Opinião de experientes para compra de Audi TT usado

Halley

Novato
Prezados colegas,

Estou interessado em comprar um Audi TT 2003, mas estou com muitas dúvidas, principalmente sobre custo de manutenção e conservação do veículo.

Inicialmente estava acreditando que o seguro iria inviabilizar a compra, mas recebi hoje a cotação da seguradora com uma boa notícia: 4 mil reais anuais para o meu perfil.

Também quero dizer que desejo apenas um veículo com menos de 30 mil km, para evitar gastos excessivos com a manutenção.

Meu uso será apenas para passeio, com previsão entre 5 e 10 mil km anuais.

Principais dúvidas: Quanto irei gastar com manutenção de rotina? Existe chance alta de ter defeitos muito caros? O carro é resistente? É possível usar peças paralelas? Manutenção somente na rede autorizada da Audi? O carro realmente dá um gosto de esportivo? Como encontro um mecânico experiente no TT para avaliar o carro? É possível comprar peças pela internet fora do Brasil para baratear a manutenção? Alguém saberia me dizer uma estimativa de valor anual para manutenção? O carro dá defeito fácil ou é muito resistente?

Lendo muitos tópicos nesse site percebi que tem muitos apreciadores de carros experientes aqui, gostaria de pedir que os que puderem e tiverem conhecimento real sobre o Audi TT me ajudem nas dúvidas.

Agradeço muito pela ajuda!

Abraço!
 

merotti

Membro
Existem duas motorizações para o TT, uma com 180cv e outra com 225cv. A versão com 180cv, é igual ao a3 turbo em questão de manutenção. Já o 225cv tem tração quattro e compartilha a manutenção do s3. As peças podem ser importadas através do ecstuning. Acho que mais importante do que a kilonetragem, é o estado de conservação do carro e as revisões feitas. Mais vale comprar um com 60kkm com as manutenções feitas do que um com 20kkm pra você fazer tudo depois.
 

DIEDE

Moderador
@[member="Halley"], seja bem-vindo.
Apresente-se no tópico de apresentações quando puder.
A primeira dica é que a ideia de que KM baixa = manutenção baixa nem sempre é real, como frisou o @[member="merotti"]. O importante é um carro com manutenção em dia e feita de forma prudente (e não da famosa forma "essa peça aqui serve").
Se o carro vier "sem nada pra fazer", manutenção de rotina pra mim é a curto prazo óleo, e a longo prazo, pastilhas, correias, embreagem, velas, etc.
Pelo seu cadastro você tem um Astra atualmete. Uma coisa que fiz ao trocar de carro (eu vim de um Palio Fire) foi planilhar os preços desses itens acima (no seu caso pro Astra) + a durabilidade aproximada dos mesmos pra descobrir quanto é gasto hoje por KM rodado. A ideia é você fazer o mesmo com essas mesmas peças pra Audi A3/S3 e comparar.
Usar peças paralelas também é possível, mas você poderá dar muitos tiros no pé com isso. O ideia seria importar as peças OEM, pra evitar dor de cabeça (e baratear a manutenção).
Manutenção na rede Audi só se você for milionário. Existem diversos mecânicos excelentes (aqueles que sabem o que estão fazendo), e com mão de obra mais justa que podemos te recomendar por aqui.

Pra saber a estimativa anual de manutenção, considere fazer essa tabelinha que mencionei acima. Mas, levando em consideração seus 10 mil km por mês, já entrariam mais itens na continha.
Um mecânico pra avaliar o carro contigo antes da compra seria o mesmo que entende de GOLF/VW.
 

Halley

Novato
@[member="DIEDE"]

Obrigado pela resposta.

É o seguinte, o modelo que tenho interesse é o de 180cv, cambio manual.
Na realidade eu pretendo rodar apenas 10 mil km por ano e não por mês.
Encontrei alguns modelos com até 30 mil km e todas as revisões feitas em concessionárias.

Mas me falaram que as revisões na Audi são um absurdo, tipo 5 mil reais só para fazer a revisão. Isso é verdade?

Eu tava imaginando uma manutenção de até uns 6 mil reais por ano para rodar 10 mil kilometros anuais, isso é possível?

O que realmente vai definir se vou poder comprar o carro é o valor que precisarei gastar na manutenção, porque eu já percebi que na rede audi é impossível dar manutenção, então gostaria de ter uma ideia de quanto vou gastar nas oficinas e peças.

Outra coisa:
Eu imagino que a durabilidade dos carros audi, no caso do TT, seja muito boa, pois do meu Astra é ótima, já está com 160 mil km e nunca tive problemas sérios. É boa a durabilidade?

Vocês conhecem alguém aqui do fórum que já teve um TT para eu trocar uma ideia?

Obrigado!!!
 

Halley

Novato
André Dal Molin disse:
Antes de tudo, já achou algum TT aqui no Brasil com menos de 30 mil km rodados?
Achei alguns modelos sim. Não tem muitos, mas pela internet encontrei uns cinco que estão com KM abaixo dos 30 mil km e com todas as revisões feitas em concessionárias.
 

merotti

Membro
Realmente as manutenções na concessionária são coisas de louco, pra se ter uma noção, só pra se medir a pressão da bomba de combustível eles cobram R$260,00. Em 2012 meu carro foi até a CSS fazer revisão e ela ficou em +- R700,00 (só foi trocado o óleo e outra bobeira). Depois disso, nunca mais foi feita revisão lá.

Essa margem de 6k/ano que você estabeleceu é bem plausível. As peças do motor 1.8T 180cv são fácil de encontrar, agora peças de acabamento você pode esquecer se acha que vai encontrar pro TT. Se algum dia te roubarem algum friso ou algo do tipo, provavelmente vai morrer na CSS e o preso abusivo.

Uma coisa que é importante ressaltar é que apesar do seu astra ter essa kilometragem, ainda sim é um carro 2008. O TT será um carro com mais de 10 anos de uso, ou seja, nenhum vai ser perfeito independente de quão rodado o carro é. Tudo no carro vai ser velho, independente de ter rodado 30.000km ou 100.000km.

Só andando e levando em um mecânico de confiança mesmo pra saber e ter um diagnóstico melhor.
 

DIEDE

Moderador
Halley,

O Orçamento "sem compromisso" da concessionária começa na casa dos R$300,00, que é mais ou menos o valor da hora da mão de obra técnica. Esse tipo de coisa eu vejo como "fator-impraticável".
Particularmente prefiro um bom mecânico com oficina própria do que a CSS. Nunca fiz manutenção em CSS (só vou lá pra comprar/cotar peças), mas se quer se decidir, vá em 2 concessionárias e pergunte quantos litros de óleo vão no câmbio manual... rsrs.

Quanto ao custo por ano, em 10 mil KM o que é sabido que você vai TER que gastar é gasolina e óleo. O resto é decorrência dos vícios do antigo dono, ou seja, meio que pela sorte dele ter ou não cuidado bem do carro.
É difícil prever, porque mesmo seu carro tendo 30mil km rodados, nada impede dele vir por exemplo com a embreagem bem gasta (Depende unicamente de como o antigo dono cuidava do carro). Claro, hipóteses.

De cara, ao pegar o carro, o ideal é que você passe um scanner pra ver se tudo está OK, e troque pelo menos os elementos filtrantes (filtro de ar/óleo/combustível), além do óleo.
Daí tem os itens que vencem por idade, como extintor (módicos R$50), aditivo do radiador, PNEUS (esse por exemplo eu não sabia). E neste grupo enquadra-se também a CORREIA DENTADA (recomendado trocar a cada 60 mil km ou 5 anos).

Digamos que seu Astra ainda está "novo", mas sim os Audi são realmente bem duráveis. Afinal, tratam-se de carros premium. Mesmo com seus 6..10..15 anos.
 

Halley

Novato
@[member="DIEDE"]
@[member="merotti"]

Obrigado pelas informações!

Uma outra dúvida: cambio s-tronic é problemático? Eu vi muita gente reclamano aqui no fórum, dizendo que ele quebra fácil e que a manutenção é caríssima, na casa de 5 a 10 mil se tiver que arrumar, ou até 20 mil se tiver que trocar.

Eu tinha em mente pegar um TT mais novo, ano 2007 ou 2008, mas todos vem com cambio s-tronic e não manual.

Por ser mais complexo, esse cambio so arruma na rede audi ou tem oficina que também arruma?

O que vocês acham?

Obrigado de novo!!
 

DIEDE

Moderador
O câmbio que é conhecido como problemático é, se não me engano o tiptronic do A3 180cv.
Mas, o problema em si costuma ser o dono anterior do carro, que compra um automático e quer andar como se fosse um manual, sem a devida manutenção (trocar o óleo do câmbio no tempo certo).
A troca de óleo é em ~50/60 mil km. Na quilometragem que você quer pegar o carro, ele estará praticamente livre desses problemas, pois estará ainda bem longe da km da primeira manutenção.

Há diversos locais que trabalham com câmbio AT recomendados aqui.
O que conheço o serviço (Não no câmbio AT pois meu carro é MT, mas em outros serviços que fiz no meu carro) é o DOMINGOS.

A única coisa que costuma ser restrita às concessionárias é peça de acabamento. De resto você acha quem venda/faça/conserte.
 
Ola, alguém sabe se existe outro fórum da família AUDI, especifico para outros modelos ou gerais da AUDI ? No caso do TT, tem fórum específico ? Grato.
 
Olá a todos!

Vim compartilhar toda minha experência depois de dois anos com essa puta máquina, uma audi tt 1.8T 180cv 1999/2000 prata.

O carro é incrível, a sensação de ter e pilotar e incrível. Quanto a manutenção é perfeitamente viável, algumas peças são as mesmas do A3 e outras são específicas e mais caras, mas o carro é feito pra durar, tanto as peças quanto o acabamento interno são de extrema qualidade.


MANUTENÇÃO

Peguei um carro com 90.000km rodados, judiado e muito mal cuidado (tinha sido de locadora de carros e o antigo dono cortou as molas, deu passe no disco, etc) mas mesmo tendo que gastar com manutenção da parte mecânica o carro estava impecável, tudo funcionando na parte do turbo e na elétrica. Não precisei trocar nenhuma lâmpada sequer. Em dois anos gastei R$ 10.000,00 com manutenção, que acho justo por se tratar de um esportivo importado. Já no peugeot 206 que tinha gastei R$ 20.000,00 de manutenção em dois anos e teria que gastar mais ainda, pois as peças francesas são caras, de má qualidade e não duram com o calor e as estradas de péssima qualidade daqui. Pra vocês terem uma idéia do que estou falando na maioria dos carros o rolamento da embreagem é de metal (ferro) e no peugeot é de plástico...

Lista de algumas coisas que troquei:
- Kit da embreagem: R$ 2.000,00 (a do A3 não servia);
- 4 Molas: 2 originais na frente (R$ 600,00 cada uma) e duas do A3 atrás (R$ 200,00 cada uma). Se soubesse antes que as do A3 eram compatível teria colocado as do A3 na frente também;
- Pastilhas e disco de freio: não lembro o valor mas foi do A3;
- 14 litros de aditivo do radiador: G12 (R$ 35,00 por litro). Isso mesmo, no TT vão 14 litros no radiador e não 6 como na maioria dos carros;
- Sensor de rotação: R$ 350,00

Também troquei a correida dentada (que estava mal colocada e quase arrebentando) mas não lembro quanto foi. O apoiador estava soldado (isso mesmo, um absurdo) e não troquei por que era caro, tipo uns R$ 900,00

Somando tudo, peças, mão de obra do mecânico (o mecânico foi legal, deu uma boa geral, apertou e prendeu vários parafusos e pecinhas soltas) gastei R$ 10.000,00

No geral a parte de suspensão, freios e motor é quase toda a mesma do A3 e outros carros da plataforma MK4 (golf/jetta/bora/passat geração 4).

Agora teria que trocar o par de amortecedores da frente. O do A3 não serve e o original custa R$ 5.000,00 (isso mesmo, só o par dianteiro, paulada master...)

Pela idade do carro (mais de 14 anos) teria que trocar o kit de airbag também, na casa dos R$ 5.000,00 mas sempre tomei cuidado e nunca precisei testar se estava funcionando (rsrs) pois o carro é foda, corre muito, responde rápido, é uma delícia de pilotar mas ele chama pra correr. Ai é preciso tomar bastante cuidado com os radares e buracos fora o risco de causar algum acidente. Estou falando sério, nunca pilotei um A3 para ter referência, mas o carro assusta, assusta mais que um monza tubarão 2.0 que meu irmão tinha... estranho quando pego qualquer outro carro, parece que o acelerado tá quebrado...

Pra vocês terem idéia, em 2 anos com o carro nem alinhamento e balanceamento eu fiz hahaha e também não senti falta. Já no peugeot todo ano tinha que fazer e trocar as buchas e bandejas da suspensão.

Obs: Tive um problema crônico com aquecimento, a primeira vez que aconteceu estava vazando óleo do motor, ai sobrecarregou o sistema de arrefecimento, ferveu e vazou água pra todo lado e tive que chamar o guincho. Ai arrumei o vazamento do motor, troquei o óleo, algumas mangueiras e o aditivo do radiador. Ficou um ano sem dar problema ai começou esquentar de novo e eu tinha que deixar o ar condicionado ligado pra acionar a ventoinha. Um amigo acha que foi porque eu ficava abrindo o reservatório do radiador pra olhar o nível e entrava ar no sistema. Foi trocado o sensor de temperatura da primeira vez que deu problema. Parece que esse é um problema conhecido no a3, que se resolve trocando a bomba d'água mas acabei não mexendo nessa parte.


SEGURO

Na parte de seguro usei o rastreador da ituran, R$ 85,00 (com guinho incluso) mas não tinha cobertura se o carro sumisse ou desse PT numa batida. Se fosse roubado e eles achassem me devolveriam do jeito que encontrassem, se não achassem eu ficaria no prejuízo. Mas me senti muito mais seguro andando no audi tt do que em qualquer outro carro, já entrei em favela e quebrada de madrugada e de boa, quem vê o carro acha legal, para pra conversar e no caso do pessoal mais barra pesada das periferias eles reconhecem a humildade de um cara que vai com um carro desse na quebrada e ainda para pra "dar um salve" e "troca uma idéia" com a galera. Tinha mais medo ser roubado e sequestrado andando em Moema ou no Jardins, por exemplo.

Quem for comprar recomendo o rastreador da car system, que tá saíndo uns R$ 120,00 por mês mas cobre até R$ 70.000,00 no caso de furto e isso vale para qualquer modelo, importado ou não. Eles também tem um serviço adicional de cobertura de danos contra terceiros que sai por mais R$ 40,00 mês. Quando comprei, comprei na confiança de que não ia ser roubado e nem ia bater, arrisquei um pouco (um pouco não, MUITO) mas o sonho era maior do que qualquer preocupação. Ai depois fiquei sabendo dessas vantagens da car system. A única desvantagem é ter que apertar um botãozinho toda vez que vai ligar, se não aperta fica tocando aquele famoso aviso que todos já conhecem.


VELOCIDADE

Queria participar do program audi driving experience (ou algo do tipo) e de algum track day no autódromo de interlagos mas não tive a oportunidade. Seguem minha proezas (ou imprudências), interpretem como quiserem:

- Demorei 2 meses pra acostumar bem com o carro, já que a visibilidade é bem diferente (para brisa, espelhos e retrovisores);
- Já andei a 200km/h na 23 de maio tirando um rachinha com um camaro... kkk
- Mesmo andando a menos de 100 km/h quando ia mudar de faixa na 23 de maio, cortava umas 3 ou 4 faixas de uma vez, animal, aprendi isso vendo uma ferrari fazer... mas extremamente perigoso e imprudente :(
- Tomei um puta susto fazendo uma curva mal projetada (uns 130 km/h +/-) já que na hora da curva o carro saiu do chão... deu um puta frio na barriga mas voltou... foi logo no primeiro mês com a nave...
- Um brother foi pilotar e não tava muito rápido (uns 130 km/s também) mas o carro pegou ondulação e subiu, deu uma voada de leve... voltou pro chão... outro susto e uma caganeira pois tínhamos ido no habib's... kkk
- Pra mim e pelas minhas contas o carro vai de 0 a 100km/h em 6 segundos, é MUITO FODA... você sai acelerando, engata a segunda e pisa, engata a terceira e pisa e pronto, o carro já passou de 130 km/h...
- Fiz uma viagem pra bertioga e estava de boa, ai veio i30, golf e veloster enxer o saco, dar farol, pedir passagem... imaginem: dei um rasgo e fiz um curva a 160 km/h, o carro grudou na pista e tive a sensação que virou de lado, que eu estava em uma montanha russa, o veloster sumiu depois apareceu e ficou pianinho. Um golf me empurrou e e cortou várias vezes... passei que nem uma bala do lado dele que o golf quase virou de ponta cabeça... kkk
- Nesse dia perdi pra um jetta branco, perdi não, não tive nem a chance de nada, o cara passou que nem uma cobra endiabrada por mim na anchieta que não consegui nem acompanhar a nave...
- Também já curti pra caralho acompanhando pilotando e acompanhando as motos na estrada de serra negra...
- E por último dei 230 km/h de madrugada dentro do túnel ayrton senna (lugar que eu mais gostava de passar, sentia como se o carro fosse um barco, delizando de um lado pro outro...) e esse dia foi foda, já tinha passado de 150 km/h quando engatei a quarta... apareceu um táxi na frente e achei que não fosse conseguir segurar, depois disso parei pra pensar bem na vida...

Como vocês podem ver matei bem minha vontade de correr também, nunca fui fã de adrenalina mas tive meus momentos. Curti e não vou dizer que me arrependo, mas poderia ter feito bosta.

RECOMENDO A TODOS QUE PILOTAREM ESSA NAVE (OU QUALQUER OUTRA), QUE PENSEM BEM ANTES DE SENTAR O PÉ. PENSEM BASTANTE NA SUA FAMÍLIA E NA FAMÍLIAS DOS OUTROS TAMBÉM!
TENHAM MUITO CUIDADO NA HORA DE TESTAR A NAVE OU FAZER GRAÇA PRA SE MOSTRAR PRA ALGUÉM.
NÃO ESTOU FALANDO POR MAL E NEM QUERO OFENDER NINGUÉM MAS O CARRO É DE CERTA FORMA "BEM PERIGOSO"


VALORES/FINANÇAS

Rodei 20.000km agora não estou mais com o carro, ficou pesado pra pagar e devolvi para o banco na forma de entrega quitativa (isso mesmo, entreguei o carro e livrei a barra com o banco, independente de quanto eles vão conseguir no leilão). Tinha dado o peugeot de entrada no valor de R$ 20.000,00 e peguei o audi no valor de R$ 63.000,00 financiado em 36x. Paguei 20 parcelas (3 do final) e faltavam 16. Não consegui o valor emprestado pra quitar e pelas contas que fiz, se continuasse pagando atrasado e fizesse mais empréstimos gastaria mais uns R$ 40.000,00 pelo menos pra continuar com carro. Nesse caso faria até mais sentido entregar o carro e juntar a grana pra comprar outro depois, mas assim:

Matei completamente a vontade de ter o carro. Sempre sonhei em ter audi tt, ferrari, porsche, lamborghini e agora passou! Isso mesmo, já perdi milhares de horas da minha vida vendo fotos e vídeos de carro, jogando need for speed e indo no corredor Colômbia/Agusta/Europa babar nas concessionárias. Agora pode passar uma ferrari na minha frente que não fico mais babando, não ligo mais, porque "eu tive" a sensação "de ter e pilotar" um carro esportivo no Brasil. E isso vale para todos os outros carros que eu "babava": range rover evoque, bmw x6, golf dos novos, toda família audi, etc. Agora não vejo mais tanta diferença entre um outro, ter carro está muito ligado a uma certa ilusão, expectativa, status... Mas recomendo pois é um puta carro, com valor acessível .Eu não teria coragem de dar R$ 56.000,00 num fox completo zero ou R$ 60.000,00 num A1 2010, muito menos R$ 70.000,00 num i30 zerado (adoro o i30). É inacreditável você entrar num carro de 15 anos e parecer que o carro é novo, tanto por dentro quanto por fora.


CONSELHOS/RECOMENDAÇÕES/CONCLUSÕES

Algumas observações pra quem está pensando em comprar:
- Comprem a vista para não se enrolarem e tenham uma grana de reserva pra fazer manutenção;
- O IPVA custa R$ 2.000,00 por ano;
- Dá pra usar o carro no dia-a-dia sim, estersa pouco, é um pouco ruim pra manobrar mas o resto vai de boa;
- Eu preferia com as molas cortadas, duro e grudado no chão (por mais que desse dor de cabeça quando passava nos buracos rs);
- Para usar no dia-a-dia, andar na cidade e nas quebradas, passar em buracos, lombadas, entrar e sair de garagem recomendo as molas originais;
- Para quem tiver outro carro pra usar e for deixar o audi só pra pegar a estrada e viajar ai sim, coloquem um jogo de molas esportivas de boa qualidade pra rebaixar o carro;
- Hoje (21/07/2016) um audi tt 1999/2000 está avalidado em R$ 56.000,00 de tabela. Quem for comprar pesquise e negocie pra comprar por R$ 50.000,00 NO MÁXIMO;
- Eu já vi um audi tt quattro 1.8t 225cv 2003 no webmotors com 23.000km rodados por R$ 63.000,00 na época que comprei o meu;
- Também já vi um audi tt 2.0 2007 (automático, segunda geração, avaliado em R$ 100.000,00 de tabela) ser vendido por R$ 60.000 em um leilão;
- É um carro muito difícil de vender, a única concessionária que fez uma proposta de comprar foi a própria audi e ofereceram R$ 35.000,00;
- No ano passado quando a coisa começou a apertar e eu pensei em vender NENHUMA concessionária aceitou fazer negócio com ele, nem comprando um carro zero e dando ele como entrada;
- No particular não achei ninguém que desse mais do que R$ 40.000,00 então se verem algum a venda ofereçam R$ 40.000~45.000,00 pra começar a negociar e não fechar por mais do que R$ 50.000,00;
- Não estou desvalorizando o carro, pra mim vale R$ 100.000,00 mesmo sendo da primeira geração, só estou sendo sincero em relação ao mercado de compra e venda desse carro;
- Se virem alguém vendendo é porque o cara está enrolado pra pagar ou enjoou do carro, troquem uma idéia pra saber o que está acontecendo e conversem bastante sobre o estado do carro, porque está vendendo, etc;

Bem, pra finalizar: estou me expondo aqui, falando detalhes da minha vida pessoal e tal, mas que se foda. Faço questão de compartilhar a experiência completa que tive com o carro, pois quando comprei foi no escuro, meti as caras, cansei de entrar aqui nesse fórum (que era minha única referência) mas não ajudou muito. Então está tudo ai: fiz 2 posts explicando TUDO sobre o carro.

Minha conclusão: COMPREM E SEJAM FELIZES O CARRO É FODAAAAAAAAAAA


Obs: A mulherada não liga muito pro audi tt tá, se ligam não demonstram. Pra mim mulher não liga pra carro mesmo, repara no máximo na cor, se está lavado e se tem alguma coisa de outra mulher no carro kkk... agora os frentistas adoram, ficam doidos, chegam junto e conversam (sem maldade viu). Teve uma vez que parei num posto e deixei o frentista dar umas voltas com o carro dentro do posto, putz o cara achou da hora, curtiu pra caramba. Esse carro ai fez a minha felicidade e fez a felicidade de muita gente também. No começo tinha muito ciúmes mas depois deixei vários brothers pilotarem, emprestei pro meu irmão, deixei o mecânico ir pra casa com o carro... levei até um mendingo pra praia que estava perdido aqui em São Paulo, mas ai já é outra estória...

UM GRANDE ABRAÇOS A TODOS QUE LERAM MEUS POSTS, ME PROCURARAM PARA TIRAR DÚVIDAS E PRINCIPALMENTE QUEM SONHA EM TER ESSE CARRO

COMPREM O CARRO E REALIZEM TODOS OS SEU SONHOS ASSIM COMO EU REALIZEI OS MEUS

BOA SORTE
 

merotti

Membro
Kkkk que depoimento longo

Um TT é um carro clássico já, mas em relação à desempenho é um carro bel fraquinho pros padrões atuais, qualquer carro turbo de fábrica de hoje com investimento mínimo já faz 0-100 em menos de 6s

Eu particularmente nunca teria um TT pois está bem longe do meu perfil de carro, com 50k eu já compraria um passat 2010 dsg e faria o kit padaria, mas reconheço o valor do TT.

Eu já vi o novo TT andando forte de perto e o carro é animal, fico so imaginando o TTS e o TTRS
 

JulioRJ

Membro
Topico que atravessa o tempo! rsrsr

Também não é o carro que eu teria na minha vida atual, mas se tivesse condição pra ter uns 30 carros com certeza o TT estaria lá. É o típico estradeiro e uso diário do cara mediano rsrs...
 
Topo