Perda de rendimento A3 1.6 - Bomba de combustível?

Boa tarde amigos,

Meu A3 1.6 2004 parou um dia desses e logo percebi que era a bomba de combustível.
Antes disso tinha notado que ele perdeu um pouco de força, então logo entendi que a pressão da bomba já estava baixa para o bom funcionamento.
Pois bem, troquei a bomba e o carro ficou show. Voltou a ser o que era normal.
Só que depois de uma semana senti que ele ficou um pouco mais fraco novamente.
Será que a pressão da nova bomba está um pouco abaixo do que a antiga?
Como faço para regular a pressão? Até onde me explicaram é alí do lado do filtro de combustível.
Se não for isso, alguém tem uma sugestão do que possa ser?

O carro não está muito fraco, porém senti (e sou muito enjoado para carro) uma diferença e como já tive carros turbos, sei muito bem que o motor que trabalha com falta é mais vulneravel a quebras.

Fico no aguardo de alguma ajuda.


Um abraço a todos
 

chedid

Administrador
TEM UM REGULADOR Dde pressão, mas ele num é regulável... mas pode estar com defeito, ele fica na flauta... troque e faça um teste se não subir a pressão, o problema pode ser a bomba (verifique o filtro também).

lembrando, o dosador de 3bar na lenta pode dar de 2.4 a 2.6.... porque quando ligado no vacuo e tendo vacuo no coletor ele baixa a pressão.... se quiser saber se está tudo ok. desliga a tomada de vacuooo deve ficar em 3.bar mas só faça este teste na lenta.. não anda com ele assim...
 
Entendi,

Me falaram que quando troca a bomba tem que trocar esse regulador de pressão e o filtro também, pelo jeito isso é verdade né?
Desculpe a ignorancia, mas como faço para medir se está com 3bar de pressão?
Onde devo ligar o manômetro?

Coloco um "T" na entrada da flauta e em uma das pontas ligo a mangueira que vem do tanque e a outra o manômetro?

Outra dúvida, bicos sujos podem ocasionar isso?
Podem ocasionar mais o quê?

Estou com o carro desde janeiro e nunca fiz nada além de trocar óleo, filtro de ar, filtro de óleo e, agora a bomba de combustível.

Obrigado,
Fernando - Sorocaba/SP
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Eu tenho um probleminha desde que adquiri meu a3, eu deixei esse asunto de lado uma vez que pretendo fazer uma empreitada ... mas é quase isso que o colega postou ai .... no meu caso:

O carro se comporta bem em retas .... acelera que é uma beleza... mas quando pego uma subida percebo que o carro perde força .. de uma forma assustadora .. a rotação cai até os 3000rpm, posso pisar o pé todinho ... e o carro nao passa de 100km/h, é um sufoco, mesmo reduzindo as marchas o carro fica totalmente frouxo ... ja passei por momentos em uma ladeira e com o ar ligado do carro nao querer sair mesmo.... tive que desligar o ar e ir .. quando soltava a embreagem a rotação caia, mesmo acelerando, a ponto do carro morrer...

Já vi relats de igual sintoma... um dizem que o defeito é bomba, outros dizem que é a potencia do motor e por ai vai ... mas nunca tive uma conclusão correta ... como disse meu problema é somente esse em subidas e lentidão em retomadas.

Escaner - tudo ok, MAF trocada, Bomba - o ultimo teste segundo o mecanico tava perfeito, mas fiquei duvidoso quanto a isso, pensei até na embreagem .. mas acho que não é tb ....

Quem aqui puder me dar uma luz é bem vindo
 

chedid

Administrador
tem que rodar com equipamentos de leitura e ver o que acontece com leitura deles quando o carro dá esta falha, tipo fica pobre? cai pres~sao de combusta? num adianta, tem que anbdar comr reloginhos sim
 
Roxo,

Pode ser que seja bomba sim.
Embreagem creio que não é pois você iria perceber a aceleração do carro subir, porém o carro não desenvolver, isso é sinal que está patinando...
Já tentou colocar gasolina PODIUM pra ver se melhora um pouco esse rendimento?
As vezes coloco no meu e o resultado é diferente de gasolina normal, o carro fica até mais silencioso.

roxo disse:
Meus caros,

Eu tenho um probleminha desde que adquiri meu a3, eu deixei esse asunto de lado uma vez que pretendo fazer uma empreitada ... mas é quase isso que o colega postou ai .... no meu caso:

O carro se comporta bem em retas .... acelera que é uma beleza... mas quando pego uma subida percebo que o carro perde força .. de uma forma assustadora .. a rotação cai até os 3000rpm, posso pisar o pé todinho ... e o carro nao passa de 100km/h, é um sufoco, mesmo reduzindo as marchas o carro fica totalmente frouxo ... ja passei por momentos em uma ladeira e com o ar ligado do carro nao querer sair mesmo.... tive que desligar o ar e ir .. quando soltava a embreagem a rotação caia, mesmo acelerando, a ponto do carro morrer...

Já vi relats de igual sintoma... um dizem que o defeito é bomba, outros dizem que é a potencia do motor e por ai vai ... mas nunca tive uma conclusão correta ... como disse meu problema é somente esse em subidas e lentidão em retomadas.

Escaner - tudo ok, MAF trocada, Bomba - o ultimo teste segundo o mecanico tava perfeito, mas fiquei duvidoso quanto a isso, pensei até na embreagem .. mas acho que não é tb ....

Quem aqui puder me dar uma luz é bem vindo
 

Ninja

Novato
Nobres amigos,

1) Roxo e Litlefox1982, além de tudo que foi dito nesse topico acima, tenta verificar a sonda lambda, o sensor do fluxo de ar, e o miolo do catalisador solto impedindo a passagem de ar no escape.

Abraços.
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Meu Vagcom deve tá vindo por esses dias ... ai vou aproveitar e fazer uma geral no argolas ... mas todas as dicas aqui são validas ... eu acredito que meu catalizador já se acabou, tá um barulho vindo dele .. parecendo que tá cheio de areia .... ai vou verificando por partes: Sensor de temperatura, bomba, regulador de pressão, filtro comb, lambda, catalizador...

Mas vamos postar ....
 

jonas

Novato
Tive um problema assim com um Corolla, perdeu potência nas subidas, sintoma idêntico ao seu... O problema: Silenciador "entupido"!

No teu caso pode ser isso ou catalisador mesmo... ou qualquer outra parte do escapamento...

Começa por aí que talvez mate a charada de cara...

Valeu!
 

roxo

Moderador
Meu caro,

To vendo que o argolas vai cair na chave semana que vem ... eu a muito tempo ja tava pensando em desmontar o catalizador, limpar o miolo que pelo visto ja virou farelo e colocar um tubo direto, vou aproveitar e rever isso tudo.

No mais eu to com uma duvida aqui ... tava olhando uma bomba de combustivel nova e percebi algumas divergencias tipo:

No etka aparece 2 referencias de bomba uma de 3,0 bar e outra de 4,0bar.

A linha VDO apresenta uma bomba e regulador de pressão de 3,0bar

A linha Bosch apresenta uma bomba e regulador de pressào de 4,0 bar

:pensativo: :pensativo: Fique nessa dúvida é 3 ou 4 bar para meu carro ?????

jonas disse:
Tive um problema assim com um Corolla, perdeu potência nas subidas, sintoma idêntico ao seu... O problema: Silenciador "entupido"!

No teu caso pode ser isso ou catalisador mesmo... ou qualquer outra parte do escapamento...

Começa por aí que talvez mate a charada de cara...

Valeu!
 

chedid

Administrador
caro amigo o dosador pe 3 bar de certeza (se o carro for todo original) a bomba não é por ba, pelo que sei é vazão versos bar
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Agora fiquei encucado de vez ... Bosch fala em 4 Bar, VDO fala 3 Bar...

Chedid veja ai o que tem no catalogo da bosch ... o modelo para meu carro é a grifada

bombabosch.png

By fabioroxo at 2010-09-21
 

chedid

Administrador
muiot estranho roxo... todos a3 e golf que conheçõ trabalham com 3 bar (dosador de 3 bar) e a pressão da bomba varia com pressão de turbo e vacuo (contra pressão)...

me diz ai vc quer testar sua bomba? vc usa relógio de vacuo?
 

chedid

Administrador
me veio na cabeça que talvez estas pressões sejam para afzer um teste nela em bancada, mas acho desnecessário...... pois vc pode fazer isso com relógio de pressão com ela instalada dentro do carro.
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Né não chedid ... no catalogo de substituição da bosch tá lá a bem dita de 4Bar.... ja no da VDO tá 3bAR.... tive essa impressão de bancada de teste .. mas peguei a caixa da danada e tá lá os benditos 4Bar..a pergunta é ...

Audi vai de VDO ou Bosch ?????
 
Ref. a perda de rendimento vou ver primeiramente o catalisador mesmo, pois como relatado após a troca da bomba o carro tava bom e depois caiu o rendimento.
Esse fim de semana irei verificar e depois posto aqui.
Quanto a bomba, conforme o Chedid falou, quanto mais pressão melhor.
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Obrigado a todos pelas respostas .. especialmente ao chedid (zé) que conversou comigo (audio) um tempão e como foi passado a ele o problema é que o conjunto - regulador de pressão e bomba da marca bosch são de 4bar, desta forma a linha de combustivel até o bico trabalhara em 4bar, com o conjunto bosch, minha preocupação e se nesta pressão mudaria alguma coisa, consumo, desempenho, etc..., que segundo o zé se meu sistema é para 3 bar colocando 4 bar iria azaralhar tudo ....

No etka existe as 2 pressões ... gostaria de saber se meu sistema é em 4 ou 3 bar???
 

Ninja

Novato
Olá prezado Roxo,

Dá uma olhada no software, quantos bar é o regulador de pressão lá na frente do carro. Ou seja, a pressão da bomba não pode ser menor que a do regulador.

Espero ter ajudado.

Abraços.
 
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