Marcador de Óleo de Motor

KaahUrbino

Novato
Boa tarde pessoal...

Tenho um A3 1.8 20V e reparei em algo curioso no carro, na hora de verificar o nível de óleo.
Como em qualquer carro, o óleo deve ser medido em temperatura de trabalho, mas com alguns minutos de "descanso", por assim dizer.
Pois bem, fui abastecer ontem e aproveitei para dar uma checada básica e, pra minha surpresa, a vareta saiu LIMPA. Isso mesmo, LIMPA!
Fiquei com a pulga atrás da orelha. Liguei o carro, deixei um tempo, desliguei, esperei alguns minutos e fui checar de novo. Dessa vez, a vareta saiu com óleo mas sem descrever o "limite" indicado na vareta, ela saiu apenas banhada.
Esperei mais um tempo e dessa vez o rapaz do posto que foi checar. E aí? Nada de óleo na vareta de novo!
Liguei então pro mecânico que mexe há anos nos carros aqui de casa e ele me disse que esse tipo de motor tem a "mania" de esconder óleo quando desliga e que, para ter um nível mais próximo do preciso, seria bom esperar umas duas horinhas e checar de novo. Perfeito! Cheguei ontem a noite e deixei o gatão dormir a noite toda e, hoje pela manhã, fui checar o óleo de novo... E aí? Nada de óleo!

Alguém, por favor, sabe me dizer o porque não aparece a medida de óleo na vareta? Ela não sai nem molhadinha de óleo nem nada, sai limpa!

Se liga o carro, desliga e checa... Lindo, tem óleo ali, mas sem mostrar num nível exato. Ela só sai com aquela marca de "esguicho" de óleo.
Se deixa desligado, não aparece nada, nem sinal de óleo.

Quem puder me dar uma luz, agradeço, porque já não sei mais nem onde procurar isso!

PS: O carro está com troca de óleo em dia e reposição também, não seria motivo de falta e nem de vazamento. Inclusive, não se ouve nem um ruído e tampouco acende alguma luz indicativa no painel.

Desde já, muito agradecida! =)

marioaoliva

Moderador
Primeiramente Bem Vinda... Nunca tive problemas do motor esconder óleo... Será que não esta faltando mesmo?? Verifique a vareta e o alojamento da mesma se não esta quebrado e impedindo da mesma chegar até o nível correto... Poste novidades para nós...

KaahUrbino

Novato
Primeiramente Bem Vinda... Nunca tive problemas do motor esconder óleo... Será que não esta faltando mesmo?? Verifique a vareta e o alojamento da mesma se não esta quebrado e impedindo da mesma chegar até o nível correto... Poste novidades para nós...

Obrigada pelas boas vindas =D

Então, já olhei de "cabo a rabo", não tem sinais de vazamento, nem o alojamento quebrado, nem falta de alcance da vareta... Troca de óleo recente e com a litragem exigida... Nada de barulhinhos ou qualquer coisa que indicasse falta de lubrificação e nem luz do check-in acendendo!

Juro, não sei mais onde olhar! =S

marioaoliva

Moderador
Obrigada pelas boas vindas =D

Então, já olhei de "cabo a rabo", não tem sinais de vazamento, nem o alojamento quebrado, nem falta de alcance da vareta... Troca de óleo recente e com a litragem exigida... Nada de barulhinhos ou qualquer coisa que indicasse falta de lubrificação e nem luz do check-in acendendo!

Juro, não sei mais onde olhar! =S

Quantos litros foram colocados? Vc sabe???

gustavof

Novato
O manual recomenda 4,5 (para troca com filtro).
Porém quando fiz a troca coloquei os 4,5 e não achei o nivel muito bom não, tava um pouco a baixo do nível maximo da vareta. Coloquei mais meio litro e deu perfeito na vareta totalizando 5L.
Verifica também se sua vareta é original.

shogun

Novato
O manual recomenda 4,5 (para troca com filtro).
Porém quando fiz a troca coloquei os 4,5 e não achei o nivel muito bom não, tava um pouco a baixo do nível maximo da vareta. Coloquei mais meio litro e deu perfeito na vareta totalizando 5L.
Verifica também se sua vareta é original.

meu manual tbm fala em 4,5, mas sempre que eu troco tbm utilizo 5l. sendo que 0.5 vai pro filtro

4,3L... 4 litros que fica no reservatório e os 300ml do filtro!

o filtro do aspirado vai só 300ml mesmo?

KaahUrbino

Novato
Pois é...
Meu problema é que não aparece nem se eu colocar os 5L de óleo. E outra, andei 700km com ele só ontem... Se tivesse com vazamento ou com nível tão baixo (a ponto de não aparecer na vareta), a gorduxa não teria aguentado a viagem... Algum B.O. daria!
A vareta é a original sim!

To no maior dilema que eu já vi auehuahuehuahuehuaheuhuae

Amanhã vou acabar levando pra trocar óleo de novo e tentar ver que diabos que acontece pra vareta não marcar a quantidade de óleo.

MarceloA3T

Membro
Bem vinda !

Nunca vi nada assim... o meu sempre uso entre 4,5 e 4,7 litros e ele ja fica no nivel máximo de oleo... nunca uso os 5 litros por completo. Troco o Filtro sempre em todas as trocas, alías aconselho a todos, pois filtro velho já não filtra 100% e além do que contamina o oleo novo.

Pode ser que a vareta não esteja chegando até o encaixe final onde se faz a leitura do oleo.
Será que a vareta não esta ressecada e caiu um pedaço dentro do alojamento onde vai a vareta de oleo impedindo a leitura correta?

Troquei o tubo da vareta do meu carro. Quando fui retirar o tubo da vareta velho, ele estava ressecado na base e estava quebradiço. Tive que retirar com muita cautela para não cair pedaços dentro do motor. Sugiro olhar com muita atenção se este tubo da vareta não está quebrado na base e se estiver, pode indicar que algum pedaço dela caiu lá dentro impedindo a vareta de ir até o final do curso. Apesar que dá para saber se a vareta está ou não indo até o final do curso, basta enfiar a vareta em seu alojamento, onde a base amarela da haste da vareta irá "encostar" na base amarela do tubo da vareta.

suidx

Novato
fiz recentemente o motor do meu carro e coloquei os 4,5 litros como fala o combinado, mais naum estava marcando na vareta ai eu coloquei mais meio litro ai ele mostro apenas na ponta da vareta entao nao satisfeito coloquei mais 400ml ai marcou legal quando o carro ta funcionando ele soh reboca a vareta mais quando eu paro uma meia hora ai ela marca nivel maximo, naum entendo o pq naum marca a sua vareta pois a ponta da vareta vai ate o carter naum tem como intupir ou algo do genero, depois que eu ja tinha colocado os ml a mais lembrei que uma vez eu troquei a capa da vareta aquela meio laranjada ai quando foi trocado eu percebi que a nova era uns 2cm mais cumprida que a velha entao daria diferença, devido ao ano do veiculo, bom eu preferi anda com um poquinho de oleo a mais do que com oleo faltando claro que nao pode por demais, mais nunca tive problemas em por um pouco a mais e ficar tranquilo vereficando o nivel do oleo sem levar sustos...

abraço a todos...

suidx

Novato
fiz recentemente o motor do meu carro e coloquei os 4,5 litros como fala o combinado, mais naum estava marcando na vareta ai eu coloquei mais meio litro ai ele mostro apenas na ponta da vareta entao nao satisfeito coloquei mais 400ml ai marcou legal quando o carro ta funcionando ele soh reboca a vareta mais quando eu paro uma meia hora ai ela marca nivel maximo, naum entendo o pq naum marca a sua vareta pois a ponta da vareta vai ate o carter naum tem como intupir ou algo do genero, depois que eu ja tinha colocado os ml a mais lembrei que uma vez eu troquei a capa da vareta aquela meio laranjada ai quando foi trocado eu percebi que a nova era uns 2cm mais cumprida que a velha entao daria diferença, devido ao ano do veiculo, bom eu preferi anda com um poquinho de oleo a mais do que com oleo faltando claro que nao pode por demais, mais nunca tive problemas em por um pouco a mais e ficar tranquilo vereficando o nivel do oleo sem levar sustos...

abraço a todos...
outra coisa quando eu fui trocar a capa da vareta naum consegui encontrar do 96 ao 99 somente do ano 2000 ao 2005 ela eh um pouquinho mais comprida (2cm) e esse plastico resseca muito, veja se a sua capa naum eh muito nova pelo ano do carro pois possivelmente ela pode ter sido trocada...

André Brugnerotto

Hellspeed69
Provavelmente o prolongador da vareta colocado é maior que o original, ou o encaixe deste prolongador não esta até o final do tubo que sair do bloco do motor, deixando o alojamento mais alto e não encostando no óleo, isso causa medição errada!

gabrielm

Novato
só pode a vareta nao ser a certa, ou o carro ta sem o sensor do nivel do oleo, senão ia aparecer no painel...