Mecânico Honesto? (Cabeçote )

MRGooga

Novato
Ola pessoal,

Meu Audi A3 começou a ferver a água, e cada vez que eu deixava de um dia para outro tocava a luz de aquecimento, tendo que colocar água novamente. (ja mandei para a mecânica na segunda vez)
Ao dar o orçamento ele disse que corroeu o cabeçote, que teria de mandar para a retifica para arrumar e o total sairia R$ 1600 com troca de óleo e tudo mais. Esta correto?
Ja gastei R$ 850 no mesmo mês no mesmo carro e estou cansando de bancar o audi. O mecânico disse que corroeu por causa do cloro do aditivo da água visto que ja tem 10 anos de uso.
Tenho ate amanha para dar o sinal. Alguma sugestão?

Agradecido.
 

Cfacioli

Membros VIP
Dificil ser isso... O q geralmente ocorre eh a bomba dagua dar defeito. A original tem a helice de plastico, e com o tempo ela resseca e se solta do eixo. Aí a bomba gira, o eixo gira, nao vaza mas a helice nao ta rodando, logo nao circula agua pelo sistema.
 

ThiagoD

Membro
meio estranho isso ai, aconselho voce levar em outro mecanico...
pra mim "Cloro da agua do radiador" é só uma desculpa
A agua do arrefecimento deve rodar com aditivo justamente para evitar corrosão no sistema...
Se voce estava rodando com ele, com agua de torneira, ai sim é possivel que tenha corroído algum lugar...
Mas se rodava com agua destilada + aditivo (a base de etilenoglicol), entao nao é corrosão o problema...
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Se esta baixando muito o nivel pode ser a junta do cabeçote, tem que verificar a bomba antes se esta circulando água e se nao esta vazando, ela causa esse problema também.

com o reservatorio aberto encha de água até a boca do reservatório e verifique se está saindo bolhas (motor ligado), se tiver pode ser sim junta detonada. depois tire o excesso de água para fechar.

água sem aditivo por 10 anos de uso causam sérios problemas a sensores e juntas pois enferruja.
 

roxo

Moderador
Meu caro,
Pode sim ser corrosão nas passagens de agua ou a junta do cabeçote q já foi.... O certo e a peca desmontada e VC levar para uma retifica para avaliação .. Se quiser posta umas fotos q eu posso ate tentar ajudar .. Mas VC vai precisar desmontar o cabeçote ... Se fosse só a bomba d agua n ia baixar o nivel ....
 

MRGooga

Novato
Obrigado pela resposta. Visto que tenho apenas 2 posts disponíveis, tenho que escrever tudo de uma vez.

Mas realmente ha um vazamento visto que eu mesmo tive de preencher o nível de água com mais de 1 litro algumas vezes. Ainda assim pode ser a bomba?

daria para fazer um teste com um selador? e arriscado?

Caso eu encha a água e deixe ele desligado o tempo todo, poderia a água vazar pelo cabeçote ou só vaza quando ligado?

sobre o cabeçote, comprar novo? preço do mecânico esta ok?
que teste posso fazer na mecânica para ver se o diagnostico dele esta certo?
 

roxo

Moderador
Meu caro, seguinte a agua baixa pq ela vaza e vai para a câmara de combustão e desce pelo escape ... Repare ao ligar o carro pela manha se jorra agua pela descarga ... As vezes essa agua mistura ao óleo ai q mora o perigo maior de acontecer calço hidráulico ( bater o motor ) que pode ser pelo aquecimento ou falta de lubrificação .... Faca esse teste e poste o resultado ... Depois vamos avaliando a melhor saída para VC !!!
 

MRGooga

Novato
Ola Pessoal.

Realmente o cabeçote esta corroído. deve ter mais ou menos uns 3 ou 4 buraquinhos de 0.5, a 1 cm de diâmetro nas bordas que da para ver que e desgaste pelo tempo. Da ate para "quebrar" um pouco do metal com a mão.

comprar novo ou retificar?
com relação ao valor esta correto 1600?

pedi uma lista detalhada, porem o valor chegou a passar um pouco dos 1600:

1 jogo de junta 310
1 retifica do cabeçote 400
1 solda 180
1 jogo retentor 55
1 rejunta comando 35
4 metanol de limpeza 45 (letra ruim, não sei se e isso mesmo)
4,5 óleo semi sintético 115
mão de obra 600

tenho ate segunda para dar a autorização.
 

roxo

Moderador
Meu caro,
Corrosão em passagem de agua vai ter resolda e retifica ... Por experiencia não faça, não fica bom .... Melhor VC comprar um novo e usar as pecas do seu ou procurar um no desmanche em boas condições ...
 
Amigo,
eh assim, carro sem aditivo tem maior probabilidade de dar vazamento por Corrosão no radiador e demais peças..
Mas pra estar sem aditivo tem algum problema.. Pois o certo é nunca ter que completar água, exceto quando tem vazamento..
O que acontece nessa de completar água do arrefecimento, o carro está quente, você abre e o resto de água cospe pra fora, aí vc põe água fria, o que não é muito legal...

Outra eh, não tem vazamento mas some água? Então possivelmente está com junta queimada, e pra queimar junta tem duas possibilidades, tem vazamento e aqueceu o motor e a outra eh a bomba d'agua como alguns citaram, com a bomba com pau, a água não circula e aquece, fazendo a junta queimar.. Essa de estar ou não com aditivo não tem relação com junta queimada.. Mas que corrói é verdade hehe.

Na oficina eu te passo os preços, e te digo que este cara está fazendo muito barato, não sei se ele tem ótimos contatos, mas é de se duvidar da procedência das coisas...

Os preços são:
M.o= 650,00
Retifica do cabeçote (completo com troca de retentores etc): 900,00
Jogo de juntas original (Victor reinz ou elring) 550,00
Óleo mais filtro 120-150,00
Tubo de cola siliconada 35,00

Normalmente num serviço desses, por conta de ter ocorrido aquecimento eu faço a troca do sensor de temperatura, cebolao do radiador e válvula termostatica..
 
Aaah, esqueci de uma coisa.
desmontou cabeçote? Vai tirar a correia certo? Se vc não trocou a correia, já precisa tbm trocar o kit de correia com bomba d'agua.

Fazendo desta forma, vc gasta uma vez e se diverte com o carro.. Não fica na mão e gastando sempre.

Abraçooos
 

MRGooga

Novato
Boa tarde.
Estou me decidindo por autorizar o serviço amanha por R$ 1600 .
Comprar novo vai sair o dobro do valor.

Alguma ultima ideia? Este mês eu gastei 2450 de mecânica, hehe.

Grato pelas respostas.
 

JulioRJ

Membro
Acho q 1600 está até barato pra fazer o cabeçote... pede nota e garantia. Confirma com ele se ele vai fazer na garantia se voltar queimar novamente.

Coloca um aditivo decente com agua destilada, aproveita pra fazer correias, esticador, rolamento, bomba, termostatica, etc...
 

MRGooga

Novato
Garantia de 3 meses ele disse.
Acho que exagerei um pouco no titulo do post ao perguntar se o mecânico estava sendo honesto. Acaba generalizando demais a questão como se todo o mecânico fosse por natureza desonesto. Peco desculpas.
 

MRGooga

Novato
Ola pessoal. Meu Audi ainda esta na oficina. eis a mensagem que recebi do meu mecânico:

boa noite, onten a retifica me entregou o cabeçote pois teve mais dois carros com omesmo defeito um golf/santana mais temos um grande empecilho pois o tensor da corrente que toca os dois comandos do motor sofreram um grande calor e como elessao de polietileno soltaram se do lugar valores tem de todo o tipo como tambem a qualidade original nao encotrei somente no paralelo tem alguns com valores de 900 como tem alguns de 1400 o fato e que sem este despositivo da corrente ira fazer barulho na corrente e ficara em atrito ferro com ferro vou te mandar as fotos para voce entender casso nao entenda me ligue ou passe la ver melho o ke aconteceu!a parte brilhosa de metal e aonde falta a parte de poeletileno que uma peça anti atrito e guia da corrente estou mandando em anexo velha e nova

Pego a peca por 900? caso queiram fotos posso colocar em anexo.
OBS: apenas a parte plastica desgrudou.

fechando o mes com 3350 de oficina.
 
Topo