Manutenção A3 - Ajuda com óleo, motor, turbina. repinboca da parafuseta...etc....

ThiSere

Membro
Abir este tópico pois vi muita coisa nos fóruns (neste e vários outros) e fiquei com ainda mais dúvidas....Enviei uma MP para o @roxo que me respondeu algumas coisas e sugeriu criar um tópico pois outros podem ter a mesma dúvida...


Peço ajuda, sugestão aos colegas pq estou ficando maluco procurando respostas sobre o que pode estar acontecendo com meu A3.

Problemas:

* Quando acelero um pouco mais forte meu A3 150cv (hoje c/ 174.000 km) sinto um cheiro diferente dentro do carro, mas não tem o mesmo cheiro de óleo queimando como em carros que estão fumando pelo escape. Não vejo fumaça pelo retrovisor;

* Reparei que tem óleo no IC e na mangueira conectada a ele; (não tem mais....explico abaixo o pq)

* As vezes o carro solta um pouco de fumaça branca de manhã;

* As vezes também solta uma fumaça azul clara ao sair de um semáforo que fiquei parado por alguns minutos, por exemplo;

* Tem baixado cerca de 1 litro de óleo a cada 1.000 km. Água não baixa!


O que fiz até o momento:

* Faz 30 dias (08/03/17) que recuperei minha turbina com o pessoal da HZL (Homero);
- Uns dias rodando depois da retifica, notei um traço de óleo descendo na entrada de ar da turbina (bem em cima da placa de identificação);

* Troca do óleo (Castrol 5w40 100% sintético);

* Limpeza geral (IC, mangueiras, cárter, etc...)

Falei com o Homero sobre o traço de óleo e ele me disse para verificar o respiro do motor. Não sei se era o procedimento correto, mas o mecânico soltou a mangueira do respiro do motor e soprou para nas duas pontas (uma que vai para o filtro do óleo e a outra que vai para a válvula no inlet). Disse que estavam livres.

Verifiquei bobinas e velas. Estão secas.

Tirei a vareta do óleo e não solta fumaça com carro ligado frio, ou quente, ou até andando....(acredite, tb testei andando)....

Hoje, 08/04/17 levantei o carro e vi muito óleo em na parte debaixo da turbina. Acredito que ali pode estar um dos responsáveis por "baixar o óleo", mas ainda tem a fumaça branca e as vezes azul que sai no escape.


2rf63j4.jpg



Isso é problema na turbina (caixa quente ou fria, reparos, etc....), ou só essa mangueira que pode estar entupida?

Quanto a fumaça no escape. Retentores de válvula? Junta da tampa de válvulas e vedadores das velas? Turbina? Cabeçote? Motor? =(


Aguardo participação dos colegas.

Abraços.
 

sosomrio

Membro
Tem lugar pior de mexer nesse carro que a turbina. E muito sem posição! Olha o inlet da turbina. Se tiver óleo vindo do suspiro do motor . Ta ai o motivo da fumaça as vezes e do óleo baixando. Folga nos anéis . Mas ainda roda muito. Testa ai e depois posta.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk
 

ThiSere

Membro
sosomrio disse:
Tem lugar pior de mexer nesse carro que a turbina. E muito sem posição! Olha o inlet da turbina. Se tiver óleo vindo do suspiro do motor . Ta ai o motivo da fumaça as vezes e do óleo baixando. Folga nos anéis . Mas ainda roda muito. Testa ai e depois posta.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Eu suspeito sim do óleo vindo do suspiro do motor, mas se for isso mesmo, como resolver?
 

ThiSere

Membro
Iuri disse:
Turbina!!!Fizeram igual a cara deles...
Mandei um whats pro Homero (HZL) com a foto q postei aqui. Eu estava torcendo que fosse apenas essa mangueira de retorno da turbina.

Caraca, desmontar tudo outra vez é de F0$3$....
 
Amigo, sofro do mesmo problema que voce. Vou contar meu caso

Andando numa boa o carro esta 100%, mas quando dou uma esticada de um farol a outro la vem aquele cheiro de óleo ( como você disse, não tem cheiro de óleo de carro que queima pelo escape), no meu caso ainda eu consigo ver a fumaça saindo no cofre do motor, parece ate um ventiladorzinho soprando esse vapor pra fora. Ate hoje não encontrei a mangueira ou seja la o que for que esteja quebrada, furada ou sei la o que.

O meu carro baixa óleo também, mas no meu caso não tem um quilometragem para isso, as vezes abaixa 1L em 3000km as vezes abaixa 1L em 900km, depende quantas esticadas eu faço nessa quilometragem. Me falaram de turbina ( minha turbina foi feita pelo Francis da Carriao em Curitiba a mais ou menos 8 mil km) da parte fria em especifico, ai la fui eu, tirei a roda, para-lama, e tirei a mangueira do IC pra ver se tinha óleo, estava levemente suja de óleo, só o vapor do óleo que gruda nas paredes da mangueira, não tinha nada nem perde de uma poça de óleo.

Como você fez, também vi as velas, tirei vareta de óleo, abri a tampa onde abastece o óleo e ta tudo normal...anel do carro foi trocado a 10 mil km.

Não sei mais o que testar, desconfio da turbina mesmo mas fico chateado, já que esta praticamente zera

Se tiver alguma atualização, avisa aqui para eu seguir seus passos.
Valeu
 

ThiSere

Membro
Danylo disse:
Amigo, sofro do mesmo problema que voce. Vou contar meu caso

Andando numa boa o carro esta 100%, mas quando dou uma esticada de um farol a outro la vem aquele cheiro de óleo ( como você disse, não tem cheiro de óleo de carro que queima pelo escape), no meu caso ainda eu consigo ver a fumaça saindo no cofre do motor, parece ate um ventiladorzinho soprando esse vapor pra fora. Ate hoje não encontrei a mangueira ou seja la o que for que esteja quebrada, furada ou sei la o que.

O meu carro baixa óleo também, mas no meu caso não tem um quilometragem para isso, as vezes abaixa 1L em 3000km as vezes abaixa 1L em 900km, depende quantas esticadas eu faço nessa quilometragem. Me falaram de turbina ( minha turbina foi feita pelo Francis da Carriao em Curitiba a mais ou menos 8 mil km) da parte fria em especifico, ai la fui eu, tirei a roda, para-lama, e tirei a mangueira do IC pra ver se tinha óleo, estava levemente suja de óleo, só o vapor do óleo que gruda nas paredes da mangueira, não tinha nada nem perde de uma poça de óleo.

Como você fez, também vi as velas, tirei vareta de óleo, abri a tampa onde abastece o óleo e ta tudo normal...anel do carro foi trocado a 10 mil km.

Não sei mais o que testar, desconfio da turbina mesmo mas fico chateado, já que esta praticamente zera

Se tiver alguma atualização, avisa aqui para eu seguir seus passos.
Valeu
Pois é...Acho q a pior parte é de encontrar bons mecânicos, ou ao menos q estejam dispostos a investigar e corrigir o problema

Estou em Ribeirão Pires (ABC de Sampa) e não tenho muitas opções.

Vamos aguardar mais comentários de algum colega que possa ter passado por isso e como resolveu de vez.

Abraço
 

ThiSere

Membro
ThiSere disse:
Abir este tópico pois vi muita coisa nos fóruns (neste e vários outros) e fiquei com ainda mais dúvidas....Enviei uma MP para o @roxo que me respondeu algumas coisas e sugeriu criar um tópico pois outros podem ter a mesma dúvida...


Peço ajuda, sugestão aos colegas pq estou ficando maluco procurando respostas sobre o que pode estar acontecendo com meu A3.

Problemas:

* Quando acelero um pouco mais forte meu A3 150cv (hoje c/ 174.000 km) sinto um cheiro diferente dentro do carro, mas não tem o mesmo cheiro de óleo queimando como em carros que estão fumando pelo escape. Não vejo fumaça pelo retrovisor;

* Reparei que tem óleo no IC e na mangueira conectada a ele; (não tem mais....explico abaixo o pq)

* As vezes o carro solta um pouco de fumaça branca de manhã;

* As vezes também solta uma fumaça azul clara ao sair de um semáforo que fiquei parado por alguns minutos, por exemplo;

* Tem baixado cerca de 1 litro de óleo a cada 1.000 km. Água não baixa!


O que fiz até o momento:

* Faz 30 dias (08/03/17) que recuperei minha turbina com o pessoal da HZL (Homero);
- Uns dias rodando depois da retifica, notei um traço de óleo descendo na entrada de ar da turbina (bem em cima da placa de identificação);

* Troca do óleo (Castrol 5w40 100% sintético);

* Limpeza geral (IC, mangueiras, cárter, etc...)

Falei com o Homero sobre o traço de óleo e ele me disse para verificar o respiro do motor. Não sei se era o procedimento correto, mas o mecânico soltou a mangueira do respiro do motor e soprou para nas duas pontas (uma que vai para o filtro do óleo e a outra que vai para a válvula no inlet). Disse que estavam livres.

Verifiquei bobinas e velas. Estão secas.

Tirei a vareta do óleo e não solta fumaça com carro ligado frio, ou quente, ou até andando....(acredite, tb testei andando)....

Hoje, 08/04/17 levantei o carro e vi muito óleo em na parte debaixo da turbina. Acredito que ali pode estar um dos responsáveis por "baixar o óleo", mas ainda tem a fumaça branca e as vezes azul que sai no escape.


2rf63j4.jpg



Isso é problema na turbina (caixa quente ou fria, reparos, etc....), ou só essa mangueira que pode estar entupida?

Quanto a fumaça no escape. Retentores de válvula? Junta da tampa de válvulas e vedadores das velas? Turbina? Cabeçote? Motor? =(


Aguardo participação dos colegas.

Abraços.
Atualização...

Falei a pouco com o Homero (HZL Turbos) sobre essa foto da turbina. Ele me disse que podem ser as arruelas, pois só a caixa fria está com óleo, a caixa quente está seca, limpa.

Eis a questão agora. Onde vão essas arruelas? Quantas são, onde vende? Tem q tirar a turbina pra fazer isso? Deveria ter vindo essas arruelas com a retifica dá turbina?

Só um Desabafo...Tô quase desistindo do carro, por conta de problemas que parecem simples, mas por conhecer nada, nem consigo debater com o mecânico. Não é fácil sair trocando tudo por achometro. =(

Alguém​ aí ajuda?
 
ThiSere disse:
Pois é...Acho q a pior parte é de encontrar bons mecânicos, ou ao menos q estejam dispostos a investigar e corrigir o problema

Estou em Ribeirão Pires (ABC de Sampa) e não tenho muitas opções.

Vamos aguardar mais comentários de algum colega que possa ter passado por isso e como resolveu de vez.

Abraço
Se voce que ta em SP ta dificil pensa eu aqui em no Pr kkk na verdade ate existe porem cobram o preco do carro kkk
 

piacava

Membro
Sobre esse vapor de oleo que sai ao dar uma esticada, ou com o motor bem quente,
já verificou as mangueiras do sistrema de respiro?

Ela sai do cabeçote e liga na PCV onde tem uma conexão com o carter e o coletor de admissão.
Na outra ponta liga na valvula reguladora de pressão que vai no inlet pipe.

Se essas mangueiras racharem, e racham com o tempo... fica saindo vapor de óleo por elas.
 
piacava disse:
Sobre esse vapor de oleo que sai ao dar uma esticada, ou com o motor bem quente,
já verificou as mangueiras do sistrema de respiro?

Ela sai do cabeçote e liga na PCV onde tem uma conexão com o carter e o coletor de admissão.
Na outra ponta liga na valvula reguladora de pressão que vai no inlet pipe.

Se essas mangueiras racharem, e racham com o tempo... fica saindo vapor de óleo por elas.
Entao, eu lavei todo o motor, gastei uns 4 dias kkkk para ver onde ia comecar a lambuzar de oleo sabe, mas nenhum lugar fica lambuzado. Teria como vc mandar foto dessas partes que voce citou? Se nao quiser postar aqui, manda no whats (44)99808-1645 se possivel. Valeu amigo
 

ThiSere

Membro
piacava disse:
Sobre esse vapor de oleo que sai ao dar uma esticada, ou com o motor bem quente,
já verificou as mangueiras do sistrema de respiro?

Ela sai do cabeçote e liga na PCV onde tem uma conexão com o carter e o coletor de admissão.
Na outra ponta liga na valvula reguladora de pressão que vai no inlet pipe.

Se essas mangueiras racharem, e racham com o tempo... fica saindo vapor de óleo por elas.
Olhei essas mangueiras e estão "ok". Mas tenho dúvidas na mangueira flexível q está na foto. Acredito que seja de retorno do óleo da turbina para o cárter.

Sabe se ela entupida pode provocar esse cheiro de óleo dentro do carro tb?
 

ThiSere

Membro
Danylo disse:
Nao sei identificar essas mangueiras =X qual e qual

ThiSere disse:
Amigo, o seu é turbo, ou aspirado?

Peguei essa imagem na internet e conforme alguns posts que li, ai seria o respiro / suspiro do motor. Esse motor é um AGU 1.8T. Se seguir essa mangueira, verá que tem uma ponta que vai na válvula no inlet e a outra no filtro do óleo.

x440ok.jpg


Espero que ajude. Boa sorte
 
ThiSere disse:
Peguei essa imagem na internet e conforme alguns posts que li, ai seria o respiro / suspiro do motor. Esse motor é um AGU 1.8T. Se seguir essa mangueira, verá que tem uma ponta que vai na válvula no inlet e a outra no filtro do óleo.

x440ok.jpg


Espero que ajude. Boa sorte
O meu é o turbo, APP pra ser mais exato. Valeu vou dar uma olhada
 

piacava

Membro
Danylo disse:
O meu é o turbo, APP pra ser mais exato. Valeu vou dar uma olhada

É essa mangueira mesmo... ela tem uma emendar e costuma rachar em alguns pontos..

Mas se a de vocês estiver inteira.. pode ser outro lugar..

A manguei de retorno da turbina não sei se daria cheiro dentro do carro.. porque ele não sai vapor né..
sai o oleo mesmo...

Pode ser de o oleo saindo por ela estar pingando em algum lugar quente e evaporando..

Depois que lavou o motor sujou em algum outro lugar de oleo?
 

ThiSere

Membro
ThiSere disse:
Abir este tópico pois vi muita coisa nos fóruns (neste e vários outros) e fiquei com ainda mais dúvidas....Enviei uma MP para o @roxo que me respondeu algumas coisas e sugeriu criar um tópico pois outros podem ter a mesma dúvida...


Peço ajuda, sugestão aos colegas pq estou ficando maluco procurando respostas sobre o que pode estar acontecendo com meu A3.

Problemas:

* Quando acelero um pouco mais forte meu A3 150cv (hoje c/ 174.000 km) sinto um cheiro diferente dentro do carro, mas não tem o mesmo cheiro de óleo queimando como em carros que estão fumando pelo escape. Não vejo fumaça pelo retrovisor;

* Reparei que tem óleo no IC e na mangueira conectada a ele; (não tem mais....explico abaixo o pq)

* As vezes o carro solta um pouco de fumaça branca de manhã;

* As vezes também solta uma fumaça azul clara ao sair de um semáforo que fiquei parado por alguns minutos, por exemplo;

* Tem baixado cerca de 1 litro de óleo a cada 1.000 km. Água não baixa!


O que fiz até o momento:

* Faz 30 dias (08/03/17) que recuperei minha turbina com o pessoal da HZL (Homero);
- Uns dias rodando depois da retifica, notei um traço de óleo descendo na entrada de ar da turbina (bem em cima da placa de identificação);

* Troca do óleo (Castrol 5w40 100% sintético);

* Limpeza geral (IC, mangueiras, cárter, etc...)

Falei com o Homero sobre o traço de óleo e ele me disse para verificar o respiro do motor. Não sei se era o procedimento correto, mas o mecânico soltou a mangueira do respiro do motor e soprou para nas duas pontas (uma que vai para o filtro do óleo e a outra que vai para a válvula no inlet). Disse que estavam livres.

Verifiquei bobinas e velas. Estão secas.

Tirei a vareta do óleo e não solta fumaça com carro ligado frio, ou quente, ou até andando....(acredite, tb testei andando)....

Hoje, 08/04/17 levantei o carro e vi muito óleo em na parte debaixo da turbina. Acredito que ali pode estar um dos responsáveis por "baixar o óleo", mas ainda tem a fumaça branca e as vezes azul que sai no escape.


2rf63j4.jpg



Isso é problema na turbina (caixa quente ou fria, reparos, etc....), ou só essa mangueira que pode estar entupida?

Quanto a fumaça no escape. Retentores de válvula? Junta da tampa de válvulas e vedadores das velas? Turbina? Cabeçote? Motor? =(


Aguardo participação dos colegas.

Abraços.


Alguém arrisca um palpite do que pode ser esse óleo todo ali na foto acima (mangueira de retorno do óleo, o olhal que o Homero (HZL) disse, ou turbina mesmo)?



ThiSere disse:
Atualização...

Falei a pouco com o Homero (HZL Turbos) sobre essa foto da turbina. Ele me disse que podem ser as arruelas, pois só a caixa fria está com óleo, a caixa quente está seca, limpa.

Eis a questão agora. Onde vão essas arruelas? Quantas são, onde vende? Tem q tirar a turbina pra fazer isso? Deveria ter vindo essas arruelas com a retifica dá turbina?

Só um Desabafo...Tô quase desistindo do carro, por conta de problemas que parecem simples, mas por conhecer nada, nem consigo debater com o mecânico. Não é fácil sair trocando tudo por achometro. =(

Alguém​ aí ajuda?

Este é o olhal que o Homero (HZL) disse que pode estar faltando as arruelas de cobre. Deveria ter vindo pronto no serviço da retifica? Era por conta do meu mecânico?


141uzrt.jpg


Cada dia mais complicado.. =/
 
piacava disse:
É essa mangueira mesmo... ela tem uma emendar e costuma rachar em alguns pontos..

Mas se a de vocês estiver inteira.. pode ser outro lugar..

A manguei de retorno da turbina não sei se daria cheiro dentro do carro.. porque ele não sai vapor né..
sai o oleo mesmo...

Pode ser de o oleo saindo por ela estar pingando em algum lugar quente e evaporando..

Depois que lavou o motor sujou em algum outro lugar de oleo?
Entao, olhando por cima e por baixo nao tem mais nada sujo nao pinga nao escorre em nenhum lugar, feriado ahora vou garimpar no carro de novo kkk ai vou atualizando
 
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