Pensando em comprar um A3 turbo

RafaPR

Consultor Técnico
É a bomba secundária, é ali mesmo que ela fica.

Dela saem duas mangueiras: uma vai para a parte de trás do cabeçote, a outra entra na caixa do filtro de ar.

Júnior, o barulho é feio sim hein e BEM alto. Todo mundo sempre me pergunta se o carro tá com algum problema quando ouve o barulho, hahah...

mohaully

Membro
ta dificil encontar um.. e que aceita meu 207 na troca... aceitar até aceitam, mas acham que o nosso carro não vale nd e aí querem detonar no preço...

acham que vale a pena arriscar em um 2003 180, manual, vermelho, com 107000 km?

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Brother, vou falar um negocio serio pra voce!
Esses carros quando bem cuidados, rodam 500 mil kms sem precisar se preocupar com motor. Eu tenho um amigo aqui no RJ q tem um 2001 com 200 mil kms, e a turbina dele nunca deu pau, so que o carro é tratado a pão de ló, tem tudo de bom e do melhor!
Deu pra entender entao né!?!?!

se o 2003 vermelho tiver sido muito bem tratado, brother, 107 mil kms é fichinha pra ele e vc consequentemente!
Por exemplo, nao troco meu carro com 120 mil kms por outros q vejo por ai com a kilometragem baixa, (maquiados, e tratados sabe lá Deus como).

espero q tenha captado a msg.

mohaully

Membro
eu concordo.. o problema é saber mesmo como foi cuidado o carro...

um mecânico "normal", que mexe com preparação de motor, sem desmontar, será que sabe dizer o estado que se encontra a turbina, bem como o motor tb...

minha preocupação maior nesses carros é isso, que são mtooo caro... as outras coisas até da pra relevar (em se tratando de $$).... mas o motor e turbina... se dá pau, é mta grana

RafaPR

Consultor Técnico
Esse 2003 vermelho é um que tá ali no Cabral perto do McDonalds?

Vi esse carro de longe, parece bonito.

Olhe, é o que Júnior falou, carro com mais de 5 anos nem adianta você ficar se prendendo em km, por dois motivos:

1. É muito fácil adulterar e vc nunca vai saber se o que tá no painel e´original ou não;
2. Como o Júnior bem explicou, mais vale um bem rodado e bem cuidado, do que um supostamente pouco rodado e todo maquiado.

Se der tempo qualquer dia eu vou lá ver esse carro, aí te digo se o barulho que você ouviu é normal ou não. Mas como eu falei antes, a bomba secundária faz MUITO barulho nos primeiros minutos de funcionamento do motor, realmente parece um carro velho fudido funcionando.

O meu 180cv é 2001, agora tá virando 110 mil km comigo. O carro parece ter sido bem cuidado e eu peguei ele com 90 mil km, supostamente originais. Até agora cara, não incomodou NADINHA sério de motor não. Já to a mais de 1 ano com o carro e tudo tranquilo, quanto a isso a mecânica é muito robusta, é um legítimo VW.

Se tiver bem cuidado, vai longe esse motor...

Turbina você consegue ver se tá ruim se ela tiver assubiando muito alto, se o carro tiver sem pegada/fumando quando acelera etc. É difícil ter um diagnóstico preciso, mas é o que dá pra tentar ver, heheh...

mohaully

Membro
então.... tá lá no Cabral sim.....

esse eu fui ver, mas não cheguei a me atentar mto em detalhes... eu nem tinha conhecimento algum sobre os AUDIs e só após ter visto que comecei a procurar, inclusive, me cadastrei aqui... a primeira impressão ele parecia mto bonito sim... tinha alguns detalhes internos, mas mínimos... motor nem cheguei a pedir pro dono da loja ligar...

o que fazia barulho era um azul 2004 que fui ver semana passada, mas não deu negócio esse...

um a3 vermelho só bem afinzão e lá dá negócio... pelo menos da primeira vez que conversei com ele, dava... mas fiquei cabrero por causa da Km alta e por não conhecer nd destes carros....

mohaully

Membro
Valew moçada, a ajuda....

mas acabei optando por um golf mesmo... peguei um gti tip 180 2004 preto.... peguei hj, inclusive e to curtindo o carrão.... menos o consumo dele.... peguei transito pesadasso, anda-pára, e o máximo que chegou, no pau bravo, foi 7km/l... agora tá em 6.... andando mto na boa... espero q melhore...
em modo Tip, atende as expectativas.... resposta rapida... suavidade.... em drive, é mais lerdo um pouco, mais confortavel, mas me parece mais gastador e tem o fato de ter somente 4 marchas... acredito eu que fiz um bom negócio... carro confortável, acabamento excelente.... agora só falta fazer uns upgrades nele hehe (mas vai demorar um pouco)... dar uma sentada nele e colocar umas rodinhas mais bacana....

os audi tip 180 tb são gastadores, mesmo andando na boa?

RafaPR

Consultor Técnico
no trânsito pesado, não espere nada muito além de 6km/l.

outra coisa, o câmbio tiptronic tem 5 marchas e não 4.

mohaully

Membro
5 marchas em modo TIp... em Drive, automatico, 4 marchas.

O consumo ta melhorando. depende do transito. Pra ir trabalhar hj, fico em 7 a 7,5... e na volta, que pego uma boa parte da 116, chegou a ficar em 11,5.... mas na média, deu uns 10 a 10,5...... mas andando beeeeeem na maciota.... 5ª marcha e 60 - 70km/h (normal para estas ruas e transito)...

mohaully

Membro
esqueça... eu tinha entendido isso ao ler o manual... mas não é... tanto em modo automático como em tip, são 5 marchas... a unica diferença é que o tip me parece ser mais rapido a passagem das marchas

RafaPR

Consultor Técnico
na real falei bobagem, no Tip ele já assume o modo esportivo se vc puxar a alavanca pra trocas sequenciais.

tanto q se vc deixar "arder" com a alavanca no modo Tiptronic e não trocar a marcha, ele troca sozinho perto de 6 mil RPM (estica até o fim).

mohaully

Membro
isso... assim que acontece.. só que "próximo de 6000", não é "até o fim"....

se deixar em drive, vai quase a 7000 o giro dele..... no tip ainda não reparei

alexrpm

Membro
Então qual arrancada é mais rápida: no modo drive ou sequencial?
No meu carro, quando eu piso fundo no acelerador, percebe-se um "degrau" no pedal. Não sei explicar direito, mas parece que o pedal fica um pouco mais duro no final do seu curso e, quando isso acontece, parece que entra em modo esportivo pois o carro reduz a marcha imediatamente.
Isso é bem interessante pois pisando no acelerador você consegue reduzir as marchas e sentir no pé aquele limite. Se passar desse limite no pedal pode esperar o coice! :joselito:

alexrpm

Membro
Quando algum amigo meu me pergunta se eu não tenho medo da manutenção que o carro pode vir a dar eu respondo o seguinte:
- A emoção e a satisfação que o A3 180 já me proporcionou e ainda vai continuar proporcionando valem cada centavo.
Não tenho o menor medo de pagar caro por algum eventual problema. Se quiser economizar em manutenção só comprando um fusquinha (o antigo) ou um carro zero km.
Aí eu pergunto: quanto vou gastar para comprar um carro zero km do nível do A3?
Quanto ao câmbio manual ou automático: questão de preferência, eu adoro carro automático. Tenho preguiça até de passar as marchas no tip :tedio:

RafaPR

Consultor Técnico
Alex, provavelmente ele sai mais rápido com o câmbio em modo sequencial.

Sobre sua constatação, é isso mesmo. O "degrau" que você se refere é o chamado "kick down" do câmbio automático.

Quando você pisa até o fundo (pra "arder" mesmo) esse degrau manda um sinal para o câmbio reduzir marcha e esticar até onde der, hehe. Isso já funcionava assim desde os antigos câmbios hidramáticos/automáticos convencionais!