cbarci

Novato
Olá a todos! Tenho um Audi A3 2003 turbo - 180 cv - tiptronic e estou com o seguinte problema: Quando ligo o carro de manhã e coloco a alavanca do câmbio na posição D (drive) e saio com o carro, na mesma hora, as luzes PRND432 do painel se acendem, dizendo que o câmbio entrou em emergência. Desligando e ligando a chave do carro por 4 vezes, as luzes se apagam, porém voltam a acender quando eu saio com o carro. Porém, se o mesmo procedimento for feito com o motor quente (acima de 80 graus), as luzes se apagam e fica tudo normal (as luzes passam a indicar exatamente qual posição a alavanca do câmbio está posicionada). Um detalhe que pude observar é que quando passo do P para o R, o "R" não acende, e quando passo do 2 para o 3, o "3" não acende, porém quando passo do N para o R, o "R" acende e quando passo do 4 para o 3, o "3" também acende... E é exatamente quando passo por essas indicações que não acendem, que o câmbio entra em emergência. Agora, depois que o carro esquenta, sem problemas, todas as indicações acendem perfeitamente, apenas com uma lentidão de 1 segundo do P para o R, e do 2 para o 3. Alguém consegue imaginar o que pode estar acontecendo? Obrigado!
 

gabrielm

Novato
ja foi feita revisao da caixa, trocado oleo? quantos km ta o carro.

pode ser um problema no conversor que nao ta mandando oleo com pressao certa....mas de qualquer maneira vai ter que ir num especialista...mandar descer a caixa e revisar..trocar oleo, filtro...daqui a pouco kit de solenoide...e torcer pra que nao seja mais nada.

to vendo que tu tem um post apenas...entao passa nas apresentações pro pessoal te conhecer depois posta fotos da viatura na garagem....

ai em sao paulo parece que o pessoal leva num ai de confiança do clube...o domingos.

boa sorte

att
 

cbarci

Novato
Ahh, legal Gabrielm. O carro está com 90.000 km. Troquei os solenoides há 20 dias, quando o carro começou a apresentar problemas em segurar as marchas na redução... Ficou ótimo após a troca dos solenoides! Porém, este problema das luzes já existia e continuou após a troca dos solenoides. As suspeitas são da chave seletora (que fica em baixo da bateria), do chicote que une a chave seletora ao módulo do câmbio, ou no próprio módulo do câmbio. Porém eu não consigo entender porque após o carro esquentar tudo fica normal... Vou ver se alguém já passou pelo mesmo problema! Obrigado pela ajuda! Abraços!
 

gabrielm

Novato
entendi...tomara que nao seja o modulo né?! nao imagino quanto é um.
mas no cambio tambem tem um sensor de temperatura, nada a ver com ele será?! ja trocou todas as solenoides.....
e no vag acusa qual erro?!
agora to lembrando que alguem aqui no clube ja teve que trocar uma chapinha que tem por baixo da esteira...snme é uma chapinha de metal que tem por baixo...

sei como é ter que ficar esperando o carro esquentar pra poder sair....kkkk soda!
att
 

cbarci

Novato
Então, troquei todas as solenoides, sem baixar o câmbio, sendo assim, troquei também metade do óleo do câmbio (+ ou - 5 litros)... No VAG aparece o erro 293 Multifunction Transmission Range Switch (F125) - Unknow switch Condition INTERMITTENT. Difícil saber o que está esquentando que faz com que o erro desapareça... Por exemplo, no sábado desci a serra em direção a praia. O carro estava normal até começar a descida. Como são muitos quilômetros em descida, sem acelerar, o carro esfriou para 60 graus e na mesma hora a luz de emergência se acendeu novamente... Pode ser a temperatura do compartimento do motor ou do óleo do câmbio... Não dá para saber... Mas que é estranho é! Lembrando que, o problema acontece também com o motor desligado (parado na garagem, por exemplo, se o compartimento do motor estiver quente tudo funciona OK, se esfriar o problema aparece)... Essa nem Freud explica! rsss!
 

gabrielm

Novato
acho que não pode ter relação com a temperatura do motor nem oleo. o carro tem que funcionar frio igual quente!
vou perguntar pro mecanico porque depois de quente o carro funciona normal. mas que é estranho é.
imagina só, o sensor tem que estar quente! rss algo assim....

pois pra mim tambem acusava erro em sensor. mas nao que fosse problema nele...o problema do solenoide fazia acusar erro do sensor de rotação.

daqui a pouco pode ser assim no teu..outro problema que faz acusar esse sensor...
 

gabrielm

Novato
cara, que barulho estranho quando vai pra R! manda uma mensagem pro marinho, ou procura ele no facebook e da uma conversada com ele...
será que nao tem relação com o trocador de calor do cambio?!

att
 

Tang

Membro
se montar a chave seletora fora de posicao, da pau, precisa de uma chave especial pra acertar o local, soh na CS tem. Qdo troquei as solenoides, marquei exatamente onde estava pra nao ter problemas. Pode ser um simples ajuste na chave seletora ou entao nos sensores abaixo da alavanca no console central mesmo.

Notei que voce disse que a temperatura do motor descendo a serra baixa dos 90, eh isso mesmo? Se for vc pode estar sem a valvula termostatica, ou com ela emperrada aberta. O motor DEVE funcionar a 90 (Painel) direto, mesmo com 40 graus na sombra quanto -10 e neve.

abs
 

cbarci

Novato
Então Gabriel, o barulho que vc ouviu quando engata a Ré é do sensor de estacionamento (ele emite um apito). Tang, obrigado pelas dicas... Vou checar isso também. Se não me engano esse problema começou quando quebrou a esteira da alavanca de câmbio. Fiz a troca na Bosch por uma peça original alemã. Será que algo pode ter ficado errado na montagem? Vou investigar... Obrigado!
 

cbarci

Novato
Fiz os checks e nada... Desmontei a chave seletora novamente e simulei os engates na própria chave e as luzes de emergência se acendem durante o teste. Contudo, tenho uma grande suspeita de um problema na chave seletora mesmo, pois com o carro quente o problema some e, ao jogar um pouco de água por cima da chave seletora (esfriando a peça) o problema voltou na mesma hora... Vou ver se consigo uma outra chave para testar. Só queria entender um pouco melhor como funciona aquela chave seletora, pois parece que ela é igual a um DIMER (aqueles de variar a intensidade de uma lâmpada), e dela saem 6 fios... Não sei se ela trabalha por variação de amperagem ou voltagem ou por (contato 1 ou 0 (sim ou não) nos fios)... Vou ver se descubro algo! Valeu pessoal! Abraços!
 

cbarci

Novato
Então, hoje consegui uma chave seletora emprestada e fiz o teste substituindo a mesma... E tudo continuou da mesma forma... O problema permanece e o câmbio continua entrando em emergência. Menos mal... Já sei que não é ela... rsrsrsrs O que pode ser??? chicote, módulo do câmbio ou outra coisa? O que fico encafifado é a questão do problema só existir com o compartimento do motor frio... Mas vamos lá... Continuo a pesquisar... Abraços!
 

cbarci

Novato
Eu acredito que não Chedid... Porque acho que não: A alavanca de câmbio é ligada numa vareta que vai para a chave seletora. Esta chave seletora vai ligada no câmbio. Hoje, eu desconectei a vareta e soltei a chave seletora do cambio, ou seja, eu isolei a alavanca de mudança de marchas e o câmbio das peças responsáveis por enviar os sinais para o módulo. Aí eu simulei os movimentos das mudanças de marcha virando com o dedo a chave seletora e o comportamento foi idêntico. As marchas são indicadas normalmente de P para R, N, 4, 3 e 2 e ao passar do 2 para o 3, o numero não acende... e entra em emergência ao passar para a 4... São suposições, mas parece que o problema deve ser no chicote ou no módulo do câmbio... Será que o calor do motor pode esquentar os fios do chicote melhorando assim o contato em seu plug? Porque quente não dá problema e se esfriar o problema aparece... To bem curioso pra descobrir isso... Quando tiver mais detalhes passo à vocês. Obrigado! Abraços!
 

chedid

Administrador
calor, gera dilatação, dilatação pode gerar contato ou o contrário, tudo depende do problema
 

buzatti

Novato
A mesma coisa esta acontecendo no meu carro, porém um Golf GTI 180 Tiptronic. Depois de quente tudo funciona direito. O cambio e o motor são novos. O nível de óleo do cambio foi conferido tb. Voc~e descobriu o problema do seu? Abs
 

cbarci

Novato
Olá Buzatti, ainda não descobri. Tudo indica que é o chicote que liga a chave seletora ao módulo do câmbio, mas ainda não parei para testar. Caso descubra algo, me fale por aqui, e caso eu descubra também atualizarei o post. Obrigado! Abraços!
 
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