Motor fervendo água e estourando a tampa do reservatório

jcjrsbc

Membro
Olá amigos com motores 1.8t transversal (A3, Golf, TT), gostaria de replicar minha experiência com temperatura do motor de meu A3 1.8t 180cv AUQ 2003. Desde que comprei o carro nunca estive satisfeito com sua temperatura: ou demorava para esquentar, ou estava muito quente no uso normal, ocasionando provável proteção dos componentes sistemas perda de potência (pressão no turbo). No Climatronic em uso normal com o AC ligado marcava até 108 Graus Celsius o que não me deixava feliz, apesar de no painel ficar 90. Enquanto isso, durante 03 anos e 50mil km (Hoje com 127mil km) depois foram trocados:
02 bombas dágua,
02 válvulas termostáticas originais
01 válvula termostática WAHLER
01 junta da tampa de vávulas,
04 bobinas trocadas,
01 bomba elétrica água auxiliar,
01 radiador novo (por estar trincado),
05 conexões dágua originais,
03 válvulas termostáticas,
02 sensores de temperatura.
01 reparo completo do câmbio 09a (JF506e)
Depois de tanto tempo com o carro, cheguei a uma conclusão com relação aos problemas persistentes de temperatura. Todas peças trocadas no sistema de arrefecimento estão do lado "quente" da válvula termostática: "Y" sobre o coxim, e todas outras conexões trocadas, bomba elétrica, parte superior esquerda do radiador trincada, o próprio câmbio e seu trocador de calor, as bobinas, e a junta da tampa de válvulas (tive sorte de não ter queimado a junta do cabeçote), Obviamente tem o tempo de uso e desgaste natural, mas temos 02 carros desses com a mesma mecânica AUQ/09a o que facilita para testes. Um COM, outro SEM a termostática o que ajuda na conclusão. Como eu não uso carro SEM a termostática porque sei que causa desgaste prematuro da cabeça de força(Anel+Pistão) e perda de compressão, fiquei do lado que gastou mais, rsrrsrsrsrsrs. Mas cheguei a uma condição de uso que me agradou muito!
Depois de DUAS termostáticas originais, o primeiro passo no rumo certo foi a troca da válvula termostática por esta da marca WAHLER: https://www.canaldapeca.com.br/p/1034522/valvula-termostatica-wahler-425687
Testei a original e essa WAHLER na panela antes de instalá-la: ambas abrem juntas a 87.5 graus (tenho a pistola termômetro digital). MAS, observei que quando aberta, a passagem de água da WAHLER é MUITO maior o que daria MUITO mais fluxo de arrefecimento ao sistema quando quente ou muito quente, além de fechar rapidamente quando a temperatura cai, junto com a original. Concluindo, essa WAHLER é MUITO mais eficiente para nosso país.
Após ter retirado o líquido antigo, inclusive do aquecedor do climatronic ligando a ventilação interna no "HI" e "ECON". Coloque o líquido novo SEM AR NO SISTEMA. Imensa maioria dos Mecânicos não tem essa paciência:
- Liguei o motor na lenta, tampa do reservatório aberta, a ventilação interna ligada na temperatura "HI" e no "ECON", coloquei muito lentamente primeiro 1,5l de Aditivo G13 (eu usei o Radcool vermelho), sem deixar o reservatório passar do meio e, depois do G13, vá colocando água destilada. Aguarde a abertura total da termostática, medindo a temperatura na mangueira que sai da parte frontal do bloco do motor até a parte inferior do radiador e o cebolão. Pode ser com a mão mesmo pois vai ficar fria por um bom tempo e aquece lentamente quando ela abre. No Climatronic canal 49, isso deve acontecer quando chegar em 90,91. Veja com a mão a temperatura da mangueira da termostática aquecer lentamente, permitindo a passagem do líquido até a parte inferior do radiador. Lá está o cebolão que aciona as ventoinhas e, quando a termostática abrir totalmente, irão ligar. Enquanto isso baixando o nível do reservatório, vc completa. Como o líquido está quase em ebulição, no final do processo vc terá que manter atenção total pois precisa fechar o reservatório quando o nível subir sozinho. Após fechar, a pressão do sistema irá subir e o nível cair novamente. Aguarde até a ventoinha ligar e desligue o motor. Aguarde 10 minutos, ligue novamente o motor, monitorando a temperatura no climatronic se estiver até 93 abra o reservatório devagar, com um pano para evitar queimaduras, tirando a pressão do sistema coloque até que o nível atinja o meio do reservatório. Feche e espere o motor esfriar totalmente. Pode ser que após o motor esfriar, o reservatório esteja vazio, comprovando a retirada do ar do sistema. Complete com o motor ligado até o nível MAX e feche.
Percebi que a diferença entre o Climatronic e o VAG era antes de até 7 graus e agora é de apenas 02 graus celsius. Nitidamente o carro está rodando mais frio e sem acúmulos excessivos de temperatura que faz quebrar TUDO. Painel sempre no 90 e, com AC ligado ou não estrada ou cidade e CLIMATRONIC no máximo em 95.
Espero ter ajudado!! Qualquer dúvida me chame!
 

JulioRJ

Membro
jcjrsbc disse:
Olá amigos com motores 1.8t transversal (A3, Golf, TT), gostaria de replicar minha experiência com temperatura do motor de meu A3 1.8t 180cv AUQ 2003. Desde que comprei o carro nunca estive satisfeito com sua temperatura: ou demorava para esquentar, ou estava muito quente no uso normal, ocasionando provável proteção dos componentes sistemas perda de potência (pressão no turbo). No Climatronic em uso normal com o AC ligado marcava até 108 Graus Celsius o que não me deixava feliz, apesar de no painel ficar 90. Enquanto isso, durante 03 anos e 50mil km (Hoje com 127mil km) depois foram trocados:
02 bombas dágua,
02 válvulas termostáticas originais
01 válvula termostática WAHLER
01 junta da tampa de vávulas,
04 bobinas trocadas,
01 bomba elétrica água auxiliar,
01 radiador novo (por estar trincado),
05 conexões dágua originais,
03 válvulas termostáticas,
02 sensores de temperatura.
01 reparo completo do câmbio 09a (JF506e)
Depois de tanto tempo com o carro, cheguei a uma conclusão com relação aos problemas persistentes de temperatura. Todas peças trocadas no sistema de arrefecimento estão do lado "quente" da válvula termostática: "Y" sobre o coxim, e todas outras conexões trocadas, bomba elétrica, parte superior esquerda do radiador trincada, o próprio câmbio e seu trocador de calor, as bobinas, e a junta da tampa de válvulas (tive sorte de não ter queimado a junta do cabeçote), Obviamente tem o tempo de uso e desgaste natural, mas temos 02 carros desses com a mesma mecânica AUQ/09a o que facilita para testes. Um COM, outro SEM a termostática o que ajuda na conclusão. Como eu não uso carro SEM a termostática porque sei que causa desgaste prematuro da cabeça de força(Anel+Pistão) e perda de compressão, fiquei do lado que gastou mais, rsrrsrsrsrsrs. Mas cheguei a uma condição de uso que me agradou muito!
Depois de DUAS termostáticas originais, o primeiro passo no rumo certo foi a troca da válvula termostática por esta da marca WAHLER: https://www.canaldapeca.com.br/p/1034522/valvula-termostatica-wahler-425687
Testei a original e essa WAHLER na panela antes de instalá-la: ambas abrem juntas a 87.5 graus (tenho a pistola termômetro digital). MAS, observei que quando aberta, a passagem de água da WAHLER é MUITO maior o que daria MUITO mais fluxo de arrefecimento ao sistema quando quente ou muito quente, além de fechar rapidamente quando a temperatura cai, junto com a original. Concluindo, essa WAHLER é MUITO mais eficiente para nosso país.
Após ter retirado o líquido antigo, inclusive do aquecedor do climatronic ligando a ventilação interna no "HI" e "ECON". Coloque o líquido novo SEM AR NO SISTEMA. Imensa maioria dos Mecânicos não tem essa paciência:
- Liguei o motor na lenta, tampa do reservatório aberta, a ventilação interna ligada na temperatura "HI" e no "ECON", coloquei muito lentamente primeiro 1,5l de Aditivo G13 (eu usei o Radcool vermelho), sem deixar o reservatório passar do meio e, depois do G13, vá colocando água destilada. Aguarde a abertura total da termostática, medindo a temperatura na mangueira que sai da parte frontal do bloco do motor até a parte inferior do radiador e o cebolão. Pode ser com a mão mesmo pois vai ficar fria por um bom tempo e aquece lentamente quando ela abre. No Climatronic canal 49, isso deve acontecer quando chegar em 90,91. Veja com a mão a temperatura da mangueira da termostática aquecer lentamente, permitindo a passagem do líquido até a parte inferior do radiador. Lá está o cebolão que aciona as ventoinhas e, quando a termostática abrir totalmente, irão ligar. Enquanto isso baixando o nível do reservatório, vc completa. Como o líquido está quase em ebulição, no final do processo vc terá que manter atenção total pois precisa fechar o reservatório quando o nível subir sozinho. Após fechar, a pressão do sistema irá subir e o nível cair novamente. Aguarde até a ventoinha ligar e desligue o motor. Aguarde 10 minutos, ligue novamente o motor, monitorando a temperatura no climatronic se estiver até 93 abra o reservatório devagar, com um pano para evitar queimaduras, tirando a pressão do sistema coloque até que o nível atinja o meio do reservatório. Feche e espere o motor esfriar totalmente. Pode ser que após o motor esfriar, o reservatório esteja vazio, comprovando a retirada do ar do sistema. Complete com o motor ligado até o nível MAX e feche.
Percebi que a diferença entre o Climatronic e o VAG era antes de até 7 graus e agora é de apenas 02 graus celsius. Nitidamente o carro está rodando mais frio e sem acúmulos excessivos de temperatura que faz quebrar TUDO. Painel sempre no 90 e, com AC ligado ou não estrada ou cidade e CLIMATRONIC no máximo em 95.
Espero ter ajudado!! Qualquer dúvida me chame!
ahahahah esse é o verdadeiro motivo do fabricante travar em 90º e não mostrar a temperatura real que pode ir até 115~117º sem problema algum.

eu falo mas ngm me escuta, mais um que troca o carro inteiro. daqui a pouco vai testar batendo 100 de novo cara, isso é completamente normal, para de olhar a PORRA do climatronic, pelo amor de deus... um pouco de informação sem conteúdo ou meias verdades realmente fodem com a vida do camarada...

abraço
 
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