Pistões Sob Medida Não Forjados

kkroto

Membro
Boa tarde Pessoal,

Gostaria de contar com a experiencia e conhecimento técnico de vocês para tomar uma decisão importante neste momento que passo com minha audi.
Depois de trocar turbina por indicação de um porcânico e mesmo assim não solucionar o problema de fumaça(fumar), resolvi abrir o motor e para minha não surpresa, não apenas o cabeçote como tambem os cilindros estavam comprometidos.

Neste momento tenho alguns caminhos a seguir:

1- Abrir 1mm para remover o calo formado e colocar pistões sob medida. Esta é a opção que prefiro, porem o problema é encontrar um pistão de qualidade que não seja forjado, achei apenas marca takao, vale a pena?
2- Abrir 1mm para remover o calo formado, encamisar e usar pistões std. Está é minha segunda opção, e devo utilizar os pistões que vendem na crestana.
3- Abrir 1mm para remover o calo formado, colocar pistoes sob medida da marca iapel ou afp. (Ouvi que eles batem saia por causa da durezado material, acabam ocasionando este problema e por este motivo esta é minha ultima opção.

Pessoal sofri muito na mão de um porcanico que vou divulgar em breve para vocês, para que nunca seja recomendado a ninguem, aguardo as sugestões.

Atenciosamente,
 

derek

Membro
Qual medida esta seu cilindro? Ainda std? Abrindo 0.5mm não sai o calo e nao esta achando pistões originais sob medida?
Eu jamais usaria encamisado, tenho um gol gts turbo com mais de 400cv e troquei um bloco pois tinha um dos cilindros encamisado, nunca me deu problemas mas vai que resolve descer um dia.
Se nao achar pistões normais de procedência (metal leve, ks etc) eu partiria para os forjados fácil, escolha entre Iapel e Iasa que usam folgas menores de 0.06mm, realmente os afp batem sim mas devido a sua folga ser bem maior que os outros 0.11 a 0.14 a dilatação dele é maior mas até aquecer ele bate saia.
 

kkroto

Membro
Boa noite. Pois é a expectativa é que o calo não saia abrindo 0,5. Mas isso ainda não foi feito. Eu procurei bastante já e não encontrei metal leve, aliás achei apenas STD ou 0.5. Iapel não bate saia? O Rafael Medeiros escreveu um post dizendo que os afp dele tbm não batiam. Enfim, o problema do meu carro provavelmente foi causado por andar com o brinquedo frio, claro que não foi causado por mim e sim pelo antigo proprietário, sendo assim, esse carro só vai andar com a temperatura ideal, uma vez que ele é apenas para lazer.

Abraços

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

derek

Membro
O pessoal arrisca usar afp com medidas menores, ja vi usando 0.07 porém o próprio pessoal da afp não recomenda alegando que pode acarretar desgates prematuro.
Iapel feito na medida certa na bate, o meu foi feita uma cagadinha na retifica e ficou com 0.09 (iapel) bate levemente frio nada muito bruto.
O segredo é fazer a medida recomendada e dar uma atenção legal no entre pontas dos anéis para manter a vedação e já era.

Só com relação ao calo, acho pouco provável ser de andar frio, oque judia muito dos motores é o liga/desliga sem ter chegado a temperatura ideal, vai na padoca cedo anda 2km desliga mal aqueceu o motor,liga denovo volta pra casa desliga denovo, dali a pouco vai sair denovo e anda pouco....
O pessoal de transportadoras dependendo do lugar que vai descarregar ou carregar nem desliga o motor para manter ele ligado, dura muito aqueles motores pois praticamente não tem variações de temperatura devido aos longos trajetos e poucas partidas diárias.
 

kkroto

Membro
Então Derek, mas esta relacionado a temperatura. O meu carro estava com a valvula termostatica travada aberta, lindo né? Não tenho ideia de a quanto tempo esta assim, mas desgastou bem os cilindros.
Segunda feira terei certeza da medida a ser utilizada, como disse acredito que no minimo 1.0mm a mais. Se realmente não encontrar nada de qualidade, vou forjar, se o bater saia é apenas com motor frio, acho que da pra aguentar. Com relação a durabilidade de tudo, em media ouvi dizer que os forjados duram menos, saberia me dizer o quanto menos? A minha ideia é não mexer mais nisso por pelo menos 5 anos ou 50 mil KM.

Abraços!
 

derek

Membro
Então seu problema de desgaste é devido a termostatica ter travado aberta.
Isso aliado a uma rodovia com vento na cara e tempo frio é um veneno para o motor, o pistão tem sua dilatação normal devido a combustão e o cilindro não pois a água ta abaixo da temperatura de trabalho e não dilata oque precisava.
Sim a durabilidade dos forjados é menor, exitem casos e casos, como participo de outro fórum onde 90% são motores aps altamente preparados não se chega a uma base de vida dos pistões pois sempre fode alguma coisa antes e acaba trocando os mesmos por precaução, mas tem relatos de carros inclusive alguns Audi RS2 que romperam os 60.000km com forjados.
 

kkroto

Membro
É bem por ae mesmo que o meu mecânico explicou RS, ele é engenheiro e manja bastante desta parte de dilatação de materiais. Ele me disse que já usou takao em outros carros, mas não sei se essa marca é confiável, caso conheça ou tenha alguma informação sobre, seja positiva ou negativa por favor compartilhe, caso contrário vou de forjado mesmo. Abraços.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

derek

Membro
Pior que não conheço esta marca, sei que tem muito dela no ml, mas quem usou e aprovou não sei.
Será que muda muito dos pistões ap 1.8 para os de A3?
 

kkroto

Membro
Muda sim. Falei com o mecânico/engenheiro e tem que fazer muitos ajustes e esse é o tipo de coisa que não pode errar mesmo. Acho que segunda ou terça comprarei os iapel forjado. Se tiver sugestão melhor por favor deixe me saber.
Abraços

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

kkroto

Membro
Mandei um email para eles. Não sei ao certo(com certeza) a medida que vou utilizar, mas acredito que deva ser de 82,00 para cima. Uma outra possibilidade que estou em mente é comprar motor parcial na crestana e manter tudo std.

Abraços!
 

derek

Membro
Besteira comprar motor parcial, gasta muito só pra falar que ainda ta std, eu sou contra a não ser que não tenha mais como arrumar.
Agora é desmontar se ja não tiver, e mandar o bloco na retifica, ver as medidas de Iapel disponíveis e abrir na primeira medida, não deu vai para a próxima e depois compra os pistões.
 

derek

Membro
kkroto disse:
Possibilidades rs ... Iapel + aneis mahle? Isso seria uma boa combinação?

Abraços!
Sim, sem problema algum, meu carro uso iapel e metal leve.
Se achar Cofap, metal leve ou Mahle pode ir de boa.
Só tem que ficar atento ao gap das pontas deles, em carros preparados para manter uma vedação legal, quase sempre compramos uma medida 0.5 acima e usina uma das pontas para ter a abertura perfeita.
Mas original não necessita desde que a rerifica mantenha a medida correta do cilindro.
Só para constar não sei se vc sabe mas a folga sempre vem no pistão, se vc vai usar Iapel a folga é de 0.06mm como disse acima, então o cilindro é aberto para 82mm exato no seu caso os pistões vem de fábrica com medida de 81.94mm +/- 0.01mm de tolerância.
Mantendo isso de acordo pode por os anéis na medida certa que não tem crise.
 

kkroto

Membro
Comprei hj os pistões iapel. A medida é 82mm mesmo, vou usar com anéis de segmento metal leve.
Se deus quiser vai dar tudo certo.
Assim que tiver mais novidades, posto aqui.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

derek

Membro
kkroto disse:
Comprei hj os pistões iapel. A medida é 82mm mesmo, vou usar com anéis de segmento metal leve.
Se deus quiser vai dar tudo certo.
Assim que tiver mais novidades, posto aqui.
Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
Teve que abrir 1mm mesmo?
Vai sim, pegar no pé do cara da retifica para fazer legal e do mecânico para seguir o processo correto de montagem, folgas e apertos que tudo fica bala.
 

kkroto

Membro
Já conversei bem com ele. O meu mecânico é engenheiro, o cara é muito técnico. Sobre a retifica, me disse que posso ficar tranquilo que o serviço vai ser bem feito. Pedi o pistão com revestimento e o frete é sedex 10, pouco ansioso para ter minha Audi de volta.
Fora o motor ta rolando uma revisão geral, suspensão e outras coisas RS ...

Assim que houverem novidades vou repassando para vocês.

Abraços,

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

kkroto

Membro
Bom dia,

Mais uma novidade. O custo de retífica do cabeçote ficou muito alto, considerando troca de tuchos e válvulas considerei comprar outro. Acabei de comprar um cabeçote novo na crestana. Brincadeira ta ficando cara, mas espero que fique perfeito.

Abraços,

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

Iuri

Membro
kkroto disse:
Bom dia,

Mais uma novidade. O custo de retífica do cabeçote ficou muito alto, considerando troca de tuchos e válvulas considerei comprar outro. Acabei de comprar um cabeçote novo na crestana. Brincadeira ta ficando cara, mas espero que fique perfeito.

Abraços,

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
Condenado já o cabeçote?e quanto ia sair a retífica..
 

kkroto

Membro
Quase 3k sem troca de tuchos. Meu motor tinha borra para dar e vender. Alguém já viu o preço dos tuchos? É um absurdo de caro.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 
Topo