Motor fervendo água e estourando a tampa do reservatório

Fala galera preciso de um help aqui.

Hoje de tarde quando fui sair com meu carro notei que a luz da água do motor acendeu (algo que nunca havia ocorrido), fui ver e o reservatório de água estava aberto e vazio, fiquei curioso como aquilo tinha ocorrido pois no sábado tinha saído com o carro sem problema nenhum. Bem, enchi o reservatório com água, liguei o motor por alguns minutos e o aviso sumiu.

Fui levar minha namorada em casa (uns 9km) e fui com o ar-condicionado ligado mas notei que ele não estava gelando então desliguei... Achei normal por causa do calor que anda fazendo aqui no sul. Na volta vim com o ar ligado e foi só eu estacionar o carro em casa que ouvi um estouro no capô e muita fumaça (de vapor) saindo... Nem preciso dizer que já me caguei e gelei todo... O barulho em si foi da tampa do reservatório "explodindo" e fazendo evaporar TODA a água. Foi ai que eu me liguei que foi provavelmente isso que tinha ocorrido no sabado também, mas depois de eu sair de perto do carro (moro em condominio).

A ventoinha do motor está funcionando e o carro não passou dos 90ºc andando, não pode ser refrigeração... Alguém sabe o que pode ser?
O curioso é que foram as 2 vezes que voltei com o ar-condicionado ligado, há alguma ligação?

Após analisar o oléo com meu pai percebemos algumas bolhas bem pequenas na vareta. Será que pode ter vazado água e misturado com o óleo? Vou ter que trocar a junta?? =/ Se for isso já vi que sentei na graxa...

A3 1.6 8v - 01/2

Espero que alguém possa me ajudar ou me dar um possível diagnóstico.
Valeu!
 
Amigo, sobre agua na vareta ali deve ser alguma junta, só que vendo seu relato cheguei a pensar na tampa do reservatório está frouxa e não está aguentando a pressão que ali ocorre, não sei se tem algo haver maiss nunca se sabe.
 
GuilhermeGades disse:
Fala galera preciso de um help aqui.

Hoje de tarde quando fui sair com meu carro notei que a luz da água do motor acendeu (algo que nunca havia ocorrido), fui ver e o reservatório de água estava aberto e vazio, fiquei curioso como aquilo tinha ocorrido pois no sábado tinha saído com o carro sem problema nenhum. Bem, enchi o reservatório com água, liguei o motor por alguns minutos e o aviso sumiu.

Fui levar minha namorada em casa (uns 9km) e fui com o ar-condicionado ligado mas notei que ele não estava gelando então desliguei... Achei normal por causa do calor que anda fazendo aqui no sul. Na volta vim com o ar ligado e foi só eu estacionar o carro em casa que ouvi um estouro no capô e muita fumaça (de vapor) saindo... Nem preciso dizer que já me caguei e gelei todo... O barulho em si foi da tampa do reservatório "explodindo" e fazendo evaporar TODA a água. Foi ai que eu me liguei que foi provavelmente isso que tinha ocorrido no sabado também, mas depois de eu sair de perto do carro (moro em condominio).

A ventoinha do motor está funcionando e o carro não passou dos 90ºc andando, não pode ser refrigeração... Alguém sabe o que pode ser?
O curioso é que foram as 2 vezes que voltei com o ar-condicionado ligado, há alguma ligação?

Após analisar o oléo com meu pai percebemos algumas bolhas bem pequenas na vareta. Será que pode ter vazado água e misturado com o óleo? Vou ter que trocar a junta?? =/ Se for isso já vi que sentei na graxa...

A3 1.6 8v - 01/2

Espero que alguém possa me ajudar ou me dar um possível diagnóstico.
Valeu!
Amigo, sobre agua na vareta ali deve ser alguma junta, só que vendo seu relato cheguei a pensar na tampa do reservatório está frouxa e não está aguentando a pressão que ali ocorre, não sei se tem algo haver maiss nunca se sabe. E quando resolver o vazamento vai ter que trocar o liquido de arrefecimento, colocar a proporção correta de aditivo e agua deionisada porque agua normal não presta, e ai aproveita e troca o reservatório de agua.
 
Robson Corrêa disse:
Amigo, sobre agua na vareta ali deve ser alguma junta, só que vendo seu relato cheguei a pensar na tampa do reservatório está frouxa e não está aguentando a pressão que ali ocorre, não sei se tem algo haver maiss nunca se sabe. E quando resolver o vazamento vai ter que trocar o liquido de arrefecimento, colocar a proporção correta de aditivo e agua deionisada porque agua normal não presta, e ai aproveita e troca o reservatório de agua.
A tampa fecha bem, inclusive da várias voltas até fechar. O problema é que a pressão que ta ocorrendo é muito grande e toda a água do motor evapora se ele esquenta muito (jorra pra fora do reservatório).

Levei o carro pro antigo dono pois ainda está na garantia do motor que foi reformado, mas ele disse ser pouco provável que seja motor. Segundo ele pode ser que tenha entrado ar no sistema onde a água transita (consequencia de alguém ter colocado água com o carro desligado). Pra arrumar deve-se "sangrar" todo o sistema por onde a água passa, trocando o fluído. Ele vai levar no mecânico dele pra fazer um diagnóstico com scanner direitinho e tals... Vou aguardar.

Se por acaso for esse mesmo o problema, pelo menos o conserto não é caro (segundo ele).
 
Eu tive problemas relacionados com o seu nesse final de semana também, mas no meu caso foi a mangueira que rompeu e vazou toda a água.

Rodei uns 3 km ainda, mas a temperatura não passou de 90ºC, porém, saiu muita fumaça quando parei o carro, com um cheiro forte de óleo queimado ou algo do tipo, não era só vapor (penso eu).

Mas ontem levei para consertar a mangueira, trocar todo o liquido do arrefecimento e ficou normal.

Só que hoje de manhã, o carro ficou estranho, esta sem força, a lenta oscilando muito, e ele esta com o funcionamento parecendo uma "tobata", alguém saberia dizer se tem relação com o que aconteceu com a falta de água?
 
Carlos Oliveira disse:
Eu tive problemas relacionados com o seu nesse final de semana também, mas no meu caso foi a mangueira que rompeu e vazou toda a água.

Rodei uns 3 km ainda, mas a temperatura não passou de 90ºC, porém, saiu muita fumaça quando parei o carro, com um cheiro forte de óleo queimado ou algo do tipo, não era só vapor (penso eu).

Mas ontem levei para consertar a mangueira, trocar todo o liquido do arrefecimento e ficou normal.

Só que hoje de manhã, o carro ficou estranho, esta sem força, a lenta oscilando muito, e ele esta com o funcionamento parecendo uma "tobata", alguém saberia dizer se tem relação com o que aconteceu com a falta de água?
A temperatura do meu também não passa de 90ºc e quando passa a ventoinha do radiador já começa a trabalhar normalmente. Não havia indícios de vazamento no sistema de arrefecimento.

Porém ontem depois de mais alguns testes com o carro acelerado pra elevar a temperatura, deu um pequeno estouro na parte central perto do motor e saiu uma fumaça meio cinzenta rapidamente, infelizmente não deu tempo de perceber onde foi pois foi muito rápido. Provavelmente o carro retorna só no final de semana ou na semana que vem, assim que tiver alguma novidade eu posto aqui.
 
Tenso isso, de fato, é difícil averiguar.

Tem gente que diz que a temperatura não faz a medição correta sem água, outros já defendem outro ponto.

Sei lá, eu acredito que se de fato a temperatura do carro não sobe, não existam danos ao motor, por que a sua temperatura normal de trabalho é 87º á 90ºC

Agora se rodar sem água, afeta algum outro componente, mesmo com a temperatura normal, acredito que só mesmo uma averiguação interna das peças para dizer.
Enfim, estou com o carro parado também, o pessoal esta olhando se não teve nenhum dano ao motor.

Qualquer novidade eu posto também.
 

RGDA3

Membro
della disse:
Aposto em bomba d'água com defeito ou termostática travada fechada.
Pensei a mesma coisa.
Aproveita a empreitada e troca a tampa do reservatório (e o reservatório também) que deve estar estragada, pois ela tem uma válvula e não está liberando o excesso de pressão do sistema.
 
della disse:
Aposto em bomba d'água com defeito ou termostática travada fechada.
Pimba!
Falei com o cara hoje e realmente a válvula termostática foi pro saco. Como ele já mandou fazer o conserto direto e isso não cobria pela garantia do motor eu vou ter que arcar com a troca. O foda é que eu vi que o preço da válvula varia bastante, os preços no ML vão de R$150 à R$300... Se o mecânico meter a faca infelizmente não vai ter como voltar atrás agora, mas serve de lição.

Obrigado à todos que ajudaram.
 

ALBERTOLIMA

Membro
Procure as originais, na www.crestana.com.br tem e baratinho e compre o bocal dela e o o-ring também!
Pra trocar ela tem que remover o alternador do carro e nao sei se o compressor do ar-condicionado tbm, eh um trampinho legal
Já recomendo esgotar toda a agua do sistema de arrefecimento e vc compra o aditivo G13 na CCS, vem 1,5litros, e o resto coloque de Água desmineralizada ok!
Nisso mande o mecanico fazer o teste das temperaturas de quantos graus a termostatica vai abrir e as ventoinhas girar pra ver se ta tudo ok
 
Pois bem, ontem fiquei sabendo que depois da troca da termostática o carro continua com muita pressão e botando a água pra fora... (nem chegou a sair da oficina) Ou seja, o problema não era ela. Agora vai ser trocada toda a bomba do reservatório, nisso também vai ser trocada toda a água do sistema pra garantir que não de mais problema.

Vou esperar até segunda.
 
Poxa, Gulherme, que chato.. Acabei de postar exatamente sobre mecânico que não sabe o que tá fazendo.

Se um dia, vierem de novo com essa balela de "Ar no sistema", tire o carro dali imediatamente.

Desafio qualquer mecânico a me provar que "ar no sistema" faz o carro ferver/queimar junta. O que faz ferver é falta de liquido no sistema. Se tiver a quantidade correta, pode ter ar no sistema SIM, porque o sistema de arrefecimento é selado, não hermeticamente fechado. A propria bomba dágua vai se encarregar de mandar o ar embora, e se a pressão subir muito, a válvula da tampa do arrefecimento vai liberar o ar misturado com vapor até a pressão se equalizar.

Pelo sintomas que você descreveu, seu problema é vazamento de ar dos cilindros do motor dentro do sistema de arrefecimento. Pra ser bomba, só se ela tiver quebrado a hélice.

Pra ter certeza é fácil: Encoste o carro quente à noite, e espere esfriar. Pela manhã, abra a tampa do reservatório e observe se há pressão com o carro frio. Existindo, prepare o bolso pra fazer uma plaina do cabeçote + juntas.
 
Amigo tive exatamente o mesmo problema...cheguei até ter ferimentos na mão e no braço pois a tampa estorou quando estava do lado...troquei todos os componentes do arrefecimento....desde cavalete de agua ate a bomba...e o problema persistiu....já que tudo trocado e o problema do mesmo jeito só me restava a tristeza cabeçote...retiramos o cabeçote e aparentemente tudo normal , junta perfeita e sem indicios de agua passando. Mandamos o cabeçote para retifica e bingo...cabeçote com um trinco...Mandei arrumar e graças a deus problemas resolvido...com tudo gastei por volta de 2.500 reais....realmente pesou porém o carro voltou a 100%
 
O carro voltou quarta-feira da oficina, eu ainda não consegui andar com ele porque minha rotina anda muito corrida ultimamente. Meu pai pegou o carro nos últimos 2 dias pra ir ao trabalho, ele literalmente "tacou-le o pau" pra ver se o carro não ia arriar e aparentemente nada aconteceu. O motor inclusive está demorando mais pra esquentar, antes com poucos minutos ligado já ia a 90ºc, ontem ele levou uma meia hora pra chegar perto dos 85º c e olha que ta fazendo bastante calor aqui em Porto Alegre.

O "conserto" saiu R$350, mas depois desse "mexânico" ai fiquei meio desconfiado (pelo jeito o cara nem colocou fluído na troca, só água)... Vou receber meu 13º salário logo e em janeiro eu vou pra praia com ele, então assim que possível vou mandar fazer uma revisão geral em um mecânico de confiança da família pra me certificar de que está tudo certo mesmo.
 

JulioRJ

Membro
pelo visto, arrancaram sua termostática. o motor tem que chegar na temperatura ideal em torno de 5 minutos...

pelos sintomas eu chuto que está vazando compressão dos cilindros no sistema de arrefecimento. talvez a trinca seja tão pequena que só passe compressão com o motor bem quente.

a tampa tem uma valvula que libera vapor em caso de excesso de pressão. se está explodindo é porque está com defeito que pode ser tanto no reservatório quanto na tampa ou está recebendo compressão do motor...

coloca pressao no sistema à frio pra ver se tem vazamento, principalmente na mangueira que sai do cabeçote...
 
Fiz o teste que o pessoal disse de deixar o carro esfriar durante a noite e abrir o reservatório na manhã seguinte. Fiz isso hoje e não houve sintomas de pressão.
Segundo o mecânico a termostática e a tampa do reservatório foram trocadas. Percebi uma leve diminuição no nível da água mas creio que seja algo normal devido ao calor excessivo dos últimos dias.

Meio que descartei a possibilidade do problema do cabeçote como no caso do @[member="Wagner_Beavis"] pois ela está na nota da reforma do motor que foi feita à poucos meses (retificação do cabeçote).

Sai com o carro ontem e nenhum sintoma de aquecimento ou pressão, porém hoje fui tirar o carro da vaga pra aspirar e quando coloquei de volta percebi um fino rastro de água no chão. Terei que verificar se algo não está vazando agora... Que dor de cabeça
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