O que pode estar sujando o TBA direto?

ninjakyok

Novato
Olá pessoal, olhei nos meus ultimos serviços que minha audi passou, sempre tem Limpeza de TBI, ultimamente meu carro fica tremendo muito e ao fazer a limpeza do TBI ele fica normal ...

Só para ver se estou entendendo, TBI é a mesma coisa que o TBA (Throttle Body Alignment) ou a famosa borboleta?

O que pode estar "sujando" ela direto? Pode ser as velas?

Nome: Throttle Body Alignment
Part number: 06A133062C

Obrigado

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ninjakyok

Novato
O meu é aspirado não tem turbina (infelizmente).
Deu erro no navegador quando estava postando o tópico, atualizei a página e saiu duplicado, maldito IE :S
 

ninjakyok

Novato
Já trocou o filtro de ar?

Opa, não ... estou a 1 ano com o carro, já andei 15 mil km e nunca troquei! Será?

então pode ser problema na borboleta mesmo! qual erro apresenta?

Meu carro não morre, mas eu sinto ele fraco, não posso nem fazer "ultrapassagem" simples, quando parado o carro treme todo, barulho estranho no escapamento e o catalizador esquentando muito ( catalizador novo ).

#Editado: Sempre que faço limpeza de TBI e bicos, o catalizador para de esquentar e o carro para de tremer.

No vag aparece:

16497 - Intake Air Temp. Sensor (G42): Signal too High
P0113 - 35-00 - -

00518 - Throttle Position Sensor (G69)
16-10 - Signal Outside Specifications - Intermittent
 

marioaoliva

Moderador
Quando o motor começar a ficar velho (não sei se é o caso do seu) ele começar a soltar oleo pelo respiro que fica ligado a magueira da admissão, toda vez que tiram a borboleta pra limpar, ela esta muito suja??
 

AS555N

Membro de Honra
Quando o motor começar a ficar velho (não sei se é o caso do seu) ele começar a soltar oleo pelo respiro que fica ligado a magueira da admissão, toda vez que tiram a borboleta pra limpar, ela esta muito suja??

Corretíssimo e se a válvula estiver bichada, ta deixando passar mais ar que o necessário ocasionando a falha e sugando óleo junto com o vapor causando a sujeira.

TBI= Throttle Body Intake => Componente
TBA= Throttle Body Alignment => Procedimento vagcom

Abraço
Renato
 

ninjakyok

Novato
veja se não tem vazamento na TBI ou na admissão... pode ser bobina mesmo...

se estiver sujando a entrada do TBI com oleo é bom ver as vedações (juntas e rentetores) pode estar ressecados

Quando o motor começar a ficar velho (não sei se é o caso do seu) ele começar a soltar oleo pelo respiro que fica ligado a magueira da admissão, toda vez que tiram a borboleta pra limpar, ela esta muito suja??

Realmente, pode ser o respiro que esteja muito sujo e empurrando sujeira (óleo queimado) para a mangueira do filtro de ar ao TBI.

Corretíssimo e se a válvula estiver bichada, ta deixando passar mais ar que o necessário ocasionando a falha e sugando óleo junto com o vapor causando a sujeira.

TBI= Throttle Body Intake => Componente
TBA= Throttle Body Alignment => Procedimento vagcom

Abraço
Renato

Sim, na ultima vez estava muito suja de óleo, e o mecânico havia comentado que se ocorrer novamente, tenho que trocar uma mangueira de vela e a vela novamente, pois estava "queimadona" e muito suja.
 

marioaoliva

Moderador
Sim, na ultima vez estava muito suja de óleo, e o mecânico havia comentado que se ocorrer novamente, tenho que trocar uma mangueira de vela e a vela novamente, pois estava "queimadona" e muito suja.

Seu motor não esta com a Saúde muito boa... Provavelmente vazando compressão para a parte de baixo e fazendo com que o respiro do motor suje a borboleta... Converse isso com seu mecanico...
 

marioaoliva

Moderador
Puts! Que zica... vlw marioaoliva pela dica!

Eu tinha um carro a uns anos atrás que fazia isso... Desliguei o respiro do motor que é ligado a mangueira da tbi... e deixei o respiro ligado a um reservatório usado em carro turbo forjado (onde a folga dos pistões é maior e jogava óleo para fora do motor) para armazenar o oléo que subia do motor e usei ele por mais uns anos... Rsss O único inconveniente é o cheiro de óleo que pode entrar as vezes dentro do carro...
 

ninjakyok

Novato
Eu tinha um carro a uns anos atrás que fazia isso... Desliguei o respiro do motor que é ligado a mangueira da tbi... e deixei o respiro ligado a um reservatório usado em carro turbo forjado (onde a folga dos pistões é maior e jogava óleo para fora do motor) para armazenar o oléo que subia do motor e usei ele por mais uns anos... Rsss O único inconveniente é o cheiro de óleo que pode entrar as vezes dentro do carro...

Mas frequentemente você esvaziava esse reservatorio?
Sabe me informar qual numero das chaves Allen e Sextavada só para eu dar uma espiada nas velas? rs
 

marioaoliva

Moderador
Mas frequentemente você esvaziava esse reservatorio?
Sabe me informar qual numero das chaves Allen e Sextavada só para eu dar uma espiada nas velas? rs

No turbo forjado sim... Rssss 1 litro por semana dependendo do modo race que eu andava... Rsss Mas no seu carro precisa ver se realmente esta saindo uma fumaça pelo respiro e tal... O reservatório foi uma idéia, mas em carro sem ser turbo nem precisa... o que vc não pode é deixar esse fumaça mais sujeira voltar pra dentro do motor... Isso esta multiplicando o envelhecimento do motor... carbonizando ele mais rapido que o normal e abreviando o resto da vida dele... Aqui em São Paulo, carro com essa mangueira desligada não passa na controlar... Qto as velas é uma chave acho que 16 longa...
 

ninjakyok

Novato
Tirei a capa do motor, olhei as velas e o ultimo cabo da vela está bem folgada, as outras estão bem rígidas, esse cabo que esta folgado, percebi que esta sujo também de gasolina ou óleo, vou comprar a ferramenta para verificar a vela, meus cabos são 7 mm, é melhor eu trocar né? O ultimo cabo estou achando muito frouxo...
 
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