não tem repetida não

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By fabioroxo at 2011-09-17

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By fabioroxo at 2011-09-17

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By fabioroxo at 2011-09-17

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By fabioroxo at 2011-09-17
 

Tezotto

Membro
Roxo, pelas fotos está evidente que os cilindros 2 e 3 tiveram passagem para os canais de óleo/água (vide a umidade encontrada na camara de combustão)
Com certeza você vai encontrar um empenamento acima do máximo permitido neste cabeçote, no mais devido ao super aquecimento e aproveitando a mão de obra, aconselho a substituir todos o retentores de vávulas e fazer uma assentamento das mesmas...
 
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