MAF - codigos e substituição de modelos 180cv via REMAP

overspeed

Comerciante
Estava conversando com o Max e ele me disse que os A3 180 usam dois tipos de MAF

06A906461L : Usados nos tiptronic e golf 180 e é mais facil de achar.

06A906461D: Usado nos com cambio manual e que não acha no Brasil facilmente.


Fui investigar e o 461L tem uma curva característica realmente diferente dos 461D, descobri as curvas características dos dois sensores nos mapas e da pra fazer um 461L funcionar perfeitamente no lugar do 461D mudando a curva de calibração do sensor, o fator de conversão e o menor valor lido.


resumindo, se alguem tiver problema em achar a MAF final 461D (ou estiver achando com preços muito elevados) da pra fazer funcionar com a 461L (que alias é mais barata por ser modelo VW em vez de exclusivo Audi)

Preços:

R$ 600,00 (já com aumento de potência)
R$ 120,00 (apenas mudança das curvas de calibração do MAF, se o carro já for chipado apenas mudo estas características seja de quem for o arquivo, exceto se tiver sido usado placa de encriptação ai eu não faço pois tem que desoldar e recolocar o arquivo direto na memoria correta)
 

thiago0070

Novato
Overspeed,

Meu A3 é um 180CV Tiptronic 2006 e possui MAF final C, [background=rgb(253, 250, 247)]06A906461C![/background]

Teria ela alguma diferença para a L?

Lembro que em Julho do ano passado testei outras MAF's mas nem uma se portava corretamente no meu carro (essas EURO, THOMPSON).

Não achei nenhum C para poder testar e hoje ela continua no meu carro.

Acredito que ela tenha problemas pois minha lenta é bem baixa (entre 680-700), meu carro cheira bastante excesso e está fazendo em média 5KM/L.

Diz o antigo dono que o carro é chipado, porém existe alguma forma de confirmar isso?

Abraços,

Thiago
 

madmax

Membro
Thiago,

O seu carro esta com a maf errada, a sua original é final L e não C, as finais A e C são dos modelo a diesel da audi/vw, com a maf errada o carro vai funcionar e nem acusa erro no Vag, mas o funcionaniludade no motor fica comprometida, como você relatou, lenta oscilando, desempenho ruim e alto consumo de combustível.1
 

overspeed

Comerciante
Final C se não me engano usa nos A3 150 e tem apenas 4 pinos (confere) se for ta errado mesmo, se não me engano essa não tem um resistor de compensação da temperatura do ar admitido (palpite), e pior, essa num tem como copiar os dados do arquivo da outra MAF porque a resolução é menor (metade)... talvez dê pra fazer a partir de uma tabela no excel interpolando os dados.

Tenho como ver se é chipado sim, só vir aqui em casa que eu puxo o arquivo.
 

thiago0070

Novato
@madmax, gol turbo? Hehehehe

Valeu pela informação, vou até verificar ela hoje se realmente é final C.

Pesquisando pela internet, quando puxo esse código, ele diz que é pro 1.8T do A3, do TT e outros.

Dá uma olhada nesse site aqui: http://www.autosenso...06a906461c.html

@overspeed,

Pelo site, diz que é 5 pinos, vou dar uma olhada!

Se for realmente chipado, tem como desfazer? Deixar original de novo?

Abraços,

Thiago
 

overspeed

Comerciante
Num vai muito atrás disso naum, por exemplo no Brasil a Audi usava outros bicos diferentes dos usados fora do Brasil porcausa do alcool na nossa gasolina (são de 32.1lbs contra 28,5lbs do golf e do A3 lá de fora).

Outra coisa, os tiptronics usam outro MAF do que os manuais... alguem precisa pegar o ETKAS e conferir isso um a um.


Então, se foi chipado da pra reverter pela serial, normalzinho, agora se foi usado placa de encriptação (algumas empresas usam) ai precisa desoldar a placa e resoldar o chip original, o pior é que não tem como saber sem abrir a central... ou tenta regravar pela serial, se travar o processo aí usa a placa e vai ter que desmontar e soldar
 

thiago0070

Novato
@overspeed,

Você manja onde posso arrumar o ETKA para podermos verificar isso?

Quanto ao chip, diz o ex-dono que foi uma opção feita na própria concessionária (antiga AUDI TECH). Lembro que quando um colega do meu pai comprou um TT 0KM em 2001 o mesmo procedimento foi feito, foi oferecido pela concessionária que o carro saísse chipado com 225HP.

Acredito que o chip deve ter sido trocado e não reprogramado! O do TT eu sei que foi trocado pois entregaram o original pra ele.

É possível arrumar um chip original para soldar?

Abraços,

Thiago
 

overspeed

Comerciante
Se foi na Auditech grande chance de ter sido remapeado pela serial, ai consegue refazer pela serial tbm... eu consigo gravar um outro chip original aqui, se num der certo ai vemos como trocar ele.

Cara, to atrás de um ETKAS a um bom tempo tbm, mas as versões que eu achei erám em russo apenas e antigas (2003 ou 2004 eu acho), ai num servia pra nada
 

madmax

Membro
@madmax, gol turbo? Hehehehe

Valeu pela informação, vou até verificar ela hoje se realmente é final C.

Abraços,

Thiago

Você participava do Clube do gol turbo?? Eu era moderador de lá...

Sobre a MAF confirme o codigo pois as dos 150cv é 037906461C e é esta:

http://www.crestana....-1-8-turbo.html

Pois o código que você falou, [background=rgb(253, 250, 247)]06A906461C não é dos 150cv, precisa ver se não são dos S3/TT que também são diferentes dos A3, pois até o diâmentro da "casinha" da MAF é maior que os A3.[/background]

A maf para o seu carro é a 06A906461L e é esta aqui:

http://www.crestana....-1-8-turbo.html
 

thiago0070

Novato
Eu era moderador de lá também! Sou da época da oficina do André lá na Lapa!

Então, eu vou verificar o código direitinho.

Engraçado que essa de final C da Crestana tem 4 pinos e a de final L tem 5 pinos.

Será que o carro não registraria nenhum erro com a pinagem errada?

Abraços,

Thiago
 

madmax

Membro
Eu era moderador de lá também! Sou da época da oficina do André lá na Lapa!

Então, eu vou verificar o código direitinho.

Engraçado que essa de final C da Crestana tem 4 pinos e a de final L tem 5 pinos.

Será que o carro não registraria nenhum erro com a pinagem errada?

Abraços,

Thiago

Tanto a MAF final D e L dos 180cv possuem 5 pinos, mas o plug original da injeção tem 4 plug, portanto um pino da MAF não tem função, isso porque o refil da maf é utilizado em diversos carros, onde por exemplo o refil dos gol 1.0 16v é o mesmo dos A3, só muda a casinha, qie o gol turbo tem diâmetro menor.
 

thiago0070

Novato
Talvez tenha diferença nas MAF's de A3 M/T para A3 AT e TIP?

O meu é um 2006/2006 AT TIP 180CV e o cabeçote dele é AUQ!
 

madmax

Membro
Talvez tenha diferença nas MAF's de A3 M/T para A3 AT e TIP?

O meu é um 2006/2006 AT TIP 180CV e o cabeçote dele é AUQ!

Sim a injeção dos tiptronic são diferente dos manuais, os tip usam a mesma injeção dos golf 180cv, que usam duas sondas banda largam os audi 180cv manual não tem sonda banda larga, e o cabeçote dos tip também são diferentes dos manuais...
 
Então a Audi gosta de misturar as coisas, pois o meu 180cv 2000/2000 usa a final D e o meu 180cv 2006/2006 também usa a final D e ambos tem o cabeçote APP.
Devo dizer que suponho que a minha seja original do carro pois a que estava antes parecia ser a original de fabrica (nuca havia sido trocada) mas como é praticamento impossível saber todo o histórico do carro, vai saber... O ideal é pegar o catálogo da Bosch e confirmar...
Vou ver se acho.
 
Dei uma olhada rápida, sem sucesso... tô de sainda , se alguém puder procurar...

http://www.bosch-automotive-catalog.com/public/catalog/products?lgRedirect=true&country=BR&lg=pt&wti_ecat_changeCountry=1
 
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