Motor Esquentando, ventoinha liga quando desligo bomba de agua eletrica.

fobalia

Novato
Boa tarde, estou com uma duvida no meu carro e é um problema meio doido...
No sabado eu peguei um pouco de pista e ele esquentou muito e eu parei o carro, quando abri o capô e as duas veentoinhas estavam ligadas e estorou a tampa do reservatorio, ai fui guinchei ele e talz...
fui la e comprei uma tampa nova e um sensor novo ( de uns tempos pra ca ele ficava variando.), aproveitei esgotei toda a agua e coloquei agua desmineralizada e adtivo, ficou joia, ai fui testar ele e liguei o ar condicionado e esquentou de novo e parou de gelar, parei o carro na minha garagem e a ventoinha não estava ligada, ai fui nos fusiveis e vique tinha o fusivel da bomba de agua eletrica e tirei ele e voia-lá ligou na hora a ventoinha, e se coloco o fusivel ele não liga. 0.0
e tambem tem a mangueira que vai para o termostato que não esta esquentando, ate esquenta mas as outras praticamente pega fogo...
creio que devem sem dois problemas, a do termostato e a ventoinha que ta brigada com a bomba de agua eletrica...
se alguem tiver alguma ideia eu agradeço muito.

Tang

Membro
Vc fez o procedimento correto pra troca do fluído? Vc viu que explodiu a tampa e nem suspeitou da termostatica emperrada? Pode ser isso o problema. Qdo retira o fusível referente a bomba auxiliar é comum ligar a ventoinha, eles tem uma relação maluca, mas se vc desconectar a bomba direto no plug dela, a ventoinha não fica ligada, sei disso pq já tive q trocar minha bomba auxiliar e deixei sem até chegar a nova.

Eu acho que vc deve verificar primeiro a termostatica e dps a bomba d'água, se nunca trocou a bomba d'água ou se trocou por uma com rotor de plástico ela costuma quebrar o rotor e para de bombear.

Ah, e essa bomba auxiliar não são todos que tem, o meu é o 180 tiptronic motor AUQ.

Obs: agora não lembro se ao retirar o plug da bomba auxiliar se a ventoinha fica ligada ou se eu usei um clips pra enganar o sistema, formando um jumper no conector dela....ñ me recordo.

Sent from my LG-E977 using Tapatalk

fobalia

Novato
o liquido eu vazei tudo pela torneirinha la em baixo, mas parece que não desceu muita agua... e o liquido coloquei 3 para 1. e ainda sobrou um litro... as pelo jeito vou perder tudo pq vai trocar a bomba.. mas pelo menos aproveito e coloco completo a agua.
é tinha suspeitado disso mesmo, vou aproveitar e trocar a valvula, bomba de agua, correias e esticador, ja que vai abrir ja faz tudo.
obrigado, amanha posto o que o mecanico vai falar...

dougaud1999

Membro
Pelo que li é grande a probabilidade de ser a bomba d' agua. e como ele ja esquentou algumas vezes pode ter travado a valvula termostatica e pode ter danificado a cebolinha do radiador, que gera o curto para ligar as ventoinhas também. se voce adicionou aditivo na agua isto para um motor que tem agua suja acaba por soltar a ferrugem e quebrar as paletas da bomba d' agua. espero ter ajudado boa sorte.

fobalia

Novato
carro arrumado e ficou otimo, troquei a bomba de agua (que tava quase quebrando e bem ressecada), valvula termostatica (tava feia tbm), aproveitei troquei a correia dentada e do alternador e como o esticador da correia do alternador tava muito boa, troquei só a roldana que tava chiando e ficou file!
problema resolvido!
obrigado pela ajuda de todos.