Opinião Profissional.

prisco

Novato
Vou contar um pouco da minha história para pedir a opinião dos senhores.

Tenho 25 anos, sou formado em Direito, tenho carteira de Piloto Comercial de aviões e também habilitado como Corretor de Seguros.
Quando me formei no colegial em 2005 comecei a trabalhar com meu pai (corretor) e em 2007 fiz o curso para poder abrir nossa própria empresa. Estou à frente dela desde então e hoje somos só eu e meu irmão. Não ganhamos muito, mas também não passamos vontades. Para 2 jovens não está ruim porém para sustentar 2 famílias já complica bastante com nossa carteira de clientes atual.

Terminei ano passado o curso de Direito e fiz a ultima prova da OAB, sendo aprovado. Minha mãe tem um escritório de advocacia que atende principalmente empresas no ramo Trabalhista. O sonho dela é que eu fique com o escritório (maior renda da família).

Porém o que mais me agrada é a aviação, sonho de criança, a qual não me dediquei depois de conseguir a carteira de Piloto Comercial no começo de 2012. O que “desanima” nessa área é ter que mudar para SP onde os custos serão muito maiores para viver e perder todas as vantagens de morar com os pais hahaha.

Agora preciso definir para onde seguir. Decisão mais difícil da minha vida.

E agora??

gabrielm

Novato
corre atrás do teu sonho.

depois vai se arrepender...ao olhar pra trás e pensar..."deveria ter feito o que eu gostava".....

eu me arrependo de algumas decisões que tomei...hoje tenho 31. tenho muita vida pela frente. mas tenho certeza que seria mais feliz se tivesse ido atrás do que eu sonhava em fazer...

tu nunca viu aquele filme brasileiro vips....?!

-- legal tu compartilhar isso com a gente...

merotti

Membro
eu também iria atrás do seu sonho de piloto. Se não der certo você pode voltar atrás e trabalhar com sua família, pois os nossos pais nunca fecham as portas para nós.

ftorikai

Membro
Como os amigos disseram vai atrás do seu sonho, não tem trampo melhor quando vc o trata como Hobby, vai se aventurar vc e novo, e o tempo passa muito rápido, qq coisa vc volta, pelo menos vc tentou
...

MarceloA3T

Membro
Guilherme sinceramente... Sampa não é essa loucura toda que o pessoal do interior de SP acha que é !
Eu tb morava nessa tranquilidade aí... em Ribeirão Preto e vim pra SP. Vc se acostuma e dependendo da sua necessidade vc pode voltar todo fds pra sua cidade.

Eu escolheria por um trabalho que eu goste de fazer, ainda mais se for um sonho desde pequeno.

simpa

Novato
Amigo, eu sou natural de SP capital, porem meados 17 anos de idade me mudei pra Ribeirão Preto-SP com meus pais.

Atualmente estou com um projeto de me mudar pra SP capital ano q vem justamente para melhorar a parte financeira. Nesta atitude, com certeza perderei alguns "sossegos" que o interior dá, ou seja, é uma troca e como o amigo @[member='Marcelo H.'] comentou SP tem suas particularidade, mas não é "full time" como o Brasil Urgente mostra heheheheh.

Exatamente hoje completo 35 anos de idade, tenho filhos e família e no meu ponto de vista e necessidades particulares, o interior já deu o q tinha que dá, porém, tenho o sentimento q estou buscando alguma mudança meio q tarde, mas o q vale é tentar.

Vá atras de seus sonhos, inclusive ao meu ver o ramo de aviação está em pura ascendência, tanto q ano passado andei pesquisando cursos de pilotagem aqui em RP mas não levei adiante, ou seja, a hora é agora!!!

Valew!

se seu sonho era ser piloto de aviao, eu acredito q vc estara trabalhando forçado numa area q vc nao gosta so pra satisfazer sua mae...

nao sei se serve de exemplo,mas do primeiro dia q eu deixei de fazer meus rolos,e meus negocios,sem meu pai intervir, so deu sucesso na minha vida.. antigamente eu mal tinha um celta, hj tenho dois carros,uma moto, um apartamento,e tou nos tramites pra abrir uma empresa e representaçao de material eletrico (eu ainda trabalho com meu pai, e vou seguir no mesmo ramo,so q representando,vendendo pra logista material eletrico) e meu pai vai virar meu cliente, isso ele nem sabe,pq eu sei que,como foi de outra vez,se eu fizer isso, ele fica desencorajando o cara, por causa q ele quer eu na empresa dele,mas EU quero ser meu patrao mesmo,e ter minhas coisas,c meu proprio esforço, ele meu pai tem outro casamento e trabalha eu e o filho dele q eh meu irmao mais novo,acredito q a empresa nao ficara abandonada..

bem ta ai meu relato

AS555N

Membro de Honra
Prisco, posso dar minha opinião.....minha esposa é comissária e eu sou mecânico de aeronaves, hoje to em outra coisa mas tenho isso como profissão, conheço muitos pilotos.....o salário tá bom...o copiloto na TAM hoje ganha seus 11~12 mil por mês.

Sempre foi um sonho meu seguir essa carreira mas por coisas do destino acabei mudando de ramo dentro da aviação, se vc tem todas as exigências pra isso senta o pau......hoje a avianca e azul tão contratando tudo que é tipo de profissional.

Segue seu coração, não espere chegar na minha idade ou de outros amigos por aí e saber que a idade já travou seu sonho e ser uma pessoa frustrada, advogado e corretor são profissões que quanto mais velho melhor.....idade tem cara de experiência....já na aviação idade tem cara de profissional estragado e isso conta muito fora o inglês fluente e umas 1000 horas de voo hehehehheheh.

Abraço
Renato

DiogoTobias

Novato
Cara estou com a mesma idade e estou em um dilema tambem (diferente, mas tem que tenho que tomar uma atitude tambem, assim como vc).

O mesmo que vou escrever serve pra mim rs.

Temos que aproveitar que ainda somos "novos", 25 anos, tenta a sua sorte. Se der merda, pelo menos ainda temos a casa dos nossos pais para voltar.

Acho que 25 ~ 27 anos é a idade limite para arriscar alguma coisa fora do que ja estamos encaminhados. Aproveitar que nao temos muitas contas para pagar, que ainda nao temos familia para criar.

Sobre morar aqui em SP, voce pode morar aqui no ABC, é grande Sao Paulo e os preços sao um pouco mais baixo, vc tem transporte publico razoavelmente bom, acesso facil a maioria das localidades da Capital.

Eu moro em Santo Andre e trabalho na regiao da Av. Paulista. Cara de trem e metro eu gasto 1 hora cravada de porta a porta !

Boa sorte ai na sua decisao !

JapaGreen

Membro
É melhor vc tentar ir atras do seu sonho e se arrepender do que não ir atrás dele e ser frustrado por não ter tentado... Mete as caras!!!

Sent from my iPhone using Tapatalk

prisco

Novato
Obrigado pelas opiniões!

Acho que no escritório eu não serei frustrado mas tbm não é o que me atrai mais.
Mas por outro lado partir para aviação implicaria na perda de muitas regalias da vida morando com os pais e de empresário.
Hoje saiu quando quero, faço meus horários, não devo satisfação pra ninguém. Na aviação seria bemmm diferente. hahaha

Decisão complicada viu.. Quanto mais penso mais indeciso fico hahaha.

AS555N

Membro de Honra
Zona de conforto? heheheheheh um piloto hoje se fode pra caramba........mas uma coisa falo.....como diria o freple.....a profissão é Pussy-Magnet......falou que é piloto.....bum..comeu alguém.

prisco

Novato
AS555N disse:
Zona de conforto? heheheheheh um piloto hoje se fode pra caramba........mas uma coisa falo.....como diria o freple.....a profissão é Pussy-Magnet......falou que é piloto.....bum..comeu alguém.
Já usei dessa artimanha algumas vezes :risada:

DIEDE

Moderador
No seu lugar, Iria atrás dos seus sonhos sem dúvidas.
Como disse o amigo acima, seus pais nunca irão fechar as portas para você.
Mesmo que um dia você tenha que voltar atrás e seguir os passos da sua mãe, ao menos você tentou. E viveu seu sonho.

freple

Membro
mano....tenho amigo q estava nessa situação há uns anos...provavelmente com a mesma idéia q vc está hj e tenho outro amigo q abraçou o escritório de advocacia do pai....sei bem oq pode acontecer nos dois horizontes
se quiser t passo o contato dele por inbox e vc troca idéia....

como ele diz "trabalhar na linha" (cia. aéreas TAM, GOL, etc) é mtoooo difícil e ele tem alguns QI's, porém, não são suficientes até o momento...
não sei qtas horas vôo vc já tem....q é outro crivo na seleção...além do inglês...e ele tb é tecnólogo aeronáutico...

detalhe: sua namorada, noiva, esposa...vai virar viúva de marido vivo...nos primeiros anos de carreira...

ele pilota fazendo frete aéreo na expectativa de ir pra linha e pegar o tal salário q o pessoal já comentou aí

resumindo....o meu brother q escolheu voar....anda hj em dia num gol 2001 e paga pensão pra ex-mulher e filho....o advogado tem um puta apto de 150m² decorado no requinte, ta casado e vai pra ser pai pela 2a vez agora....

td bem q tem algumas variáveis ao longo da vida....e não quer dizer q acontecerá isso contigo, maaaaas ...eu não iria pra aviação....a teria o teco-teco como hobby...e tocaria o escritório de advocacia

Eu sigo o que o fred falou por estar no ramo e por saber como advocacia da uma grana aninal.

Jamais deixaria de "tocar" um escritório para ser piloto.

O sonho não paga as contas, nas faz ter sua casa, nas faz vc andar de Audi e etc

Prisco, so mais uma coisa.

Olha o padrão de vida que vc tem, tenho certeza que não é dos piores..rsrs

Vai trocar a estabilidade financeira e dinheiro para ser empregado, cumprir carga horária e etc.

Se eu tivesse no seu lugar nem estaria nessa sua duvida, pois deixaria a opção de ser piloto como uma diversão, faria alguns cursos e tal para poder pilotar quando quiser, mais não faria disso meu ganha pão.

Se um dia vc sentar e ver o quanto seus pais pagam de contas e o quanto a vida custa o salário de piloto não pagaria nem metade disso.

Abs amigo e boa sorte

André Brugnerotto

Hellspeed69
Na minha familia a situação de ter a possibilidade de seguir uma função herdada também existiu só que no ramo da contabilidade, meu irmão no caso é quem seguiu e está com seu futuro garantido como empresário, tira férias quando quer claro se o serviço permitir, ganha bem e só tem crescido.

Sinceramente, essas oportunidades de seguir um negócio já existente e que ESTA dando certo são as melhores pensando na grana, na facilidade de ingressar no mercado (com a mãe do lado que tem experiencia tudo vai ficar mais facil, a informação muitas vezes vai estar na cabeça dela bastando passar por uma situação para ela lhe mostrar o que fazer sem aquela "fudeção" toda do aprender)

Piloto é uma profissao diferenciada em ascensão mas você continuará sendo funcionário e muitas vezes terá q vender sua alma para a empresa sem poder negar para não se sujar.

da para falar muita coisa sobre o assunto mas sobretudo já senti muita cautela sua para tentar arriscar esse sonho seu que precisaria de uma certa audácia para sair dessa zona de conforto, eu no seu lugar também por ser muito cauteloso iria seguir a vida no ramo de direito e deixaria para pilotar os aviões que eu compraria no futuro para meu uso particular. hahahah

Abraços