n75 race

dae galera blz.

meu carro é um 180cv tudo original. por curiosidade coloquei um filtro inbox k&n sem muita expectativa de aumento de potencia no meu carro, e acabei que me surpreendi como o carro mudou. nao que tenha se transformado numa usina mas da pra perceber bem que o carro ficou muito mais esperto.
agora eu tava pensando nessa valvula n75 race que dizem melhorar mais um pouco sem agressões na vida util do carro.
procurei nos topicos aqui do forum e nao achei ninguem que tenha usado.
sera que no carro original da diferenca?
nao quero chipar o carro pois uso pra sair com minha familia e tenho medo de judiar demais.
por isso to procurando fazer umas melhoradinhas basicas assim. oque voces acham? valeu

overspeed

Comerciante
Esclarecendo algo que esta errado:

Não existe N75 RACE ou RACING, Existe N75R - REFURBISHED que nada mais é do que alguem mexer na regulagem da mola, desta forma vem um pico maior de pressão na região de spool pois o PID da central não espera, porém da mesma forma que vem mais pressão de alta a central abaixa o % na N75 e a pressão vai cair a um valor MENOR (lembre que a mola é mais mole, irá cair demais)... novamente a central vai subir o % da N75 para compensar. Isso causa uma oscilação na pressão

Olha aqui como o PID se atrapalha, colocando a valvula N75 (puxada em azuk e verde após trocar a N75) observe como oscila a potência em intermediária (Grafico de um Golf 180 manual, mas serve de explicação):

Primeira puxada estava de N75R e remap, observe que em mais pressão que o solicitado (isso força a turbina), depois cai dos 4000 a 5000.

segunda puxada em azul, agora com a N75 normal, observe que o PID ainda esta atrapalhado e oscila mais ainda porque ele esta com os valores de adaptação da N75R ainda

na terceira puxada observe como a linha de potência sobe lisa com pouca oscilação (se tivesse feito mais algumas puxadas ou zerado o adaptativo, a curva subiria em giro baixo para perto da primeira puxada seguindo sem oscilar em giro alto), e isto que após 3 puxadas na sequência o intercooler ja estava saturado

overspeed

Comerciante
antonio carlos disse:
ali entao o verde é com a valvula original e o azul com a n75 modificada?
essa oscilaçao pode estragar alguma coisa?
Estava com a N75R na linha vermelha (andando a algum tempo, já com o adaptativo de pressão totalmente "carregado"), ai em cima do dina trocou e mediu novamente (azul) observe que a oscilação piorou porque o aprendizado estava para a N75R que tem a mola mole, já na segunda puxada (verde) ainda com o adaptativo não totalmente carregado (observe queem giro baixo vem bem menos justamente porque a central ainda estava tirando DC da valvula para aprender a seguir o mapa de pressão na ECU), mas já vem bem mais liso... se continuasse a puxar com a N75 OEM o torque voltaria a subir ali nos 2.500-3500 mas com uma curva mais lisa como ocorreu.

Observa que de vermelho a potência oscila e é menor que de verde. Vc sente isso andando com o carro, chega a ser desagradável, e em meio pedal nas situações aonde o comando muda de posição vc sente muito mais a oscilação.

overspeed disse:
Estava com a N75R na linha vermelha (andando a algum tempo, já com o adaptativo de pressão totalmente "carregado"), ai em cima do dina trocou e mediu novamente (azul) observe que a oscilação piorou porque o aprendizado estava para a N75R que tem a mola mole, já na segunda puxada (verde) ainda com o adaptativo não totalmente carregado (observe queem giro baixo vem bem menos justamente porque a central ainda estava tirando DC da valvula para aprender a seguir o mapa de pressão na ECU), mas já vem bem mais liso... se continuasse a puxar com a N75 OEM o torque voltaria a subir ali nos 2.500-3500 mas com uma curva mais lisa como ocorreu.

Observa que de vermelho a potência oscila e é menor que de verde. Vc sente isso andando com o carro, chega a ser desagradável, e em meio pedal nas situações aonde o comando muda de posição vc sente muito mais a oscilação.
entao podemos deixar a linha azul de lado que é uma adaptaçao digamos assim e nos basear nas linhas vermelha e verde

a grosso modo eu ganharia mais potencia em baixa com a N75R com o carro mais instavel e perderia um pouco de alta com o carro mais liso.
será q entendi certo?

overspeed

Comerciante
antonio carlos disse:
entao podemos deixar a linha azul de lado que é uma adaptaçao digamos assim e nos basear nas linhas vermelha e verde

a grosso modo eu ganharia mais potencia em baixa com a N75R com o carro mais instavel e perderia um pouco de alta com o carro mais liso.
será q entendi certo?
Não garoto ! As 3 curvas estão ai pra provar que não existe N75RACE/ RACING e sim uma N75 com características ERRADAS que faz o sistema PID oscilar e não atinge os valores que são desejados na central... mesmo totalmente adaptada a R faz oscilar, e mesmo sem estar ainda totalmente adaptada a original faz a pressão seguir direitinho o que a central precisa que aconteça

No caso de uma audi remapiada a válvula n75 não atuaria ou ela ainda atuaria?

Como saber se a n75 esta funcionado de acordo?

Porque da pergunta, minha a3 180cv foi remapiada (assim diz o antigo dono e como ela está enchendo 1.2 de pressão no relógio o Over acredita que foi remapiada no caso ele não lembra se foi ele, enfim) quando está fria ainda ela anda que é o demônio tranquilo mas quando já quente depois de 30 minutos por exemplo o carro não pucha igual ele engasga, estranha no escapamento, sei lá tipo uma falta ou até um exceções de gasolina. Já repertei e troquei as mangueiras que poderiam estar vazando, no vag não acusa nada mas está estranho.

piacava

Membro
Thiago.scarton disse:
No caso de uma audi remapiada a válvula n75 não atuaria ou ela ainda atuaria?

Como saber se a n75 esta funcionado de acordo?

Porque da pergunta, minha a3 180cv foi remapiada (assim diz o antigo dono e como ela está enchendo 1.2 de pressão no relógio o Over acredita que foi remapiada no caso ele não lembra se foi ele, enfim) quando está fria ainda ela anda que é o demônio tranquilo mas quando já quente depois de 30 minutos por exemplo o carro não pucha igual ele engasga, estranha no escapamento, sei lá tipo uma falta ou até um exceções de gasolina. Já repertei e troquei as mangueiras que poderiam estar vazando, no vag não acusa nada mas está estranho.
O seu é o 180?

Se for, confere umas válvulas que ficam na frente do motor, logo abaixo do coletor de escape.. tem a n249 e n112, se não me engano dos nomes,
que se não estiverem funcionando corretamente fica uma bosta, parece que o carro não pressuriza..

Dá pra isolar elas e testar... O meu carro tinha um problema de às vezes não pressurizar... troquei um tanto de coisas, até a N75, e nada de resolver..
no final agora numa revisão pesada que fiz troquei essas duas válvulas e pronto.. problema resolvido..

Dá uma olhada aqui.. http://www.a3clube.com/topic/1191-removendo-sai-n249-e-n112-how-to/page-2

Também não descartaria problema com MAF, Sonda lambda e sensor de temperatura do motor... checa tudo isso..