Ninja, a deterioração dos vedadores (ou retentores) de válvula é "comum" infelizmente... Se prepara pra gastar uma graninha pq pra trocar tem que desmontar o cabeçote e mandar pra retífica ai já troca todos os retentores e verifica demais possiveis problemas...
Meus Caros,
Bem pelo que vi vc ja identificou retentor de valvula avariado .. ai é mandar trocar mesmo .. e olhe que vc vai ter que trocar todos e fazer a limpeza das vauvulas e acentamento .. resumindo manda da uma geral nesse cabeçote .... e realmente é um trabalhinho pq vai ai junta do cabeçote e da tampa uma maozinha de obra boa, parafusos do cabeçote .. mas pense que vc tera tudo lindo depois ...
para os navegantes, é normal o suspiro do motro jogar vapor de oleo, inclusive a mangueira de aspiração - a qual a maf fica ligada - na parte da mangueira de suspiro tem um tipo de filtro que não deixa o oleo passar ... e evita que a TBI se empreguine de oleo. Como eu digo: Motor sadio a TBI vai tá tão limpa que dá para tomar suco dentro dela ....
Boa sorte !!!!
Boa sorte amigo