Meu A3 2005 Tiptronic (e porquê de eu não confiar em oficinas mecânicas.... )

Pessoal, antes de mais nada peço desculpas aos amigos mecânicos e/ou donos de oficinas pelo meu desabafo. Sei que existem excelentes profissionais, honestos e gabaritados por aí, e sinceramente, não é meu objetivo julgar ninguém. Minha indignação é com aqueles "proficionais" que, tenho certeza, todos aqui já presenciaram em ação.

Pra dar contexto na história:

Comprei meu A3 há exatamente um mês. Nunca fui fã do modelo, mas este parecia em bom estado e o valor estava ótimo. Fui de SP até SC pra buscar. Já sabia que tinha um problema no câmbio, mas pelos relatos do proprietário, o problema seria elétrico, já que o carro andava normalmente, mas estava com a esteira quebrada. Sem entender muito bem o que estava acontecendo, peguei minha esposa e fomos pro passeio até FPolis.

Examinei o carro e, com exceção de uma falhação típica de bomba de combustível, o carro estava ótimo.

Segundo o proprietário, o carro tinha sido revisado, e o único problema era a esteira do câmbio. Razão pela qual, ainda segundo o proprietário, o carro estava falhando, e isso tinha sido demonstrado pelo mecânico (da Audi, segundo ele).

Como minha idéia era subir com o carro de volta pra SP (700km de estrada), perguntei sobre bomba de combustível e arrefecimento, que seriam as únicas coisas que poderiam me deixar na mão. Segundo o proprietário, o arrefecimento tinha sido revisado e a bomba de combustível trocada.

Como eu estava com minha bolsa de ferramentas, pensei: "Bom, qualquer problema que não seja estes, eu consigo resolver".

Peguei o carro e comecei a viagem.

Já em CTBA, o carro começou a perder força. Parei no posto da PF e daí em diante nada de pegar. Chamei um guicho, que me levou até um posto, e uma examinada rápida constatei o que eu já sabia:

Mexanicagem 1: Bomba de combustível em final de vida, filtro de combustível entupido, saindo areia e algo muito parecido com diesel de dentro. Trocaram bomba (completa, original VDO) e filtro (Frahn) e o carro voltou à vida.

Cheguei em SP tranquilo depois disso.

Dai comprei tudo o que precisava pra levantar o carro.

- Esteira do câmbio completa original
- Pistão hidráulico do esticador da correia dentada
- Correia dentada
- Correia do alternador
- Polia de apoio do alternador
- Bomba dágua
- Reservatório de expansão com tampa
- Conexões da mangueira do radiador
- Bobinas originais
- Regulador de pressão bosch
- Bomba de combustível Bosch completa (nunca confiei muito na VDO)
- Conjunto trizeta/tulipa/coifas
- Molas dianteiras

Troquei tudo eu mesmo. Deu trabalho, mas pra quem já mexeu com Ford, sabe que VW/Audi é mamão com açúcar.

Depois de tudo trocado, e revisado com o multímetro, não tinha nada no carro que estivesse com problema, mas o fdp não tinha uma marcha lenta estável. Oscilava, dava tranco, e o freio tava muito ruim.

Tirei lambdas, limpei, MAF limpei, olhei todas as mangueiras da admissão, procurei vazamentos por todos os lados e nada. Testei valvula de retorno do servo freio, bomba de vácuo e bomba de ar secundária. Não achei nada de problema.

Estava até ligando pros amigos pra perguntar se alguém tinha manometro de pressão de compressão do cilindro, porque já estava pensando no pior.

Daí, tive a brilhante idéia de comprar o cabo VAG com o mrfractal, e depois de limpar os 1000 erros que tinha na ECU, depois de 4 segundos ligado, ficava sempre um: "Pressure drop between turbo and throttle (check DV)" (UFA! MAF e sondas 100%). Conferi novamente todas as mangueiras e nada de achar vazamento.

Resolvi, por último, tirar a mangueira da admissão do turbo pra começar a isolar o problema e ver se a TBI estava suja (apesar de já ter conferido isso também). Ao passar o pano pra tirar a sujeira, ele ficou preso. Quando fui olhar no que é que tinha prendido, vi que tinha um furo com uma rebarba, na parte superior da borboleta. Difícil de ver sem enfiar a cabeça na frente da TBI. Enfiei meu dedinho no buraco e zás! A lenta estabilizou. Tampei com uma fita pra testar com tudo montado e o carro ficou perfeito! PAssei o VAG e limpei o erros e pronto.. "No faults found".

Agora pergunto: Por que raios alguém faria furos na borboleta da TBI? Pra que? Qual o motivo algum mexanico miserável achou que fazer furos iria melhorar alguma coisa?

E é por isso que eu não levo em mecânicas. Já perdi um motor com 60 mil km na mão de um imbecil que não sabia o que tava fazendo. Por isso, faço tudo eu mesmo. Hoje em dia, qualquer um acha que sabe o que tá fazendo.
 
Topo